»
»
»
Galguinho Italiano

GUIA DE RAÇAS
Galguinho Italiano

Neste guia você vai encontrar:

Gentil, afetuoso e alerta

CBKC - Grupo 10

O Galgo italiano é um cão dócil, mas com instintos de velocidade incríveis!

Informações Gerais

A raça originária da Itália chama a atenção por ser um cão criado para ficar no colo, mas que também sabe caçar muito bem. Ou seja, o Galguinho italiano é bastante versátil e preparado para ser um ótimo companheiro e um caçador fantástico!

Em comparação a outros Galgos, nosso amigo da Itália é considerado uma miniatura. Sua grande inteligência se destaca em qualquer lugar em que esteja. Diversão e companheirismo não faltarão a quem for um tutor do cachorro italiano!

Condição física

Ao saber dos dons de velocista que o cãozinho possui, é de se imaginar que ele precise gastar bastante energia, não é mesmo? Mas isso não é verdade. O cachorro Galguinho italiano requer pouca atividade física diária.

Isso não quer dizer que não seja necessário nenhum tipo de exercício. Para atender às necessidades dele, brincadeiras e caminhadas já são o suficiente. Pensando nisso, para ele não há problema em viver em locais menores, como apartamentos. Inclusive, até prefere!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Galguinho Italiano

Média de Altura

Média de altura do Galguinho Italiano

Média de Peso

Média de peso do Galguinho Italiano

Nível de Fofura

Nível de fofura do Galguinho Italiano

Características

Afetuoso com
a família

Adequado para
crianças

Dog Friendly

Amigável com
estranhos

Quantidade de
derramamento

Potencial babando

Fácil de cuidar

Saúde geral

Potencial para
ganho de peso

Fácil de treinar

Tolera ficar sozinho

Inteligência

Tendência a latir
ou uivar

Nível de energia

Adapta-se bem à
vida em apartamento

Bom para
proprietários
iniciantes

Rações para Galguinho Italiano

Destaques e curiosidades

A elegância na aparência e o amor que esse cachorrinho tem por sua família marcam a história da raça. É por isso que, no século 16, ele foi um dos cães italianos mais procurados em seu país de origem. Além desse fato marcante, vamos descobrir outras informações sobre ele.

Além de conquistar o povo do seu país, o Galgo italiano, muito antes, já era o favorito das realezas. Esteve presente em reinados na Inglaterra, Dinamarca, Prússia e Rússia. Ademais, há uma história que conta que um rei africano trocou 200 vacas por apenas um cão da raça.

Era comum se deparar com um cachorro da raça Galguinho italiano em pinturas renascentistas. Grandes pintores, como Giotto Carpaccio, David Bosch e Memling, foram autores de obras em que o cãozinho era o centro das atenções.

Mesmo quando está na companhia do tutor, descansando ou recebendo carinho, ele está atento. O Galgo italiano gosta de perseguir qualquer coisa que se mova. É preciso tomar cuidado, inclusive, com carros, pois são as presas favoritas da raça.

Galguinho Italiano
 guia raças

História do Galguinho Italiano

Origem

Há mais de 2000 anos a raça está presente no mundo. Alguns registros mostram que o cão apareceu nesse período no Antigo Egito, Grécia e Turquia. No início do século 5, depois de se disseminar pelo sul da Europa, o galgo chegou à Itália, se consolidando no país por meio dos nobres.

Ancestrais

Como sua origem é muito antiga e não há tantos registros de seus ancestrais, acredita-se que o cão descende de pequenos lébreis do Antigo Egito.

Migração

A raça de cachorro italiano começou a chegar em outros territórios por volta de 1600, sendo levado para a Inglaterra. No final do século 19, os Estados Unidos começaram a receber os primeiros cães da Itália. Inclusive, foram os criadores americanos que conseguiram manter a raça ativa após a 2º Guerra Mundial.

Reconhecimento

O American Kennel Club registrou a raça como membro do grupo “Toys”, em 1886. Já o United Kennel Club reconheceu o Galgo italiano no ano de 1948.

Galguinho Italiano
  veterinário guia raças

Características físicas

O cãozinho é de porte pequeno, sendo o menor dos galgos, com cerca de 38 centímetros. Seu corpinho mostra como ele é veloz, pois tem curvas que proporcionam mais facilidade para correr, chegando a 40 km/h . As patinhas são magras, mas com músculos. O galguinho italiano tem cores variadas!

A cabeça é longa e estreita, afinando até chegar na ponta, onde está o nariz de tamanho padrão. Os olhinhos são separados e arredondados, geralmente em cores escuras. As orelhas são pequenas com as pontas caídas e dobradas quase para trás.

Conheça rações para Galguinho Italiano

Personalidade

Muito sensível, o Galgo italiano é bastante apegado à sua família. Esse afeto é tão grande que ele pode ser carente às vezes. Em geral, costuma escolher um membro favorito em casa. Quando não recebe a atenção que deseja, pode ter comportamento tímido ou hiperativo.

A maior marca em sua personalidade é ser um cão de companhia para seus tutores. Na mesma medida em que gosta de receber atenção, ele também gosta de dar. Por isso, ao ter um cãozinho da raça em casa, saiba que nunca estará só, muitas vezes, inclusive, oferecendo seu colo!

Convivência

A maior exigência na convivência com o cão italiano é a atenção, no mais, ele não dará nenhum tipo de trabalho. Ele não foi feito para ficar sozinho, então é necessário ter sempre alguém em casa, de olho, principalmente, nos lugares altos da casa.

Caso ele tenha comportamento destrutivo, pular nos sofás e camas pode acontecer. Outro ponto importante para que o cão viva bem é a temperatura do ambiente. Ele não se dá bem em lugares frios, então nada de deixá-lo no quintal, até mesmo nos dias de verão.

Socialização

O galgo tem uma pequena tendência a ser tímido. Sendo assim, exercícios de socialização são muito importantes para o desenvolvimento dele. Gosta de criança, no entanto, não se dá bem se elas forem indisciplinadas e atrapalharem a brincadeira.

Com estranhos, o cãozinho pode ter atitude de desprezo, principalmente por ter ciúmes do tutor. Já com outros pets, como gatos, o peludo tem um comportamento amigável.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do cachorro é curta e brilhante, e apesar de não dar muito trabalho, ela cai. Sendo assim, uma escovação semanal já é suficiente para a remoção dos fios mortos no corpo.

Escovação dos Pelos do Galguinho Italiano

Higiene

Como o pelo é curto, ele não acumula mau cheiro. Por isso, os banhos podem ser dados ocasionalmente, uma vez por mês, por exemplo. Assim, o cãozinho se mantém limpo!

Um dos principais cuidados com essa raça é a higiene bucal, pois tem propensão a doenças dentárias. Escove regularmente com a orientação do veterinário. As unhas devem ser cortadas sempre que necessário, deixando o dedo do meio com ela um pouco mais comprida.

Por ser magrinho, esse cão é um pouco mais frágil em relação à saúde. Está propenso a ter hipotireoidismo, alopecia, fraturas e luxações. É importante manter uma rotina de consultas para fazer todos os exames periódicos no pet!

Cuidados com a saúde do Galguinho Italiano

Por ser magrinho, esse cão é um pouco mais frágil em relação à saúde. Está propenso a ter hipotireoidismo, alopecia, fraturas e luxações. É importante manter uma rotina de consultas para fazer todos os exames periódicos no pet!

Cuidados Galguinho Italiano

Higiene e Limpeza para Galguinho Italiano

Alimentação

O Galgo italiano tem hábitos alimentares normais como de todas as raças. É importante conversar com o veterinário para decidir qual será a ração escolhida para ele em todas as fases da vida. Além disso, o especialista poderá liberar ou não petiscos na rotina do peludo.

Cães da raça que estão dentro do peso devem apresentar os ossos do quadril visivelmente, na medida adequada. Para resultados nutricionais ainda melhores, não esqueça de deixar água limpa e fresca sempre disponível para o pet.

Acompanhamento

Para manter a saúde e o bem-estar do seu peludinho sempre em dia, é fundamental que ele tenha uma rotina de consultas com o veterinário. Para facilitar a adaptação dele, é importante levá-lo desde filhote.

Assim, fica mais fácil cuidar do peso, da saúde e de tudo sobre o bichinho de estimação. As vacinas também fazem parte do acompanhamento da vida do cão, por isso, a caderneta dele deve estar atualizada sempre!

Filhotes

O Galguinho italiano filhote tem muita energia e disposição. Por isso, nessa fase, é importante ficar de olho no pet a maior parte do tempo. Conforme vai crescendo, ele acaba se adaptando ao estilo de vida de seus tutores.

Quando filhote, o cãozinho é bastante curioso, gosta de conhecer tudo ao seu redor e explorar o que pode. O que mais importa desde pequeno é dar e receber afeto de sua família!

Dicas de adestramento

É bastante inteligente, chegando a representar um desafio a quem for treiná-lo. Nada que um pulso firme não resolva. Para não ter problemas, o melhor é transformar os treinos em brincadeiras. Evite o adestramento doméstico, pois ele fica descontente.

As sessões de treinos precisam ser curtas e objetivas, assim, o cão não se cansa dos exercícios. Faça as atividades incentivando o cachorro com reforços positivos, como elogios e petiscos. Mesmo sendo firme em alguns momentos, não puna o peludo!

Galguinho italiano muito bem-cuidado com a ajuda da Petz!

Depois de conhecer todas as características e a história do Galguinho Italiano, você está pronto para cuidar do seu cão! Com a ajuda do Pet Shop on-line da Petz fica tudo mais fácil. Confira nosso catálogo e aproveite os itens com preços fantásticos!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Galguinho Italiano

"Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg "
Comprar
Snack Petz para Cães sabor Filé de Carne Bovino 100g
Snack Petz para Cães sabor Filé de Carne Bovino 100g
Comprar
Brinquedo Kong para Cães Rambler Ball Grande - Cores Sortidas
Brinquedo Kong para Cães Rambler Ball Grande - Cores Sortidas
Comprar
Periovet Spray Vetnil 100ml
Periovet Spray Vetnil 100ml
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças