Pets

Saiba como cuidar de um ouriço de estimação!

Publicado em 10 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os pets não convencionais estão conquistando os corações de muitos tutores. Se você pretende ser ou já é pai ou mãe desse animalzinho, é preciso saber como cuidar de um ouriço de estimação!

o que ourico come3

Esse pequeno mamífero é adorável. Todos acham uma graça quando veem esse espinhudo todo enrolado, parecendo uma bola. O carisma faz desse animal um protagonista de desenhos animados ou filmes. Se você também se apaixonou por ele, venha aprender como cuidar de um ouriço!

Características do ouriço

Embora existam várias espécies, o hedgehog, ou pigmeu africano, é o mais comum de ser adquirido como ouriço de estimação. Ele é do tamanho de uma xícara de café quando fica enroladinho, mas pode chegar a 20 cm com o corpo esticado.

O hedgehog ganhou fama mundial devido ao personagem de videogame e filmes Sonic. Ainda que o personagem tenha poderes e seja azulado, o ouriço pigmeu africano tem cores mais neutras, como canela, marrom e bege, podendo ser encontrado em mais de 90 variações.

Sem dúvida, umas das características do ouriço mais marcante é ter o dorso coberto de espinhos e a pelagem macia e delicada no ventre. Os espinhos são inofensivos e podem ser considerados pelos mais grossos e endurecidos, que protegem e ajudam na camuflagem do animalzinho.

Para compreender como cuidar de um ouriço, é importante conhecer bem o temperamento desse mamífero. Apesar da aparência fofa, ele pode ficar arredio nas primeiras interações com os seres humanos.

O temperamento do ouriço

Sabemos que é uma fofura quando o ouriço fica em formato de bola, mas, na verdade, essa é uma maneira de se proteger quando ele se sente ameaçado. É comum isso ocorrer nos primeiros meses no novo lar, até que o pequeno mamífero ganhe mais confiança.

Portanto, no início da convivência, você precisará de muita paciência para conquistar o coração do espinhudo. Então, nada de forçar brincadeiras! Tudo deve ser no tempo do animal. Vale ressaltar que se sua intenção é ter muita interação com o pet, o ouriço não é a melhor opção de animal de estimação.

Essa é uma espécie com temperamento calmo, que não faz exercícios e prefere ficar sozinha. Ele praticamente não faz barulho, somente um ronronar semelhante ao do gato. Aliás, quando você escuta o ouriço ronronando, é sinal de que ele está se sentindo bem!

ourico terrestre

Como cuidar de um ouriço?

Agora, conhecendo o temperamento e algumas características dessa criaturinha fofa, só falta saber como cuidar de um ouriço de estimação. Como esse animal não é domesticado e nem acostumado com seres humanos (como os cães e os gatos), devemos proporcionar a ele um ambiente semelhante ao do hábitat natural.

Espaço adequado

O ouriço deve ficar em um espaço de pelo menos 1 m2, suficiente para ele se locomover. Ele pode ficar em um aquário ou uma gaiola — mas, nesse caso, fique atento ao espaço entre as grades, pois, se for grande, o bichinho pode fugir.

Dentro da gaiola/aquário deve haver um bebedouro e um comedouro fixos, para que o ouriço não derrube a água ou o alimento e faça muita sujeira. O chão deve ser forrado com serragem ou substratos próprios, vendidos em lojas especializadas.

Outro item muito importante para o bem-estar do ouriço é um esconderijo, que pode ser uma caixinha de madeira ou papelão, ou uma casinha específica para ele. Porém, fique atento ao tamanho: o espaço deve ser confortável para o pet entrar e sair facilmente.

O local onde o ouriço ficará deve ter pouca iluminação e corrente de vento, além de não ser muito exposto ao sol e ao calor. A temperatura do ambiente não deve passar de 30oC.

Alimentação do ouriço

Para aprender o que é ouriço e como cuidar dele, é importante saber sobre a dieta desse animal. A alimentação é o que dá sustento à saúde e ao bem-estar do pet e deve ser a mais equilibrada possível.

A alimentação do ouriço criado em cativeiro pode ser à base de ração específica para a espécie, já disponível em algumas lojas especializadas. Esse produto contém todos os nutrientes necessários para a espécie.

Não é tão fácil encontrar essa ração, então, você pode oferecer alimento de gato premium ou superpremium para os ouriços. Essa é uma maneira prática de o tutor saber que o espinhudo está recebendo tudo de que precisa na parte nutricional.

Pequenos insetos, larvas e algumas frutas podem servir como um complemento nutricional à ração, além de proporcionarem mais bem-estar ao pet, que, na natureza, come uma grande variedade de alimentos.

Saúde e bem-estar

Assim como qualquer outro animal de estimação, os ouriços também precisam de consultas com o médico-veterinário, pois não estão livres de doenças. Uma maneira de proteger a saúde do pet é manter a avaliação médica dele sempre em dia, disponibilizar brinquedos e deixá-lo livre por algumas horas dentro de casa, sob supervisão.

ourico terrestre2

Agora você já sabe os primeiros passos de como cuidar de um ouriço. Contudo, sempre há mais a aprender. Se você quer proporcionar o melhor para seu pet, não esqueça de acessar os conteúdos do blog da Petz, que traz outras informações importantes para a saúde e o bem-estar do espinhudo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog