Gatos

Por que gatos não gostam de carinho na barriga? Descubra já!

Publicado em 16 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já se perguntou por que gatos não gostam de carinho na barriga? Em geral, os bichanos dispensam carícias nessa região do corpo. Por isso, é comum tutores serem surpreendidos por reações negativas quando tentam agradar o pet com esse tipo de gesto. 

Gato cinza no colo do tutor.

Então, por que isso ocorre? Será que gato não gosta de carinho? Se gosta, qual é a melhor região para acariciar meu pet? Essas e muitas outras dúvidas serão respondidas ao longo do texto. Sendo assim, leia e descubra por que gatos não gostam de carinho na barriga! 

A linguagem corporal dos gatos

Uma das principais características dos gatos é que eles comunicam as emoções e intenções por meio de linguagem corporal. A posição das orelhas, do rabo, a disposição do corpo e a postura adotadas pelo animal dizem muito sobre o estado de espírito dele.

O fato é que, quando estão recebendo carícias, muitas vezes, os bichanos viram de barriga para cima. Esse comportamento dos gatos nos faz entender que eles estão querendo um “cafuné” na região do abdômen. Porém, quando direcionamos nosso carinho para lá, percebemos que eles não gostam.  

Primeiro, saiba que não há nada de errado com seu gato. Na verdade, ao ficar na posição supina – de barriga para cima –, o pet está comunicando que está relaxado, em intenso estado de bem-estar. Isso só acontece quando ele está seguro e tranquilo, por isso fica assim ao receber carinhos.

Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que essa é uma região sensível do felino, e a apresentação dela não é um convite para que você a acaricie ou estimule. Esse é um dos motivos que explicam por que gatos não gostam de carinho na barriga.

Normalmente, a reação negativa ao toque na barriga também se dá por linguagem corporal. Se seu gato coloca as orelhas para trás ou começa a mexer o rabo rapidamente, por exemplo, é um indicativo de que ele está desconfortável.

Há diversos fatores que fazem essa parte do corpo felino ser considerada sensível. Abaixo aprenda quais são eles e entenda melhor por que gatos não gostam de carinho na barriga. 

Entenda melhor a recusa ao carinho na barriga

Para saber exatamente o que faz esses animais evitarem contato na barriga, é necessário conhecer a anatomia da região. Além disso, vale entender um pouco mais sobre os instintos felinos, herdados dos antepassados dos gatos. 

Gato dormindo no colo da tutora.

Características da barriga do gato

De modo geral, é no abdômen do gato que se localiza uma enorme quantidade de órgãos vitais, imprescindíveis para a sobrevivência dele. Diferentemente do tórax, que conta com a proteção da “caixa” formada pelas costelas, a barriga do bichano é mais vulnerável.

Por isso, nessa parte do corpo, há uma porção maior de gordura e pele, formando o que se chama de bolsa primordial. Essa espécie de “pneuzinho”, que todo gato tem e que aumenta em direção às patas traseiras, serve para proteger os órgãos dele.  

Além disso, essa camada de gordura existe para auxiliar a mobilidade e a flexibilidade. Ela também serve para armazenar comida, pois permite uma expansão maior da barriga.

Apesar desse fator protetor, a região não deixa de ser um ponto fraco dos felinos. Por essa razão, carinhos ou outros toques nesta área são interpretados de maneira negativa pela maioria deles. A seguir, você entenderá melhor as raízes desse comportamento instintivo.

Por que gato não gosta de carinho na barriga? 

Os felinos domésticos, embora assim chamados, não são considerados animais completamente domesticados. Afinal, os pets mantiveram boa parte dos hábitos dos gatos selvagens. Logo, é de se esperar que certos comportamentos comuns na natureza, como proteger a barriga, ainda estejam presentes nos pets de hoje.

Na natureza, ao serem alvo de predadores ou se colocarem em situações de disputa com outros gatos, a região inferior dos corpos era o principal ponto de vulnerabilidade. Por isso, os bichanos evitam expor as barrigas e tendem a não gostar muito de carinho na área, já que o senso primitivo deles sugere perigo.

Porém, é importante mencionar que cada gatinho tem uma personalidade própria e que a repulsa ao carinho na barriga não é um traço presente em todos os animais. Sendo assim, pode ser que o seu pet goste de carícias na região, basta que você saiba interpretar sinais de agrado ou desagrado. 

Aprenda a fazer carinho em seu gato

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o comportamento felino, vale mencionar as melhores maneiras de fazer carinho no seu gato. A principal dica é que o tutor acaricie a parte superior da cabeça, a região embaixo do queixo e a base da cauda do gato. A maioria dos bichanos adora estímulos nessas áreas.

Essas regiões são responsáveis pela liberação de feromônios. Isso faz os pets sentirem segurança e intenso prazer ao esfregá-la em nossas pernas, objetos e, é claro, ao receber nossos carinhos ali.

Além disso, é fundamental avaliar a linguagem corporal do felino antes e durante o momento das carícias. Se ele afasta sua mão com as patinhas, dobra as orelhas para trás ou abana muito o rabo, é melhor deixá-lo quietinho e fazer carinho depois.

Tutor fazendo carinho no pescoço do gato.

Sabendo por que gatos não gostam de carinho na barriga, fica muito mais fácil estabelecer uma relação amistosa com seu peludo. Para ver mais dicas sobre os bichanos, continue acompanhando os artigos do blog da Petz!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog