>
»
»
»
Chow Chow

GUIA DE RAÇAS
Chow Chow

Neste guia você vai encontrar:

Um cão amigo para todas as horas

CBKC - Grupo 05

Raça de porte médio bastante utilizada como cão de guarda e companhia.

É impossível não se encantar pela beleza do Chow Chow. Além de fofo, o cãozinho dessa espécie é conhecido pela linguinha azul e por ser bem educado, elegante e super calmo. Ele também costuma ser leal ao tutor, além de super protetor e independente.

O pet dessa raça possui porte médio, robusto e musculatura forte. É muito esperto e, se treinado, tende a desenvolver diferentes tarefas. O Chow Chow também pode ser excelente como cão de guarda.

Condição física

Quem escolhe adotar um Chow Chow, precisa conhecer mais sobre o porte físico do seu futuro amiguinho. A espécie é conhecida por sua aparência semelhante a de um leão, com pêlos volumosos e corpo altivo. Mas, não é só nisso que a raça lembra o rei da selva. Ela é bem orgulhosa e reage a situações de ameaça.

Esse amiguinho chama a atenção por seu porte mediano e aparência elevada. Além disso, tende a ser bem obediente e, se acostumado desde filhote, pode ser um ótimo companheiro de aventuras.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Chow Chow

Média de Altura

Média de altura do Chow Chow

Média de Peso

Média de peso do Chow Chow

Nível de Fofura

Nível de fofura do Chow Chow

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

Amigável?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Chow Chow

Destaques e curiosidades

Mesmo que o Chow Chow seja independente e fique sozinho sem problemas, é necessário criar uma rotina de exercícios para ele. Se deixar, pode ficar horas deitado, por isso, o ideal é estabelecer exercícios diários e caminhadas curtas que ajudem a manter o porte físico em dia.

Mais reservado e distante, o comportamento do Chow Chow tende a ser mais independente. É um bichinho que não gosta de ser agarrado ou provocado. Por isso, pode reagir mal quando tutores, crianças e estranhos gritam ou o ameaçam. Portanto, pondere bem na hora de disciplinar o seu companheiro.

Ele é bem famoso pela língua azul escura, mas, você sabia que o filhote não nasce com essa mutação? Pois é. A coloração azul só começa a aparecer a partir de oito semanas de vida. Inclusive, é possível saber se o Chow Chow é puro ou não analisando a cor da língua, se ela estiver mais puxado para o rosa, o cãozinho passou por alguma alteração genética. Além disso, a raça é a única com 44 dentes, todas as outros possuem 42.

Elegante e fofinho, o Chow Chow já conquistou grandes personalidades, ocupando inclusive a Casa Branca. Isso porque, o 30º presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge, era tutor de dois cachorros da espécie. Já o famoso médico, Sigmund Freud, era tão ligado ao seu amiguinho que o levava para as consultas.

Para completar, o Chow Chow também conquistou a monarquia britânica e nem a Rainha Vitória conseguiu resistir aos encantos dessa raça. Além disso, esse cãozinho integrou a realeza da música internacional e ganhou o carinho do rei do rock, Elvis Presley.

Chow Chow guia raças

A História do Chow Chow

Origem

Um dos cães mais antigos do mundo, o Chow Chow surgiu no norte da China há mais de dois mil anos. Os registros mais remotos que se tem da raça são esculturas e cerâmicas datadas entre 206 a.C e 22 d.C. Mas, por conta da sua história ser tão distante, é difícil conhecer ao certo o passado desse bichinho. Só sabemos que ele era bastante usado para atividades como cão de guarda e de tração, além de participar de rinhas.

Migração

Apenas no final do século no final do século XVIII, o Chow Chow foi levado por embarcações chinesas para a Inglaterra, mas só foi notado em toda a Grã-Bretanha a partir de 1920. Foi durante a viagem, inclusive, que o nome foi adotado. Ao chegar no país, a Rainha Vitória se encantou pelo cãozinho e acabou levando um com ela. A partir de então, a raça começou a ganhar destaque.

Habilidades

Assim como outros bichinhos da época, esse amiguinho também era utilizado para fazer trabalhos braçais. Na China, os criadores de Chow Chow costumavam usar seus companheiros como guarda de rebanhos, cão de carruagem e de caça.

Temperamento

Por ter sido adestrado para funções sérias, como, por exemplo, cão de carruagem, caça e guarda de rebanhos, o Chow Chow tende a ser indiferente quanto a demonstrações de afeto. Então, não espere por pulos de alegria e festa na hora que chegar em casa. Esse pet é mais independente e pode ser desconfiado com desconhecidos.

Os antepassados do Chow Chow

Grande parte das especulações indicam que o Chow Chow é o fruto do cruzamento entre o Mastim Tibetano e o Spitz. Mas, mesmo diante de toda essa suposição, o passado desse cãozinho ainda é um mistério. O que se pode afirmar com toda certeza é que surgiu na China há milhares de anos, podendo ser uma das raças mais antigas do mundo.

Além das raças que podem ter resultado na criação do Chow Chow, outras espécies, como Spitz Japonês, Shiba Inu, Schipperke e Shar Pei são semelhantes ao cãozinho. Esse último, inclusive, também possui a singularidade da língua azul.

Chow Chow veterinário guia raças

Características físicas

Conhecido por sua aparência elegante e nobre, o cachorro Chow Chow possui uma estrutura com crânio achatado e largo. Além disso, contém um focinho que termina em uma grossa trufa de coloração preta ou clara, dependendo da pelagem. Ele possui a cauda sempre dobrada para o alto e mantida em cima do dorso. Esse, aliás, é curto e robusto.

O pelo desse cãozinho precisa de cuidados especiais. Como é longo, felpudo, denso e reto, o recomendado são escovações diárias, para evitar nós, que podem gerar incômodo aos pets. Com porte mediano, esse bichinho possui quadril geneticamente modificado para ser maior e mais forte.

Conheça rações para Chow Chows

Personalidade

PReservado e distante, o cãozinho dessa raça não costuma gostar muito de carinhos. A raça tende a ser um pouco resistente a adestramentos e possui zero disposição, mas, você pode ganhá-lo com alguns petiscos e outros agrados. Com "alma de gato", não gosta de atividades físicas e costuma ficar deitado por muito tempo.

Convivência

Embora seja fofinho e tranquilo, o Chow Chow precisa de atenção especial quanto a sua personalidade, pois pode se tornar desconfiado ou até mesmo agressivo se não instruído corretamente. Por isso, é importante que, desde filhote, o tutor trabalhe para ensinar o amiguinho de quatro patas a conviver socialmente.

Mesmo assim, a raça tende a ser super protetora e leal. Isso significa que ele não se dá muito bem ao receber visitas de estranhos. Portanto, é essencial treiná-lo para a socialização. Mas, não se preocupe, se o bichinho estiver ao lado do tutor e for devidamente apresentado, ele saberá receber outras pessoas em seu lar.

Socialização

O processo de socialização é bem simples, mas é fundamental que comece logo nos primeiros dias de vida do Chow Chow, já que só assim a adaptação terá resultados positivos em menor tempo. Portanto, ao adotar seu amigão, procure já começar com os treinamentos.

Outra dúvida frequente entre os tutores é quanto ao melhor espaço para seu pet. No caso do Chow Chow, apesar do porte mediano, ele costuma se adaptar em casas ou apartamentos sem problemas.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O cão dessa raça contam com um um subpelo presente em seu corpo e podem possuir dois tipos de pelagem diferentes que necessitam de cuidados especiais. Portanto, se adotar algum revestido com pelos lisos, escove-o uma única vez na semana. Já, se receber um com a pelagem mais áspera, escove todos os dias.

Vale lembrar que é essencial manter a higienização em dia e proporcionar banhos sempre que necessário. E, não se esqueça, é muito importante manter os pelos bem secos para impedir a proliferação de bactérias e fungos.

Escovação dos Pelos do Chow Chow

Higiene

Algumas precauções são essenciais para manter a vida do pet sempre saudável. Por ser um bichinho com muito pelo, o Chow Chow precisa de banho e tosa regular, pelo menos uma vez por semana ou a cada quinze dias.

As orelhinhas também merecem atenção especial. Então, evite deixar acúmulo de cera e outros resíduos que podem causar infecção e doenças mais graves. Então, sempre que for dar banho no pet, higienize as orelhas, assim, o procedimento entra na rotina do bichinho.

As unhas do Chow Chow também precisam ser aparadas sempre que necessário. Geralmente, esse procedimento precisa ser realizado uma ou duas vezes por mês. Mas é essencial que aconteça, pois manter as unhas dos bichinhos curtas e em boas condições ajuda a evitar machucados e incômodos ao cãozinho.

A higienização dos dentinhos do pet também é fundamental! É dever do tutor manter a boca do amiguinho livre de doenças, como tártaro e bactérias. Portanto, eles precisam ser escovados, no mínimo, de duas a três vezes por semana. Se puder, diariamente é ainda melhor!

Cuidados com a saúde do Chow Chow

Apesar de super resistente quanto a problemas de saúde, o Chow Chow, assim como qualquer pet, precisa de cuidados para evitar algumas doenças. Ou seja, as consultas ao médico-veterinário são fundamentais e precisam ser feitas regularmente.

Comum em todo cão de porte médio ou grande, doenças no quadril, como a displasia, costumam acontecer com frequência. Portanto, o tutor precisa evitar que esse cãozinho faça atividades exaustivas e acabe se machucando ainda mais, principalmente se já estiver em idade mais avançada.

Cuidados Chow Chow

Higiene e Limpeza para Chow Chow

Alimentação

É essencial adotar uma dieta super saudável e balanceada. Por isso, os tutores precisam escolher a melhor ração para Chow Chow. Além disso, o uso de alimentos complementares, como petiscos, ossos e guloseimas, são extremamente importantes para a saúde e alegria do seu amiguinho.

Acompanhamento

Como todos os tutores já sabem, é essencial manter uma rotina de consultas regulares. Assim, fica muito mais fácil deixar a saúde do cãozinho em dia. Porém, também é importante ficar atento a mudanças de comportamento, picos de estresse, perda de apetite, entre outras ações que podem indicar algumas indisposições no pet.

Filhotes

Filhotes

Assim como todo cachorrinho nos primeiros dias de vida, o filhote de Chow Chow precisa de cuidados especiais para garantir um desenvolvimento muito mais saudável e tranquilo. Por isso, o primeiro passo é saber tudo sobre a saúde do bichinho, como o estado das vacinas e vermifugação.

Além disso, é normal que o cão se sinta um pouco tímido e deslocado nas primeiras semanas. Mas, com todo o carinho e atenção necessários, o pet vai se acostumar logo logo e retribuir com muita lealdade e proteção.

Vale lembrar que, para que o doguinho se sinta seguro e fique longe de acidentes, é essencial fazer algumas adaptações quanto aos locais que possam oferecer risco pela casa. Então, procure usar portões específicos e barreiras próprias para cachorro, assim, a proteção estará garantida!

Dicas de adestramento

Fácil de adestrar, o Chow Chow compreende os ensinamentos básicos. Porém, a espécie não está entre os cães mais inteligentes, por isso, para ensiná-lo algumas tarefas básicas, é preciso ter paciência e disciplina.

Assim como outras raças, o ideal é começar a ensiná-lo ainda filhote, com treinos voltados para obediência e socialização. Além disso, procure utilizar acessórios e petiscos para presenteá-lo a cada conquista. Dessa forma, os ensinamentos ficam muito mais divertidos!

Encontre produtos para Chow Chow aqui na Petz

Agora que você já sabe tudo sobre Chow Chow, já pode adotar o seu e proporcionar o melhor para ele. Além disso, é possível adquirir produtos incríveis que fazem a diferença no dia a dia do cãozinho!

E, só aqui, com as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz, você encontra diversos itens para agradar o seu amigão de quatro patas. Aproveite os preços e confira!

Produtos mais comprados para o Chow Chow

Ração ProPlan Sensitive Skin para Cães Adultos Sabor Salmão e Arroz
Pelo & Derme 750 Vetnil - 60 Cápsulas
Comprar
Ração ProPlan Sensitive Skin para Cães Adultos Sabor Salmão e Arroz
Ração ProPlan Sensitive Skin para Cães Adultos Sabor Salmão e Arroz
Comprar
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar
Allermyl Shampoo Virbac Glico
Allermyl Shampoo Virbac Glico
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças