»
»
»
Pastor Australiano

GUIA DE RAÇAS
Pastor Australiano

Neste guia você vai encontrar:

Um cão inteligente e super companheiro

CBKC - Grupo 01

Conheça um cachorro dotado de bom temperamento e muita energia!

Além da beleza fora do comum, o Pastor Australiano tem várias qualidades que o tornam tão famoso. Trata-se de um cachorro bastante inteligente e esperto, com boa energia e versatilidade; atributos que fazem dele não só um ótimo trabalhador, como um companheiro muito leal.

Tanta disposição também requer bastante preparo do tutor desse cachorro. A raça não é a melhor escolha para tutores de primeira viagem, ou que não tenham um bom espaço em casa. Portanto, antes de adotar esse lindo cãozinho, confira o nosso guia sobre a raça!

Condição física

Fôlego é o que não falta na rotina desse cachorrinho. Como toda raça de cão pastor, o Australiano tem excelente condição física. Ele é atlético e tem muita energia para gastar, por isso, precisa de exercícios diários.

Ter um quintal para que ele possa correr e brincar faz toda a diferença. Outro hábito essencial é a caminhada, que pode ser longa e em bom ritmo. Muitos tutores de cães dessa raça praticam corrida com o animal, inclusive. Além de contribuir para a qualidade de vida, a atividade aumenta os laços entre o cachorro e o seu tutor.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Pastor Australiano

Média de Altura

Média de altura do Pastor Australiano

Média de Peso

Média de peso do Pastor Australiano

Nível de Fofura

Nível de fofura do Pastor Australiano

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Pastor Australiano

Destaques e curiosidades

Como toda raça, o Pastor Australiano tem uma história cheia de curiosidades. Quer saber mais fatos incríveis sobre nosso querido amigo de quatro patas? Acompanhe os destaques que separamos sobre a origem e outros detalhes da raça.

Ao contrário do que o próprio nome indica, a raça desse cachorro é considerada norte-americana. Embora sua origem seja australiana, foi no Oeste dos Estados Unidos que os padrões da espécie foram trabalhados e registrados oficialmente.

A raça é resultado do cruzamento de diferentes espécies europeias, que eram levadas para explorações do interior da Austrália. Porém, os fazendeiros americanos acreditavam se tratar de uma raça puramente australiana e o nome ficou registrado assim.

Esse cachorro adora ter uma vocação. Não é à toa que, além de pastorear, ele também pode ser utilizado como animal de terapia, cão de guarda, de busca e de salvamento. E ainda assim, é comum encontrar peludos da raça atuando em fazendas!

Pastor Australiano guia raças

A história do Pastor Australiano

Origem

Esse belo cãozinho surgiu a partir de vários cruzamentos de raças pastoras, ainda na Austrália. Contudo, foi em território americano que esse processo se intensificou. A ideia era criar o cachorro ideal para o trabalho em fazendas do oeste do país, desde então, o Pastor Australiano ganhou os traços e padrões existentes hoje.

Primos

Diferentes raças foram utilizadas durante o processo de reprodução para se obter o Pastor Australiano que conhecemos, com versatilidade, força e inteligência. Estima-se que ele seja primo de cães como o Kelpie e o Boiadeiro Australiano. Entre os ancestrais, estão cachorros do tipo Collie e de pastoreio.

Registros

Após desembarcar nos Estados Unidos, há mais de meio século, e passar por todo o processo de obtenção dos aspectos ideais, a raça finalmente ganhou seu registro oficial no American Kennel Club (AKC) em 1993. Por sua vez, a Federação Cinológica Internacional reconheceu o cão para competição em 2007.

Popularização

Também chamado de Aussie pelos americanos, o cachorro se tornou um personagem icônico da cultura Cowboy nos EUA. A popularidade da raça cresceu principalmente após as frequentes aparições em rodeios, performances de equitação, filmes e programas de TV. Somada a essa exposição, está seu ótimo desempenho em competições.

Pastor Australiano veterinário guia raças

Características físicas

Esse cão de médio porte tem expressão amigável e bastante animada. O corpinho é ligeiramente mais longo do que alto, com aspecto musculoso, mas peso bem equilibrado. Sua movimentação é suave e ágil, com passadas bem balanceadas.

O Pastor Australiano tem cores diversas. Pode-se encontrar cães em colorações como preto, vermelho, além do merle com variações avermelhadas ou azuis. As marcações também fazem parte da padronização da espécie e podem aparecer em pontos castanhos e branco.

Conheça rações para Pastor Australiano

Personalidade

O Pastor Australiano tem personalidade amigável e bastante tranquila. Apesar de ser agitado em suas atividades, ele dificilmente se mostra agressivo. Quem tem um cachorrinho deste como companhia pode perceber facilmente seus instintos de pastoreio e de guarda, além de ser sempre atencioso e animado.

Contudo, não estranhe se perceber o animal um tanto reservado em um contato inicial. O ideal é que o tutor construa uma relação de amizade e confiança com o cãozinho e fortaleça esses laços ao longo do tempo.

Convivência

A convivência com o Pastor Australiano de temperamento tranquilo tem tudo para dar muito certo. Ele se apega fortemente à família humana e tem grande desejo de agradar os que estão ao seu redor. Outra característica forte é o sentido de alerta e proteção com os tutores.

Esses atributos devem ser equilibrados. Por conta do forte apego, ele pode se tornar superprotetor da propriedade e da família, além de apresentar comportamento destrutivo se ficar sozinho por longos períodos.

Socialização

Uma excelente notícia é que essa raça une dois traços muito importantes em seu temperamento: lealdade e inteligência. Isso facilita o processo de adestramento do animal. Esse treinamento é muito útil para que ele entenda a hierarquia e disciplina em relação ao tutor.

O Pastor Australiano não costuma latir bastante, uma das características que faz dele um cão tão requisitado. O animal pode vocalizar ao perceber alguma situação de perigo para seu tutor e o restante da família. Vale a pena ressaltar que ele se dá bem com crianças, mas que a relação com animais recém chegados à casa pode ser muito difícil.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O Pastor Australiano de pelo curto apresenta pelagem com textura média e pelos retos ou ondulados. Geralmente, os machos têm uma juba moderada e franjas mais destacadas do que a das fêmeas.

Para cuidar desses belos pelinhos, é importante manter uma rotina de sessões de escovação semanal. Durante a temporada de queda de pelos, esse hábito deve ser redobrado, para evitar o acúmulo de fios mortos.

Escovação dos Pelos do Pastor Australiano

Higiene

Banhos devem ser dados ocasionalmente, ou quando o animal estiver muito sujo, já que ele adora brincar ao ar livre. Para isso, é importante o uso de shampoos e outros artigos de higiene apropriados para o tipo de pelagem do cachorro.

Lembre-se também de manter cuidados básicos de higiene. Verifique sempre se as orelhas do animal estão bem limpinhas. Ao higienizar os ouvidos, você evita que o bichinho desenvolva infecções e inflamações complicadas.

Uma rotina de escovação dos dentinhos do seu animal faz toda a diferença no combate ao tártaro, placa bacteriana e outros problemas graves. Portanto, lembre-se de fazer desse cuidado um hábito, para que ele se acostume e fique sempre bem protegido.

As unhas do Aussie costumam ficar sempre em tamanho ideal de acordo com o desgaste natural, provocado pelos movimentos desse cão super ativo. No entanto, é importante ficar de olho no tamanho e cortá-las quando necessário.

Cuidados com a saúde do Pastor Australiano

O Pastor Australiano tem cuidados fáceis com a saúde. Entretanto, é fundamental ficar atento a doenças que animais com características físicas como a dele podem desenvolver.

Segundo o clube da raça, é interessante fazer testes de avaliação do quadril, cotovelo e visão. Portanto, mantenha os checkups de saúde do seu cachorrinho sempre em dia!

Cuidados Pastor Australiano

Higiene e Limpeza para Pastor Australiano

Alimentação

Como todo animal de estimação, o Pastor Australiano precisa de uma ração alinhada às suas necessidades nutricionais. A dieta do bichinho deve ser definida por um nutricionista, que vai levar em consideração fatores como a idade e os hábitos de atividade física. Com a orientação do especialista, o tutor evita casos de sobrepeso ou consumo inadequado de calorias.

Acompanhamento

Procurar ajuda profissional apenas após o pet apresentar algum sintoma ou sinal de probleminha de saúde é um erro muito comum. O acompanhamento do cãozinho por um médico-veterinário é essencial para que a qualidade de vida do bichinho seja assegurada. Assim, ele pode crescer sempre muito alegre e saudável!

Filhotes

Filhotes

Receber um Pastor Australiano filhote como novo integrante da família é o máximo. Contudo, esse momento requer muita preparação e cuidados importantes. Portanto, fique atento às nossas dicas para que seu amiguinho se acostume da melhor maneira em sua nova casa.

Antes mesmo de acolher seu novo companheiro, fique atento aos cuidados preventivos para tornar o ambiente seguro e acessível para o peludo. Proteja-o de pontos perigosos como escadas, batentes, fios e outros objetos. Lembre-se também de manter a cartilha de vacinação sempre atualizada!

Dicas de adestramento

Como já explicamos, o Pastor Australiano se adapta bem ao adestramento por conta da sua inteligência e vontade de agradar ao dono. Por isso, não deixe de começar o processo de aprendizagem do animal o quanto antes. Assim, ele poderá conviver melhor com a família!

Uma excelente tática para adestrar esse cachorro é o treinamento de obediência e a socialização. Para otimizar esse tipo de aprendizagem, o tutor pode recorrer a serviços de adestramento profissional. De todo modo, não deixe de estar sempre ao lado do cãozinho durante as lições e praticá-las com ele o máximo de vezes possíveis.

Na Petz, você encontra produtos imperdíveis para o Pastor Australiano!

Curtiu saber tudo sobre essa raça tão fascinante? Então, aproveite para montar o enxoval do seu filhotinho aqui, no Pet Shop on-line da Petz! Só em nossa loja você encontra alimentos, remédios, artigos de higiene e beleza, brinquedos e outros acessórios fantásticos. Não perca nossa variedade e promoções incríveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O pastor australiano

Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Petisco Pedigree Dentastix para Cães Adultos de Raças Médias
Petisco Pedigree Dentastix para Cães Adultos de Raças Médias
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças