Aquarismo jumbo: o que é e como começar

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 17, 2020

Aquário
Aquarismo jumbo: o que é e como começar
Tempo de leitura: 4 minutos

É comum querer comparar pets como cães, gatos e até aves aos peixes, indagando-se qual seria a graça de ter companheiros com os quais é difícil interagir. No entanto, há um desafio muito prazeroso em ter um peixe, como no caso do aquarismo jumbo.

peixes grandes nadando

Verdadeiro hobby, o aquarismo se destaca por sua beleza, assim como pelo desafio de manter o ecossistema sempre saudável. Por isso mesmo, uma vez dominada a técnica para cuidar de um aquário mais simples é normal querer aprender mais, por exemplo com o aquário de peixes jumbos

Mas, você sabe o que significa aquarismo jumbo e como aprender essa técnica? Continue lendo! Explicamos detalhadamente o que é e como funciona esse tipo de hobby, além de explicar quais são os cuidados essenciais.

O que é o aquarismo jumbo e quais são seus diferenciais?

Aquarismo jumbo é o termo utilizado para falar do hobby voltado para a manutenção de um aquário com peixes de grande porte. Em geral, podem ser considerados de grande porte os peixes com tamanho superior a 20 cm na idade adulta. 

O hobby recebe um nome específico pois a manutenção de peixe jumbo impõe uma série de desafios específicos, começando pela disponibilidade de espaço para esse tipo de aquário. A seguir, listamos alguns dos principais diferenciais do aquarismo jumbo.

1. Tamanho do aquário

Para proporcionar um ecossistema mais saudável, o tamanho do aquário deve ser proporcional ao tamanho e ao número de habitantes do aquário. Para a criação de peixes jumbo, recomenda-se que o aquário tenha no mínimo 2,0×0,7×07 (respectivamente, comprimento, largura e altura).

A respeito disso, é interessante destacar que, além de disponibilidade financeira para arcar com um aquário maior, também é muito importante pensar no espaço que você tem em casa. 

Lembre-se de que o aquário deve ficar sobre uma superfície estável, em local fresco e que não seja atingido diretamente pelo sol, o que pode provocar o aumento da temperatura da água. 

2. Estrutura de filtragem

Não é uma regra, mas em geral quanto maior é o tamanho de um peixe, maior é o tamanho e a quantidade de seus detritos. No caso dos peixes jumbo, há ainda outro agravante: a maior parte das espécies são carnívoras, o que significa que defecam bastante. 

Por conseguinte, é essencial que os aquários do tipo jumbo tenham um excelente sistema de filtragem. Do contrário, a decomposição das fezes facilmente elevará o nível de amônia, tornando o ambiente tóxico. 

Para os aquários jumbo, em geral recomenda-se o sistema de filtragem do tipo sump, equipamento que reúne diversos tipos de filtragem e está disponível em diferentes configurações.

como-vivem-os-peixes-no-aquario

3. Alimentação dos peixes

Ainda que algumas espécies tenham outros hábitos alimentares, a maior parte dos peixes jumbo é carnívora. Isso quer dizer que, na natureza, eles se alimentam principalmente de outros peixes e animais menores. Já em casa, é possível alimentar esses gigantes com ração comercial própria para peixes carnívoros. 

Nesse sentido, vale lembrar que enquanto algumas espécies se alimentam no meio do aquário, outras capturam o alimento no fundo. É importante levar isso em conta na hora de comprar a ração, a fim de garantir uma alimentação balanceada para todos os peixes.

Além da ração, você também pode oferecer alguns alimentos vivos, como peixes pequenos, crustáceos, entre outros. Eles adoram! Mas é fundamental que esses alimentos sejam adquiridos apenas em lojas de confiança para evitar a contaminação do aquário. 

4. Comportamento

Independentemente do tamanho do aquário, é essencial estudar bem as espécies que serão colocadas dentro dele. Isso é importante tanto para assegurar que elas são compatíveis no que diz respeito aos parâmetros da água (como temperatura e pH) quanto para evitar brigas.

No caso dos peixes jumbo, esses aspectos são igualmente relevantes, em especial porque diversas espécies têm comportamento territorial e agressivo. Nesse sentido, mesmo com espécies compatíveis, quanto menos espaçoso for o aquário, maior é a chance de conflitos.

Ah! Lembrando que você jamais deve colocar espécies pequenas junto com peixes grandes num aquário jumbo. A não ser que você queira transformá-lo em almoço!

Por fim, como todo aquário, o aquarismo jumbo requer cuidados regulares com limpeza e manutenção dos parâmetros da água. 

12 espécies de peixe jumbo para ter no seu aquário

Por ser mais difícil de cuidar, os aquários jumbo são mais indicados para aquaristas experientes, que já tenham tido sucesso em manter aquários de pequeno e de médio porte. 

Ficou interessado em começar esse tipo de aquarismo? Listamos, a seguir, algumas das espécies populares de peixes jumbos para aquário:

  • Aruanã prata (Osteoglossum bicirrhosum);
  • Tucunaré amarelo (Cichla kelberi);
  • Ciclídeo jaguar (Parachromis managuensis);
  • Ciclídeo branco (Maskaheros argenteus);
  • Ciclídeo texas (Herichthys cyanoguttatus);
  • Red devil (Amphilophus labiatus);
  • Jacundá vermelho (Crenicichla zebrina);
  • Jacundá açu (Crenicichla lenticulata);
  • Papagaio verdadeiro (Hoplarchus psittacus);
  • Green terror (Andinoacara rivulatus);
  • Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus),
  • Ciclídeo de Madagascar (Paratilapia polleni).

peixes nadando

Verifique os aquários e equipamentos disponíveis para aquarismo jumbo em nossa loja virtual ou visite a unidade Petz com setor de aquarismo mais próxima a você! E para outros conteúdos sobre cuidados essenciais com peixes grandes, não deixe de conferir nosso blog!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *