GUIA DE RAÇAS Bearded Collie
Um peludo esperto e cheio de energia!
Neste guia você vai encontrar
CBKC Grupo 1
Prepare-se para conhecer um cachorro dócil e com vivacidade fora do comum!
Quem adora cães bem peludos tem tudo para se encantar com a beleza e o carisma do Bearded Collie. O cãozinho é alerta, ativo e autoconfiante, por isso, é uma excelente opção de pet para tutores com certa experiência.
Além desses traços, trata-se de um cachorro nada agressivo, com disposição e energia sem iguais. Quer saber mais sobre esse peludão? A seguir, você confere tudo sobre o Bearded Collie em um guia completo da raça. Acompanhe!
Expectativa de vida
Média de Altura
Média de Peso
Nível de fofura
Condição física
De porte médio para grande, o cachorro Bearded Collie é bastante ativo e atlético. Isso significa que o animal precisa de uma rotina de exercícios e atividades físicas apropriada. A raça também é muito brincalhona e saltitante.
Pode-se dizer que toda essa vivacidade vem do histórico do peludo, muito usado como cão de pastoreio. De todo modo, não se engane ao achar que ele serve apenas como trabalhador ou cão de guarda, pois é um cachorro bastante companheiro e dócil.
Características
Adaptabilidade
5/5
Nível de afeição
5/5
Bom pra apartamento
3/5
Tendência de latir
4/5
Amigável com gatos
4/5
Amigável com crianças
4/5
Amigável com cães
4/5
Necessidade de exercício
3/5
Espaço necessário
4/5
Tosa
4/5
Problemas saúde?
3/5
É inteligente?
5/5
Gosto por brincadeiras
5/5
Queda de pelo
4/5
Necessidade Social
4/5
Amigável com estranhos
4/5
Terrotorialista
5/5
Fácilidade de treinamento
5/5
É cão de guarda?
5/5
Tolerância ao frio
5/5
Tolerância ao Calor
3/5
Rações para Bearded Collie
Destaques e curiosidades
Já reparou que toda raça de cachorro possui características muito únicas? Com nosso amigo Bearded Collie não poderia ser diferente. Por isso, separamos algumas curiosidades marcantes sobre o peludo, bem como seu histórico e popularidade! Confira!
-
Numa tradução literal, o nome desse peludo seria “Cão Pastor Barbudo”. Porém, além do nome oficial, nosso amigo de quatro patas possui alguns apelidos. Portanto, não estranhe ao ver nomenclaturas como Beardie ou Collie das Montanhas.
-
Nem sempre o Bearded teve o pastoreio como forma de gastar toda a energia que ele tem. A raça também gosta bastante de esportes caninos, como rally, flyball, agility e obediência. O melhor é que ele adora fazer essas atividades junto ao dono!
-
Se você já viu a raça English Sheep Dog, certamente notou a semelhança entre esses dois bichinhos. No entanto, os dois não são parentes diretos. De acordo com o histórico de cada animal, as raças foram originadas a partir do Pastor Polonês da Planície.
História do Bearded Collie
Origem
A raça tem como origem as regiões montanhosas da Escócia e servia de ajudante na movimentação de gados e rebanhos durante os séculos 17 e 18. No entanto, acredita-se que o animal tem seus descendentes na região da Europa Central.
Cruzamentos
Outros cachorros foram utilizados no processo de obtenção da raça Bearded Collie, como o notadamente os Pastores da Polônia e Komondores. Não à toa, é possível observar traços bem parecidos entre os três, como pelagem e padrões de comportamento.
Padrões
Apesar de todo esse histórico, foi ao longo das primeiras décadas do século 20 que a raça começou a ganhar padrões bem definidos. O que se sabe é que muito disso se deve ao senhor G. Olive Willison, que realizou os cruzamentos de forma mais seletiva.
Oficialização
Com a padronização definida, o cão começou a ganhar cada vez mais destaque em competições e eventos de raças. No ano de 1969, foi criado o clube americano do Bearded Collie, e o American Kennel Club reconheceu o pet em 1976.
Características físicas
Muita gente fica apaixonada com o excesso de fofura desse cachorro, e não poderia ser diferente. Apesar de toda a pelagem que o faz parecer maior, trata-se de um cão magro e de postura ativa e expressão esperta.
Outras características marcantes são a cabeça bem proporcional, o focinho forte e cheio, além de olhos grandes e expressivos. As orelhas ficam caídas, com pelagem longa. Já a cauda é baixa e longa.
Personalidade
Não tem como falar da personalidade desse peludinho sem citar o quanto ele é enérgico e vivaz. O cão é bastante animado e tem excelente capacidade atlética. No entanto, pode ser teimoso, já que possui espírito independente.
Há uma frase que diz que um Bearded feliz é um Bearded ocupado. Isso significa que ele está sempre à procura de aventuras, brincadeiras e ajudar o seu tutor. Vale ressaltar que mesmo com certo comportamento obstinado, ele se apega facilmente ao tutor.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Convivência
Decidiu adotar um peludo da raça como novo integrante da família? Confira, então, algumas informações sobre a convivência com o Bearded Collie. Por ser um cão de porte médio a grande, ele precisa de espaço. Com isso, casas com quintal são os melhores ambientes para criá-lo.
Para ter um cão da raça em apartamento, é fundamental levá-lo a passeios diários. No entanto, é bom saber que ele gosta de latir. Trata-se de um pet que pode conviver com crianças, porém a interação dele com os pequenos dever supervisionada. Geralmente, ele é bom com outros cachorros e animais.
Socialização
Como a maioria das raças de cachorro, é importante utilizar técnicas de socialização desde a fase do Bearded Collie filhote. Dessa forma, o animal aprende a lidar melhor com a hierarquia da casa e outras regrinhas importantes de comportamento.
Uma dessas técnicas é expor o filhote a uma variedade grande de pessoas e lugares. O ideal é começar esse processo a partir das sete semanas de vida do animal. A treinabilidade do pet é mediana, mas o temperamento extrovertido facilita as lições.
Saúde e bem-estar
Escovação dos pelos
A pelagem é uma das principais características desse cão. Os pelinhos podem ser cinza, fulvo avermelhado, preto e em outras tonalidades parecidas. Além disso, possui comprimento mediano, subpelo macio e cerrado.
Para cuidar de toda essa cabeleira, opte por uma escovação diária para remover emaranhados e possíveis impurezas. Outro cuidado é realizar escovação com pente junto a um spray anti-emaranhado toda semana.
Higiene
Os cuidados com a higiene fazem toda a diferença no bem-estar de todo cão. Para o Bearded, o ideal é realizar um banho periódico, quando indicado pelo médico-veterinário. Lembrando que banhos em excesso podem prejudicar o animal.
As tosas higiênicas também são recomendadas. Uma boa dica é procurar por serviços especializados para a espécie, como o oferecido nas unidades da Petz.
-
Por ser um cão ativo, que está sempre fazendo atividades físicas, as unhas do Bearded Collie são desgastadas naturalmente. Caso isso não aconteça, não se esqueça de apará-las cuidadosamente, com equipamentos apropriados ou por profissionais especializados.
-
A escovação dos dentes é um dos cuidados com Bearded Collie mais importantes. Isso porque a prática combate o surgimento de doenças, como o tártaro e o mau hálito. O mais indicado é realizar o cuidado semanalmente, ou em frequência definida pelo veterinário.
Cuidados com a saúde do Bearded Collie
Alguns hábitos de higiene podem fazer toda a diferença na saúde do Bearded Collie. São precauções como verificar as orelhas do pet e mantê-las sempre bem limpas, bem como verificar o acúmulo de secreções nos olhos.
Entretanto, os cuidados não param por aqui. Mesmo que os Beards sejam normalmente saudáveis, os integrantes de clubes da raça recomendam a realização de exames oftalmológicos, de tireoide e do quadril.
Higiene e Limpeza para Bearded Collie
Alimentação
Não há cãozinho de dispense a hora do lanche, não é mesmo? Nosso peludão também adora, por isso, a qualidade da ração do animal deve ser excelente. Consulte o especialista sobre qual a dieta ideal do seu animal de estimação.
Acompanhamento
Por falar em consultar o veterinário, não se esqueça de adotar uma rotina de check-ups periódicos do animal pelo especialista. As avaliações são essenciais para que possíveis problemas de saúde sejam diagnosticadas precocemente, assim facilitam os tratamentos necessários devido pelo profissional.
Outro ponto importante é começar a levar o pet desde a fase filhote do Beardead Collie. Assim, o animal se adapta melhor ao ambiente clínico e mantém a saúde sempre sempre em dia!
Filhotes
Ao adotar um filhotinho, lembre-se de levar em consideração o período de adaptação do animal no novo lar. Por isso, adapte a sua rotina às necessidades nutricionais e físicas do seu amigo de quatro patas.
Além de todos esses cuidados, vale lembrar que os filhotes de Bearded Collie precisam ser vacinados e vermifugados. Converse com o médico-veterinário do animal para saber se as vacinas estão em dia!
Dicas de adestramento
Dicas de adestramento
De acordo com especialistas no temperamento da raça, é importante que o pet passe por sessões de adestramento e obediência ainda na infância. A socialização também é ótima para evitar atitudes destrutivas por parte do animal.
Por se tratar de uma raça de pastoreio, o Beardie gosta de trabalhar. Pensando nisso, escolha lições cheias de energia, como os esportes caninos. O lado bom é que ele gosta bastante de ter a presença do tutor ao longo das atividades.
A Petz tem tudo que seu Bearded Collie precisa!
Curtiu saber tudo sobre a raça Bearded Collie? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra ótimos produtos para o bem-estar do Beardie. Aproveite já a variedade e nossos preços imperdíveis!