Gatos

Gato pode comer sardinha enlatada?

Publicado em 08 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os bichanos adoram comer peixe. Sempre representados nos desenhos e filmes animados como bons caçadores, eles se deliciam após uma boa pescaria, ou quando pegam a comida de seus tutores. Porém, o gato pode comer sardinha enlatada no dia a dia ou será que isso faz mal?

Sardinha num prato preto.

Os felinos adoram esse peixe. Só de sentirem o cheiro de longe, eles já fazem aquela carinha esfomeada. Quem resiste a esse olhar, mesmo que seja para dar um produto industrializado, não é mesmo?! Então, venha descobrir se o gato pode comer sardinha enlatada!

Posso oferecer sardinha enlatada para o meu gato?

A sardinha fresca está entre as comidas que gatos podem comer. Já quando ela está enlatada, costuma apresentar alto teor de sal, podendo ser prejudicial para a saúde dos bichanos.

Altas taxas de sódio, ou seja, de sal, podem sobrecarregar os rins e o coração. Além disso, o gato pode comer sardinha enlatada e ter alterações gastrointestinais, como vômito e diarreia, devido à conservação do produto em óleo.

Outros perigos dos enlatados são os condimentos como alho, cebola e molhos. Eles podem afetar o estômago e o intestino dos felinos ou mesmo causar anemia se consumidos em excesso. Por isso, é fundamental ler com cuidado quais ingredientes estão presentes na lata, pois o gato pode comer sardinha enlatada e passar mal!

Posso dar sardinha fresca para o meu gato?

Agora você já sabe: o gato pode comer sardinha, sim, desde que seja fresca e seja oferecida em pouca quantidade. Esse peixe é uma boa fonte de proteína e é rico em ácidos graxos ômega 3, que melhoram a saúde do coração e do sistema imunológico.

A sardinha também contém vitamina B12, importante para o sistema neurológico, além de sais minerais como cálcio, zinco, ferro e selênio. Agora que você sabe que esse peixe fresco pode ser dado ao bichano como um petisco seguro, venha aprender como oferecê-lo ao pet.

Como oferecer sardinha fresca para o gato?

Mesmo que a sardinha fresca esteja entre as coisas que gatos podem comer, ela não pode ser oferecida de qualquer maneira. Prefira cozinhá-la para eliminar possíveis bactérias, vírus ou vermes presentes na carne crua — e nunca a ofereça frita.

O cozimento da sardinha deve ser feito somente em água, sem temperos. Não utilize sal, alho e cebola, pois eles afetam o sistema imunológico e a pressão arterial do bichano.

O ideal é que o gato coma a sardinha somente como petisco. Ela não deve integrar a dieta diária do felino. Você pode oferecê-la quando o bichano estiver doente e não quiser comer ou para administrar medicamentos, por exemplo.

Além disso, fique atento à quantidade. Para gatos maiores, é possível dar uma colher de sopa de sardinha fresca pura ou misturada à ração. Os menores devem comer uma quantidade inferior.

Gato próximo ao comedouro.

Existe algum risco em oferecer sardinha para o gato?

A sardinha é um alimento natural para gatos rico em nutrientes. Porém, apesar de ser saudável, ela pode oferecer algum risco ao pet se dada em excesso. Altos níveis de ômega 3 podem causar toxicidade, e a carne crua pode conter parasitas.

Então, sempre esteja atento à quantidade e à qualidade do alimento oferecido ao bichano. Além disso, não se esqueça de conversar com um médico-veterinário de confiança antes de oferecer a sardinha para seu amigo. Alguns animais podem ter comorbidades, e o consumo desse peixe ou de outros petiscos pode não ser recomendado.

Outras opções além da sardinha

Você já sabe que os enlatados não são uma boa opção para o seu bichano. Se ele ama peixe, mas você não está disposto a cozinhar sardinha fresca, as rações úmidas costumam ser ótimas alternativas!

As rações úmidas, em sachês ou latinhas, são desenvolvidas especialmente para a espécie felina. Além de serem muito saborosas, elas não oferecem risco de intoxicação. Com sabores diversos, como peixe, carne ou frango, todas despertam o interesse dos bichanos. Apenas fique atento à quantidade oferecida ao pet, ok?

Qual é a alimentação ideal para os gatos?

A alimentação ideal para os gatos é a ração. Nela, estão contidos todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal de acordo com a idade, a condição física ou outras alterações de saúde. Os petiscos são sempre bem-vindos para diversificar a dieta, mas nunca devem substituir a alimentação seca.

Como petiscos, os gatos podem ingerir sardinha fresca e outros peixes, carne vermelha ou branca, frutas, verduras e legumes. Porém, lembre-se de que é importante buscar informação antes de oferecer qualquer tipo de alimento ao bichano.

Mesmo que naturais, alguns alimentos consumidos pelos seres humanos podem causar intoxicação ou doenças nos animais. Se você preferir oferecer alimentação natural para gatos, sempre tenha acompanhamento do médico-veterinário.

Gato comendo num comedouro branco.

Você já sabe que gato pode comer sardinha enlatada e passar mal! Então, prefira opções de petiscos mais saudáveis que podem ser oferecidos sem medo! Para conhecer ainda mais sobre a alimentação dos bichanos, acesse agora mesmo o blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog