»
»
»
Blue Heeler

GUIA DE RAÇAS
Blue Heeler

Neste guia você vai encontrar:

Trabalhador e amoroso

CBKC - Grupo 01

Forte, saudável e destemido, esse cãozinho te conquista de todas as formas

Crescemos sabendo que o nosso nome é a nossa identificação. O Australian Cattle Dog traz essa identificação não só no nome, mas até nos seus apelidos. Chamado no Brasil como Boiadeiro Australiano, ele é conhecido também como Blue Heeler ou Red Heeler, por conta da coloração da sua pelagem.

Criado para o trabalho nos pastos do complicado solo australiano, a raça possui características — físicas e de personalidade — que se aproximam a de uma raposa. Esse espírito de trabalhador tornou os cãezinhos da raça um dos mais dinâmicos, inteligentes, corajosos e determinados.

Condição física

Forte sem ser pesado, os pets desta raça adoram correr sem parar. Toda essa vitalidade torna o Blue Heeler um dos cachorros mais saudáveis do mundo. Até porque, se sair bem em solo australiano é para poucos, concorda?

No entanto, toda essa saúde deles pode se tornar um problema quando não acompanhada de perto por um médico-veterinário. Isso porque, por se sentirem invencíveis, esses cãezinhos não costumam alegar cansaço ou dores mesmo lesionados.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Blue Heeler

Média de Altura

Média de altura do Blue Heeler

Média de Peso

Média de peso do Blue Heeler

Nível de Fofura

Nível de fofura do Blue Heeler

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

Amigável?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Blue Heeler

Destaques e curiosidades

O Blue Heeler une força e velocidade que um cachorro criado para o trabalho possui, sem deixar de lado todo o amor, companheirismo e fidelidade que ele tem com seus tutores. Veja as principais curiosidades sobre esse cãozinho pastoreio.

Como dissemos no começo do texto, essa é uma raça com muitos nomes. No mundo, ele é conhecido como Australian Cattle Dog ou pelos apelidos de Blue Heeler e Red Heeler. Aqui no Brasil, por conta das suas características de trabalho e a sua origem, chamamos de Boiadeiro Australiano.

Todo mundo conhece aquele velho clichê de que o cão é o melhor amigo do homem, certo? Porém, a proximidade, companheirismo e fidelidade que os cãezinhos da raça têm com os seus tutores superam as expectativas de melhor amigo.

Um cachorro tão apaixonante assim, com certeza, iria chamar a atenção de celebridades. O cantor George Strait e os atores Matthew McConaughey e Mel Gibson são alguns tutores famosos fãs do cão Boiadeiro Australiano.

Blue Heeler guia raças

História

Origem

O nome da raça já diz muito sobre sua origem. O Boiadeiro Australiano tem origem na própria Austrália e é considerada uma raça jovem, nascida no século 19. O “Heeler”, do seu apelido, significa “calcanhista”, já que um dos talentos desses cãezinhos, além de pastoreio, é morder o calcanhar do gado sem machucá-los.

Ancestrais

Um dos motivos para ser uma raça considerada jovem se deve ao fato de ter nascido por meio de diversos cruzamentos. Especialistas apontam que, no início, eram cruzados pets da raça extinta, Smithfeeld, com as raças Dingo, Collie e Bull Terrier. Por volta de 1840, houve cruzamentos com a raça Kelpie Australiano.

Chegada à Europa

Após nascer pelos colonos australianos no final do século XIX, o Blue Heeler chegou à Europa na região do Reino Unido, Países Baixos e Bélgica na década de 70. A “exportação” do animal era muito desejada pelos europeus, principalmente, pela sua ótima resistência ao trabalho — já que o solo australiano exige condições extremas.

Reconhecimento

Apesar disso, somente após muito tempo, em 1980, que a AKC (American Kennel Club) reconheceu a raça Boiadeiro Australiano. Hoje, além da própria Austrália, lar desses cãezinhos, a raça expandiu o seu sucesso em outros continentes, como diversas regiões da Europa, os Estados Unidos e até a América do Sul.

Blue Heeler veterinário guia raças

Características físicas

Robustos, além da sua força e velocidade, uma das principais características físicas desses cãezinhos está na cor da pelagem. É comum que eles tenham duas cores quando adultos: azul (manchado ou salpicado) ou vermelho salpicado — isso explica os apelidos Blue Heeler e Red Heeler.

Independentemente da cor, eles podem ter marcas brancas, pretas ou marrons. Quando filhotes, nascem brancos e vão desenvolvendo a cor com o passar do tempo. Eles possuem camada dupla de pelagem, sendo a interna densa com fios curtos e a externa com fios rígidos, resistentes às chuvas.

Conheça rações para Blue Heeler

Personalidade

Se você está procurando um cachorro ativo, alegre e com muita personalidade, o Blue Heeler será um ótimo parceiro. Com energia para três cachorros — ou mais —, ele é daqueles que não param quietos por um instante e adoram explorar.

Mas como já comentamos, está na personalidade dos pets dessa raça a fidelidade aos seus tutores. Por isso, quando não ocupam o posto de trabalho, eles podem ser ótimos cães de guarda.

Convivência

Apesar de amigável e brincalhão, ele é um cão com espírito de caçador. Isso, na convivência com outros animais — principalmente menores — pode se transformar em situações inusitadas. Mas, treinado desde pequeno, ele irá se sair muito bem com os demais pets ao seu redor.

Já com estranhos, principalmente visitas, ele pode não ir de primeira com a pessoa, já que seu instinto de lealdade pode indicar que aquela visita seja uma ameaça ao seu tutor. Porém, com o treinamento desde filhote esse “ciúmes” dos Blue Heeler acabará rapidamente.

Socialização

Muitas crianças e até adultos podem estranhar e ficarem com medo, mas uma das formas de brincar desse cãozinho é morder. Acostumado a usar as suas mordeduras para tomar conta dos pastos, ele tem esse hábito enraizado em sua genética e, para mudar essa postura, é preciso ensiná-lo desde filhote o contrário.

Essa educação desde novinho irá tornar o seu Boiadeiro Australiano um cãozinho extremamente sociável, sendo a diversão garantida das crianças e dos adultos da casa. Mas lembre-se, por ser enérgico, ele não é recomendado para famílias que moram em apartamento, já que o ar livre e espaço para correr é o que ele mais venera.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Não é necessário a escovação diária dos pelos do pet, o indicado é que você escove uma vez por semana para remover as sujeiras da pele e pelagem. No entanto, durante a troca de pelos do animal, é recomendada uma escovação com maior frequência para a retirada de pelos mortos.

Para todos os cuidados com a higiene do animal, utilize sempre produtos específicos para cachorros. Isso porque, o pH é específico para os pets e não irrita a pele. Para ajudá-los, aqui na Petz você encontra as melhores opções.

Escovação dos Pelos do Blue Heeler

Higiene

O Blue Heeler é daquelas raças que adoram se virar sozinha e não exigem dos seus tutores muitos cuidados com a higiene. Esse espírito independente dos cãezinhos, pode ser identificado até em sua higiene, já que procuram se manter sempre limpos.

Logo, os banhos devem ser realizados apenas quando pets estiverem muito sujos ou após recomendação do médico-veterinário. Nesse processo, utilize sempre produtos específicos para cachorros, pois eles não vão agredir a pele do seu companheiro.

Um dos problemas mais comuns em todas as raças de cachorros é o tártaro. E isso acontece pois os tutores não têm o costume de realizar a escovação dos dentes dos seus companheiros. Evite que isso aconteça com o seu pet e faça a escovação semanalmente.

Por ser um cachorro agitado e carinhoso, querendo sempre contato com os seus tutores, é indicado que as unhas do pet estejam sempre cortadas de forma que ele não fique arranhando tudo pelo ambiente e evitando que ele enganche em algo e se machuque involuntariamente.

Cuidados com a saúde do Blue Heeler

Por ser uma raça forte e super resistente, o Blue Heeler dificilmente apresenta problemas de saúde. Contudo, algumas complicações genéticas podem acontecer durante as fases da vida desse cachorro como a luxação patelar, que acomete principalmente pets de porte pequeno e médio e causa dificuldades para andar.

O tratamento da luxação deverá ser feito após o diagnóstico de um especialista e dependendo da gravidade pode ser necessário a realização de uma cirurgia. Outra doença que pode acometer esse pet é a atrofia da retina, podendo levar a cegueira e a surdez progressiva, comum na fase sênior.

Cuidados Blue Heeler

Higiene e Limpeza para Blue Heeler

Alimentação

Todos nós, tutores, sabemos o quão importante escolher a ração adequada para os nossos cãezinhos. Procure sempre aquela mais específica para o animal, que pode variar de acordo com a idade, raça ou porte dele. No caso do Boiadeiro Australiano, ele é um cão de raça média.

Acompanhamento

O acompanhamento com um médico-veterinário é essencial para que o cãozinho cresça saudável e nutrido. Além disso, o especialista é responsável por perceber qualquer mudança na saúde do animal para que ele seja tratada o mais rápido possível.

Filhotes

Filhotes

Quem olha um Blue Heeler filhote e um cachorro já adulto tende até a estranhar, muito por causa da coloração da pelagem, que nos filhotes nascem completamente brancas e mudam com o passar do tempo.

Caso esteja nos seus planos adotar um cãozinho filhote, tenha atenção com pontos essenciais, como a escolha da ração para Blue Heeler adequada desde novo. Por fim, lembre-se que, quanto mais cedo você iniciar o adestramento, mais sociável e educado seu pet será.

Dicas de adestramento

Como já comentamos, o Boiadeiro Australiano é uma das raças mais inteligente do mundo. Prova disso é a posição de 10º lugar entre 79, no ranking de inteligência canina feito pelo Dr. Stanley Coren e outros especialistas. Portanto, se começar a adestrar o Boiadeiro Australiano filhote, você não terá muitas dificuldades.

Fáceis de adestrar, eles costumam obedecer aos sinais e comandos exercidos pelos donos de primeira. A rápida compreensão está diretamente ligada ao perfil do cachorro, que é de um pet desenvolvido para o trabalho. Por isso, caso tenha um em casa, não deixe de educá-lo.

Encontre produtos para Blue Heeler aqui na Petz

Agora que você já sabe tudo sobre o Blue Heeler, é hora de contar com os melhores produtos para o seu companheiro. No Pet Shop on-line da Petz, é possível encontrar itens essenciais, com preços imperdíveis. E o melhor, você recebe tudo sem precisar sair de casa.

Produtos mais comprados para os Blue Heeler

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Shampoo Sanol Dog para Pelos Claros
Shampoo Sanol Dog para Pelos Claros
Comprar
Shampoo Petbrilho Para Cães Neutro
Shampoo Petbrilho Para Cães Neutro
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças