»
»
»
rhodesian ridgeback

GUIA DE RAÇAS
rhodesian ridgeback

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro carinhoso e independente

CBKC - Grupo 06

De porte médio, esse cãozinho de pelagem vermelha vai conquistar você e sua família!

Quem vê um Rhodesian Ridgeback pela primeira vez tem tudo para ficar encantado com a beleza do animal. Com porte médio, o cachorro conquista qualquer um pela sua aparência nobre, temperamento bastante gentil e companheirismo sem igual.

Com tantas qualidades, é bem fácil ficar interessado por um filhote da raça. No entanto, é bom destacar que o peludo também é forte, independente, e pode ser obstinado em certos momentos. Portanto, não é o mascote ideal para tutores iniciantes.

Condição física

Conhecido também como Leão-da-Rodésia, esse cão é resistente e atlético, com necessidade moderada de exercícios físicos. A rotina dele precisa ter momentos para atividades físicas, como passeios diários e brincadeiras com o tutor.

Há situações em que corridas e esportes caninos adaptados à condição física do Ridgeback serão recomendados. A prática de modalidades rastreamento e agilidade são muito bem-vindas e estimulam não só o corpo como a mente desse mascote tão legal!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do rhodesian ridgeback

Média de Altura

Média de altura do rhodesian ridgeback

Média de Peso

Média de peso do rhodesian ridgeback

Nível de Fofura

Nível de fofura do rhodesian ridgeback

Características

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil de tosar?

Problemas de saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigável?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

Rações para rhodesian ridgeback

Destaques e curiosidades

Toda raça de cachorro apresenta fatos interessantes sobre sua história, seus traços de personalidade e muitos outros detalhes. A seguir, você fica por dentro de algumas curiosidades acerca do nosso querido amigo de quatro patas Rhodesian Ridgeback!

Isso mesmo: os leões-da-rodésia possuem uma crista ao longo das costas coberta por sua pelagem. A marca registrada dessa raça conta com pelinhos que crescem para a frente, dando ainda mais charme ao peludinho. Não é o máximo?

Esse peludinho conquista facilmente quem adora animais de estimação. Não à toa, alguns famosos brasileiros possuem o Rhodesian Ridgeback no brasil, como a apresentadora Ana Hickmann, com seus pets Judithe e Throne, e a empresária Ana Paola Diniz e seu mascote Redford.

Muita gente não sabe, mas o Ridgeback tem vários primos em sua árvore genealógica. Isso porque diferentes cães participaram do processo de cruzamentos para obtenção da raça. O cachorro nativo de Khoikhoi e variedades de galgos e terriers fazem parte dessa trajetória.

rhodesian ridgeback guia raças

História do rhodesian ridgeback

Origem

Nativo da África Sul, o animal servia de cachorro semi-domesticado de tribos da região. Com a chegada dos colonizadores europeus, a raça passou a trabalhar como cão de caça e guarda, principalmente nas áreas mais selvagens do país.

Padronização

Os padrões de cães da raça Rhodesian Ridgeback começaram a ser definidos por um grupo de criadores do animal no Zimbábue, em 1922. Por conta disso, o cãozinho recebeu esse nome, em referência à colônia britânica da Rodésia, antiga nomenclatura do país.

Reconhecimento

Após o processo de padronização e a raça ganhar certa popularidade dentro e fora do continente africano, o cãozinho foi registrado por instituições oficiais. O reconhecimento do Leão-da-Rodésia pelo American Kennel Club aconteceu em 1955.

Clubes

Assim como outros cães, o Ridgeback conta com admiradores, entusiastas e tutores em todo o mundo. Por isso, a raça conta com clubes oficiais, como o Rhodesian Ridgeback Club dos Estados Unidos, fundado em 1957, e o clube britânico, de 1952.

rhodesian ridgeback veterinário guia raças

Características físicas

Como dissemos, o cachorro Rhodesian tem porte médio. Segundo os padrões oficiais da Federação Cinológica Internacional, o macho da raça possui altura de 63 cm a 69 cm. Já nas fêmeas, a medida é de 61 cm a 66 cm até a cernelha.

Ambos têm um corpo musculoso e equilibrado. Os olhos chamam a atenção pois são moderadamente afastados, redondos e brilhantes. As orelhinhas possuem tamanho médio e ficam caídas sobre a cabeça. A cor pode variar entre as tonalidades de trigo pálido a trigo vermelho.

Conheça rações para rhodesian ridgeback

Personalidade

De personalidade tranquila, o cachorro Leão-da-rodésia é bastante dedicado ao seu tutor e reservado com estranhos. Por isso, atua muito bem como um cão de guarda, sem deixar de demonstrar seu carinho pela família adotiva. Incrível, não é mesmo?

Contudo, vale ressaltar que se trata de um cão decidido, independente e, em certas situações, dominador. Portanto, é fundamental que ele passe por um processo de socialização desde a infância.

Convivência

Decidiu adotar um Rhodesian Ridgeback, mas não sabe como vai ser morar com esse peludo? Não se preocupe! A a raça tem muitos pontos a seu favor, como o fato de latir raramente. Além disso, ela lida bem com outros pets ou crianças na casa.

De todo modo, a interação do bichinho com cães e gatos deve ser trabalhada desde filhote. O convívio com as crianças também, já que, por conta do tamanho, pode acabar derrubando os pequenos por acidente.

Socialização

Como destacamos, o pet precisa ser socializado desde sua fase inicial. As técnicas de adestramento e obediência são muito importantes para evitar que o cão seja teimoso demais ou apresente comportamentos destrutivos.

Uma recomendação de especialistas é de que o peludo entenda desde cedo a hierarquia, para saber bem que o tutor está no comando. Curioso, esse é um mascote que pode escalar cercas ou cavar buracos sem a supervisão de um adulto.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Já deu para notar que o cachorro Rhodesian Ridgeback tem uma pelagem linda, não é mesmo? Porém, para manter o pelo cor vermelho ferrugem do bichinho, é fundamental tomar certos cuidados. São hábitos simples, mas que fazem muita diferença na qualidade de vida do pet.

Ele possui algumas épocas de quedas de pelo, por isso, o tutor deve manter uma rotina semanal de escovações. Assim, evita-se o acúmulo de fios mortos pelo corpo do bichinho. Utilize um pente ou escova com cerdas de borracha para o resultado ideal!

Escovação dos Pelos do rhodesian ridgeback

Higiene

Claro que manter a pelagem do cão de Rhodesian Ridgeback sempre bem cuidada demanda certas precauções. São medidas simples, já que se trata de um cachorro de pelo curtinho, mas elas fazem muita diferença no bem-estar do animal.

A raça não costuma apresentar grandes quedas de pelo. As perdas são sazonais e não requerem tanta preocupação. O ideal é que ele seja escovado semanalmente para evitar o acúmulo de fios mortos. Lembre-se de utilizar um pente ou escova adequado à pelagem do animal.

Com os exercícios diários, as unhas do rhodesian ridgeback costumam ser desgastadas naturalmente. Contudo, pode ser necessário apará-las eventualmente. Para a tarefa, utilize um alicate apropriado com precaução, ou solicite serviços especializados em pet shops, como a Petz!

Os dentes do seu melhor amigo deve ser escovados, seguindo sempre as orientações de um médico-veterinário. Outros cuidados, como o oferecimento de petiscos de tratamento dentário também ajudam a combater o aparecimento de tártaro e placa bacteriana.

Cuidados com a saúde do Rhodesian Ridgeback

De modo geral, o cão de Rhodesian Ridgeback é bastante saudável e não possui predisposição a doenças muito sérias. Entretanto, isso não dispensa a realização de exames de rotina para acompanhar a saúde do animal.

Segundo criadores e especialistas da raça, avaliações veterinárias, como exames de quadril e cotovelo, devem ser feitas com certa periodicidade. Dessa maneira, é possível evitar ou tratar rapidamente displasias e outras complicações no bem-estar do nosso leãozinho.

Cuidados rhodesian ridgeback

Higiene e Limpeza para Vira-lata

Alimentação

Assim como outros pets, a alimentação é um fator de grande importância na qualidade de vida dos Rhodesians. Recomenda-se que o tutor converse com um médico-veterinário antes de definir a ração de cachorro ideal para seu grande amigo. O especialista também pode orientar sobre as porções ideais do alimento e outros detalhes acerca da dieta.

Acompanhamento

Além de todos os cuidados que já apresentamos, é fundamental destacar a importância dos check-ups de rotina no Rhodesian Ridgeback. As consultas com o veterinário contribuem para possíveis diagnósticos precoces de doenças e outros problemas de saúde.

Os acompanhamentos devem ser realizados ao longo de toda a vida do animal. Durante a infância, as avaliações regulares favorecem também que o pet se acostume ao ambiente e aos exames pedidos pelo especialista.

Filhotes

Filhotes

Antes mesmo de adotar um filhote de Rhodesian Ridgeback existem algumas tarefas importantes às quais o tutor precisa ficar atento. O ambiente em que o pequeno vai ficar, por exemplo, deve ser adaptado às suas necessidades e seguro contra acidentes.

Ao receber o seu leãozinho-da-rodésia, não se esqueça de verificar o carteira de vacinação do pet, que precisa estar atualizada. O mesmo cuidado vale para a vermifugação e exames veterinários dessa faixa etária.

Dicas de adestramento

Com um cachorro tão ativo e esperto, o adestramento fica bem mais fácil, não é mesmo? Contudo, o processo de aprendizagem do Rhodesian tem que ser iniciado ainda na fase filhote. Assim, o tutor controla possíveis comportamentos, como desobediência e hábitos destrutivos.

Uma das principais dicas para quem busca adestrar seu amigão dessa raça é acompanhar o processo de perto, mesmo quando o adestramento é realizado com a ajuda de um profissional. Os Rhodesians adoram contar com a presença do tutor em momentos como esse!

A Petz tem tudo para seu Rhodesian Ridgeback!

Agora você já está bem preparado para adotar um Rhodesian Ridgeback como novo integrante da família. O melhor e tudo é que é possível montar todo o enxoval do seu filhote aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Nosso catálogo com rações, brinquedos e caminhas traz produtos incríveis a preços especiais. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O rhodesian ridgeback

Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango
Comprar
Petisco Pedigree Dentastix Cuidado Oral Para Cães Adultos Raças Médias 3 Unidades
Petisco Pedigree Dentastix Cuidado Oral Para Cães Adultos Raças Médias 3 Unidades
Comprar
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças