Cães

Confira 5 tipos de tosa para Lhasa Apso

Publicado em 27 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 5min

As características da raça Lhasa Apso são inconfundíveis. Os pelos longos, lisos e densos, assim como a personalidade alegre e companheira, são marcas registradas desses bichinhos. O que muita gente talvez não saiba é que, para manter a pelagem sempre bonita e saudável, é necessário conhecer os tipos de tosa para Lhasa Apso

lhasa apso

Se você é tutor de um cãozinho como este vai se interessar bastante pela leitura. A seguir, apresentamos cinco tipos de tosa de cachorro desta raça e dicas de como garantir o bem-estar dele. Vamos lá?

Como cuidar da saúde do Lhasa Apso?

Considerada uma das raças mais antigas do mundo, esta espécie é originária da China e, por muito tempo, foi a companheira inseparável dos monges budistas. A aparência sempre bela e a inteligência surpreendente estimularam o surgimento de crenças sagradas em torno do Lhasa Apso.

Mas, afinal, qual é a melhor maneira de cuidar desse cachorrinho tão dócil e que traz tantas alegrias para as famílias? O primeiro ponto a ser observado é que essa raça não necessita de exercícios físicos regulares. Passeios curtinhos pela manhã ou no final da tarde já são suficientes para a saúde física.

Já a alimentação destes cães não difere dos outros: os veterinários indicam uma ração específica para a raça, a idade e a condição de saúde. Caso o tutor queira optar pela alimentação natural, o ideal é seguir a orientação do profissional no que se refere à escolha e ao modo de preparo dos alimentos.

É importante estar atento à escovação dos pelos, que precisa ser regular, para reduzir a queda, e às complicações auriculares muito comuns nesta raça. O formato das orelhinhas faz com que, ao beber água, o animal molhe a região, o que propicia o crescimento de fungos e bactérias.

A melhor maneira de evitar problemas como esses é levá-lo regularmente ao veterinário para fazer check-up, cuidando da limpeza e da higiene da pelagem. Por isso, conhecer os tipos de tosa para Lhasa Apso é importante para manter a saúde em dia. 

5 tipos de tosa para Lhasa Apso

Como em todos as outras raças, o procedimento de aparar os pelos vai além dos cuidados estéticos. Porém, a tosa no Lhasa Apso é ainda mais necessária, afinal são poucos os cachorros que possuem uma pelagem tão vasta e sensível tanto aos nós quanto ao acúmulo de sujeira.

Separamos cinco tipos de tosa para Lhasa Apso que ajudam a conservar as características próprias do animal, enquanto trazem conforto e saúde para os peludos que vivem em locais mais quentes, como o Brasil. Confira abaixo.

1 – Tosa japonesa para Lhasa Apso

É ideal para os cães de tutores que não gostam muito do corte convencional. Nessa técnica, são conservados os pelos compridos da região da cabeça, enquanto os fios do corpo são totalmente raspados com a máquina. 

Além de reduzir bastante a necessidade da escovação, o método japonês reduz o calor em épocas quentes, como o verão. Então, se o objetivo é deixar o animal mais fresquinho, peça esse tipo de tosa da próxima vez que o seu cachorrinho for ao pet shop.

2 – Tosa bebê para Lhasa Apso

A tosa bebê para Lhasa Apso é feita para deixar o animal com aparência de filhote. Os pelos ficam curtinhos e mais arredondados nas patas, nas orelhas e no corpo. O método é vantajoso para os tutores que não conseguem fazer a escovação dos pelos com regularidade.

lhasa apso bebê

É importante ressaltar que esse tipo de tosa só deve ser feito por um profissional, que saberá utilizar corretamente a tesoura para fazer os detalhes arredondados.

3 – Tosa higiênica para Lhasa Apso

O principal objetivo deste tipo de tosa é manter o animal limpo, evitando o acúmulo de sujeira. A estratégia é raspar os pelos da barriga e do bumbum, regiões que mais têm contato com o chão.

Outro detalhe da tosa higiênica é aparar os pelos do rosto com tesoura, contribuindo para a visão dos animais. São pequenos fatores, mas que fazem toda diferença no dia a dia.

4 – Tosa da raça para Lhasa Apso

Neste tipo de tosa, o corte no Lhasa Apso preserva a aparência original da raça, mantendo os pelos compridos e só aparando o essencial para garantir o conforto do bichinho. Isso só é possível se a pelagem do animal estiver sem nós.

5 – Tosa verão

Como o nome já diz, a tosa verão é muito pedida durante a estação mais quente do ano. Nela, o pelo do cão é totalmente raspado, colaborando para diminuir o calor. Outra vantagem é evitar o surgimento de feridas e dermatites (doenças de pele), causadas pelo excesso de pelo.

Não podemos deixar de ressaltar um importante aliado da tosa: o banho. Pode-se dizer que lavar e secar os pelos com produtos especializados para os pets dão um toque final na tosa. 

Hoje em dia, existem shampoos, condicionadores e até hidratantes de pelos para cachorro de altíssima qualidade. Geralmente, eles são utilizados pelos pet shops durante o banho e a tosa, disponíveis para a venda. 

três lhasa apso

Agora que você já conhece os tipos de tosa para Lhasa Apso e sabe como cuidar desse animal tão sensível e amoroso, está preparado para ser um tutor responsável. Continue contando com a Petz para garantir o bem-estar do seu amigo de quatro patas.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog