»
»
»
Mastim Napolitano

GUIA DE RAÇAS
Mastim Napolitano

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro vigilante e leal!

CBKC - Grupo 02

Prepare-se para conhecer um cão protetor, independente e com fofura sem igual.

Informações Gerais

Não é à toa que o Mastim Napolitano é considerado um peso-pesado do universo canino. A raça de porte gigante impressiona qualquer pessoa. Mas engana-se quem acha que esse peludo chama a atenção apenas pelo seu tamanho fora do comum.

Com personalidade forte, o gigante é um companheiro de quatro patas leal e inteligente. Quer saber mais detalhes sobre ele? Confira a seguir o guia completo que preparamos, com as características, cuidados e histórico da raça!

Condição física

Que o cachorro Mastim Napolitano é forte e grandão, isso todo mundo percebe à primeira vista. Por isso, muitos podem achar que se trata de um cão extremamente ativo. No entanto, ele não é um pet enérgico com grande necessidade de atividades físicas.

Claro que para manter o gigante saudável é importante manter uma rotina de exercícios e brincadeiras, porém alinhada à condição física dele. Cabe deixar claro também que esse cão está sempre em estado de alerta, mesmo quando parece relaxado.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Mastim Napolitano

Média de Altura

Média de altura do Mastim Napolitano

Média de Peso

Média de peso do Mastim Napolitano

Nível de Fofura

Nível de fofura do Mastim Napolitano

Características

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

Se dá bem com calor?

Se dá bem com frio?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Cai muito pelo?

Problemas saúde?

É inteligente?

Bom para
apartamento?

Territorialista?

Gosta de brincar?

É sociável?

É amigável?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

Nível de afeição?

Adaptabilidade

Rações para Mastim Napolitano

Destaques e curiosidades

Toda raça de cachorro possui fatos interessantes e curiosos, e com o Mastim Napolitano não poderia ser diferente. Por isso, separamos alguns destaques que fazem do nosso amigo gigante um pet ainda mais querido. Acompanhe!

Pois é, a raça foi citada por oradores famosos da Roma Antiga, por volta de no ano 100 a.C. Um deles era o escritor Columela, reconhecido por elaborar tratados sobre agronomia. O mais legal é que o cachorro continua sendo bastante popular na região até os tempos atuais.

Ao longo dos séculos, o cachorro napolitano teve diferentes funções, sendo a proteção de propriedades a principal delas. Mas o animal também já foi usado em outras situações, como em tropas do exército e até mesmo rinhas, que hoje são totalmente proibidas.

Ele também nasceu para brilhar (mesmo que do seu jeitinho). Por mais que não seja uma raça ativa para competições esportivas, o Mastim figura em outros concursos, como o de “cachorro mais feio do mundo”, que rendeu muita fama à cadela americana Martha!

Mastim Napolitano guia raças

História do Mastim Napolitano

Origem

Como o próprio nome entrega, esse cão é natural da Itália, mais precisamente da região da Campânia. Estima-se que a raça existe há cerca de 2 mil anos e tenha presenciado todas as transformações do país, da época da Roma Antiga aos dias atuais.

Ancestrais

De acordo com os estudos de cinologia, os Mastins têm como ancestral comum o Mastim Tibetano. No caso do nosso amigo napolitano, também entram na árvore genealógica cães gregos e romanos do tipo molosso.

Retomada

Assim como outras raças, o Mastim Napolitano foi bastante prejudicado com os eventos da Segunda Guerra Mundial. A retomada de criação e reprodução do animal só aconteceu em 1947, quando passou a ter as características que conhecemos hoje padronizadas.

Oficialização

Com clubes de criadores e entusiastas espalhados por todo o mundo, o gigante é hoje uma raça devidamente padronizada e reconhecida por instituições oficiais. A Federação Cinológica Internacional (FCI) incluiu a raça em sua base definitiva no ano de 1956.

Mastim Napolitano  veterinário guia raças

Características físicas

Grande, pesada, maciça e de aspecto volumoso: é dessa forma que a raça de cachorro Mastim Napolitano é descrita nos documentos oficiais da FCI. De fato, trata-se de um gigante com o tronco e a cabeça grandes e musculosos.

Outro traço perceptível é a pele com bastante rugas e dobras pelo corpo. As orelhas são triangulares e naturalmente caídas. Os olhos ficam afastados e costumam ter a íris mais escura do que a cor da pelagem.

Conheça rações para Mastim Napolitano

Personalidade

De acordo com os documentos oficiais da raça, a personalidade do Mastim Napolitano é pautada pela lealdade. O animal busca sempre proteger seu tutor e o restante da família, bem como o território em que ele vive.

Ainda assim, não se trata de um cão muito agressivo, que morde sem razão. O que pode acontecer é uma mudança no temperamento do pet de acordo com a idade. Quando filhote, ele é mais ativo, na adolescência, apresenta certa teimosia, e ao se tornar adulto, fica mais calmo.

Convivência

Embora se trate de um cão menos enérgico e que vive bem dentro de casa, o Mastim Napolitano é um cachorro que precisa de espaço. Portanto, não é indicado para apartamentos ou residências pequenas.

Fora isso, é um animal de late pouco, apenas em situações de alerta. Ele convive bem com pessoas de todas as idades, embora a interação com crianças deve ser supervisionada. Outro traço comum é que ele não pode ficar muito tempo sozinho, pois desenvolve um comportamento agressivo.

Socialização

Cuidar de um Mastim Napolitano de tamanho gigante não é uma tarefa simples. Por isso, a raça não é recomendada para tutores iniciantes. Até porque o animal precisa passar pelo processo de socialização desde cedo para que entenda fatores como a hierarquia da casa.

Além disso, por se tratar de um cão com instinto protetor, é importante que ele conheça bem em quais pessoas ele pode confiar. O ideal é apresentá-lo não só aos familiares como a amigos próximos, e evitar um ambiente de constante desconfiança ao peludo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Mastim italiano é bem curtinha. Por isso, o mais recomendado é manter um ritmo de escovações semanais. Para a tarefa, indica-se o uso de um pente adequado para esse tipo de pelo. Se estiver à procura, basta conferir as opções disponíveis em nosso site!

Para quem quer saber mais sobre os pelinhos desse gigante, a gente ressalta que a raça pode apresentar diferentes cores. As mais comuns são o cinza e o preto, mas é possível encontrar também mastins de tons como mogno, fulvo e fulvo avermelhado. Legal, né?

Escovação dos Pelos do Mastim Napolitano

Higiene

Claro que os cuidados com Mastim Napolitano vão além das escovações. Portanto, é essencial manter outros hábitos de higiene que são importantes para o bem-estar do animal.

Um bom exemplo é a rotina de banhos, que devem ser dados de vez em quando. Ao banhá-lo, lembre-se de utilizar o shampoo ou o sabonete adequados para o tipo de pelagem e secar muito bem a pele, enxugando entre as dobrinhas e orelhas do pet.

Por se tratar de uma raça não tão enérgica, pode acontecer do Mastim Napolitano não desgastar as unhas de forma natural. Nesse caso, lembre-se de apará-las com cuidado ou solicitar o serviço em locais de atendimento profissional, como a Petz.

A prática de escovar os dentes é fundamental para evitar casos de tártaro e outros problemas dentários. Além disso, esse cão costuma babar bastante. Por isso, mantenha os demais cuidados de limpeza bucal para evitar a proliferação de bactérias.

Cuidados com a saúde do Mastim Napolitano

Geralmente, a saúde do Mastim Napolitano demanda poucos cuidados além dos hábitos comuns de acompanhamento médico-veterinário.

Além disso, existem alguns exames específicos para evitar problemas recorrentes em Mastins e outros cães com características físicas semelhantes. Por isso, avaliações de quadril, cotovelo, oftalmologia e cardiologia devem estar sempre atualizados.

Cuidados Mastim Napolitano

Higiene e Limpeza para Mastim Napolitano

Alimentação

De acordo com informações do American Kennel Club, baseada nos relatos de criadores experientes, a alimentação do Mastim Napolitano requer uma ração diária com um pouco mais de gordura e menos proteínas.

Contudo, a escolha do alimento ideal depende de outros fatores, como o peso, a idade e os hábitos do pet. Portanto, consulte sempre o médico-veterinário e defina com ele a dieta mais apropriada para cada fase de vida do cachorro.

Acompanhamento

Por falar em consultas ao veterinário, não podemos deixar os acompanhamentos regulares de saúde de lado. Os check-ups de rotina são fundamentais para que seu pet se mantenha saudável, além de facilitar o diagnóstico rápido de possíveis doenças.

O recomendável é que o tutor comece a ter esse hábito ainda com o Mastim Napolitano filhote. Assim, o animal se acostuma melhor às idas ao veterinário e ainda garante cuidados de saúde mais eficazes.

Filhotes

Decidiu adotar um filhote de Mastim Napolitano? Antes, é fundamental se preparar para receber o cãozinho. Nessa fase, o animal costuma ser ativo e curioso, por isso, adapte sua casa contra acidentes e fugas, além de retirar objetos pequenos ao alcance do pet.

Fora esses cuidados tão importantes, não se esqueça de precauções com a saúde do filhote. A carteirinha de vacinação dele deve estar sempre em dia, assim como a vermifugação e outros acompanhamentos veterinários.

Dicas de adestramento

Os napolitanos não costumam responder bem a treinamentos severos. Com isso, o adestramento deve ser feito em ambiente encorajador e gratificante. Ao tutor, recomenda-se ter paciência, calma e carinho com seu amigo de quatro patas.

Além de lições de aprendizagem comuns para o ambiente doméstico, é indicado que o tutor procure o adestramento apropriado para a raça. Com o processo feito de forma profissional, o animal aprende truques e comandos mais facilmente!

A Petz tem tudo que seu Mastim Napolitano precisa!

Gostou de saber tudo sobre o Mastim Napolitano? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, além do guia da raça, você encontra ótimos produtos para o bem-estar do gigante. Conheça nossa variedade e aproveite os melhores preços!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Mastim Napolitano

Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Filhotes de Raças Grandes Sabor Frango - 15kg
Ração Premier Fórmula para Cães Filhotes de Raças Grandes Sabor Frango - 15kg
Comprar
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Raças Grandes sabor Frango & Arroz Integral
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Raças Grandes sabor Frango & Arroz Integral
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças