»
»
»
Akita Inu

GUIA DE RAÇAS
Akita Inu

Neste guia você vai encontrar:

Corajoso, independente e companheiro

CBKC - Grupo 05

Cão do tipo Spitz Asiático de grande porte, conhecido por sua postura imponente.

Muito conhecido por sua aparência poderosa, o Akita Inu é um dos grandes nomes entre os cachorros que possuem a fidelidade aos seus tutores como característica principal. Não é à toa que a raça seja tão famosa e requisitada.

Obstinado e tenaz, esse cachorro cheio de coragem tem tudo para conquistar sua família humana e é um excelente companheiro quando em boas mãos. Por isso, ao adotar, é fundamental ter em mente todos os cuidados e maneiras corretas de lidar com o animal. Saiba tudo sobre Akita em nosso guia!

Condição física

Quem julga esse cão pela aparência pode ficar dividido entre a fofura e a seriedade que ele apresenta. Ele possui boa condição física e energia equilibrada, atributos que o tornaram um excelente cão policial ou de guarda.

Mesmo que tenha o dom para essas atividades, ele pode servir como animal de estimação e conviver com a família. Contudo, é importante ressaltar que é um cachorro grande e poderoso, com um andar rápido e imponente.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Akita Inu

Média de Altura

Média de altura do Akita Inu

Média de Peso

Média de peso do Akita Inu

Nível de Fofura

Nível de fofura do Akita Inu

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Akita Inu

Destaques e curiosidades

Pensa em ter um cachorro Akita como novo integrante da família? Então, aproveite para saber algumas curiosidades sobre a raça. Afinal, todo bichinho possui histórias marcantes, que nos deixam ainda mais encantados!

Durante muitos anos, o Akita foi utilizado como cão de guarda da família real durante o período feudal no Japão. Mas, foi no século 17 que a raça ganhou traços que conhecemos hoje, após servir como cão de caça, na província de Akita, no norte do país.

Muitos passaram a conhecer a raça Akita Inu através da famosa história de Hachiko, um cãozinho que esperou pela volta de seu tutor em frente à estação de Shibuya, em Tóquio, mesmo após a morte do dono. Ele se tornou tão popular que a narrativa serviu de base para o emocionante filme “Sempre ao seu lado”.

Todos os anos, turistas de diferentes lugares passam por locais representativos da história da raça. A província de Akita, por exemplo, recebe muitos visitantes que querem conhecer a origem dos cãezinhos da pacata região japonesa. E o mesmo acontece em Tóquio, que colocou uma estátua em homenagem ao Hachiko, em Shibuya.

Akita Inu guia raças

História

Origem

O nome dado ao cão Akita Inu é uma referência ao seu lugar de origem. Akita é uma província do Japão e “Inu” significa cachorro em japonês. Pelo porte maior que a média de outras raças asiáticas, esse pet foi utilizado para caça e guarda. Atualmente, ele continua a ser uma das mais populares por lá!

Cruzamentos

Estima-se que a raça que conhecemos hoje seja resultado de cruzamentos com outros cães japoneses ao longo de 300 anos, desde o século 17. O objetivo dos criadores era aumentar o porte e a força dos Akitas Matagis. Assim, foram utilizados cães das espécies Tosa e Mastiff.

Migração

A raça passou por perigo de extinção durante a Segunda Guerra Mundial, por conta do racionamento de alimentos e implicações do governo. Alguns bichinhos foram escondidos por seus tutores ao longo dos períodos de proibição, enquanto outros foram levados para a América por soldados americanos.

Monumento

Mesmo com tantos altos e baixos em sua história, a raça foi declarada Monumento Nacional Japonês, ainda no início do século 20. Por conta desse selo, os criadores devem seguir regras específicas ao adotar o animal da raça no país. Esse cuidado é importante para que a raça não enfrente alterações.

Akita Inu veterinário guia raças

Características físicas

A testa do Akita é larga e o focinho é moderadamente comprido e forte, mas não pontudo. Os olhos são relativamente pequenos e triangulares, assim como as orelhinhas, que são grossas e arredondadas nas extremidades.

O cachorro da raça Akita é conhecido por sua postura elegante e vivaz. Ele possui uma constituição robusta, balanceada e firme. Com porte grande, o cão apresenta dorso reto e forte, lombo largo e musculoso, além de peito profundo. A cauda é alta e grossa, enrolada sobre o dorso.

Conheça rações para Akita Inu

Personalidade

O Akita possui temperamento calmo, fiel e dócil. Contudo, trata-se de um cachorro que adora ter certa independência e pode ser bastante reservado. Portanto, não o adote pensando em ter um companheiro de brincadeiras e bagunças. Trata-se de um cão mais sério e metódico, que retribui o carinho dos tutores com proteção e companheirismo.

Convivência

A convivência desse cachorro com sua família humana não costuma apresentar muitos problemas. Mesmo assim, é fundamental tomar cuidado com a proximidade com estranhos. Além disso, ainda que ele tolere bem as crianças, é fundamental que a interação entre ele e os pequenos seja supervisionada, já que ele não entende tão bem certas brincadeiras.

Tanto os machos como as fêmeas não se dão muito bem com outros cachorros. O ideal é que eles convivam apenas com seus tutores. O mesmo pode valer para pets menores, já que ele possui instinto de caça.

Socialização

Por se tratar de uma raça um tanto obstinada e independente, é fundamental ficar de olho em certos comportamentos de teimosia. O tutor deve trabalhar logo cedo com a socialização do animal, por meio de adestramento e da definição de hierarquia na casa.

Ele pode ser possessivo caso tenha muita permissividade. Outro ponto interessante é que ele fica mais aberto a aproximação de desconhecidos se educado ainda quando filhote. O cachorro pode viver bem em apartamentos, mesmo que o ideal seja uma casa com maior espaço para uma rotina de atividades físicas.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A raça de cachorro Akita possui pelo externo duro e reto, com subpelo macio e mais denso. Os pelinhos da cauda são mais longos que os do corpo. A pelagem é pautada pelo vermelho-fulvo, sésamo, tigrado e branco.

A escovação dos pelos deve ser feita semanalmente para a retirada de fios mortos pelo corpo. Nos períodos de queda constante, essas escovações devem ser diárias. Lembrando que esses hábitos devem ser feitos com muito cuidado e com produtos adequados para a espécie.

Escovação dos Pelos do Akita Inu

Higiene

Assim como outras raças parecidas, o Akita possui hábitos de auto-limpeza. Porém, mesmo assim, ele demanda determinados cuidados em relação aos banhos. A limpeza por parte do tutor deve ser realizada a cada três meses. Esse intervalo só pode ser reduzido com o aval veterinário, caso o animal esteja muito sujo.

Toda essa precaução vem das características da pelagem do cão. Por ser volumoso, o pelo não seca tão facilmente. Portanto, os banhos frequentes podem ser prejudiciais à saúde do bichinho.

Os dentes devem ser escovados regularmente com escova e produtos apropriados. O hábito é fundamental para manter a saúde bucal do pet sempre em dia, livre da ação de bactérias, tártaro e mau hálito. Lembre-se que é importante acostumar o animal às escovações desde filhote.

Esses cachorros se movimentam o suficiente para manter as unhas no tamanho adequado, de acordo com o desgaste natural. Entretanto, caso haja a necessidade, elas devem ser aparadas uma vez por mês, com equipamentos adequados, ou com ajuda de um profissional.

Cuidados com a saúde do Akita Inu

Além de cuidar dos pelinhos, dentes e unhas, é essencial levar em consideração a limpeza das orelhinhas do animal. Os ouvidos devem ser inspecionados uma vez por semana e limpos com uma bola de algodão umedecido com produtos específicos.

Outro hábito importante é a caminhada. Os passeios devem ser feitos diariamente, entre 20 e 30 minutos. Essas atividades são essenciais para que o animal tenha uma vida mais saudável e não fique sedentário.

Os criadores de Akita também devem ficar atentos a possíveis complicações na saúde que seus amigos de quatro patas podem enfrentar ao longo da vida. Entre as doenças mais comuns estão a displasia de quadril e cotovelo, dermatites e problemas oculares. O mais importante é que essas enfermidades sejam diagnosticadas e tratadas rapidamente.

Cuidados Akita Inu

Higiene e Limpeza para Akita Inu

Alimentação

Como todo cãozinho, o Akita também precisa de uma alimentação adequada, com uma ração especial para a raça. Assim, o animal consome todos os nutrientes que necessita e garante um desenvolvimento saudável.

A mesma preocupação deve ser feita com a comida dos filhotinhos. Por isso, peça ajuda a um médico-veterinário para recomendar a dieta ideal para seu pet ao longo de cada faixa etária.

Acompanhamento

Para que o peludo tenha sempre uma vida saudável e tranquila, é importante que ele tenha uma rotina de visitas regulares pelo médico-veterinário. As consultas são essenciais para que se faça um diagnóstico preciso da saúde do pet, e começar tratamentos adequados caso problemas sejam detectados.

Filhotes

Filhotes

Assim como acontece com outras raças, ter um Akita filhote em casa demanda certos cuidados, inclusive antes do pequenino chegar. Adapte o ambiente em que o novo integrante da família vai ficar e proteja pontos que podem ser perigosos para ele, como portas, escadas, móveis e demais objetos.

Lembre-se de cuidar da carteirinha de vacinação do seu filhote. Ele deve estar devidamente imunizado e vermifugado. Assim, o bichinho pode crescer de forma saudável e feliz ao seu lado!

Dicas de adestramento

O cão dessa raça sempre desempenhou funções importantes, desde a caça à guarda policial; ainda assim, ele também é um ótimo companheiro. Por isso, vale a pena adestrá-lo para o tipo de convívio e estilo de vida da família.

Não é indicado ensinar truques muito complexos para um Akita ainda filhote. O ideal é que se trabalhe de forma gradual com as lições mais básicas e simples de serem realizadas.

Encontre o melhor para seu Akita Inu aqui na Petz

O Pet Shop on-line da Petz é o melhor lugar para você montar o enxoval do seu cão Akita Inu. Em nossa loja, você encontra uma diversidade enorme de rações, remédios, produtos de higiene e beleza, além de brinquedinhos e acessórios funcionais. Não perca a oportunidade e garanta ofertas imperdíveis!

Produtos mais comprados para os Akita Inu

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Ração Cibau Medium & Maxi Sensitive Fish para Cães Adultos de Raças Médias e Grandes - 12kg
Ração Cibau Medium & Maxi Sensitive Fish para Cães Adultos de Raças Médias e Grandes - 12kg
Comprar
Peitoral Ferplast Agila Fluo Rosa e Preto Para Cães até 35kg
Peitoral Ferplast Agila Fluo Rosa e Preto Para Cães até 35kg
Comprar
Escova Rasqueadeira com Botão Ferplast Para Cães e Gatos
Escova Rasqueadeira com Botão Ferplast Para Cães e Gatos
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças