Entenda tudo sobre o pH de aquário!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 6, 2020

Aquário
Entenda tudo sobre o pH de aquário!
Tempo de leitura: 5 minutos

Quando entramos no mundo do aquarismo, há alguns tópicos importantes que devemos estudar. Um deles é o pH de aquário, que possui grande influência na qualidade de vida dos nossos amigos nadadores.

Esse assunto, que nos lembra as aulas de químicas da escola, pode parecer complicado. No entanto, com algumas informações básicas, é possível compreender o pH de aquário, sua importância e como controlá-lo.

peixe azul no aquário

Acompanhe nosso artigo especial e tire de vez suas dúvidas sobre o assunto!

Afinal, o que é o pH de aquário?

Você provavelmente já ouviu falar do pH do aquário, não é mesmo? Essas duas letrinhas aparecem frequentemente em textos e vídeos sobre manter a saúde da água.

Para entender melhor esse tópico, precisamos lembrar das aulas de química. A sigla significa “potencial hidrogeniônico”. O termo pode até ser complicado, mas entendê-lo é bem simples: o pH indica a acidez de um ambiente ou substância!

É um número que pode ir de 0 a 14. Quando o pH está abaixo de 7, consideramos uma substância ácida. Números mais altos indicam um ambiente alcalino ou básico.

Para entender de vez, nada melhor que um exemplo: observe o pH de algumas substâncias comuns em todo lar.

  • Água comum: pH 7
  • Suco de limão: pH 3
  • Sabão: pH 10

Olhando assim, à primeira vista, entender o pH de aquário parece fácil, não é mesmo? Se a água possui um pH 7, basta buscarmos um ambiente neutro para nossos amigos nadadores!

No entanto, cuidar de peixes pode ser um pouco mais complicado…

Nem todas as espécies gostam tanto de locais neutros. Algumas preferem a água mais básica, outras, mais ácida (sendo inclusive necessário o uso de um acidificante para aquário). Portanto, para cuidar da saúde do seu pet aquático, é preciso conhecê-lo bem.

Qual o nível ideal do pH de aquário?

Responder qual o pH ideal para aquário de água doce ou salgada não é tão simples. Até porque tudo vai depender das espécies de peixes que vivem no espaço.

De modo geral, não há muito mistério!

Para um aquário comum de água doce, a maioria dos peixinhos vive bem em um ambiente com o pH neutro. Entretanto, alguns pets aquáticos são mais delicados.

As espécies abaixo, por exemplo, possuem algumas faixas de acidez bem diferentes entre si.

  • Ciclídeos africanos: pH básico, de 7.4 a 8.5 
  • Molinésia: pH básico, de 7 a 8.5
  • Matogrosso: pH ácido, de 5.5 a 7.
  • Neon: pH ácido: de 4.5 a 7.

Nesses casos, é necessário atenção especial na hora de montar um aquário comunitário. O pH para aquário deverá estar dentro da faixa em que todos os peixinhos se sentem confortáveis. Caso contrário, logo um dos seus amigos estará passando mal.

Controlando o pH de aquário

Conhecer o pH ideal dos peixes não é o suficiente para cuidar do aquário. Afinal, há diversos elementos que podem alterar a composição química e física da água.

peixe amarelo em meio à algas azuis

Por isso, é necessário estar atento e escolher bem cada item que irá compor o ambiente dos seus amigos nadadores. Entre os principais modificadores da água, podemos citar:

Substrato

O substrato é um dos principais itens que modificam a acidez da água. Também chamado de “fundo do aquário”, pode ser de diferentes materiais. Alguns elementos são considerados neutros, como o calcário ou quartzo.

Isso significa que eles não interferem no pH da água. Outros, como a calcita ou aragonita, tornam o ambiente mais básico. São destinados inclusive aos ambientes em que se usa o alcalinizante para aquário.

Decoração

Para se ter um belo aquário, é fundamental investir em uma decoração criativa. Entretanto, a escolha dos elementos presentes no lar do seus amigos nadadores é importante.

Rochas, por exemplo, podem interferir no pH da água de aquário. Para evitar o erro, o recomendado é buscar itens de decoração em lojas especializadas. Lá, você poderá escolher um acessório que não vá prejudicar o ambiente dos peixes. 

Alimentação

Os aquaristas experientes chamam um aquário de um “sistema fechado”. Isso significa que todos os elementos externos que colocamos dentro do lar dos nossos amigos nadadores podem influenciar em seu frágil equilíbrio.

Assim, a alimentação é outro elemento que merece atenção quando falamos de pH de aquário. A decomposição da comida e das necessidades dos peixes pode gerar uma substância conhecida como nitrato.

Por sua vez, o nitrato é um ácido e, quando é liberado em excesso, modifica a acidez da água e prejudica a qualidade de vida dos peixes. 

Regulando o pH do aquário

Assim, todo aquarista precisa ter atenção ao pH de aquário, não importa quão simples é o ambiente de que está cuidando. Para manter a água saudável regulada, alguns passos são recomendados.

Agora que já entendemos o quanto o pH de aquário é importante para a saúde dos peixes, é hora de aprender a regulá-lo. Para saber como está o ambiente dos seus amigos aquáticos, é necessário utilizar um acessório chamado teste de pH.

Eles devem ser aplicados de forma regular, de preferência semanalmente. Geralmente, é uma placa com uma espécie de tabela. Após colocar na água, ele vai indicar qual o nível de acidez do ambiente. Esse indicador não pode faltar na casa de um aquarista!

Depois de verificar qual o nível de acidez do ambiente de seus amigos, é hora de fazer a regulagem. Para deixar a água mais básica ou mais ácida, utilizamos um item chamado condicionador de água. Este é outro acessório que todo tutor de peixes precisa ter sempre próximo.

É um composto que é adicionado à água, regulando a quantidade de pH e tornando-a mais adequada de acordo com as necessidades de cada espécie. Com os testes corretos e os condicionadores de aquário, ficará fácil cuidar do pH de aquário!

peixe amarelo no aquário

Agora que você já conhece sobre pH de aquário, pode cuidar melhor de seus amigos nadadores. O melhor é que a Petz tem várias opções de produtos para aquarismo. Não deixe de conferir a variedade disponível!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *