»
»
»
Cão de Fila de São Miguel

GUIA DE RAÇAS
Cão de Fila de São Miguel

Neste guia você vai encontrar:

Forte, Valente e Responsável

CBKC - Grupo 2

Um cãozinho muito focado e carinhoso!

Informações Gerais

Se você é um amante de cachorros, sabe bem que os peludos podem surpreender. Na verdade, não é nada incomum nos depararmos com pets determinados e trabalhadores, mas que também sabem demonstrar muito amor e carinho. Esse é justamente o caso do Cão de Fila de São Miguel.

Conhecido principalmente pelas habilidades de cão pastor, esse peludo também pode ser considerado um excelente bichinho de estimação. Afinal, ele está sempre preocupado com o bem-estar da família. Neste guia, você confere todas as informações que precisa saber sobre a raça!

Condição física

Este é um cachorro bem resistente e adaptado à vida no campo. Isso significa que ele tem preferência por locais amplos ao ar livre. Assim, o pet pode se exercitar à vontade e praticar as atividades favoritas dele.

Por isso, saiba que essa raça se dá muito bem com famílias que têm uma boa área externa em casa. Do contrário, o bichinho precisa de caminhadas diárias, seja na rua, seja em praças ou até mesmo em parques para cães.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cão de Fila de São Miguel

Média de Altura

Média de altura do Cão de Fila de São Miguel

Média de Peso

Média de peso do Cão de Fila de São Miguel

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cão de Fila de São Miguel

Características

Vive bem em
apartamento

Late muito

É afetuoso

Gosta de criancas

Gosta de estranhos

Gosta de outros pets

Precisa de exercícios

É sensível

Solta pelo

É brincalhão

É fácil de treinar

É friorento

É calorento

Fica bem sozinho

É inteligente

Rações para Cão de Fila de São Miguel

Destaques e curiosidades

O Cão de Fila de São Miguel ou simplesmente Fila de São Miguel pode ser um excelente companheiro e guardião. Apesar do temperamento sério e bastante focado no trabalho, o peludo sabe como agradar à família. Sendo assim, não deixe de ler os tópicos a seguir para se encantar ainda mais pelo pet!

Dicionários de língua portuguesa de 1983 definiram o termo “cão fila” como um cachorro que pega uma presa e não a solta. A palavra “fila” vem do espanhol e significa “presa”.

Este animalzinho é conhecido por ser um ótimo cão boiadeiro. Durante a atividade de pastoreio, ele tinha funções que variam entre guiar e proteger o gado, por isso está sempre alerta e focado no trabalho.

O primeiro exemplar oficial da raça foi registrado em 1982. O pet em questão era uma cadela chamada Corisca. Esse nome vem do verbo “coriscar”, que significa “relampejar”.

Cão de Fila de São Miguel guia raças

História do Cão de Fila de São Miguel

Origem

Este pet surgiu na Ilha de São Miguel, localizada no arquipélago dos Açores, em Portugal. Não se sabe ao certo desde quando a raça foi criada, mas alguns registros apontam que o peludo já andava pela região no início do século XVI.

Ancestrais

Por mais que a história do Cão de Fila de São Miguel seja nebulosa, acredita-se que o pet seja descendente de Mastins e Alões. Esses animais teriam sido trazidos por pessoas vindas do continente e, possivelmente, cruzaram com Mastins Ingleses, Buldogues e Bordéus. Essa mistura gerou o Fila de São Miguel.

Migração

Os primeiros colonos dos Açores passaram a criar esta raça para os cuidados com o gado, por isso o peludo se popularizou bastante na região. O pet chegou a ser exportado para outros países, como os Estados Unidos, mas não ganhou muito destaque fora da terra natal. Portanto, é um tanto quanto raro.

Reconhecimento

O primeiro registro do Cão de Fila de São Miguel ocorreu em 1982, com a cadela Corisca. Porém, a Federação Cinológica Internacional (FCI) só reconheceu a raça no dia 21 de maio de 2007, publicando o padrão oficial na mesma data.

Cão de Fila de São Miguel  veterinário guia raças

Características físicas

O Cão de Fila da Ilha de São Miguel é um pet de porte médio, mas bem rústico. A musculatura rígida é adaptada ao campo e também às atividades de pastoreio. Além disso, pode-se dizer que o cãozinho é atlético e tem bastante energia para gastar.

O pelo do pet é curto, áspero e pode ser ligeiramente franjado na região da cauda e das patas traseiras. A pelagem costuma variar entre tons de fulvo, preto, cinza e tigrado. Também podem ocorrer manchas brancas nas patas, no rosto e também perto do tórax.

Conheça rações para Cão de Fila de São Miguel

Personalidade

O Cão de Fila de São Miguel é um animalzinho bastante comprometido com o dever, por isso é comum considerá-lo bem sério e concentrado. Esses traços são frutos de anos de criação como um cachorro boiadeiro, afinal o bichinho devia estar atento ao trabalho o tempo todo.

Entretanto, o peludo também pode ser um ótimo mascote, porque ele é bem apegado aos tutores e se preocupa o tempo inteiro com segurança deles. Assim, após pouco tempo de convivência, é possível concluir que o bichinho tem um grande coração.

Convivência

Criado durante anos como um cão de pastoreio, o pet desenvolveu um instinto de proteção bem forte e aguçado. Por isso, ele é considerado um grande cão de guarda.

Assim, conviver com o peludo traz muitas vantagens: além de ganhar um grande companheiro para o dia a dia, você e sua família estarão integralmente protegidos. Vale ressaltar que o animalzinho pode seguir comandos com certa facilidade, o que simplifica bastante a relação com o pet.

Socialização

Por conta do territorialismo e do instinto de guardião, o Cão de Fila de São Miguel costuma estar sempre alerta e desconfiado. Sendo assim, é comum que os bichinhos não lidem muito bem com estranhos ou outros animais de estimação.

Entretanto, é importante ressaltar que, em geral, ele é muito dócil com os membros da família. Sendo assim, a socialização com outras pessoas e pets deve ocorrer desde os primeiros meses de vida do cãozinho. Se for acostumado com a presença de estranho desde filhote, o pet pode se tornar menos desconfiado.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os pelos desse cão de Portugal são curtos e ásperos. Portanto, não é necessário cuidar da pelagem do bichinho diariamente. Recomenda-se escová-lo, pelo menos, uma vez por semana.

Escovação dos Pelos do Cão de Fila de São Miguel

Higiene

Não há uma frequência de banhos exata para o Cão de Fila de São Miguel. Em média, recomenda-se higienizar o pet a cada 15 ou 30 dias. Tudo vai depender da rotina do seu amigo de quatro patas, mas saiba que banhos em excesso podem fazer mal ao bichinho.

Se as unhas do seu cãozinho não se desgastam naturalmente (durante os passeios na rua ou no parque), o ideal é levar o pet ao veterinário. Um especialista qualificado pode cuidar das patinhas do peludo da melhor forma possível, evitando que as unhas rachem e causem problemas maiores.

O acúmulo de tártaro pode ser bem prejudicial para a saúde dos nossos pets. Por isso, a higiene bucal dos bichinhos não deve ser negligenciada, independentemente da raça. Portanto, escove os dentes do seu mascote diariamente, com pasta e escova adequadas.

Cuidados com a saúde do Cão de Fila de São Miguel

Em geral, o Cão de Fila de São Miguel costuma ser um cãozinho saudável. Porém, é importante se atentar para alguns problemas que podem acometer o peludo, por exemplo: displasia de quadril e cotovelo, catarata, artrite e anormalidades no crescimento esquelético.

Cuidados Cão de Fila de São Miguel

Higiene e Limpeza para Cão de Fila de São Miguel

Alimentação

Uma vez que o Fila de São Miguel adora gastar energia, é importante garantir que a reposição nutricional do pet esteja sempre em dia. Isso quer dizer que a ração do pet precisa atender às necessidades de porte, idade e outras condições específicas do organismo do peludo.

Falando em ração, é sempre bom lembrar que este alimento deve ser a base da dieta do cachorro. Porém, você também pode incrementar a alimentação com alguns petiscos apropriados, como frutas, verduras e biscoitos caninos. Ofereça guloseimas entre as refeições e durante as sessões de adestramento.

Acompanhamento

Como mencionamos acima, esse pet costuma ser bem saudável. Entretanto, para evitar alguns problemas que podem acometer a raça ao longo da vida, é importante manter o acompanhamento veterinário em dia.

Além de fazer check-ups rotineiros, um especialista pode tirar dúvidas sobre a alimentação ou mesmo sobre a higiene básica do pet. Isso sem contar que somente um profissional qualificado pode aplicar as vacinas e os vermífugos essenciais para o bem-estar dos peludos.

Filhotes

Se estiver pensando em receber um filhote de cachorro na sua casa, saiba que o ambiente deve estar devidamente preparado para o bichinho. Então, é importante garantir todos os artigos necessários para os cuidados com o pet, além de deixar um cantinho separado para o pequeno descansar.

Outro detalhe importante sobre filhotes é que eles precisam de atenção constante, afinal tudo para eles é novidade. Por isso, seja paciente até que a sua bolinha de pelos aprenda o que é certo e o que é errado.

Dicas de adestramento

O Cão de Fila de São Miguel é um cachorro bastante disciplinado e inteligente. Essas características tornam o adestramento muito mais simples. Com certa firmeza nas palavras (sem contar os incentivos certos, é claro), você pode treinar o bichinho com facilidade.

Por mais que não seja do tipo de pet que faça truques como rolar ou fingir de morto, o Fila de São Miguel pode ser treinado para cuidar do gado. Além disso, o instinto de proteção faz dele um ótimo cão de guarda.

Na Petz, você encontra tudo que seu Cão de Fila de São Miguel precisa para ter uma vida feliz e saudável!

De fato, o Cão de Fila de São Miguel é um bichinho com bastante personalidade. Esperamos que tenha gostado de aprender mais sobre a raça. Se precisar de ração ou brinquedos novos para o peludo, não deixe de conferir as opções disponíveis aqui no Pet Shop on-line da Petz!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cão de Fila de São Miguel

Guia Ferplast Ergofluo Matic Azul para Cães
Guia Ferplast Ergofluo Matic Azul para Cães
Comprar
Biscoito Pedigree Biscrok Junior para Cães Filhotes - 300g
Biscoito Pedigree Biscrok Junior para Cães Filhotes - 300g
Comprar
Kit Mamadeira Chalesco Pet Nurser Cães
Kit Mamadeira Chalesco Pet Nurser Cães
Comprar
Kit Cata Caca Home Pet Azul
Kit Cata Caca Home Pet Azul
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças