Animais Silvestres

Posso ter animais silvestres de estimação? Confira!

Publicado em 09 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

O interesse em ter um pet é muito antigo. Desde o começo da humanidade, os bichos convivem com os seres humanos e, com o passar do tempo, muitos ficaram mais próximos das pessoas e foram domesticados, mas outros continuaram na vida mais “selvagem”. Ainda assim, há quem queira ter animais silvestres de estimação.

Papagaio na mata.

Não é novidade que, na maioria dos lares brasileiros, há pelo menos um gato ou cachorro. Entretanto, há alguns tutores que preferem a companhia de um animalzinho diferente. Por isso, vamos descobrir se é possível ter animais silvestres de estimação.

Diferença entre animais silvestres e domésticos

Antes de mais nada, é importante compreender o que são animais silvestres para, então, decidir se um pet não convencional é realmente o companheiro ideal para o futuro tutor.

A diferença entre os animais silvestres e domésticos é a adaptação ao convívio com os seres humanos. Os primeiros vivem na natureza, na maioria das vezes sem contato algum com as pessoas, e tampouco passaram pelo processo de domesticação e adaptação, como ocorreu com os cães e os gatos ao longo de várias centenas de anos.

Os animais silvestres são capazes de sobreviver no habitat natural sem depender da ajuda dos seres humanos, podendo exercer o comportamento instintivo da espécie. Conseguem obter alimento, se reproduzir, migrar para outros territórios, cuidar dos filhotes, enfim, são livres na natureza!

Quando um bicho desse tipo fica mais próximo dos seres humanos, podemos pensar em domesticá-los. Alguns animais silvestres já estão mais adaptados ao convívio com as pessoas, mas outros nem tanto. De qualquer forma, todas as espécies não convencionais requerem um pouco mais de atenção.

O que saber antes de ter um animal silvestre de estimação?

Seja qual for a espécie de animal silvestre que você queira ter de estimação, é preciso obter licença ambiental, senão, isso se configura como crime ambiental. Os locais autorizados pelo IBAMA e regulamentados pelo Ministério do Meio Ambiente são confiáveis.

Lembre-se de que animais vindos de criadouros não autorizados geralmente são frutos de tráfico ilegal e maus tratos. Mesmo que o bichinho tenha boas condições de saúde no momento da compra, milhares de outros morreram durante o transporte, por exemplo.

Além do sofrimento, animais silvestres de estimação obtidos ilegalmente também geram consequências como transmissão de doenças, desequilíbrio na natureza e extinção de espécies.

Mesmo que adquira animais silvestres que podem ser de estimação em lojas autorizadas, o tutor também tem que comprovar que apresenta condições de cuidar do pet. Muitas espécies necessitam de adequações no ambiente e alimentação específica para que possam viver da melhor maneira possível.

Arara azul na mata.

Animais silvestres de estimação

Nas lojas especializadas, encontramos animais silvestres e animais exóticos. Os primeiros são nativos da fauna brasileira e os segundos são os que vêm de outras partes do mundo.

É comum que a população acabe não se atentando para essa classificação diferente. Para você aprender a diferenciar, os animais silvestres do Brasil, e também os exóticos mais comuns de serem criados como pets são os seguintes:

  • papagaio;
  • cágado-tigre-d’água;
  • sagui;
  • arara-azul;
  • cacatua;
  • jabuti;
  • calopsita;
  • iguana;
  • furão;
  • jiboia;
  • falsa-coral;
  • cobra-do-milho;
  • porquinho-da-índia;
  • hamster;
  • algumas espécies de ratos;
  • chinchila;
  • coruja;
  • miniporco;
  • tarântula.

Vale ressaltar que algumas espécies, embora sejam exóticas ou silvestres, já estão mais adaptadas que outras. Além disso, para cada uma há uma legislação específica e outras que não exigem mais documentação por serem consideradas domésticas, apesar de não serem pets convencionais como cães e gatos. Em caso de dúvidas, é possível obter informações junto ao IBAMA.

Como cuidar de animais silvestres de estimação

Os cuidados necessários com os animais silvestres ou exóticos vão depender da espécie a ser criada. No caso das aves, por exemplo, é necessário preparar um terrário ou viveiro de acordo com o tamanho do animal.

Algumas espécies de animais silvestres, como os cágados, gostam de se refrescar. Portanto, é importante ter um pequeno lago no recinto. Já as aves precisam de espaço para fazer pequenos voos.

O intuito é imitar, ao máximo possível, o ambiente natural da espécie em sua casa. Pense também na questão alimentar: as serpentes, por exemplo, se alimentam de camundongos em cativeiro. Nesse caso, o ideal é comprá-los em locais adequados para que a alimentação do seu ofídio fique correta.

É errado ter um animal silvestre de estimação?

Ter um animal silvestre de estimação não é errado, desde que ele seja legalizado e você tenha a nota fiscal. Assim, você fica amparado por lei. Porém, é importante levar em consideração o bem-estar do seu pet antes de satisfazer o seu próprio desejo, afinal, essa espécie é bem mais exigente do que os animais domésticos convencionais.

A lista de animais silvestres de estimação é longa, e cada um tem necessidades específicas. Ter em casa um animal que tem instinto e está habituado a viver na natureza pode ser desafiador. Isso requer tempo, espaço, comprometimento e condições financeiras.

Pesquise sobre a espécie em questão em relação ao tamanho e ao tipo de cativeiro, alimentação, agressividade e comportamento. Lembre-se, também, de que se o pet silvestre ou exótico ficar doente, precisará de atendimento veterinário especializado.

Iguana com casca de banana na boca.

É possível ter animais silvestres de estimação, desde que o tutor esteja dentro da lei e ofereça o máximo de conforto aos pets conforme as necessidades específicas deles. Se deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de acessar o blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog