Dr Pet

Truques para fazer o gato dormir a noite toda

Publicado em 15 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Seu gato é daqueles que dorme durante o dia, mas ao cair da noite acorda todo serelepe querendo brincar ou correr, como se não houvesse amanhã? Você, como tutor, ao contrário disso, trabalhou o dia todo, acordou cedo e está cansado, o que mais deseja é dormir, certo? Além disso, você gostaria que seu bichano tivesse os mesmos hábitos que os seus com relação ao sono. Saiba que você não está sozinho! A maioria dos tutores de gatos passa por isso e acreditam que não têm solução. Aliás, muita gente simplesmente se conforma e assume que os gatinhos “mandam” na casa mesmo e está tudo bem.

treine o gato para dormir interna1

Os gatos são mesmo “os reis da casa”, minha Miah não me deixa mentir. Mas isso não significa que a gente deva fazer tudo que eles querem. Isso não apenas atrapalha a relação, como compromete o bem-estar de todo mundo! Afinal, se você não estiver com sono em dia, por exemplo, além de prejudicar a sua própria saúde, pode não conseguir ter ânimo para proporcionar o que o seu animal precisa.

MUITAS SONECAS
Gatos, de fato, dormem bastante durante o dia, em pequenos cochilos, totalizando 15 a 17 horas de sono. Esse costume faz bastante sentido se nós pensarmos na evolução do gato e, principalmente, quando analisamos os felinos selvagens, que precisam acompanhar os hábitos de suas presas. Uma das principais presas do gato é o roedor, que tem hábitos crepusculares. Então, quando começa o crepúsculo, os roedores saem e os gatos vão atrás.

Mas os gatos não ficam acordados a noite toda, pois hábitos crepusculares significam que eles ficam mais ativos ao anoitecer e ao amanhecer. Ou seja, quando eles acordam, têm muita energia, geralmente em horários complicados para os tutores.

Essa particularidade do bichano também é explicada por outros fatores, como o calor do sol durante o dia, que o obriga a dormir mais para acumular energia para a caça ao longo da noite, e ainda pelo fato de possuir uma visão muito boa em ambientes com pouca luz. Mas, no caso dos animais domésticos, caçar não é algo que faça parte da vida deles, sendo assim, praticar atividades e brincar muito com seu gatinho deve entrar na rotina para que haja um gasto de energia e ele não troque, de verdade, o dia pela noite.

BRINCAR DURANTE O DIA
O fato de os animais ficarem sozinhos no decorrer do dia e receberem estímulos apenas à noite, principalmente no caso de gatos de apartamento, é um dos aspectos que colaboram para a “insônia”. Eles ficam sozinhos em casa sem muitas atividades e, quando o tutor chega, começa também o momento de brincar e o animal fica mais desperto. Portanto, o ideal é que seu bichano tenha uma atividade durante o dia.

É essencial achar formas de fazer o gato se exercitar, criando estímulos para que ele gaste a energia acumulada em suas horas de sono, mantendo-o ativo durante o dia, para que à noite, cansado, tenha sono e consiga dormir.

Dedique um tempo diário para brincar e estimular seu gato, mesmo que no início ele pareça estar com preguiça de interagir. Bolinhas com comida dentro, bolinhas de papel, varinhas, laser, papelão, brinquedo amarrado no barbante… Existem várias formas de estimular um gato a brincar!

Além disso, enriqueça o ambiente com brinquedos, itens verticais como prateleiras e arranhadores altos, petiscos e outros estímulos como itens com catnip para que ele tenha atividades saudáveis a realizar durante o dia.

Outra dica é dar um ou dois brinquedos de cada vez, não distribuir todos pelo espaço. Faça um rodízio com os brinquedos que possui para que os pets não cansem dos itens.

ROTINA DE INTERAÇÕES
Brincar com seu animal antes de sair de casa e deixar atividades e objetos que permitam que ele tenha ocupação durante as horas do dia em que não estará na residência também são dicas valiosas para que seu gato fique mais cansado à noite, auxiliando para que ele durma no mesmo horário que você.

É importante também não estimular os hábitos noturnos que agitem o animal, como, por exemplo, dar comida durante a madrugada toda vez que ele pede ou mesmo brincar quando, na verdade, a intenção é dormir. Tente ao máximo resistir aos miados do felino e não levante quando ele te incomodar durante a noite.

Uma ideia simples é aproveitar as férias e os finais de semana para estimular seu gato com brincadeiras durante o dia e habituá-lo aos horários de comida e de dormir, para que isso vire rotina.

SEM MUDANÇAS BRUSCAS
É da natureza dos gatos dormir mais durante o dia, portanto, cuidado para não mudar completamente os hábitos de seu animal. Todas as atividades precisam ser dosadas e acompanhadas de perto pelo tutor, que deve ficar atento ao comportamento do seu gato, já que a intenção é adequá-lo aos seus horários, mas mantê-lo feliz e saudável sempre. Evite chamá-lo para brincar quando ele está comendo ou dormindo.

Um dos maiores erros dos é querer mudar de forma forçada essa natureza, privando o gato de seus cochilos diurnos. Com o tempo, essa atitude pode causar estresse, baixa resistência e doenças.

treine o gato para dormir interna2

Por fim, a dica de ouro, nesse caso, é: use a alimentação! Em vez de deixar o alimento todo disponível no comedouro, distribua pela casa, estimulando o gatinho a se movimentar durante o dia e “caçar” o próprio alimento, como faria na natureza. Já à noite (mas não tão perto da hora de dormir), chame-o e dê comida úmida. Aproveite para massageá-lo e mostrar que aquele é o momento de começar a relaxar.

_______________________________________________________

Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, é especialista em comportamento animal, zootecnista e médico-veterinário. Junto de seus pets, Estopinha (in memoriam), Barthô e a gatinha Miah, ele é a maior referência no assunto do Brasil, divulgando seu conhecimento em estudos científicos, cursos on-line, programas de TV e redes sociais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog