Tipos de aquário: descubra qual o ideal para você

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 5, 2020

Aquário
Tipos de aquário: descubra qual o ideal para você
Tempo de leitura: 4 minutos

O aquarismo, não à toa, é tido como um hobby, já que para dar realmente certo, a prática depende de muita pesquisa e conhecimentos prévios. Começando pelos tipos de aquário para os peixinhos escolhidos.

Antes mesmo de comprar os primeiros equipamentos, é fundamental estar atento a alguns pontos. Afinal, há muitas questões envolvidas: quantos peixes serão colocados no recipiente? Quais são as espécies e características desses nadadores? Haverá plantas?

Em conjunto, esses elementos ajudam o aquarista a descobrir como deve ser a montagem do aquário. Lembrando que os cuidados de manutenção também são diferentes de um ecossistema para outro.

Para ajudar você em todas essas tarefas, separamos informações importantes sobre os principais tipos de aquário para peixe. Acompanhe!

Aquário comunitário

Esse é o tipo de aquário para quem deseja misturar diferentes espécies de peixes e, em alguns casos, de plantas. Nesse sentido, fique atento para não deixar o aquário de água doce ou salgada superpopuloso.

Do contrário, os peixes poderão facilmente ficar sem oxigênio. Sem contar que quanto menor é o aquário, mais difícil é manter os parâmetros do ecossistema. Lembre-se de que é essencial que as espécies sejam adaptadas às mesmas condições de temperatura e de pH.

Para evitar brigas, é fundamental que os peixes escolhidos não sejam agressivos e territorialistas.

Aquário plantado

Nesse tipo de aquário, os peixes não são as únicas estrelas, dividindo espaço com as plantas naturais.

Vale ressaltar que estas últimas também são seres vivos com necessidades próprias. Portanto, atente-se à iluminação, aos nutrientes, ao pH, entre outras medidas. Até porque, manter o equilíbrio de um aquário plantado, não é uma tarefa fácil.

É preciso pensar com cuidado no tipo de substrato, assim como em peixes que não se alimentarão das plantas. Por isso, esse tipo de aquário não costuma ser recomendado para iniciantes. Para os que acabaram de se iniciar na empreitada, é indicado o uso de plantas artificiais.

Aquário de peixe jumbo

Tamanho pode até não ser documento. No entanto, no caso dos peixes, a verdade é que muitos nadadores maiores tendem a ser mais agressivos.

Por isso, colocá-los num aquário com outros peixes pequenos não costuma ser uma boa ideia. Em vez disso, o ideal é montar um aquário de formato maior, conhecido como jumbo. Isto é, para o convívio exclusivo de animais de médio e de grande porte.

 Lembre-se de que peixes maiores precisam de mais espaço. Portanto, o aquário deverá ser grande o suficiente para acomodá-los. De resto, basta seguir as mesmas regras de compatibilidade de espécies válidas para um aquário comunitário, ou seja, os peixes deverão depender das mesmas condições de temperatura e de pH.

Aquário monoespécie

Como o nome sugere, esse tipo de aquário é para aqueles que não fazem questão de variedade, ou seja, preferem criar uma única espécie.

Nesse sentido, o aquário pode comportar um único peixe ou vários, sendo que a primeira situação é ideal para peixes agressivos e territorialistas.

É o caso, por exemplo, dos tipos de aquário para peixe betta. Por seu comportamento agressivo, especialmente em relação a outros peixes da mesma espécie, o ideal é deixá-lo sozinho no aquário.

Outros nadadores populares, como kinguios e acará-discos, também são boas opções para aquários monoespécies.

Aquário temático

Pensar na origem dos peixes é a melhor maneira para encontrar aqueles que são compatíveis, ou seja, que compartilham das mesmas necessidades relativas a pH e temperatura da água.

Contudo, num recipiente comunitário tradicional, é possível misturar peixes originários de diferentes regiões. Já numa opção temática, a ideia é reproduzir determinado habitat, com tipos de aquário de água doce ou salgada.

Para isso, são escolhidas somente as espécies de peixes que habitam determinada região. Para completar o “cenário” do aquário, podem ser inseridos substrato, plantas e outros elementos característicos do habitat.

Aquário de ciclídeos africanos

De certa forma, o aquário de ciclídeos africanos nada mais é do que um subtipo de aquário temático. Típicos do Lago Malawi, na África, os ciclídeos africanos são peixes que chamam atenção por suas cores vibrantes.

Mas, atenção! Devido ao comportamento agitado e agressivo dessas espécies, esse tipo de aquário não é indicado para iniciantes.

Até porque, uma vez que os ciclídeos dependem de um pH bastante alcalino, é preciso ter cuidados especiais na escolha do substrato e das rochas presentes no aquário.

Aquário marinho

Se o aquário de ciclídeos africanos é um subtipo, aquário marinho é, na verdade, um termo muito amplo para designar todo aquário de água salgada.

Entre eles, destaca-se o de corais, com peixes típicos desse habitat, como o peixe-palhaço e o tang azul. Vale lembrar que, assim como as plantas naturais, os corais também são seres vivos com necessidades específicas. Antes de montar um aquário desse tipo, pesquise bastante e converse com um especialista.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre os diferentes tipos de aquário. Deu para saber qual tem mais a ver com o seu gosto e perfil?

Em caso de dúvidas, procure a unidade Petz mais próxima de você e converse com um de nossos atendentes. Além disso, não deixe de acompanhar nosso blog e redes sociais para mais informações sobre bichinhos de todas as espécies.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *