»
»
»
Vira-lata

GUIA DE RAÇAS
Vira-lata

Neste guia você vai encontrar:

Um cãozinho único e especial!

SRD - Sem Raça Definida

Mais popular entre os brasileiros, cada vira-lata tem personalidade própria.

Não é à toa que o vira-lata faz tanto sucesso entre as famílias brasileiras. Único por natureza, cada cãozinho da raça apresenta características e personalidades muito próprias. Por isso, dificilmente você encontrará dois iguais no mundo.

Oficialmente chamado de SRD (Sem Raça Definida), o vira-lata faz parte do grupo de cães que não têm origem delimitada, com misturas de duas ou mais raças em sua linhagem. Pensa em adotar um peludo? Acompanhe nosso guia e saiba tudo sobre esse pet tão querido!

Condição física

A raça vira-lata é uma verdadeira caixinha de surpresas. Sua condição física pode trazer traços bem diversos. Portanto, existem tomba-latas agitados, que precisam de bastante atividade física, e outros mais calminhos, que não demandam tanto exercício.

De todo modo, é importante conhecer bem as necessidades e os limites de cada cachorro. Ao receber um peludo como novo integrante da família, atente-se a detalhes como o porte do animal. Assim, você pode se programar quanto à rotina de atividades para uma vida sempre saudável!

Rações para Vira-lata

Destaques e curiosidades

Nosso querido amigo de quatro patas pode não ter pedigree, mas apresenta curiosidades incríveis. Separamos alguns fatos interessantes para você se encantar ainda mais com os vira-latas. Confira!

Segundo uma pesquisa on-line realizada pelo Instituto QualiBest, o vira-lata figura como o pet mais popular entre os brasileiros. Os dados revelaram que o animal está presente em pelo menos 41% dos lares no país.

Não se sabe ao certo de onde surgiu o apelido de vira-lata para o cachorro sem raça definida. De acordo com a crença popular, a expressão vem dos peludos em situação de rua, que acabavam revirando o lixo em busca de comida.

Os tomba-latas têm um ótimo olfato e conseguem distinguir diferentes cheiros. Essa característica, inclusive, é importante para a sobrevivência dos animais abandonados, que identificam o que se deve ou não comer na rua.

Vira-lata guia raças

História do vira-lata

Origem

O cachorro vira-lata não tem origem definida, afinal de contas, é resultado da mistura de diversas raças. Por isso, é possível afirmar que a árvore genealógica desse bichinho está diretamente ligada à evolução dos cães, há mais de 14 mil anos.

Ancestrais

Já que não possui cruzamento de raças feito a partir da interferência humana, o vira-lata tem a mesma origem que todo o restante da espécie. Os cães são descendentes dos lobos selvagens e primos das raposas.

Categorias

Existem quatro tipos de vira-lata: mestiços (que apresentam traços de uma ou duas raças), híbridos (com duas raças conhecidas), funcionais (criados com um propósito específico) e vira-latas de fato, que resultam no cruzamento de raças totalmente misturadas.

Cultura

Durante décadas, o cachorro sem raça foi alvo de muito preconceito. Não à toa, o dramaturgo Nelson Rodrigues popularizou a expressão “complexo de vira-lata”, que demonstra sentimento de inferioridade. Felizmente, hoje esse pet é uma paixão nacional!

Vira-lata veterinário guia raças

Características físicas

A imprevisibilidade é uma das características mais bacanas desses cães, a começar pelo tamanho, já que existe cachorro vira-lata de porte pequeno, médio e grande. Além disso, os formatos também são diversos, com orelhas eretas ou caídas, focinhos achatados ou alongados, e assim por diante.

Outro fator de destaque é a coloração, afinal, quem nunca se deparou com um belo vira-lata caramelo por aí, não é mesmo? As padronagens e combinações de tom também são diversificadas. Não tem como não se apaixonar por esses peludinhos!

Conheça rações para Vira-Lata

Personalidade

A personalidade de cada cãozinho é muito única, e no caso dos pets sem definição de raça isso é ainda mais complexo. Contudo, existem alguns traços comuns entre os SRDs, como esperteza, amizade e lealdade. Geralmente, eles são calmos e dóceis!

Vale destacar que, por mais que o temperamento do vira-lata não seja tão fácil de definir, é possível ter alguma ideia com base nas raças de seus pais. Se o cruzamento tiver raças de personalidade mais calma, existe a chance de o filhote herdar esse comportamento, assim como outras características.

Convivência

A convivência com seu vira-latinha vai depender muito das particularidades do animal. Muitos tutores acreditam que os SRDs são mais desconfiados, devido ao histórico de maus tratos e abandono. Entretanto, isso não é uma regra, e costuma acontecer com cães adotados em fase adulta.

Além disso, é normal se questionar se o cachorro vira-lata grande pode viver em apartamento. No entanto, não há uma resposta clara, já que isso varia de acordo com os hábitos e necessidades, como as atividades físicas e o conforto de cada peludo.

Socialização

Por não possuir um comportamento padronizado, o tomba-latas que você adotar pode precisar de treinos de obediência e socialização. Os cuidados em relação a isso começam ainda com o vira-lata pequeno, ao habituá-lo à presença de crianças e outros animais.

Um ponto muito positivo é que os vira-latinhas são muito espertos e costumam aprender rápido as lições de comportamento e entender a hierarquia com o tutor. Basta iniciar esse trabalho bem cedo e respeitar o tempo de aprendizagem do animal.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Como dissemos, a pelagem dos SRDs também não segue padrões. Por essa razão, é quase impossível determinar os cuidados específicos para cada peludinho. O ideal é consultar o médico-veterinário do pet, que pode indicar quais os hábitos adequados.

De qualquer forma, a escovação deve ser realizada com mais frequência nos cães de pelo longo, a fim de evitar acúmulo de fios mortos e embaraços. Animais de pelinho curto também precisam de escovações de tempos em tempos. Nos dois casos, é importante utilizar o pente específico para o tipo de pelagem

Escovação dos Pelos do Vira-lata

Higiene

Para garantir o bem-estar do seu amiguinho, não deixe de manter a rotina de cuidados com a higiene sempre em dia. A periodicidade dos banhos varia de acordo com o animal, mas o mais recomendado é pelo menos uma vez por mês.

Além disso, mantenha os ouvidos do cachorro sempre bem limpinhos. A região deve ser verificada regularmente e limpa com produtos indicados pelo veterinário, se houver essa necessidade. Assim, seu pet terá mais conforto e alegria!

Os tomba-latinhas praticam atividade física e têm suas unhas desgastadas de forma natural. Em certos casos, porém, é preciso apará-las para evitar incômodos e machucados. O tutor pode fazer isso em casa, com muito cuidado, ou procurar um serviço profissional.

Lembre-se de escovar os dentinhos do seu colega canino pelo menos duas vezes por semana. O cuidado com os dentes protege o animal de problemas como a formação de tártaro e bactérias, além de prevenir doenças sérias e o mau hálito.

Cuidados com a saúde do Vira-lata

A boa saúde sempre foi um ponto forte dos vira-latas. Mesmo assim, é fundamental ficar de olho em condições comuns em determinados portes, como problemas nas articulações. A obesidade também é uma situação que pode ser comum em cãezinhos.

Portanto, não deixe de levar seu amigo para consultas com o especialista. Além disso, mantenha a cartela de vacinas dele sempre em dia. Outra recomendação é castrá-lo, para evitar períodos de cio e reprodução indesejada.

Cuidados Vira-lata

Higiene e Limpeza para Vira-lata

Alimentação

A alimentação tem um papel fundamental na saúde e no bem-estar de todo cãozinho. Com o vira-lata não poderia ser diferente, por isso, é muito importante escolher a ração certa para a dieta do animal. Consulte o médico-veterinário e defina o lanchinho ideal para seu melhor amigo!

Acompanhamento

Não há nada mais prioritário para um tutor de cachorro vira-lata como cuidar da saúde de seu mascote. Sendo assim, os check-ups de rotina com o veterinário são indispensáveis. As consultas são importantes para avaliar o bem-estar do peludo.

Além disso, o acompanhamento ajuda no diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde a tempo de tratá-los rapidamente. Portanto, defina já a frequência ideal de visitas ao especialista e garanta uma vida mais saudável para seu querido cãozinho!

Filhotes

Filhotes

Os cuidados com filhotes de cachorro vira-lata começam antes mesmo de sua chegada ao novo lar. O ambiente deve ser acessível e aconchegante, a rotina do tutor precisa conciliar com as necessidades do peludo, principalmente durante o período de adaptação do animal.

Ao adotar o seu filhotinho, não se esqueça de verificar se a saúde dele está em dia. A carteira de vacinação do bichinho deve estar atualizada, assim como a vermifugação. Com esses cuidados, você promove um desenvolvimento adequado para seu novo colega!

Dicas de adestramento

O adestramento ideal para seu vira-lata de estimação depende essencialmente das particularidades dele. Alguns cães sem raça definida são mais inquietos e brigões, enquanto outros não apresentam tanta agitação e são extremamente dóceis.

Por conta dessa imprevisibilidade, indica-se bastante o uso de técnicas gerais de adestramento enquanto filhote. Conforme o animal demonstra melhor a sua personalidade, é possível implementar truques mais específicos para seu tipo de temperamento.

Encontre tudo para seu cãozinho vira-lata na Petz!

Gostou de saber tudo sobre os cães sem raça definida? Agora, basta montar o enxoval do seu filhotinho vira-lata aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Adquira produtos incríveis a preços imperdíveis e rece tudo diretamente em casa. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Vira-lata

Petisco Pedigree Dentastix para Cães Adultos de Raças Médias
Ração Golden Fórmula para Cães Adultos Sabor Carne e Arroz
Comprar
Ração Golden Premier Filhote para Cães Sabor Carne e Arroz
Ração Golden Premier Filhote para Cães Sabor Carne e Arroz
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Comprar
Caixa de Transporte Luxo Furacão Pet Preto e Azul
Caixa de Transporte Luxo Furacão Pet Preto e Azul
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças