Curiosidades

Peixe-zebra: conheça tudo sobre a espécie

Publicado em 13 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Recentemente, o peixe-zebra tornou-se notícia em diversas revistas científicas por conta da capacidade de curar o próprio coração lesionado. Porém, o que muitos não sabem é que esse espécime fascinante também pode ser um animal de estimação!

peixe zebra

Se você não sabe qual peixe escolher para seu aquário, vamos dar alguns motivos pelos quais o peixe-zebra pode ser uma boa opção! Então, já vai preparando o pH da água, corrigindo a temperatura e deixando o ambiente adequado para esse pet, enquanto confere as informações do artigo.

Características do peixe-zebra

Essa espécie é nativa dos rios afluentes do Ganges, que passam pela Índia Oriental e pelo Paquistão, embora seja encontrada em outras regiões da Ásia, como Bangladesh, Nepal ou Birmânia. No Brasil, é mais conhecida como paulistinha, também chamada danio rerio ou bandeirinha paulista.

O peixe-zebra é uma espécie tropical de teleósteos, translúcida nas nadadeiras, com dorso em listras horizontais, o que dá origem ao nome. Um animal dessa espécie pode chegar até cinco anos, uma vida extremamente ativa e agitada, nadando de um lado para outro do aquário quase o tempo todo.

Esse peixe é considerado muito sociável e comunitário, adaptando-se bem à presença de outros. Por conta disso, é sempre aconselhável colocá-lo em um aquário com, pelo menos, cinco ou seis companheiros, que podem ser da mesma espécie ou de outras com comportamento sociável.

Como criar um peixe-zebra no aquário?

Como ele é muito ativo, é importante ressaltar a necessidade de ter um ambiente bem espaçoso para comportar o peixe-zebra em aquário. Sendo assim, o recipiente deve ter no mínimo 80 cm.

É ideal ter um termostato na água para garantir que a temperatura sempre fique entre 24 °C e 28 °C. Outro cuidado deve ser com o pH da água, que precisa estar entre 6 e 7, enquanto a dureza total precisa ficar entre 5° dH e 20° dH.

Para manter o ambiente limpo e higienizado para o peixe de aquário, também é necessário um filtro de qualidade, garantindo o bem-estar e evitando que surjam impurezas e toxinas.

Por fim, o ambiente pode ter uma camada de cascalhos. Fica o alerta para seu aquário possuir uma tampa, já que o peixe-zebra é um excelente saltador. Então, se não quiser lidar com um peixe fujão, mantenha o local fechado!

Como alimentar um peixe-zebra

Esse peixe possui uma dieta onívora bem variada. Você pode oferecer tanto dáfnias (pulgas d’água) e artêmias, quanto alguns vegetais. É importante que a base seja a ração para peixe de aquário, que possui todas as vitaminas e nutrientes necessários para manter uma boa saúde.

Para saber a forma adequada de como alimentar um peixe de aquário como o peixe-zebra, é necessário ter atenção especial durante a fase de reprodução. Isso porque esse animal precisa de comida com elevado valor nutritivo nesse período.

Uma opção válida é manter um musgo de java no aquário, uma planta de fácil manutenção. As fêmeas costumam pôr os ovos no começo do dia, com os filhotes eclodindo em dois dias. A alimentação dos peixes recém-nascidos deve ser à base de infusórios ou água verde.

Também não é indicado oferecer uma grande porção diária, mas aplicar pequenas quantidades, mantendo maior controle sobre a dieta por meio de porções menores. Se tiver dúvidas sobre como alimentar um peixe de aquário, consulte um especialista para receber as orientações adequadas sobre a quantidade.

aquário com plantas aquáticas

Outras curiosidades sobre a espécie

Já comentamos as principais características dessa espécie, o suficiente para você desejar ter um desse em seu aquário. Porém, existem outras curiosidades sobre o peixe-zebra para você conhecer!

Camuflagem

As cores das nadadeiras dorsais e peitorais são mais translúcidas, ou seja, chamam menos atenção. As cores da barriga e do dorso também são mais discretas, ajudando na camuflagem em meio ao ambiente, já que predadores que nadam por baixo da espécie não conseguem percebê-los contra a luz.

Macho e fêmea

A forma mais fácil de distinguir o gênero da espécie é pela boca. As fêmeas possuem a boca mais larga e pálida, diferente dos machos, que também costumam ser menores no geral. Embora seja uma diferença perceptível, à primeira vista, pode ser difícil diferenciar essas características entre a espécie.

Peixe-zebra leopardo 

Essa espécie também pode ter um padrão pontilhado, em vez de listras. Se for assim, trata-se de um peixe-zebra leopardo. Essa mudança no padrão das escamas vem por meio de uma mutação que não traz outras diferenças fisiológicas, embora faça parecer que se trata de uma espécie diferente.

peixe zebra

Com essas informações sobre o peixe-zebra, você está pronto para ter um em seu aquário. Lembre-se sempre da importância de procurar uma loja especializada, como a Petz, para adquirir produtos para esse peixe, além de cuidar diariamente do aquário para oferecer a melhor qualidade de vida ao pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog