»
»
»
Dogue de Bordeaux

GUIA DE RAÇAS
Dogue de Bordeaux

Neste guia você vai encontrar:

Excelente cão de guarda e ótimo companheiro

CBKC - Grupo 02

O pet de grande porte é conhecido por sua musculatura

Estando entre as raças de cachorros mais antigas da França, o Dogue de Bordeaux era bastante utilizado como cão de combate. Isso porque o pet apresenta um porte altivo, corajoso e é um excelente companheiro. O que, aliás, faz dele um apaixonado por sua família humana.

Por isso, os tutores do cachorro Dogue de Bordeaux precisam dedicar algum tempo para curtir a companhia desse amigo de quatro patas. Afinal, o cãozinho também adora receber atenção e conviver em meio a muito afeto e tranquilidade no lar.

Condição física

Com um corpo largo e bastante musculoso, o cachorro Dogue de Bordeaux impressiona por sua altura e aspecto poderoso. O pet da raça tem o dorso mais próximo ao solo do que os demais cãezinhos, e isso se dá por seu porte atlético com a necessidade de atividades físicas regulares.

Por falar nisso, a raça de cachorro Dogue de Bordeaux adora natação em qualquer idade. Além disso, a prática de exercícios em climas quentes demais e locais altos não é recomendada para esse cãozinho.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Dogue de Bordeaux

Média de Altura

Média de altura do Dogue de Bordeaux

Média de Peso

Média de peso do Dogue de Bordeaux

Nível de Fofura

Nível de fofura do Dogue de Bordeaux

Características

Energia?

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

Gosta de estranhos?

Gosta de animais?

Proteção

Tolerância ao calor

Tolerância ao frio

Necessidade de
exercício

Apego ao dono

Facilidade de
treinamento

Cuidado com higiene
do cão

Rações para Dogue de Bordeaux

Destaques e curiosidades

A raça de cachorro Dogue de Bordeaux está entre as mais antigas da França. Alguns clubes, como o AKC, costumam dizer que o cãozinho “já existia antes mesmo da França ser França”.

Não é à toa que o pet está entre os preferidos daqueles que preferem raças de cães grandes. Isso porque seu porte musculoso e confiante está distribuído em machos com até 68 cm e fêmeas de 66 cm de altura na cernelha.

Um exemplar do Dogue de Bordeaux deu popularidade à raça quando estrelou o filme “Uma Dupla Quase Perfeita”, em 1989, ao lado do astro Tom Hanks. Na trama o pet Hooch era parceiro do detetive Scott Turner.

Essa fofa

raça de cachorro gigante

também conquistou astros do campo de futebol. O atacante argentino Lionel Messi é tutor do Hulk, um exemplar da raça.
Dogue de Bordeaux guia raças

História do Dogue de Bordeaux

Origem

A história do Dogue de Bordeaux está ligada à da França. Por isso, não é possível saber muito sobre suas origens exatas. Uma das teorias sustenta que o cachorro foi introduzido pelos romanos de Júlio César no primeiro século a.C.

Bons de guerra

Com toda sua altura e porte, o imenso Dogue de Bordeaux conquistou a confiança dos romanos e era utilizado como cão de guerra e um feroz combatente contra animais selvagens e outros cachorros.

Nomenclatura

Originário da França, esse cãozinho também é conhecido como Mastiff de Bordeaux, ou ainda, Bulldog de Bordeaux. No entanto, muitas vezes as raças aparentavam variedades de tamanho, por isso, foi definido como Dogue a variação de tamanho maior.

Reconhecimento

Apenas em 2007, o Dogue de Bordeaux passou a ser elegível perante os registros do AKC. O American Kennel Club designou a raça para o grupo de cães trabalhadores.

Dogue de Bordeaux veterinário guia raças

Características físicas

Podemos dizer que o Dogue de Bordeaux é um cãozinho cabeçudo. Não pela personalidade, mas pelo físico. Aliás, o pet, como um todo, é bem grande, e, não à toa, é uma raça de cachorros grandes que faz sucesso entre os tutores que preferem amigos maiores.

Com a cabeça larga e bastante volumosa, o dorso do animal se alinha a ela e apresenta um porte atlético e largo. Ele é bem desenvolvido com passos definidos e confiantes, sendo capaz de alcançar grandes velocidades em pequenas distâncias.

Conheça rações para Dogue de Bordeaux

Personalidade

Excelente companheiro, o Dogue de Bordeaux é conhecido, principalmente, por sua personalidade forte, sendo um ótimo cão de guarda para sua família humana. Além disso, é super valente e corajoso e com uma autoconfiança de dar inveja em qualquer cãozinho.

No entanto, também é um cãozinho dependente e afetuoso. Ama estar próximo dos tutores e não suporta ficar muito tempo sozinho. Mesmo com toda a valentia, o Dogue de Bordeaux também é dócil, leal e brincalhão.

Convivência

ACom uma personalidade forte, o cachorro Dogue de Bordeaux pode não aceitar bem a presença de estranhos e outros animais de estimação. Principalmente se esses novos membros já estiverem em idade adulta. Por isso, é importante que os tutores treinem seus pets ainda filhotes para que tenham uma boa convivência.

A raça não lida bem com altas temperaturas e precisa de doses regulares de exercícios. No entanto, os tutores devem saber que o nível de atividade física dele é moderado e deve ser realizada apenas em horários com clima agradável.

Socialização

O primeiro passo para ter uma boa socialização com o pet é se atentar às carências dele. Por isso, tenha cuidado e não deixe o cãozinho exposto a altas temperaturas. Isso pode afetar o comportamento do Dogue de Bordeaux e, consequentemente, a socialização com outros membros da família.

Além disso, treiná-lo desde pequeno pode ser uma boa forma para desenvolver uma socialização boa. Assim ele aprenderá a obedecer aos comandos de treinamento sem maiores problemas. Uma dica: aproveite o lado afetuoso e inteligente do Dogue de Bordeaux para ensiná-lo algumas tarefas básicas!

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Ao contrário de outros pets, o Dogue de Bordeaux possui pelagem curta e sem muitos segredos. No entanto, ele tende a perdê-lo durante boa parte de ano. Por isso, é essencial que os tutores utilizem luvas com cerdas de borracha ou escovas de lâmina para retirar os pelos mortos.

O indicado é repetir o processo regularmente. Assim, é possível reduzir a queda excessiva da pelagem e evitar incômodos para toda a família. Mesmo que seja bem curta é imprescindível que os tutores estejam atentos à higienização e ao cuidado da pelagem do cãozinho.

Escovação dos Pelos do Dogue de Bordeaux

Higiene

Para proporcionar o máximo bem-estar e cuidar do Dogue de Bordeaux da melhor forma possível, os tutores precisam criar uma rotina para higienização do pet. O primeiro passo é limpar as rugas faciais do cãozinho semanalmente. Isso porque a raça tende a babar muito e acumular o líquido entre as dobras.

Portanto, o tutor precisa verificá-las diariamente e garantir que estejam sempre secas e limpas. Dessa forma, evita fungos e bactérias transmissoras de doenças. Além disso, o animal necessita de banhos completos a cada quatro semanas. O recomendado é limpá-lo com toalhas úmidas.

Outro ponto importante para cuidados com o Dogue de Bordeaux é em relação às unhas do animal. Apare-as regularmente e evite que seu fiel companheiro se machuque ou cause pequenos acidentes por causa do tamanho delas.

Também é fundamental que os tutores cuidem da limpeza e saúde bucal do pet. Por isso, ofereça uma higienização completa com escovas e pastas de dentes especiais para animais domésticos. Realize o processo de higiene com certa frequência.

Cuidados com a saúde do Dogue de Bordeaux

Por ser um animal de grande porte, o Dogue de Bordeaux está propício a desenvolver problemas de articulação. Ele, inclusive, é a terceira raça com maior chance de desenvolver displasia gravíssima.

Além disso, sofre com problemas de temperatura e necessita de cuidados para sua hidratação. Cabe aos tutores sempre oferecerem água fresquinha em bebedouros limpos e em excelente estado de conservação. Por fim, é essencial que os pets não realizem atividades físicas em grande quantidade, muito menos em pisos escorregadios.

Cuidados Dogue de Bordeaux

Higiene e Limpeza para Dogue de Bordeaux

Alimentação

Para que a hora da refeição seja sempre gostosa e nutritiva é fundamental que os tutores ofereçam a ração adequada para o porte e necessidade do animal. Nesses casos, apenas o médico-veterinário poderá indicar o alimento certo de acordo com as carências nutritivas do bichinho.

Acompanhamento

Para garantir que seu animalzinho esteja com a saúde sempre em dia é importante manter o acompanhamento com o médico-veterinário. Portanto, leve-o para consultas regulares e realize exames de rotina.

Assim, fica muito mais fácil manter a cartela de vacinação e administração de vermífugos em dia. Outra vantagem é que seu animalzinho estará esbanjando saúde para brincar e conviver sem maiores problemas.

Filhotes

Filhotes

Além disso, ao adotar o pet fique sempre por perto e dê afeto ao novo membro da família. Visto que o Dogue de Bordeaux pede atenção o tempo inteiro e adora receber carinho da sua família humana. Essa característica, inclusive, é um excelente ponto de partida para o adestramento.

Aproveite a pouca idade do Dogue de Bordeaux filhote para iniciar o adestramento do cãozinho. Dessa forma, fica mais fácil fazê-lo se acostumar e lidar bem quando estranhos estiverem na sua casa.

Dicas de adestramento

Aproveite a inteligência do cãozinho para ensiná-lo tarefas básicas. Aliás, a personalidade do animal pode ajudar muito nessas horas. Ofereça acessórios e petiscos para agradá-lo e incentivá-lo a responder os comandos de voz e truques.

Uma dica preciosa na hora de ensinar comandos ao Dogue de Bordeaux é contar com acessórios e brinquedos interativos. Para isso, adquira peças que interajam com seu companheiro e aproveite para instruí-lo a realizar tarefas como sentar, rolar e fazer suas necessidades em locais adequados.

Encontre produtos para Dogue de Bordeaux na Petz!

Agora, você já conhece tudo sobre a personalidade do Dogue de Bordeaux e como garantir o bem-estar desse amigão. O próximo passo é aproveitar as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz e adquirir produtos essenciais para ele. Confira!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Dogue de Bordeaux

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Cibau Maxi Breeds para Cães Adultos de Raças Grandes e Gigantes - 15kg
Comprar
Ração Premier Fórmula Senior para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Ração Premier Fórmula Senior para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Comprar
Tapete Higiênico Chalesco Premium para Cães
Tapete Higiênico Chalesco Premium para Cães
Comprar
Escova Chalesco Special Pets
Escova Chalesco Special Pets
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças