Curiosidades

Catnip: confira tudo sobre a ervinha para gatos

Publicado em 17 de abril de 2019

Tempo de leitura: 4min

Popularmente conhecida como a erva do gato, ou simplesmente catnip, a Nepeta cataria é uma planta aromática pertencente à mesma família da menta e da hortelã.

Excelente aliada dos tutores, ela é famosa pelos seus efeitos imediatos nos felinos, mas ainda causa muitas dúvidas.

catnip

Afinal, essa plantinha gera dependência? Pode fazer mal aos pets? Posso cultivar em casa? Confira abaixo o que nossos especialistas dizem!

Catnip: tudo sobre a melhor amiga do seu felino

Com toda essa polêmica, nós aqui da Petz respondemos os principais questionamentos sobre o uso da ervinha para bichanos!

Quais são os efeitos da erva do gato?

Quando inalado, o perfume da erva causa euforia no felino, estimulando o bulbo olfatório, a amígdala e o hipotálamo, órgãos que respondem diretamente pela emoções e reações do animal. Já quando ingerida, o efeito é contrário, deixando ele bem relaxado.

Esses efeitos são causados pela Nepetalactone, uma substância natural que faz muito bem ao organismo do bichinho.

Ambas as reações possuem duração média de 10 minutos e não causam qualquer dano à saúde do bichano. Aliás, muito pelo contrário; podem ajudá-lo tanto a se divertir, quanto a se acalmar.

Meu gato pode ficar dependente da erva?

Não. O que pode acontecer é o organismo do felino se habituar à erva e ela parar de fazer efeito. Por conta disso, especialistas recomendam que os gatos não tenham acesso à planta catnip (seja dentro de acessórios ou em um vaso) sem a supervisão do tutor.

De qualquer forma, é sempre bom manter as consultas regulares com o médico-veterinário, para saber possíveis efeitos específicos no bichinho, sejam eles positivos ou negativos, assim como acontece com quaisquer substâncias ou alimentos da dieta.

Catnip tem contraindicações?

A ervinha não causa nenhum tipo de dano à saúde desses bichinho, portanto, não existem contraindicações. Contudo, é importante observar a reação do pet, pois alguns podem ficar extremamente eufóricos ou, até mesmo, agressivos.

catnip gatos erva

Muita gente se pergunta sobre a indicação de catnip para humanos. Porém, é fundamental ressaltar que é um produto voltado para consumo animal. Além disso, a planta não causa nenhum efeito em pessoas.

Posso colocar a erva em um brinquedo?

A catnip pode ser uma ótima aliada durante o adestramento do seu gato para que ele não arranhe mais o sofá ou qualquer outro móvel da casa. Para isso, basta salpicar a erva em um brinquedinho!

Existem várias alternativas de como usar catnip no arranhador, em bolinhas vazadas e outros itens que o bichano tanto ama. O objeto se tornará mais atrativo para o pet e deixará ele ainda mais feliz e animado.

Cultivando a catnip em casa

Além de encontrar essa plantinha à venda no Pet Shop on-line da Petz, você também pode cultivá-la em casa. Basta adquirir uma mudinha e seguir à risca nossas orientações!

Se você for plantar em seu quintal, faça durante a primavera. Dentro de casa, é possível plantar entre outono e o comecinho do verão, sempre em um local que tenha bastante incidência de luz solar.

Não é preciso irrigar diariamente. Encharque o solo e só regue quando percebê-lo seco novamente. Remova as folhinhas mortas sempre que possível, assim, outras podem crescer no lugar.

Para colher, corte o caule logo acima da junção com a folha e deixe-a secar naturalmente. Depois disso, você pode triturar e salpicar nos brinquedos preferidos do seu felino!

catnip gatos

Agora você já sabe o que é catnip e como utilizá-la sem preocupações, proporcionando momentos ainda mais agradáveis com o seu amiguinho de quatro patas. Não é demais?

Só aqui no blog da Petz você encontra as melhores dicas e curiosidades sobre o mundo dos animais de estimação. Não deixe de acompanhar nossas publicações!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog