Bem-Estar

Por que os gatos gostam de banheiro?

Publicado em 14 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Apesar de desfilarem com ar de independência, os gatos são animais bastante dengosos, principalmente com os tutores. É normal eles te acompanharem em vários cantos da casa, inclusive quando você vai tomar banho ou precisa de ainda mais intimidade, por exemplo. Aí fica a pergunta: por que gatos gostam de banheiro?

Gato bebendo água da torneira.

A resposta tem a ver não só com o jeito de ser dos felinos, mas também com o dos humanos. Afinal, os bichanos se comportam muito em função do que os tutores fazem. Continue lendo este artigo para descobrir a explicação interessante para a pergunta “por que os gatos gostam de banheiro?”.

Gatos gostam de acompanhar os tutores, inclusive, no banheiro

Faça um exercício simples: observe mais atentamente seu gato por algum tempo. Você vai perceber que ele tem alguns hábitos repetitivos, como se banhar sempre da mesma maneira, dormir no mesmo cantinho e repetir certos movimentos durante as brincadeiras.

A médica-veterinária da Petz, Dra. Aline Soares, explica que os gatos são metódicos e tendem a se adaptar ao dia a dia da casa e do tutor. Isso faz parte da natureza felina.

Eles enxergam essas atividades como rotineiras. Então, quando percebem que o tutor está indo neste cômodo da casa, vão junto. Simplesmente por rotina, acompanhamento ou atenção, eles estão lá, como bons bichinhos de estimação que são.

O mundo maravilhoso do banheiro para os gatos

Ver o tutor passando tanto tempo em um mesmo lugar, olhando-se no espelho ou secando-se após o banho, é um convite irrecusável para os felinos. É uma oportunidade para eles despejarem dengos. Porém, tem mais do que isso: o banheiro pode ser um lugar muito divertido para eles.

Repare só: toalhas penduradas, cesto de roupa suja, gavetas semiabertas e água que cai da torneira atraem a atenção e despertam a curiosidade dos gatos, que são muito abertos a momentos de pura diversão. De uma só vez, eles podem aproveitar a ida ao banheiro:

  • saciar a sede, já que gato pode beber água da torneira;
  • escalar a pia;
  • exibir-se na bancada;
  • cutucar os produtos de higiene pessoal até que caiam no chão;
  • cutucar o rolo de papel higiênico para ver no que dá;
  • emaranhar-se no tapete de chão.

Talvez, agora, seja mais fácil responder à pergunta “por que gatos gostam de banheiro?”, não é mesmo? Afinal, há diversas coisas para os bichanos aprontarem no cômodo. 

Gato dormindo em cima de um tapete de pelúcia branca.

Mistura da rotina dos gatos com a dos tutores

A lista de possibilidades incríveis para os bichanos é infinita. Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação.

Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina. É a mistura perfeita entre um hábito deles (estar perto do tutor) e seu (frequentar esse ambiente íntimo da casa).

Por esse motivo, dificilmente os gatos deixarão de lado o banheiro quando você estiver por lá. Porém, também pode acontecer o contrário: gatos fazendo visitas solos ao banheiro.

Não é tão comum, mas ocorre. Portanto, é muito importante tomar alguns cuidados para esse ambiente não representar um risco para os felinos.

Como deixar o banheiro mais seguro para os gatos

O banheiro pode esconder armadilhas para os felinos. Por isso, preparamos algumas dicas muito práticas para não acontecer nada de ruim ao seu bichano.

  • Mantenha as lixeiras fechadas e assegure-se de que não são fáceis de abrir;
  • As embalagens de medicações precisam ser, preferencialmente, guardadas no armário;
  • Tente manter os produtos e os objetos de higiene pessoal em local de difícil acesso ao gatinho;
  • O ideal é manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada;
  • Se você deixar produtos de limpeza no chão (atrás do vaso sanitário), certifique-se de mantê-los sempre bem fechados;
  • Manter o box fechado ajuda a evitar que seu gato pegue o hábito de beber água do chão;
  • Repare nas áreas mais altas: você tem batentes, prateleiras, vasos ou outros objetos que possam estimular um salto exploratório arriscado para o seu gato?

Todo cuidado é pouco para os gatos no banheiro. Afinal, existe o risco de eles ingerirem itens prejudiciais à saúde e que podem provocar problemas gastrointestinais, por exemplo.

Outro ponto é algo que os tutores de gatos estão cansados de saber: as janelas. Caso você tenha um gato em apartamento ou sobrado, elas precisam ter, obrigatoriamente, uma rede de proteção.

Como evitar que seu gato te acompanhe no banheiro

Se você prefere ficar sozinho no banheiro, dá para ensinar o bichano a respeitar esse ponto da convivência. Ele é um bichinho muito inteligente e gosta de criar hábitos. Então, se for bem orientado, pode facilmente se adaptar e respeitar sua escolha.  

Veja uma dica simples: mostre que o banheiro não é um ambiente adequado para ele fechando a porta de forma gentil. Isso pode ajudar o bichano a entender aos poucos e a desenvolver um novo hábito: o de não te seguir mais ali.

Gato deitado em cima de cesto de roupa.

Percebeu como o universo dos felinos é interessante e repleto de curiosidades? Agora, você já sabe a resposta para “por que os gatos gostam de banheiro?”. Para aprender sobre os bichanos, explore o blog da Petz. Temos diversos artigos que te ajudarão a entender ainda mais o comportamento dos gatos.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog