Alimentação

Cachorro pode comer tapioca? Descubra!

Publicado em 19 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 3min

De tempos em tempos, um novo alimento ganha fama de “superalimento” saudável e nutritivo. Quando isso acontece, ele passa a fazer parte da dieta de um número cada vez maior de pessoas, como a tapioca. Assim, muitos tutores se perguntam se os cães também podem consumi-lo. Mas será que cachorro pode comer tapioca?

cachorro-pode-comer-tapioca

Quando comemos alguma coisa, costuma ser grande a tentação de dividi-la com o pet. Especialmente quando acreditamos se tratar de uma comida gostosa e com benefícios para a saúde. A seguir, descubra se cachorro pode comer tapioca, derivado da mandioca que ganhou as frigideiras do país.

Afinal, cachorro pode comer tapioca?

Pode dar tapioca para cachorro? Segundo a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da Petz, nenhum benefício ou malefício foi relatado a respeito da ingestão desse alimento por cachorros. 

Por isso, o ideal é evitá-lo, dando preferência a outras opções mais seguras de alimentos que cachorro pode comer, como frutas e legumes permitidos ou mesmo petiscos próprios para cães.

Para aqueles que têm dificuldade em resistir aos olhinhos pedintes do companheiro de quatro patas, é preciso ter em mente que quanto mais ceder, oferecendo a comida para ele, mais ele vai pedir e se tornar insistente. 

Com isso, a tendência é que o pet acabe ingerindo uma quantidade cada vez maior de alimentos que cachorro não pode comer, o que é muito ruim para a saúde dele. Além disso, favorece o ganho de peso e o surgimento de problemas de saúde, como diabetes, cardiopatias, entre outros.

No caso da tapioca, outro agravante é o fato de que, muitas vezes, ela é preparada com ingredientes contraindicados para cães, como manteiga, presunto, leite condensado, etc. 

cachorro-pode-comer-tapioca

Barriga cheia, goiaba tem bicho…

Outro risco de oferecer continuamente sua comida para o cachorro é que, com o tempo, o pet pode acabar recusando a alimentação de base, na espera de ganhar algo diferente e mais atraente. Isso é extremamente prejudicial para a nutrição dele.

Quando quiser dar tapioca para cachorro, lembre-se de que as rações comerciais de qualidade já são formuladas com todos os nutrientes que o pet necessita. Por isso, elas são o alimento ideal para esses pets.

A falta desses nutrientes pode prejudicar a saúde interna do cão, assim como a aparência dele, uma vez que diversos nutrientes presentes na ração são importantes também para regular as funções da pele e da pelagem.

Ainda em relação à dispensa da alimentação de base, saiba que o excesso de petiscos específicos para cães, como bifinhos e biscoitinhos, também pode contribuir para o problema. Por isso, vale ficar atento e maneirar na quantidade. 

De acordo com a Dra. Mariana, a quantidade de petiscos nunca deve ultrapassar 10% da quantidade diária de calorias recomendada para o cão, o que varia de acordo com seu porte, idade, estilo de vida e demais alimentos consumidos ao longo do dia. Em caso de dúvidas, consulte um médico-veterinário. 

cachorro-pode-comer-tapioca

Agora você já sabe se cachorro pode comer tapioca! Continue acompanhando o blog e redes sociais da Petz para mais dicas do que você pode (ou não pode) oferecer a seu amigo como petisco!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog