Alimentação

Você sabe se cachorro pode comer jaca? Descubra já!

Publicado em 19 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 4min

Com sabor e aroma bastante característicos, a jaca não costuma agradar a todos os paladares. Porém, entre aqueles que convivem com um pet e não resistem à fruta, a seguinte pergunta pode acabar surgindo: “Afinal, cachorro pode comer jaca? Se pode, qual é a quantidade permitida?”. 

cachorro-pode-comer-jaca

De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal, não existem relatos de potencial tóxico associado à fruta. Assim, ao contrário de uva, abacate e carambola, que estão entre as frutas que cachorro não pode comer,  a jaca não é imediatamente prejudicial para cães. 

No entanto, é preciso cuidado a fim de evitar problemas como obesidade. Dito isso, para entender melhor porque cachorro pode comer jaca, além de outras informações sobre a dieta dos peludos, continue lendo esse texto!

Riscos e benefícios da jaca para cachorros

Originária da Índia, a jaca é uma fruta muito rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo dos cães. Por isso, como dito anteriormente, o alimento se encontra na lista de frutas que cachorro pode comer. As principais vitaminas presentes na jaca são: 

  • Vitaminas B e E: apresentam forte função antioxidante;
  • Vitamina A: importante para uma boa visão, para a síntese de hormônios e para a regulagem de funções da pele. 

Viu como oferecer jaca para cachorro pode ser extremamente benéfico? A respeito do aporte de vitaminas, porém, é importante destacar que rações de qualidade já contêm todos os nutrientes que os cães necessitam. Sendo assim, não há necessidade de suplementação. 

Dito isso, segundo a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, oferecer frutas para cachorro (como petisco) tem algumas vantagens. Altamente palatáveis, elas são naturais e geralmente menos gordurosas que os bifinhos artificiais, por exemplo.

A nutróloga Dra. Mariana ainda alerta que é preciso cautela na frequência e no tamanho das porções. “É um alimento que possui muita frutose e calorias, por isso, não deve ser fornecido em excesso”, diz a especialista. Assim, seu cachorro pode comer jaca, desde que seja com moderação. 

Do contrário, o alimento pode favorecer o ganho de peso e problemas de saúde. Além disso, o excesso de petiscos na dieta aumenta o risco de o pet deixar de lado a alimentação de base, o que compromete sua nutrição.

cachorro-pode-comer-jaca

Quanto de jaca é possível oferecer para o cachorro?

Você já sabe que seu cachorro pode comer jaca. Mas e quanto à quantidade ideal do petisco? Segundo a Dra. Mariana, é importante que a proporção de guloseimas nunca ultrapasse 10% da necessidade diária de calorias. Isso, por sua vez, varia de acordo com porte, peso, idade e demais alimentos ingeridos pelo bichinho. 

Em caso de dúvida, é sempre recomendado consultar um médico-veterinário. Contudo, no dia a dia, a dica é levar em conta o porte do cachorro. “Se um Yorkshire come meia banana diariamente, ele com certeza está ingerindo calorias em excesso”, explica a nutróloga.

Para servir, lembre-se de que todas as frutas devem ser oferecidas maduras (não passadas) e sem sementes, pois estas podem causar obstrução. Inicialmente, ofereça uma porção bastante reduzida e fique atento a possíveis reações. Ainda que não sejam tóxicas, algumas frutas podem causar problemas, como diarreia. 

Conheça outras frutas e vegetais permitidos para cães

Você já sabe que pode dar jaca para cachorro. Porém, quais outros alimentos naturais são permitidos para o pet? Antes de mais nada, é importante dizer que, na dúvida, o mais seguro é evitar oferecer alimentos desconhecidos, dando preferência a opções confiáveis. 

Para cães que gostam de frutas, algumas das mais indicadas são maçã e pera (sem sementes). Frutas como melão e melancia, além de saborosas, ainda ajudam na ingestão hídrica do pet. Por esse mesmo motivo, legumes como chuchu e abobrinha italiana também são alimentos saudáveis para se usar como petisco. 

cachorro-pode-comer-jaca

Pronto, agora você já sabe que seu cachorro pode comer jaca, mas sempre seguindo as recomendações acima para evitar o desequilíbrio alimentar. Se tiver outras dúvidas sobre seu amigão, continue explorando os conteúdos do blog Petz. Temos certeza que você ainda tem muito o que aprender sobre o peludo! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog