Dicas

O que é elevador de ph para piscina? Conheça os benefícios

Publicado em 27 de maio de 2023

Tempo de leitura: 4min

Para ter uma piscina sempre limpa e que não ofereça riscos aos banhistas, é preciso fazer uso de alguns produtos. Aprenda o que é elevador de pH para piscina e como usá-lo corretamente!

fundo de piscina.

Antes de convidar a família e os amigos para um banho de piscina, é necessário que você, piscineiro de plantão, avalie a água para evitar sensações desagradáveis nas pessoas. Então, vamos entender o que é o pH e qual é a sua importância na água da piscina?

O que é pH?

Antes de entender o que é elevador de pH, vamos falar sobre o pH em si. O pH, ou potencial hidrogeniônico, é uma medida química que especifica a acidez ou alcalinidade de uma solução aquosa.

Sendo assim, medir o pH da água da piscina é essencial para que um dia ensolarado não acabe mal. Isso porque nosso corpo reage tanto às substâncias ácidas quanto às básicas, ainda mais se estiver mergulhado nelas.

O que altera o pH da água da piscina?

A notícia não é das melhores: qualquer fator externo pode alterar o pH da água da piscina. Por isso é tão importante saber o que é elevador de ph e medi-lo com frequência, para evitar doenças e gastos com a manutenção da piscina. Veja alguns fatores comuns que afetam o pH da água:

Pessoas

Sim, é isso mesmo. Basta entrarmos na água para que ela comece a reagir com os produtos que usamos em nosso corpo, como shampoo, condicionador, protetor solar, perfume e suor.

O mesmo vale para nossos pets — ainda mais aqueles que rolam na grama e se enfiam debaixo de móveis. A sujeira fica entre os pelos e acaba se misturando à água da piscina.

Circulação da água

Um bom sistema de circulação da água é imprescindível para manter o pH da piscina, pois é mais difícil para microrganismos, como as algas e as bactérias, se desenvolverem na água em movimento.

Por isso, deixe o sistema de circulação ligado entre 8 e 10 horas, dependendo de quantas pessoas usaram a piscina, se choveu ou não, qual é temperatura da água e do ambiente e a incidência solar direta sobre a piscina.

Água de torneira

A água de torneira possui propriedades que não são as mais desejáveis para uma piscina. Por exemplo, a água de torneira possui muito ferro, e isso pode ser prejudicial para as máquinas e para a saúde dos banhistas.

De acordo com os padrões do Ministério da Saúde, a água de torneira deve estar com o pH em torno de 6,0 a 7,0. O ideal para a água da piscina é em torno de 7,4 e nunca abaixo de 7,2. É por isso que não se troca toda a água da piscina.

escada de piscina.

Chuva

A água da chuva também tem substâncias que podem afetar o pH da água da piscina. Nas grandes cidades, ela possui pH 5,6, o que é considerado um pH ácido, ou seja, abaixo de 7,0.

Esse valor de pH é nocivo para os equipamentos e para os banhistas. Nos equipamentos, promove a corrosão das partes que entram em contato com a água. Além disso, corrói o revestimento da piscina.

Nesse valor de pH, o cloro é consumido de forma mais rápida. No geral, após uma grande chuva, a água fica esverdeada, evidenciando a presença maciça de algas e microrganismos que seriam inibidos pelo cloro.

Enfim, o elevador de pH!

Então, o que é elevador de pH? O elevador de pH é um produto que contém substâncias químicas que aumentam o pH de uma solução aquosa. Existem dois tipos de elevadores de pH:

Barrilha leve

Esse elevador de ph é uma excelente opção para as piscinas que são a céu aberto ou ficam em locais com chuvas constantes. Ele é composto por carbonato de sódio, uma substância altamente básica.

Como usar elevador de ph? De acordo com os fabricantes, o produto deve ser usado da seguinte forma: se o pH mediu 6,5 é necessário acrescentar 46 gramas da barrilha para cada m3 de água. Se estiver em torno de 7,0, bastam 21 gramas para cada m3 de água.

Caso não saiba o volume de água da piscina em m3 e esteja se perguntando qual a quantidade por litro de elevador de ph, é só fazer uma conta simples, pois cada m3 possui 1000 litros de água.

Elevadores de pH de marcas comerciais

Existem elevadores de pH que não possuem carbonato de sódio. Na maioria são feitos com hidróxido de sódio, que também é uma substância bastante alcalina e por isso é um excelente elevador de ph de piscina.

Estes produtos no geral são em forma líquida, o que facilita sua aplicação. Após 30 minutos dela é preciso medir o pH da água da piscina para verificar se ele fez seu trabalho. Caso contrário, a reaplicação pode ser feita até se obter o resultado desejado e assim você vai aprender como elevar ph de piscina.

macarrão boiando em piscina.

Agora que você já sabe o que é elevador de pH, já pode convidar todo mundo para curtir a piscina com você! E para te ajudar com esse evento tão especial, visite as lojas da Petz e confira nossos produtos para piscinas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog