»
»
»
Spitz Japonês

GUIA DE RAÇAS
Spitz Japonês

Neste guia você vai encontrar:

Alegre e brincalhão

CBKC - Grupo 05

Esse cão de pequeno porte também é muito dócil e inteligente.

Um cachorrinho muito animado e cheio de energia, esse é o Spitz Japonês! A raça é muito leal ao seu tutor e ama brincadeiras, sempre abanando seu rabinho peludo. O pet ama seu tutor e sua companhia, por isso é perfeito para quem quer um companheirinho em tempo integral.

O peludo se dá bem em apartamentos, mas precisa sair para passear todos os dias e gastar toda essa energia. Por serem aventureiros, esses cachorros amam o ar livre e podem te acompanhar em passeios de carro, caminhadas no parque ou na praia e outras atividades como essas.

Condição física

A raça de cachorro Spitz Japonês possui muita energia e ama gastá-la correndo e brincando. Sua condição física permite que se adapte a muitos tipos de ambientes. Gosta de lugares grandes, com espaço para correr, mas também fica bem em apartamentos.

Para se manter saudável fisicamente e mentalmente, precisa de caminhadas diárias e tempo para brincadeiras. O mais importe é que tenha companhia, seja de seu tutor ou de outros animais com os quais possa interagir. Desse modo, ele se sentirá muito mais confortável.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Spitz Japonês

Média de Altura

Média de altura do Spitz Japonês

Média de Peso

Média de peso do Spitz Japonês

Nível de Fofura

Nível de fofura do Spitz Japonês

Características

Energia?

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

Gosta de estranhos?

Gosta de animais?

Proteção

Tolerância ao calor

Tolerância ao frio

Necessidade de
exercício

Apego ao dono

Facilidade de
treinamento

Guarda

Guarda

Cuidado com higiene
do cão

Rações para Spitz Japonês

Destaques e curiosidades

O cachorro Spitz Japonês foi exibido no Japão pela primeira vez em 1921, em uma exposição de cães em Tóquio. Encantando todos com a sua exuberante pelagem branca!

Esses bichinhos preferem lugares aconchegantes e clima mais quentes. Isso faz deles cães muito caseiros e companheiros. Porém, o equilíbrio entre ficar em casa e sair para atividades é essencial para o pet.

Em abril de 2019, o Spitz Japonês foi adicionado ao Foundation Stock Program, uma categoria especial do American Kennel Club para estabelecer raças raras nos Estados Unidos.

Os cães dessa raça não gostam de ficar sozinhos e nem trancados do lado de fora da casa. Eles preferem estar sempre em contato com seus tutores e outros animais, por isso o ideal é sempre deixá-lo na companhia de alguém.

Spitz Japonês guia raças

História do Spitz Japonês

Origem

Supõe-se que a origem dessa raça seja do grande Spitz Branco Alemão. A teoria mais popular indica que o exemplar desse cão foi levado ao Japão e lá desenvolveram uma versão menor do pet. Surgindo dessa criação o Spitz Japonês.

Segunda Guerra Mundial

A imprecisão da origem da raça se deve à destruição de diversos registros durante a Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, até mesmo clubes como o American Kennel, tem dificuldade em rastrear suas verdadeiras ascendências.

Kennel Club Japonês

Logo após a Segunda Guerra Mundial e queima dos arquivos sobre a origem da raça. Precisamente no ano de 1948, o Kennel Club Japonês criou os padrões do que hoje se considera um verdadeiro Spitz Japonês.

Popular desde da década de 1950

Apesar de ter feito sua primeira aparição no ano de 1921, em Tóquio. O Spitz Japonês acabou popularizando-se pela Europa e América apenas por volta da década de 1950.

Spitz japonês veterinário guia raças

Características físicas

O Spitz japonês tem características bem definidas com pelagem longa e completamente branca. Ele tem uma subpelagem que é trocada duas vez por ano. Além disso, o focinho do Spitz Japonês é pontudo, com o nariz ligeiramente arredondado. Suas orelhas são triangulares e eretas, além de ter uma cauda peluda e de tamanho médio. Possui baixa estatura e seus olhos são moderadamente grandes.

Conheça rações para Spitz Japonês

Personalidade

O Spitz Japonês mini costuma ser muito alegre, sempre com uma expressão de animação do rosto. É muito inteligente e brincalhão, além de estar sempre atento ao que acontece no ambiente. Costuma aprender lições com facilidade e é obediente com o incentivo certo.

Por ser muito apegado ao tutor, fica muito animado em sua presença. Abana constantemente o rabo e pode latir bastante se for incentivado. Em alguns momentos, também pode ter o instinto de proteger a casa, alertando sempre os tutores. Apesar de o Spitz Japonês ter tamanho pequeno, é valente e protege quem ama.

Convivência

A raça é bem tranquila em questão de convivência, aceitando bem crianças e outros bichinhos de estimação. Como ama novos amigos, não há problema em ter outros animais na mesma casa. Sente muito a falta dos tutores e, por isso, não pode ficar longos períodos sem companhia ou distrações.

O mais adequado é acostumá-lo com outros animais desde filhote, assim ele desenvolverá uma ligação natural com seus amiguinhos. Sejam eles gatos, cães ou outros tipos de pets, essa integração é importante na vida do Spitz.

Socialização

Se há uma raça que tem facilidade em socializar, essa raça é o Spitz Japonês. Caso precise viajar ou se ausentar por longos períodos, pode ser necessário com algum cuidador para que ele não sofra com a falta de companhia. Para os tutores que passam horas do dia fora de casa, é recomendável oferecer ao bichinho brinquedos interativos.

Sempre que possível, é ideal levá-lo para caminhadas e também incentivá-lo a socializar com outros pets. Além disso, esse é um pet bem receptivo com crianças e outras pessoas que sejam visitantes da casa. Não costuma ser agressivo. Na verdade, possui um ótimo humor!

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

É preciso uma atenção especial com os pelos do Spitz Japonês, já que são cheios e longos. A escovação deve ser feita diariamente para evitar que os fios se embaracem ou fiquem muito bagunçados.

Uma escova com cerdas mais longas pode ser necessária para realizar o procedimento. Mesmo nos dias em que o pet não tomar banho, a escovação precisa ser feita para eliminar os pelos mortos e dar mais maciez.

Escovação dos Pelos do Spitz Japonês

Higiene

Esse pet não requer banhos frequentes, pois os mesmos podem retirar o óleo natural de sua derme. Porém, quando notar que o pequeno está realmente sujo, dê banho e utilize produtos de higiene animal e que sejam direcionados às especificidades de sua pelagem.

Os cães têm a tendência natural de se coçar e, se estivem com as unhas muito compridas, podem acabar se machucando. Isso sem contar que podem se enroscarem em algum local mesmo que estejam apenas brincando. Por isso, é necessário aparar as unhas ao menos uma vez ao mês.

O cuidado com a saúde bucal do cãozinho deve ser feito regularmente com escovas de dente e pasta canina, que ajudam a prevenir a formação do tártaro e o mau hálito. Além disso, ossos e petiscos específicos para isso também podem te ajudar com o cuidado da saúde bucal do pet.

Cuidados com a saúde do Spitz Japonês

Em geral, essa raça é bastante saudável e ativa, com uma grande longevidade. É importante passar com o pet em consultas com um profissional para avaliar a saúde do bichinho. Além de cuidar da alimentação e exercícios regulares para que ele não desenvolva nenhum problema na patela.

Cuidados Spitz Japonês

Higiene e Limpeza para Vira-lata

Alimentação

É importante oferecer uma dieta bem equilibrada para o Spitz Japonês. Porém, a recomendação de um especialista a respeito da dieta para seu melhor amigo é ideal. No catálogo da Petz estão disponíveis diversos tipos de ração para atender a todas as necessidades nutricionais do pet.

Invista em uma alimentação de qualidade para o peludo e garanta sua qualidade de vida, assim como uma boa saúde. Além disso, lembre-se de mantê-lo sempre bem hidratado, oferecendo água fresca e limpa todos os dias.

Acompanhamento

Além de exercícios diários, é preciso fazer um acompanhamento com um médico-veterinário. Assim, caso ocorra algum imprevisto na saúde do seu bichinho, será mais fácil de identificar e tratar!

Outro cuidado importante é ficar atento a carteira de vacina e vermifugação do pet. Dessa forma, você mantém seu pequeno companheiro livre de infestações de diversos tipos de parasitas.

Filhotes

Filhotes

O Spitz Japonês filhote é muito fofo e ama brincar. Pode ser treinado após alguns meses de vida, porém deve ser de forma tranquila e por poucos períodos de tempo. Esses peludinhos são muito sensíveis nessa fase da vida, por isso lembre-se de protegê-lo de locais próximos a escadas e janelas.

Dicas de adestramento

Por serem inteligentes, os cachorros dessa raça aprendem os comandos com facilidade. Eles têm uma vontade natural de agradar os tutores, por isso, com o incentivo certo, são facilmente adestrados.

Para que os truques sejam aprendidos com eficácia é preciso paciência e carinho. O comportamento hostil do tutor não ajudará a desenvolver essas habilidade e pode acabar acarretando em problemas psicológicos no cãozinho. Para isso, procure utilizar um tom sereno ao lidar com ele e recompensá-lo nos momentos de acerto.

Encontre tudo para seu cãozinho Spitz Japonês na Petz!

Gostou de saber mais sobre a raça Spitz Japonês? Então corra para o Pet Shop on-line da Petz e mime seu bichinho com produtos para higiene, beleza, alimentação e diversão. Acesse já!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Spitz Japonês

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 15kg
Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 15kg
Comprar
Ração Golden Power Training para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Power Training para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Premier Nutrição Clínica Hipoalergênico para Cães Adultos
Ração Premier Nutrição Clínica Hipoalergênico para Cães Adultos
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças