American Shorthair
O felino é bastante companheiro, brincalhão e um nobre integrante da família!

Informações Gerais

Se você é um admirador de gatinhos, já deve ter visto um American Shorthair em algum lugar. Sua pelagem é bem bonita e tem manchas que realçam sua beleza. O parente mais próximo e parecido com essa raça é o American Wirehair. A maior diferença entre eles é a forma e as cores dos pelos.

Esse gato é muito bem-humorado e brincalhão, adora uma bagunça com sua família, principalmente com crianças. O Shorthair Americano é muito inteligente e observa tudo ao seu redor. Afinal, uma característica herdada de seus ancestrais é a caça. Por isso, ele está sempre alerta!


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Por gostar de bagunçar e brincar, o American Shorthair preto é um gatinho que requer bastante espaço para viver. Isso pode ser tanto em um ambiente externo quanto interno, pois o felino se adapta bem em qualquer lugar.

O bichano tem muita energia e disposição, mas ele vai brincar ou praticar exercícios quando estiver com vontade. No mais, ele é tranquilo e não vê problema em se divertir sozinho. Mas não se assuste caso ele apareça com um presente aleatório para o tutor!



Peso

3,5 a
5,5kg

Expectativa de Vida

15 a
20 anos

Nivel de Fofura

alto

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO
Foto

SE RELACIONA BEM?

com crianças
com sua família humana
com estranhos
com outros pets
Foto

Rações para American Shorthair

Destaques e curiosidade

Introdução

Essa raça American Shorthair é muito popular, principalmente porque tem um bom relacionamento com todos os membros da família. Que tal conhecer algumas curiosidades marcantes da vida desse peludinho? Vamos lá!

A popularidade do pelo curto americano é um fato importante sobre a raça. Em 2012, ela foi considerada a 7ª mais popular nos Estados Unidos, de acordo com a CFA (Cat Fancier’s Association).

Mais para frente, você vai conhecer as características da pelagem do American Shorthair. Mas um fato curioso sobre ela é que, durante o inverno, os pelos ficam mais longos e espessos para protegê-lo de baixas temperaturas.

O primeiro nome da raça foi Domestic Shorthair, que era mais adequado para seu comportamento tranquilo. Isso se manteve até o ano de 1966, quando ele passou a se chamar American Shorthair, para diferenciá-lo de outros felinos de pelo curto que viviam nos lares.

American Shorthair guia raças

História do American Shorthair

Origem

Apesar de ser uma raça norte-americana, o gatinho surgiu com a vinda de felinos da Europa para os Estados Unidos. Esses bichanos eram de caça e trabalhavam nos navios dos colonizadores para proteger cargas da destruição dos ratos.

Desenvolvimento da raça

A raça como conhecemos hoje passou por muitos desenvolvimentos. Em meados de 1800, um gato de pelo curto precisava representar o felino de trabalho legítimo americano. Por isso, um deles foi colocado em exposição com suas características atuais e oficializado.

Exposições

A segunda vez em que o American Shorthair foi exposto aconteceu no ano de 1896, no Madison Square Garden. No evento, um felino foi oferecido para a venda pelo valor de US$ 2.500.

Reconhecimento

A Cat Fancier’s Association resolveu reconhecer a raça de gato American Shorthair — que ainda se chamava Domestic Shorthair — em 1906. Ele foi um dos primeiros cinco bichanos reconhecidos oficialmente.

Características físicas

O American Shorthair tem características de um gato de tamanho médio. Os machos tendem a ser um pouco maiores que as fêmeas, mas isso não é uma regra. Seu corpinho é musculoso e proporcional em todas as partes. À primeira vista, ele parece visualmente ser mais pesado do que realmente é.

A cabeça desse gato é um pouco mais longa do que larga e bem desenvolvida, assim como todo o corpo. Seus olhos são de tamanho médio e proporcionais ao rosto. Seu queixo é imponente, dando a ele formas mais quadradas. As orelhinhas são médias e arredondadas na ponta, e a distância entre elas é a mesma dos olhos.


Personalidade

O gato americano de pelo curto é um grande companheiro de seus tutores. Não é difícil lidar com ele, pois é bastante tranquilo na maior parte do tempo. Mas ele também se sente muito bem quando sozinho, ou seja, não precisa de atenção toda hora. Isso é um traço de herança da parte de sua personalidade de caça.

As brincadeiras vão acontecer sim, mas quando o felino estiver com vontade. Isso será demonstrado ao trazer um “presente” para seu tutor. Por tudo isso, o peludo é excelente para crianças e idosos, sendo alegre e calmo na medida certa para eles.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

O tão famoso pelo da raça confere um aspecto de proteção a ela. Isso porque a pelagem é cheia, cobre todo o gatinho e, sendo densa, tem uma textura rígida. As cores aceitas pelo padrão do American Shorthair são malhadas, em geral com traços brancos.

Na hora de cuidar da pelagem, você não precisa se preocupar muito. A escovação semanal é importante, pois os pelos caem muito e o gatinho pode acabar engolindo. Por isso, escovar ajuda a remover os fios mortos. Durante o inverno, quando o casco fica mais duro e longo, pode-se pentear o bichano com mais frequência.

Higiene

Assim como a maioria dos gatos, o American Shorthair realiza seu próprio banho clássico. Sendo assim, limpá-lo sempre não é necessário, somente em caso de muita sujeira aparente ou mau cheiro.

Muitos gatos dessa raça eram e ainda são colocados em exposições ou shows. Nesses casos em que o pet precisa de um banho, é preciso usar produtos corretos para não deixar a pelagem muito macia. Até porque a característica dela é ser sólida e rígida.

Unhas

Mantenha as unhas do gatinho sempre no tamanho adequado para ele. Além disso, o corte deve ser realizado com cuidado, para não machucar o felino. Se precisar de ajuda, procure um centro especializado, como a Petz. Um arranhador para o bichano é uma boa pedida para ele desgastar suas pequenas garras.

Dente

Escovar os dentes do gato é uma tarefa de higiene fundamental para a saúde do felino. Converse com o veterinário para que ele indique o produto adequado e ensine como deve ser feita a escovação. Assim, você garante uma saúde bucal excelente para o bichano.

higiene e limpeza para American Shorthair


American Shorthair

Esse gatinho adora ter uma variedade na alimentação. Por isso, com a orientação do especialista, é possível variar entre ração seca e úmida. Em geral, uma porção diária já é o suficiente para ele, mas tudo depende do seu nível de energia e atividades físicas.

Não se esqueça de escolher comidinhas que supram as necessidades vitamínicas do felino. Deixe sempre uma tigela com água limpa e fresca disponível para o gato, pois a hidratação é muito importante.

Durante toda a vida do seu gato da raça American Shorthair, é importante ter o acompanhamento de um veterinário. É por meio de uma rotina de consultas que o profissional consegue avaliar a saúde do seu peludo, indicar dietas, tratamentos, etc. adequados para ele.

Por isso, acostume seu bichano a frequentar o consultório desde filhote. E não se esqueça de manter a caderneta de vacinação dele sempre em dia, porque as vacinas protegem o bichinho e também a família de diversas doenças sérias!

A chegada de um American Shorthair filhote é um momento especial para todos no lar. Nessa hora, é necessário deixar o gatinho muito confortável e à vontade para que ele se adapte rápido e bem.

Sendo assim, os tutores devem ajustar a rotina e preparar a casa para a chegada do novo membro da família. Separar o cantinho do gato, com os acessórios dele, deixará o pet feliz. É o momento para criar laços e tornar a relação entre todos bem forte!

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Essa raça é fácil de ser treinada, porque, além de ser inteligente, é bastante ativa e gosta de brincar. Então, apostar em atividades que pareçam brincadeiras é o melhor caminho para adestrar o seu felino American Shorthair.

Truques

Quando for decidir quais serão os treinos do seu amigo de quatro patas, opte por brincadeiras interativas, que envolvam os tutores. Dessa forma, tudo que ele adora estará incluído: família e brincadeira. Assim, os resultados positivos serão incríveis!

Raças relacionadas

Seu American Shorthair está bem cuidado com a ajuda da Petz!

Quer encontrar tudo que seu American Shorthair precisa sem sair de casa e com ótimos preços? O Pet Shop on-line da Petz é o lugar certo! Aqui você tem todas essas vantagens e muita facilidade para realizar as compras para seu gatinho. Não perca tempo e confira!