Dicas

Saiba como plantar jabuticaba em vaso

Publicado em 27 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Para muitas pessoas, o pé de jabuticaba remete ao quintal da avó ou ao sítio onde ocorriam as férias na infância. Se você é uma delas, já pensou em reviver esses momentos guardados na memória afetiva, aprendendo como plantar jabuticaba em vaso?

como plantar jabuticaba

Basta uma varanda com espaço para conseguir plantar jabuticabeiras lindas e vistosas em vasos. Fique conosco, aprenda o passo a passo e tenha essas frutinhas tão saborosas, sempre à disposição.

Qual é a origem da jabuticabeira?

Não existe uma região do Brasil que não receba bem a jabuticabeira. Isso acontece por causa da origem subtropical da árvore, que se desenvolve tanto em regiões tropicais quanto em lugares com geadas.

Ela é da família Myrtaceae e tem variedade de espécies, entre elas Myrciaria jabuticaba, conhecida como sabará, e Myrciaria cauliflora, geralmente chamada de paulista, assu ou ponhema.

A característica que mais chama a atenção de quem a vê é a formação das flores e dos frutos nos troncos, uma habilidade própria da espécie cauliflora, o que a torna única entre as outras árvores e ainda mais interessante plantar em vaso uma árvore tão peculiar. 

Conheça os benefícios da jabuticaba

Essas frutas de um a três centímetros de diâmetro, coloração roxa ou preta, polpa branquinha e doce, fazem muito sucesso. Além de serem consumidas in natura, elas podem ser usadas em licores, sucos, doces, geleias e no que mais a sua criatividade imaginar.

Além de pouco calórica, a jabuticaba é rica em nutrientes como vitaminas C e E, magnésio, fósforo e zinco. Essa frutinha tem ação anti-inflamatória e previne a prisão de ventre devido ao alto teor de fibras.

Fora os benefícios para a nossa saúde, plantar jabuticaba em casa torna o ambiente mais bonito. A beleza dos frutos, dos galhos e das folhas faz da jabuticabeira uma árvore ornamental, fácil de cultivar.

Por tudo isso, ter uma jabuticabeira em casa pode ser uma alternativa para cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, decorar a casa. A seguir, veja como plantar jabuticaba é muito simples e barato.

Plantio em vaso

O mais indicado é aprender como plantar em vaso alto. O recipiente deve ter 50 cm de diâmetro e 50 cm de altura. Isso é o suficiente para comportar um grande volume de terra, necessário para o plantio correto da jabuticabeira.

como plantar jabuticaba em vaso

A primeira dica importante para saber como plantar jabuticaba em vaso é garantir a drenagem da água para as raízes não apodrecerem. Para isso, você faça um furo no fundo do vaso com 2 cm de diâmetro e adicione uma manta de 5 cm de argila expandida, sem tampar o furo.

Cubra o material para o dreno com um pedaço de manta acrílica, acompanhada por uma camada de 5 cm de areia grossa. Em seguida, coloque a terra com adubo e plante a muda, de preferência de espécies híbridas.

Cultivo 

Para deixar as folhas vistosas, possibilitando a produção de flores e frutos, é necessária irrigação diária. Porém, lembre-se de que a quantidade de água no solo precisa ser controlada para não encharcar a terra. 

Por se tratar de uma árvore com copa arredondada, a poda não precisa estar entre os cuidados. Apenas a retirada de galhos internos e secos será necessária para ajudar na iluminação e na ventilação entre a folhagem.

A adubação da terra pode ser reforçada se os galhos estiverem atrofiados e as folhas amareladas. Geralmente, isso acontece uma vez por ano, no inverno.

Por fim, é importante estar atento às pragas e às doenças que costumam atingir a jabuticabeira. Cochonilhas, pulgões, besouros e ferrugem são os principais problemas que você possivelmente enfrentará.

Uma sugestão para controlar os insetos é borrifar a planta com uma solução simples com água, detergente neutro, óleo vegetal e sal de cozinha. O ideal é fazer a pulverização nos horários mais amenos do dia. 

Lembra daquela dica de limpeza dos galhos para ajudar na ventilação e na iluminação da folhagem? Então, essa pode ser a melhor maneira de tratar a ferrugem. Adicione o borrifamento de uma solução à base de cobre, encontrada em qualquer casa agropecuária.

Colheita

Talvez, controlar a sua ansiedade seja a parte mais difícil de todo o processo de como plantar jabuticaba em vaso. Isso porque a primeira colheita só será possível após alguns anos. Porém, quando esse grande dia chegar, toda a espera será recompensada. 

Assim, você vai reviver os dias de infância, comendo essas frutinhas saborosas e apreciando a beleza das folhas — um lindo espetáculo que poderá ser assistido diariamente, no conforto do seu lar.

como plantar jabuticaba em vaso

Agora que você já sabe como plantar jabuticaba em vaso, chegou a hora de deixar a sua varanda ainda mais diversa! Para fazer o plantio, será necessário ter os materiais apropriados, encontrados em qualquer loja da Petz. Bom trabalho!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog