Gato Birmânes
Misteriosa, a história desse gato envolve muitas lendas!

Informações Gerais

O gato Birmânes envolve muitas lendas e mistérios em seu passado. Para explicar sua existência e suas cores incríveis, existe uma versão folclórica de tirar o fôlego. Se você quer conhecê-lo em detalhes, é melhor não perder uma só linha deste guia!

Até porque quem não quer conhecer um gato Birmânes? Sua aparência exuberante, com pelos longos, chama a atenção por onde ele passa! O corpinho com marcações exclusivas é, com certeza, o grande diferencial da raça.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Esse é um dos tipos de gatos grandes, e sua pelagem o faz parecer maior ainda. No entanto, não exige tanto espaço para viver, pois costuma ser tranquilo, e não arteiro. Ele se adapta bem vivendo em apartamentos e casas.

É preciso incluir uma rotina de exercícios leves no dia a dia dele. Isso porque, como é grande, tende a ficar acima do peso. Brincar, correr e perseguir bolinhas podem fazer parte das atividades diárias. Se o gato de Birmânia for criado em um jardim ou quintal, ele será mais ativo.



Peso

5,5kg

Expectativa de Vida

9 a
15 anos

Nivel de Fofura

alto

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO
Foto

SE RELACIONA BEM?

com crianças
com sua família humana
com estranhos
com outros pets
Foto

Rações para Gato Birmânes

Destaques e curiosidade

Introdução

A aparência desse bichano é mesmo marcante. Ele é um dos gatos de raça de pelos longos que são muito exuberantes, com seus fios maravilhosos. Vamos conhecer alguns fatos curiosos sobre a vida dele? Afinal, o que não falta são lendas e mistérios sobre o Birmânes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas raças de gatos correram o risco de extinção, e o Birmânes foi uma delas. Ele só resistiu porque dois bichanos permaneceram na Europa e toda a linhagem do gato da Birmânia na França veio deles, misturados a alguns Persas.

Estilista alemão muito conhecido, Karl Lagerfeld foi tutor de um Birmânes. Seu bichano tinha o nome de “Bermin Choupette de Largerfeld” e viajava o mundo com seu amigo. Inclusive, Karl pode ter se inspirado no felino para criar uma coleção de bolsas!

O mesmo gatinho do estilista Lagerfeld estrelou duas campanhas publicitárias, em 2014. O bichano lucrou alguns dólares ao participar de um anúncio de calendário automotivo e de uma propaganda de uma marca chinesa de cosméticos.

Gato Birmânes guia raças

História do Gato Birmânes

Origem

A história de origem do Birmânes gira em torno de uma lenda. Conta-se que, em um templo budista, na Birmânia, um sacerdote adorava a deusa Tsun-Kyan-Kse e seu gatinho estava junto a ele. Durante uma adoração, o local foi invadido e o sacerdote foi morto.
O gato branco que o acompanhava, colocou suas patinhas sobre o corpo do sacerdote e sua pelagem se tornou dourada e os olhos azuis — como a deusa Tsun Kyan. Por fim, as pernas ficaram marrons e as patas permaneceram branquinhas.

Chegada à França

Se as lendas são histórias verdadeiras ou não, ninguém sabe. O que se sabe é que a raça chegou à França entre 1919 e 1920. A versão contada é que, durante uma nova invasão ao templo budista, Auguste Pavie e Major Gordon Russell ajudaram as pessoas do local.
Para agradecer pelo gesto de proteção, os sacerdotes deram um casal de gatos Birmaneses para os dois homens, que os levaram para a França. Os dois felinos foram o início da linhagem da raça na Europa.

Migração

O Birmânes chegou à Grã-Bretanha por volta dos anos 60. Lá, ele foi levado para outros lugares do mundo, chegando aos Estados Unidos em 1966. A partir daí, a raça se tornou muito popular, ficando entre os dez gatos favoritos do planeta.

Reconhecimento

O gatinho Birmânes foi reconhecido na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos no mesmo ano. O registro foi feito no CFA (The Cat Fanciers Association) e na Inglaterra em 1967.

Características físicas

Com uma aparência imponente, o Birmânes tem um tamanho grande e comprido. Os machos costumam ser ligeiramente maiores que as fêmeas. Sua estrutura óssea é forte e robusta.

A cabeça do gato é triangular, com um crânio largo, em que o rosto fica igualmente distribuído. O nariz tem o mesmo formato da cabecinha e sobe em direção à testa. As orelhas são espaçosas na base e altas, mas bem separadas. Por fim, os olhinhos são médios e redondos.


Personalidade

Essa raça é muito afetuosa e companheira dos membros de sua família e outros pets que estejam em seu convívio. Adoram brincar e participar das atividades da casa, adaptando-se rapidamente às mudanças na rotina do lar. Além de tudo isso, ele adora conversar, então respondê-lo sempre que mia é uma forma de diálogo.

No entanto, com estranhos, ele não será tão receptivo e amoroso assim. No início, o felino tende a ser desconfiado e ficar afastado. Isso porque é um pouco territorialista. É importante respeitar o espaço dele quando o gato quiser ficar mais reservado.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

Esse é um dos gatos peludos, e o pelo do Birmânes é um caso à parte. Os fios têm um tamanho médio a longo. A pelagem é de casco único, ou seja, não há subpelo por baixo dos pelos principais. A textura é sedosa e macia, com uma pequena juba no pescoço. Nas patinhas, ele costuma ter uma espécie de luvinha características que é totalmente branca.

Apesar de parecer trabalhoso, cuidar da pelagem dessa raça não é difícil. Para isso, basta penteá-la com uma escova de metal semanalmente. Durante a primavera, a queda de fios pode ficar acentuada, assim, é melhor escová-lo diariamente para remover pelos mortos.

Higiene

A higiene do gato da Birmânia é comum a de outras raças. Banhos esporádicos já são suficientes para ele. Caso você prefira, leve-o a um pet shop, como as unidades da Petz, para que a limpeza seja feita por profissionais de confiança.

Seu gatinho vai ficar mais limpo do jeito certo. Afinal, mesmo que gatos não costumem tomar muitos banhos, eles se sentem mais confortáveis quando estão higienizados.

Unhas

As unhas do seu gatinho devem estar sempre aparadas no tamanho ideal para ele. Se ficarem muito grandes, o felino pode ficar incomodado ou arranhar móveis e objetos. Um arranhador pode ser um ótimo presente para ele desgastar as pequenas garras.

Dente

A escovação dos dentinhos do seu felino deve ser feita regularmente, na melhor frequência para ele. Converse com o veterinário para que o profissional indique os produtos adequados e a maneira correta de escovar os dentes do peludo.

higiene e limpeza para Gato Birmânes


Gato Birmânes

O Birmânes não tem exigências quanto à sua alimentação. Só é preciso preparar uma dieta balanceada para ele, para que não fique com sobrepeso. Consulte um veterinário para que o profissional indique a melhor ração para seu peludinho e a quantidade de refeições ao longo do dia.

Prepare um cantinho confortável para seu pet poder se alimentar, principalmente que seja longe do local em que ele faz as necessidades. Aproveite para deixar disponível água fresca e limpa a todo tempo para o gatinho. A hidratação é fundamental.

Manter uma rotina de consultas com o veterinário é fundamental para o bem-estar do seu amigo de quatro patas. Por isso, tenha um profissional de confiança que possa indicar a dieta do seu peludo, fazer exames de rotina e cuidar da saúde em geral.

Além disso, mantenha a caderneta de vacinação do seu gato sempre em dia. Vacinar o seu Birmânes é protegê-lo de diversas doenças contagiosas nos bichinhos e proteger também sua família. Afinal, algumas delas podem ser passadas para os humanos.

Receber um filhote de gato Birmânes em casa é um momento muito especial. A família está recebendo um novo membro e ele precisa se sentir acolhido para ficar confortável.

Por isso, separe um cantinho para ele na casa e adapte a rotina de todos. Isso porque, o gatinho exige atenção e cuidados, principalmente no início. É importante também incluir as visitas ao veterinário nessa fase da vida do seu filhote. Assim, ele ficará adaptado a tudo mais facilmente!

Dicas de adestramento

Sobre a raça

A raça é bastante tranquila na maior parte do tempo. Ela gosta de brincadeiras leves em momentos especiais com a família. Não há nenhuma recomendação específica para adestrá-lo, basta incluir atividades que não sejam de muito esforço para o gato.

Truques

O Birmânes costuma ter um membro favorito na família, e é interessante que essa pessoa esteja participando dos treinamentos. Dessa forma, o gato vai ter um desempenho ainda melhor!

Raças relacionadas

Conheça a Petz e garanta tudo para seu gato Birmânes!

Um gato Birmânes é muito fofinho, com sua pelagem exuberante, não é mesmo? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, temos vários itens para que você possa cuidar dele e presenteá-lo bastante. Aproveite e confira todas as opções, disponíveis com preços imperdíveis!