»
»
»
Mastim Tibetano

GUIA DE RAÇAS
Mastim Tibetano

Neste guia você vai encontrar:

Um peludo de porte gigante e super leal!

CBKC - Grupo 02

Prepare-se para conhecer um cão protetor, independente e com fofura sem igual

Informações Gerais

Quem vê um Mastim Tibetano fica facilmente encantado com sua pelagem fora do comum. Mas, além dessa característica tão marcante, o cachorro também apresenta traços como lealdade e apego ao dono. Além disso, ele é calmo e bastante independente.

Quer saber mais informações e curiosidades imperdíveis desse peludo? A seguir, você confere o guia completo que preparamos sobre a raça. Quem sabe no fim você decide adotar esse cãozinho como novo integrante da família? Acompanhe!

Condição física

Perceptivelmente, o cão Mastim Tibetano tem tamanho grande. Porém, mesmo com todo esse porte, é um cachorro moderadamente ativo e atlético. Por isso, é um pet indicado para locais com espaço livre para exercícios físicos e brincadeiras que, por sinal, ele adora.

Aliás, essas atividades vão de hábitos caninos comuns, como explorar o quintal, a práticas não muito bem-vistas, como cavar e escalar. De todo modo, também é um pet centrado e protetor, que consegue ser um cão de guarda e, ainda assim, dócil com a família.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Mastim Tibetano

Média de Altura

Média de altura do Mastim Tibetano

Média de Peso

Média de peso do Mastim Tibetano

Nível de Fofura

Nível de fofura do Mastim Tibetano

Características

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

Se dá bem com calor?

Se dá bem com frio?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Cai muito pelo?

Problemas saúde?

É inteligente?

Bom para
apartamento?

Territorialista?

Gosta de brincar?

É sociável?

É amigável?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

Nível de afeição?

Adaptabilidade

Rações para Mastim Tibetano

Destaques e curiosidades

Já reparou que todo cachorro possui curiosidades específicas da raça? Com nosso amigo de quatro patas tibetano não poderia ser diferente. Por isso, separamos alguns fatos interessantes para você se apaixonar ainda mais pelo gigante! Confira!

Por mais que o peludo tenha seu nome oficializado como Mastim Tibetano, ele também é chamado de Dogue Tibetano, Tibetan Mastiff e Do-Khyi. De todo modo, a nomenclatura oficial é mais usada, já que retrata o porte e o local de origem do animal.

Algumas crenças do Tibete retratam que os mastins da região têm as almas de monges e monjas. Esses religiosos não foram bons o suficiente para reencarnar como humanos ou no reino celestial de Sambala e se tornaram cães.

Uma das características mais legais desse cachorro tibetano é sua pelagem de tonalidades magníficas. O peludo apresenta cores como azul e preto (que podem ter marcações de fogo) ou dourado, que pode ir do vermelho ao fulvo intenso.

Mastim Tibetano guia raças

História do Mastim Tibetano

Origem

Como seu próprio nome indica, o nosso amigo gigante vem do Tibete. De acordo os relatos históricos, os cachorros da raça foram usados como cães de guarda na região do Himalaia por milênios. No entanto, não há uma documentação mais precisa sobre a sua origem.

Ancestrais

Durante milênios, o Tibete foi uma região bastante isolada, por isso, é difícil precisar tantos dados históricos. Contudo, provas de DNA mostram que raças do tipo Mastiff são daquela região, sendo o Mastim Tibetano descendente desses cães.

Migração

As evidências sugerem que viajantes do Himalaia recebiam cães da raça como presente, o que explica a criação do Mastim fora da Ásia. Muito tempo depois, em 1847, a rainha Vitória da Inglaterra recebeu o primeiro cão importado como presente do vice-rei da Índia.

Reconhecimento

Na segunda metade do século 20 já era possível encontrar esse cão Mastim Tibetano gigante em diversas partes do mundo. A raça foi reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1961, e conta com clubes especiais, como o Tibetan Mastiff Club of America.

Mastim Tibetano  veterinário guia raças

Características físicas

MMuita gente fica impressionada com o porte e a aparência robusta desse cachorro Mastim Tibetano, e não poderia ser diferente. A raça é caracterizada pelo seu físico pesado, e os padrões oficiais de cinologia revelam uma boa estrutura óssea, com força e resistência exemplares.

Outros traços marcantes são a cabeça larga e bastante peluda, com o focinho de formato quadrado, olhos levemente inclinados e orelhas caídas. O tronco é forte, reto e musculoso, e a cauda do nosso colega de quatro patas é de tamanho médio.

Conheça rações para Mastim Tibetano

Personalidade

Os documentos oficiais da raça descrevem a personalidade do Mastim Tibetano como independente e protetora. Com seu histórico de cachorro guardião, é fácil entender o porquê desse temperamento tão interessante.

Entretanto, não se engane em achar que esses são os únicos traços desse peludão. A raça também é conhecida por sua lealdade à família, apego ao território em que vive e espírito brincalhão. Não tem como não ficar encantado, né?

Convivência

Decidiu adotar um Mastim Tibetano como cachorro de estimação da família? Antes é bom conhecer mais detalhes sobre a convivência com o gigante! Um exemplo disso vem da necessidade de espaço para criar esse pet. Portanto, apartamentos e casas muito pequenas não são recomendadas para receber o animal..

Cabe destacar que ele é um cachorro que late bastante e está sempre em alerta. Apesar de ser independente, o cão não lida bem com o tédio e a solidão, por isso, não pode ficar muito tempo sozinho. A interação com crianças não gera problemas, desde que supervisionada por um adulto.

Socialização

Como todos os cachorros gigantes, o Mastim do Tibete demanda técnicas de socialização desde filhote. Um bom exemplo é o reconhecimento das pessoas da casa e amigos próximos, já que se trata de um cão protetor e territorialista.

Outro cuidado é manter uma rotina de passeios e atividades físicas e educativas. No caso dos exercícios em ambiente livre (na rua ou em parques), é importante que o animal fique sempre sob o controle de guia. Dessa forma, você evita fugas e ataque por instintos de proteção.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Quem vê um cachorro grande e peludo como esse logo imagina a dificuldade no trato com a pelagem. Entretanto, os pelos do Mastim Tibetano demandam cuidados mínimos durante a maior parte do ano.

O mais recomendado é realizar a escovação dos pelos semanalmente, com uma escova adequada para esse tipo de pelagem. As quedas de fios acontecem uma vez por ano e demandam maior frequência de escovações para evitar o acúmulo de pelinhos pelo corpo do pet.

Escovação dos Pelos do Mastim Tibetano

Higiene

Os cuidados com o Mastim Tibetano vão além das escovações. Até porque é fundamental ficar de olho nos hábitos de higiene de todo animal de estimação. Dessa forma, ele fica limpinho, cheirosos e bem-cuidado.

Um boa notícia é que a raça não desenvolve um odor muito forte, por isso, não requer tantos banhos. O recomendável é definir a rotina de um banho por mês ou seguir as orientações específicas de um veterinário.

Geralmente nosso amigo gigante desgasta as unhas de maneira natural, conforme pratica atividades físicas e brincadeiras. No entanto, caso isso não aconteça, lembre-se de apará-las com cuidado ou solicitar um serviço especializado, como o da Petz!

O hábito de escovar os dentes previne diversos problemas bucais. Por isso, não se esqueça de realizar a limpeza de duas a três vezes por semana. Dessa forma, seu amigão fica livre de complicações sérias, como o acúmulo de tártaro e bactérias.

Cuidados com a saúde do Mastim Tibetano

De modo geral, a saúde do Mastim Tibetano costuma ser bastante estável. Porém, isso não retira a importância de realizar exames regulares no pet. Segundo clubes oficiais de criadores, as avaliações de quadril, cotovelo, tireoide e oftalmologia são essenciais.

Fora isso, incentive sempre hábitos saudáveis em seu bichinho, como boa alimentação, prática de atividades físicas e uma convivência harmônica. Assim, ele fica sempre feliz e com a saúde em dia!

Cuidados Mastim Tibetano

Higiene e Limpeza para Mastim Tibetano

Alimentação

A alimentação do Mastim Tibetano pode apresentar certas particularidades. Isso porque o animal come muito menos que o esperado para o seu porte. Além disso, é um cão que tem o hábito de se alimentar apenas quando sente fome e, às vezes, acaba pulando refeições.

Por esses motivos, é fundamental implementar uma dieta de acordo com as orientações do veterinário. O especialista pode indicar a melhor ração para cachorro, horários adequados para as refeições e outros detalhes da alimentação do pet.

Acompanhamento

Por falar em consultar o veterinário, não se esqueça de manter um acompanhamento do cachorro pelo profissional. Os check-ups promovem uma vida mais saudável e o diagnóstico rápido de possíveis probleminhas de saúde.

Outro ponto a ser destacado é que esse acompanhamento deve começar sempre quando o cão tibetano ainda é filhote. Assim, o peludo se acostuma com as visitas ao veterinário e é possível garantir o bem-estar dele nessa fase tão importante.

Filhotes

Ao adotar um Mastim Tibetano filhote, lembre-se de levar em consideração o período de adaptação do pet ao novo lar. Portanto, ajuste sua rotina às necessidades nutricionais, hábitos de higiene e atividades diárias do seu amigo de quatro patas.

Além de todos esses cuidados, é essencial que o tutor mantenha o calendário de vacinação do animal em dia, bem como a vermifugação. Com isso, o peludinho terá um desenvolvimento saudável e mais seguro.

Dicas de adestramento

Como dissemos, a raça é leal e obedece aos comandos. Contudo, o adestramento deve ser alinhado às características do animal. Trata-se de um pet muito inteligente, mas de natureza independente e com certa teimosia, por isso, os treinos tradicionais podem não ser muito eficazes.

A melhor dica é procurar por serviços de adestramento especializados. Mas fique atento: esse cão é conhecido por se sair muito bem na local de aprendizagem, mas não seguir à risca as lições ao chegar em casa. Portanto, o acompanhamento do tutor nesse processo é fundamental.

A Petz tem tudo que seu Mastim Tibetano precisa!

Curtiu saber tudo sobre a raça Mastim Tibetano? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra ótimos produtos para o bem-estar do seu peludo gigante. Aproveite já a variedade disponível e nossos preços imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Mastim Tibetano

Snack Petitos Bifinho de Frango para Cães 2,5kg
Snack Petitos Bifinho de Frango para Cães 2,5kg
Comprar
Ração Premier Fórmula Senior para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Ração Premier Fórmula Senior para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Cordeiro - 15kg
Comprar
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Comprar
Coleira Zeedog Atlanta para Cães
Coleira Zeedog Atlanta para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças