»
»
»
Afghan Hound

GUIA DE RAÇAS
Afghan Hound

Neste guia você vai encontrar:

Um peludo leal e superveloz!

CBKC - Grupo 10

Com pelagem exuberante, esse cãozinho tem tudo para encantar você!

A beleza do Afghan Hound deixa qualquer um maravilhado, não é mesmo? Chamado também de Galgo afegão, nosso amigo de quatro patas é conhecido por sua pelagem longa e sedosa. Além disso, tem um porte nobre e comportamento bastante leal.

Mas a lista de atributos marcantes do cachorro Afghan Hound não para por aí. O animal é inteligente, possui uma história superinteressante e atinge uma velocidade impressionante ao correr. Quer saber mais? Acompanhe o guia completo que nós, da Petz, preparamos sobre a raça!

Condição física

Certamente, esse é um daqueles cães cheios de energia para gastar. A raça faz parte do grupo de Lebréis, peludos que são conhecidos por suas velocidades. Portanto, é um pet que precisa de bastante espaço para praticar atividades e brincadeiras diárias.

Outra necessidade relacionada às condições físicas é uma rotina de caminhadas. Contudo, passeios curtos e lentos não são o suficiente para essa raça atlética. De grande porte, o Galgo adora esportes caninos, principalmente ligados ao instinto de caça e corrida.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Afghan Hound

Média de Altura

Média de altura do Afghan Hound

Média de Peso

Média de peso do Afghan Hound

Nível de Fofura

Nível de fofura do Afghan Hound

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com gatos

Amigavél com
crianças

Amigavél com cães

Necessidade de
exercícios

Espaço necessário

Tosa

Problemas de saúde

Inteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pelo

Necessidade social

Amigavél com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Tolerância ao calor

Rações para Afghan Hound

Destaques e curiosidades

Como todo cachorrinho, nosso querido Galgo afegão tem uma trajetória repleta de histórias curiosas e interessantes. Para você ficar ainda mais encantado com o peludo, separamos algumas informaçõs sobre o Afghan Hound e fatos superlegais. Acompanhe!

O peludinho da raça Afghan Hound, chamado Snuppy, foi o primeiro cão a ser clonado na história por uma equipe de cientistas da Coreia do Sul. A partir desse feito, foi possível desenvolver novas técnicas de terapia celular para uso médico e veterinário.

É apaixonado por esse cãozinho afegão? Pois saiba que você não é o único. O pintor espanhol Pablo Picasso também já foi tutor de um pet da raça. Inclusive, ele chegou a fazer uma obra com a representação do animal, chamada Femme au chien, em 1962.

Na cultura pop, nosso querido corredor também já foi o animal de estimação da Barbie. Nos Estados Unidos, a Mattel inclui um cãozinho no kit de brinquedos que vinha junto à boneca. A personagem recebeu o nome de Beauty e fez muito sucesso entre as crianças!

Afghan Hound guia raças

História do Afghan Hound

Ancestrais

O Galgo afegão tem sua ancestralidade bastante incerta. Afinal de contas, o animal antecede a história escrita por milhares de anos, além de vir de um dos lugares mais remotos do mundo. Não à toa, estudiosos sustentam a teoria de que se trata da mais antiga raça pura de cães.

Origem

Como o próprio nome indica, esse cão é natural da região do Afeganistão. Suas origens também envolvem áreas da Índia e do Paquistão. Durante séculos, ele foi companheiro de caça e símbolo de status entre famílias da realeza, aristocratas e chefes tribais em povoados espalhados pelas montanhas da Ásia.

Migração

Esse cachorro permaneceu desconhecido para o Ocidente até o final do século XIX, de acordo com as informações do American Kennel Club (AKC). Com a chegada do Império Britânico na região, a raça passou pelo seu processo de migração. Ao ser levada para a Europa, chegou a ser um dos cães prediletos da nobreza britânica.

Registros

O AKC registrou a raça em 1927, mesmo que ela só tenha gerado interesse de criadores e entusiastas americanos na década seguinte. A aceitação definitiva dos padrões desse cão foi oficializada pela Associação Cinológica Internacional em 1962. Ele recebeu a designação para o mesmo grupo de outros cães de corrida.

Afghan Hound  veterinário guia raças

Características físicas

Nosso amigo corredor de quatro patas tem uma aparência poderosa, que demonstra força e velocidade. Além disso, ele chama a atenção pelo seu corpo relativamente atlético, pescoço alto, focinho longo e olhos triangulares, com tons escuros ou dourados.

A pelagem é outra característica marcante desse pet. Em boa parte do corpo, inclusive nos braços e nas pernas, o pelo é longo e de textura fina. As cores são variadas: é possível encontrar o Afghan Hound preto, branco, vermelho e em diversos outros tons.

Conheça rações para Afghan Hound

Personalidade

De modo geral, o Afghan Hound tem personalidade com uma ligação muito forte com seus antigos instintos. Cabe sempre lembrar que seus antepassados eram bastante utilizados para a caça e a guarda. Portanto, traços como independência, indiferença e autoconfiança são comuns.

Contudo, a intensidade desses comportamentos varia muito de cão para cão. Alguns são mais extrovertidos e outros mais tímidos. Geralmente, eles são leais aos tutores e à família humana, mas tendem a ser desconfiados com estranhos.

Convivência

Quer incluir um Afghan Hound na família? Com inteligência e vivacidade, logo ele vai conquistar todo mundo e se sentir em casa. Na maioria das vezes, os peludos da raça se dão bem com crianças. Entretanto, a interação deles com os pequenos deve ser supervisionada, como acontece com outros cães de grande porte.

Aliás, o tamanho é sempre uma questão a ser pensada antes da adoção. Por mais que ele viva bem em apartamentos, é fundamental que ele possa contar com espaço para se movimentar e brincar à vontade, bem como horários para praticar atividades físicas diariamente.

Socialização

Inteligente e esperto, esse não é um cão que está sempre disposto a agradar os desejos do dono. Por isso, a socialização e o adestramento demandam bastante paciência e dedicação do tutor. Um cuidado importante é jamais recorrer a correções ríspidas, pois é um pet sensível nesse sentido.

Outra recomendação é que esse processo de socialização seja iniciado desde cedo. A ajuda de um adestrador profissional pode fazer muita diferença. O tutor também deve estar preparado para lidar com um cão por vezes obstinado e travesso.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Afghan Hound branco, preto ou colorido demanda bastante cuidado. De acordo com especialistas, é recomendável escovar os pelos do animal várias vezes ao longo da semana, para evitar emaranhados e outros probleminhas com os fios.

Para isso, utilize sempre escovas apropriadas para esse tipo de pelagem. Na seção de higiene e beleza aqui da Petz, o tutor pode selecionar o acessório ideal, bem como outros itens de cuidados com os pelos.

Escovação dos Pelos do Afghan Hound

Higiene

Manter os pelinhos desse cão sempre limpos e hidratados é fundamental. Por isso, procure dar banhos regulares no seu companheiro, de acordo com as orientações de um veterinário.

Além de ter as indicações de frequência dos banhos, é importante que o tutor defina o shampoo e o condicionador ideais junto ao especialista. Assim, você garante que ele tenha todos os cuidados adequados para uma vida mais saudável.

Como qualquer cachorro, o Galgo deve estar com suas unhas sempre de tamanho adequado. No geral, elas são desgastadas naturalmente com as atividades do pet. Porém, se isso não acontecer, apare-as com cuidado ou procure um serviço especializado.

Os dentinhos do nosso amigo peludo devem ser escovados regularmente. Os cuidados com a higiene bucal evitam diversas doenças, como o surgimento de tártaro. Além do mais, o tutor deve manter os check-ups de rotina sobre a saúde dental do pet sempre em dia.

Cuidados com a saúde do Afghan Hound

De acordo com as informações de especialistas dessa raça, trata-se de um cão bastante saudável. No entanto, alguns peludos podem ter predisposição a alterações oftálmicas, cardíacas, endócrinas e musculares.

Segundo informações do guia de saúde da raça no Kennel Club, os tutores devem realizar exames para esses probleminhas periodicamente. Além disso, é recomendável orientar-se sobre inchaços no abdômen, comuns em cães de peito profundo.

Cuidados Afghan Hound

Higiene e Limpeza para Afghan Hound

Alimentação

Assim como acontece com outros cães, a alimentação do Galgo afegão deve ser definida com a ajuda de um médico-veterinário. O especialista ajuda o tutor a escolher a ração certa, de acordo com as necessidades nutricionais, a faixa etária e os hábitos do peludo!

A raça precisa receber todos os nutrientes necessários para seu porte e estilo de vida. Tome cuidado para não colocar comidinha em excesso para ele, a obesidade é um perigo para um Afghan Hound!

Acompanhamento

O acompanhamento veterinário é fundamental para manter a saúde de seu bichinho de estimação sempre em dia. No caso do nosso Afghan Hound não poderia ser diferente. Afinal, os check-ups de rotina evitam um diagnóstico tardio de possíveis doenças.

Uma recomendação importante é iniciar o hábito de acompanhamento de saúde do peludo desde a fase filhote. Assim, o animal se adapta logo cedo ao contato com o veterinário e garante uma vida bem mais saudável e feliz!

Filhotes

Antes de adotar um filhote de Afghan Hound, o tutor deve ajustar sua rotina às necessidades do mais novo integrante da família. Isso acontece, sobretudo, durante a etapa de adaptação do pet ao novo ambiente. Fora isso, é importante deixar o local sempre seguro e acessível ao peludo.

Para que seu Afghan Hound filhote fique sempre saudável, lembre-se de manter a carteira de vacinação sempre atualizada. O mesmo vale para a vermifugação e outros cuidados de saúde, que garantem mais bem-estar ao cãozinho.

Dicas de adestramento

Como adiantamos, esse cãozinho pode ser um tanto teimoso durante a prática de adestramento. Portanto, é essencial que o tutor seja paciente e amável, além de escolher as lições apropriadas para o animal.

De acordo com especialistas no comportamento da raça, ensinar comandos básicos, como sentar e ficar, já é o suficiente para esse peludo. Nos casos em que for necessário trabalhar obediência e agilidade, o processo pode ser realizado com ajuda profissional.

Tudo o que seu cão Afghan Hound precisa a Petz tem!

Viu só como o Afghan Hound é um cão super divertido e que vai levar alegria para sua casa? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você tem os melhores produtos para o peludo. Não deixe de conferir o catálogo e aproveite nossos preços imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Afghan Hound

Camiseta Soft Pickorruchos My Dream Polar para Cães e Gatos
Camiseta Soft Pickorruchos My Dream Polar para Cães e Gatos
Comprar
Colchão Bonito pra Cachorro Pillow Classic Poa Marinho
Colchão Bonito pra Cachorro Pillow Classic Poa Marinho
Comprar
Peitoral e Guia Toh Anti Puxão Hera para Cães
Peitoral e Guia Toh Anti Puxão Hera para Cães
Comprar
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes Sabor Frutas Vermelhas e Aveia 250g
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes Sabor Frutas Vermelhas e Aveia 250g
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças