»
»
»
Pointer Inglês

GUIA DE RAÇAS
Pointer Inglês

Neste guia você vai encontrar:

Um cão leal, trabalhador e cheio de energia!

CBKC - Grupo 7

Com um nome bem sugestivo, esse farejador nato está pronto para apontar.

A famosa figura de um cão de corpo firme e inclinado para frente, como uma seta, não é restrita aos desenhos animados. A cena é representada pelo Pointer Inglês, um cachorro de médio a grande porte que se destaca entre as raças esportivas!

Considerado um animal de expressão nobre e poderosa, esse cachorro tem tudo para conquistar você e sua família. A raça é indicada para tutores mais experientes e precisa de um bom espaço, afinal, esse pet adora correr e brincar em áreas abertas. Quer saber mais? Confira nosso guia sobre o cão Pointer Inglês!

Condição física

Trata-se de um cachorro atlético e bastante ativo, por isso, exige uma rotina com atividades físicas diárias para mantê-lo saudável e feliz. Esses exercícios podem ser desde longos passeios até brincadeiras agitadas com o tutor.

Com toda essa energia, a raça tem ótimo desempenho em esportes caninos. Práticas como atividades de campo, agilidade e, claro, rastreamento, são bastante recomendadas. Atividades que exercitam tanto a mente como o corpo também são essenciais!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Pointer Inglês

Média de Altura

Média de altura do Pointer Inglês

Média de Peso

Média de peso do Pointer Inglês

Nível de Fofura

Nível de fofura do Pointer Inglês

Características

É animado?

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

É sociável?

Gosta de gatos?

É cão de guarda?

É calorento?

É friorento?

Precisa exercitar?

Requer atenção?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É higiênico?

Rações para Pointer Inglês

Destaques e curiosidades

Toda raça possui histórias curiosas, com o cachorro Pointer não poderia ser diferente. A trajetória da espécie, até se tornar tão popular, é carregada de grandes conquistas em campeonatos caninos, apresentações e até mesmo em conflitos humanitários. Acompanhe!

Você, certamente, já viu a famosa pose do Pointer! O cão fica em alerta, com o corpo enrijecido e inclinado para frente, a cauda na horizontal e uma das patinhas levantadas também não podem faltar. Isso demonstra que ele encontrou o que seu tutor pediu para farejar!

Essa facilidade na função de cão rastreador é resultado de um longo processo de cruzamentos, que tinham como objetivo resultar em uma raça excelente para as atividades de caça. Segundo especialistas, um Pointer inglês filhote pode apresentar o instinto de caça por volta dos dois meses de idade.

A cadela Pointer Judy, entrou para a história ao atuar na Segunda Guerra Mundial. Adotada por soldados britânicos, ela esteve sempre ao lado da corporação para apontar embarcações inimigas e chegou a ser presa por tropas japonesas. Ao fim do conflito, ela recebeu uma medalha pelos serviços prestados.

Pointer Inglês guia raças

A história do Pointer Inglês

Origem

Como o próprio nome indica, esse cão servia como apontador em atividades de campo. Por muito tempo, atuava com outros cachorros de caça. O ponteiro encontrava e indicava a presa. Com a ascensão da caça de aves, a partir de 1700, o animal ganhou ainda mais popularidade.

Registros

O histórico dessa raça ainda é um tanto incerto. De acordo com documentos antigos, o cachorro tem origem europeia, tendo como referência em seu padrão o Braco francês. O Pointer é registrado em pinturas desde o século XV, e uma das mais conhecidas é “Blanche”, obra de Jean-Baptiste Oudry, de 1747.

Ancestrais

Além dos Bracos, outros cães fazem parte da história do nosso querido Pointer. O cão de aponte espanhol (já extinto) e o Braco-italiano, são nomes importantes no processo de cruzamento para a obtenção do Pointer Inglês que conhecemos hoje. O trabalho de padronização da raça se deu na Inglaterra.

Clubes

O Pointer também possui entusiastas por todo o mundo. Após a definição de padrões da raça pelas associações cinológicas, o bichinho ganhou clubes especializados. O American Pointer Club foi criado em 1938 e é membro do American Kennel Club, já o Pointer Club Britânico surgiu em 1960.

Conheça os primos do Pointer Inglês

O processo de formação de uma raça de cachorro pode ser muito complexo. Com isso, diversas variedades de cãezinhos vão surgindo e a família de “primos” do animal cresce bastante. Geralmente, esses peludos possuem uma ligação indireta por conta de seus ancestrais.

Nosso grande amigo Pointer Inglês, está no mesmo grupo de apontadores, como o Perdigueiro Português e o Braco Alemão de pelo curto. Vale ressaltar que, mesmo parecidos, os bichinhos possuem histórias e características diferentes!

Pointer Inglês veterinário guia raças

Características físicas

O Pointer é um cachorro de expressão inteligente e alerta. O animal é musculoso e tem o corpo alongado. A cabeça é de largura média, com bochechas bem definidas e um focinho de bom comprimento. As orelhas são caídas e ficam na altura dos olhos, que são arredondados e de cor escura.

Outra característica marcante é a pelagem curta, densa e brilhante. O Pointer Inglês tem cores variadas, com marcações de preto, limão, fígado e laranja, muitas vezes, misturadas com o branco.

Conheça rações para Pointer Inglês

Personalidade

Se você pensa em adotar, saiba que o cachorro da raça Pointer Inglês possui personalidade obediente. Mesmo com todo o sentido de alerta, o pet também apresenta senso amistoso, com temperamento equilibrado.

A personalidade agradável desse gigante gentil é tão marcante, que muitos ponteiros são utilizados para fazer o bem. Não estranhe em ver cães da raça trabalhando em situações de busca e salvamento, ou em atividades terapêuticas!

Convivência

Um tutor que escolhe esse cão como novo melhor amigo, deve estar preparado para gastar energia. O Pointer necessita de muito exercício e pelo menos uma hora de esforço físico diário. Portanto, casas com quintais e muita natureza são ambientes ideais para a raça.

Trata-se de um cachorro que adora o ambiente doméstico e a companhia de sua família humana. Ele também convive muito bem com outros animais de estimação e crianças. Contudo, é importante supervisionar essas interações, já que a energia e o porte desse cão são fora do comum!

Socialização

O processo de socialização do Pointer Inglês é bastante tranquilo, não se trata de um cão teimoso mas, ao mesmo tempo, não é do tipo que quer sempre agradar o dono. Por isso, as lições de comportamento devem ser adotadas desde cedo.

Com espírito de atleta e trabalhador, ele desempenha um bom papel como cão de guarda. Afinal de contas, ele está sempre em alerta e é um grande protetor do território e da família.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Como já explicamos, esse belo cãozinho possui uma pelagem curtinha e brilhante. Essa característica facilita os cuidados e demanda manutenção mínima. As quedas de pelinhos ocorrem ocasionalmente.

O mais recomendado é a escovação semanal, com uma escova de cerdas macias ou uma luva apropriada para esse tipo de pelagem. Assim, você evita o acúmulo de pelos soltos e mantém a aparência do animal sempre impecável.

Escovação dos Pelos do Pointer Inglês

Higiene

Os banhos no Pointer Inglês também são ocasionais, o ideal é que o tutor mantenha uma rotina definida pelo médico-veterinário. A escolha pelos shampoos, condicionadores e outros artigos de higiene devem ser adequados para a pele e os pelos do bichinho.

Além dos banhinhos, é importante ficar de olho em outros cuidados básicos. As orelhinhas do animal devem estar sempre higienizadas. O tutor deve inspecioná-las regularmente e limpar com produtos apropriados para a prática.

O hábito de escovar os dentinhos do seu colega canino evita o surgimento de vários problemas bucais, como o tártaro e a placa bacteriana. Portanto, mantenha uma rotina de escovação, com produtos indicados pelo veterinário.

Por ser um verdadeiro atleta, as unhas do cãozinho dessa raça se desgastam naturalmente durante as atividades físicas. Contudo, é fundamental verificar se estão no tamanho ideal e apará-las se for necessário.

Cuidados com a saúde do Pointer Inglês

Geralmente, o Pointer é muito saudável e não demanda tantos cuidados, além de uma alimentação adequada e exercícios físicos diários. De todo modo, o tutor deve levar seu cãozinho ao veterinário para exames rotineiros regularmente.

Segundo o clube oficial da raça, testes de saúde como a avaliação do quadril, análises oftalmológicas e de tireoide são fundamentais. Portanto, leve seu amigão para check-ups sempre que possível.

Cuidados Pointer Inglês

Higiene e Limpeza para Pointer Inglês

Alimentação

A dieta de seu amigo de quatro patas deve ser definida por um veterinário. Ao levar o peludo para uma consulta como o especialista, não deixe de definir com ele qual a melhor ração e quantidade ideal a ser oferecida. Ele vai considerar detalhes como o porte, a idade e os hábitos do animal.

Acompanhamento

Leve seu querido mascote ao veterinário regularmente para check-ups de rotina. O acompanhamento de um profissional faz toda a diferença para que o peludo tenha uma vida mais saudável e tranquila!

Filhotes

Filhotes

O tutor que pensa em adotar um filhote de Pointer Inglês, deve estar preparado para a chegada do pequeno. O ambiente do animal precisa ser seguro, acessível e confortável, para que ele se adapte da melhor forma à nova casa e rotina.

Além disso, o peludinho deve estar vermifugado e com todos os exames médicos necessários em dia. A carteirinha de vacinação também é muito importante, mantenha o documento sempre atualizado. Assim, seu amiguinho terá uma vida ainda mais saudável e feliz!

Dicas de adestramento

Muito amigável e de temperamento equilibrado, a raça Pointer é bastante fácil de treinar, tanto no campo como no ambiente doméstico. Não deixe de adestrá-lo desde cedo para um convívio ainda melhor, além de utilizar técnicas de aprendizagem em atividades esportivas.

Uma boa dica para os tutores, é procurar serviços de adestramento profissional para um resultado ainda mais eficaz. De todo modo, vale a pena investir em truques e esportes caninos familiares para cães desse perfil, como a obediência e a agilidade.

Produtos para Pointer Inglês é só aqui na Petz!

Curtiu saber tudo sobre a raça Pointer Inglês? Aproveite para adquirir o enxoval do seu filhotinho, ou encontrar os produtos ideais para cães adultos e seniores. No Pet Shop on-line da Petz, você tem rações, medicamentos e acessórios incríveis à sua disposição, sempre com o melhor preço!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Pointer Inglês

Petisco Pedigree Dentastix para Cães Adultos de Raças Médias
Petisco Pedigree Dentastix para Cães Adultos de Raças Médias
Comprar
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças