Dr Pet

Cachorro tem sentimento como as pessoas?

Publicado em 12 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

A resposta para essa pergunta pode ser tudo, menos simples! Começando com o que certamente você quer saber: sim, cachorro tem sentimento e é capaz de sentir amor. Porém, não é necessariamente um sentimento igual ao nosso nem tem a mesma dimensão.

cachorro andando de carro com a cabeça para fora da janela

Os cachorros têm as mesmas estruturas cerebrais e hormônios que produzem emoções nos humanos, mas há uma diferença: é como se a mente deles fosse equivalente à de uma criança de dois a três anos, principalmente no aspecto emocional.

Crianças dessa idade sentem emoções, mas não as mesmas nem da mesma forma que um adulto. Isso também acontece com os cães: eles conseguem sentir emoções básicas e universais, como alegria, raiva, medo, nojo, tristeza e, sim, cachorro sente amor, principalmente quando nos olha.  

Então, animais têm sentimentos complexos? Tudo indica que eles não sentem emoções mais complexas, como culpa, vergonha, vingança e orgulho, pois elas dependem de conceitos morais.

Meu cachorro faz cara de culpado, e agora?

Provavelmente, muita gente agora pensou: “mas, Dr. Pet, meu cachorro tem sentimento de culpa, sim, quando apronta alguma coisa”. Esse tipo de pensamento é comum, porque os tutores querem acreditar que os cães são quase humanos de tão inteligentes, o que é muito alimentado pela mídia. Porém, é preciso tomar cuidado para não ser injusto com os pets sem querer.

Quando vê alguma “arte” do seu cachorro ao chegar em casa, a expressão que você interpreta como culpa é o medo de ser punido, na verdade. Então, como ele sabe? Pelo histórico! Ele aprendeu que, quando você se comporta daquela forma, vem algo ruim como uma bronca. Os cães são ótimos leitores corporais, então percebem nossa frustração, às vezes até antes de nós mesmos.

Em um episódio que gravei para o quadro Desafio Pet, do Programa da Eliana, a tutora tinha duas cachorrinhas e dava bronca naquela que fazia cara de culpada. Então, eu pedi para colocar uma câmera e vimos que quem aprontava era a outra, confirmando que a “culpa” era, na verdade, medo.

Mesmo se ela estivesse dando bronca na cachorra certa, não ia adiantar! Já foi comprovado que dar bronca atrasada não funciona, porque o cão não a relaciona com o comportamento que aconteceu faz um tempo. Aliás, isso até pode piorar a situação, porque pode deixar o pet mais ansioso, sem falar que é bem injusto.

cachorro marrom deitado na caminha

Eles não se “vingam”?

Outro exemplo clássico de interpretação errada dos tutores é quando encontram um sapato roído, muitas vezes em cima do próprio travesseiro, e acham que o cachorro fez aquilo por vingança ou pirraça.

Na verdade, é quase uma declaração de amor! Quando o pet fica ansioso por estar sozinho, ele procura algo que represente a pessoa que ele ama para se acalmar, e os sapatos carregam muito nosso cheiro. É o mesmo motivo pelo qual eles procuram a nossa cama.

O xixi errado, muitas vezes perto da porta, também pode ser um sinal de ansiedade de separação, porque essa é uma forma de espalhar o cheiro e ser encontrado pelo grupo na natureza.

Então, imaginem só: o cão já estava mal por ter ficado sozinho e ainda recebe uma bronca. Isso vai piorar o bem-estar dele e a relação dele com o tutor. Sem falar nos cachorros que acabam isolados da família ou até abandonados por isso.

Será que sentem ciúmes?

Outra emoção mais complexa é o ciúme, mas as opiniões divergem nesse caso. Muitos especialistas acreditam que os cães não conseguem sentir essa emoção, mas tudo depende da forma como definimos o ciúme. 

Considerando-o como o medo de perder algo valioso que gera algum tipo de disputa, então, sim, os cães são capazes de senti-lo. Entender isso pode ajudar você a tomar medidas que eu chamo de “antídoto do ciúme”, evitando problemas.

Se você está fazendo carinho em um cachorro e para quando outro chega, o primeiro vai sentir que saiu perdendo com a chegada do segundo. Então, em vez disso, você pode aumentar o carinho e ainda oferecer um petisco, para ele associar emoções positivas ao outro.

Outro exemplo: um cão com ciúme ou possessividade por comida. Quando a sua mão for chegar perto dele, deve ser para jogar mais comida, e não para tirar nada dele.

Sinais que seu cachorro está feliz

Por fim, eu queria falar sobre outro erro comum: confundir calor com alegria. Cães com boca aberta e língua de fora geralmente estão com calor e fazem isso para controlar a temperatura. Já os cachorros com a boca fechada, que as pessoas costumam achar que estão tristes, possivelmente estão em um conforto térmico muito maior.

cachorro com flor na boca

Quando quiser saber se seu pet está feliz, prefira observar se ele está abanando o rabo (quase que rebolando). Também veja se o corpo e as orelhas dele estão relaxadas!

E aí, gostaram de saber se o cachorro tem sentimento? Acompanhe a coluna do Dr. Pet aqui no blog da Petz!

___________________________________________________________________

Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, é especialista em comportamento animal, zootecnista e médico-veterinário. Junto de seus pets, Estopinha, Barthô e a gatinha Miah, ele é a maior referência no assunto do Brasil, divulgando seu conhecimento em estudos científicos, cursos on-line, programas de TV e redes sociais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog