»
»
»
Basset Fulvo da Bretanha

GUIA DE RAÇAS
Basset Fulvo da Bretanha

Neste guia você vai encontrar:

Carinhoso, fiel e inteligente

CBKC - Grupo 6

Um exímio caçador e ótimo companheiro!

Informações Gerais

Originário da França, o basset fulvo da Bretanha é um cãozinho extremamente inteligente, enérgico e carinhoso. Além disso, esse peludo é um grande cão de caça, com olfato e audição extremamente apurados.

Muito leal à própria família, esse pet leva alegria por onde quer que passe. Muito brincalhão, ele adora correr e aproveitar momentos ao ar livre. Para saber mais sobre o basset fulvo, não deixe de ler esse guia inteiro. Temos certeza de que você vai se apaixonar por esse bichinho superanimado!

Condição física

O basset fulvo da Bretanha é um caçador natural, por isso é bem ágil e gosta de realizar atividades ao ar livre. Esse cachorro de porte pequeno a médio pode ser bem veloz, considerando o tamanho das pernas dele.

Apesar de gostar de se divertir em espaços amplos e abertos, essa é uma raça que se adapta bem à vivência em apartamentos. Assim, se você não tiver tanto espaço em casa, saiba que alguns exercícios no parque podem ser suficientes para conviver com esse peludo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Basset Fulvo da Bretanha

Média de Altura

Média de altura do Basset Fulvo da Bretanha

Média de Peso

Média de peso do Basset Fulvo da Bretanha

Nível de Fofura

Nível de fofura do Basset Fulvo da Bretanha

Características

Bom para
proprietários
iniciantes

Tolera ficar sozinho

Adequado para
crianças

Dog Friendly

Inteligência

Nível de energia

Intensidade

Necessidades de
exercício

Potencial para
brincadeira

Fácil de treinar

Tendência a latir
ou uivar

Fácil de cuidar

Saúde geral

Amigável com
esranho

Nível de
Sensibilidade

Rações para Basset Fulvo da Bretanha

Destaques e curiosidades

É muito fácil se encantar pela personalidade e pela elegância do basset fulvo da Bretanha. Afinal, os bichinhos são realmente carinhosos e aventureiros, companhias maravilhosas para a vida inteira. A seguir, saiba mais sobre essa incrível raça de cachorro francês!

Como dissemos, a caça está no DNA do cachorro basset fulvo. Esses pets foram criados, há muitos anos, justamente para serem utilizados nesse tipo de prática. Assim, eles são excelentes farejadores e corredores.

Por mais que o basset fulvo da Bretanha não seja necessariamente um cão de guarda, vale destacar que ele está sempre atento. Apesar de geralmente apresentar comportamento afável e receber bem pessoas estranhas e outros animais, o peludo pode reagir rapidamente a presenças desconhecidas.

O nome “basset” é atribuído a animais de pequeno porte com as características físicas parecidas com as da raça basset fulvo. Em francês, o termo significa algo como “conjunto baixo”. Assim, existem outros membros bem famosos dessa família, como o basset hound, de corpo bem alongado e perninhas pequenas.

Basset Fulvo da Bretanha

 guia raças

História do Basset Fulvo da Bretanha

Origem

O basset fulvo da Bretanha ou basset fauve de Bretagne surgiu na França, por volta de 1500. A partir de 1798, ele passou a conviver com camponeses, já que as pessoas mais humildes não tinham recursos suficientes para caçar com cavalos. Assim, elas precisavam de cães com pernas curtas para acompanhá-las.

Ancestrais

Essa raça surgiu a partir do griffon fulvo da Bretanha. Trata-se de uma raça de cachorro de porte grande, que era utilizada pela aristocracia francesa para a caça com cavalos. Por ser maior que o basset fulvo, esse animal conseguia acompanhar os equinos durante a atividade com mais facilidade.

Migração

Apesar de criada na região francesa da Bretanha, no século 16, a raça começou a se popularizar pelo país apenas durante a Revolução Francesa. Na Segunda Guerra Mundial, houve rumores de que o basset fulvo estava extinto. Hoje, a raça vem ganhando destaque pelo mundo, principalmente nos EUA.

Reconhecimento

O basset fulvo da Bretanha foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional, a FCI, em outubro de 1983. Porém, a publicação do padrão oficial da raça data de março de 2003.

Basset Fulvo da Bretanha

  veterinário guia raças

Características físicas

Esse é um pet de pequeno a médio porte, corpo alongado (não tanto quanto o do primo basset hound) e patas curtinhas. Ele costuma pesar entre 11 e 15 kg e, apesar do pequeno porte, é bem rústico e um grande corredor.

Esse é um ótimo exemplo de cachorro caramelo. A pelagem ocorre em tons fulvos (daí o nome), que podem variar do trigo dourado até o vermelho-tijolo, áspera e espessa.

Conheça rações para Basset Fulvo da Bretanha

Personalidade

O basset fulvo da Bretanha é um cachorrinho extremamente animado e aventureiro. O instinto, que remonta aos tempos antigos de caça, faz essa raça gostar bastante de correr em espaços amplos a céu aberto. Entretanto, o pet se adapta com facilidade e, por essa razão, pode ser criado em apartamentos.

Esse cachorro peludo também é superinteligente. Por mais que, em certas ocasiões, ele seja um tanto quanto obstinado, com muito carinho e paciência, é possível ensinar muitas coisas ao basset fulvo.

Convivência

Conviver com um basset fulvo pode ser uma experiência extremamente gratificante. Isso porque os pets são muito carinhosos e gostam de passar bons momentos ao lado dos tutores. Ademais, os bichinhos são extremamente protetores (apesar de não serem cães de guarda, gostam de alertar para possíveis perigos).

Esse cachorro não demanda muitos cuidados especiais. Dessa forma, conviver com o animalzinho se torna bem fácil para tutores de primeira viagem. Entretanto, considerando as características da pelagem do animal, vale dizer que a convivência dele com pessoas alérgicas pode ser um problema.

Socialização

Em geral, o basset fulvo não é um pet agressivo e costuma se dar bem com estranhos. Porém, como estão sempre alerta, é possível que desconhecidos sejam recebidos com uma quantidade considerável de latidos. Vale ressaltar ainda que o cão se dá bem com crianças.

Além disso, os pets podem conviver tranquilamente com outros animais, desde que sejam acostumados desde cedo. No entanto, sendo caçadores, não é incomum que esses pets persigam animais desconhecidos.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os pelos do basset fulvo são ásperos e normalmente não demandam muitos cuidados. Basta escová-los semanalmente, após os banhos, sempre usando um pente fino seguido de uma escova mais grossa. Além disso, é importante destacar que os pelos do pet não costumam cair com muita frequência.

Escovação dos Pelos do Basset Fulvo da Bretanha

Higiene

Uma vez que a pelagem do basset fulvo é bem espessa e áspera, o bichinho acaba repelindo sujeiras com facilidade. Dessa forma, os banhos não precisam ser tão frequentes. Então, procure higienizar o cãozinho a cada 15 ou 30 dias, em média, ou consulte um veterinário para saber a frequência ideal de banhos.

Unhas bem aparadas são fundamentais para o bem-estar dos cachorros, então o ideal é mantê-las sempre assim. Isso evita o crescimento excessivo, que pode gerar rachaduras e desconforto ao pet. Lembre-se de que as unhas do seu peludo devem ser cortadas por um profissional.

A higiene bucal também é essencial para manter seu amigo de quatro patas saudável, porque existem muitos tipos de micro-organismos que podem surgir nos dentes do pet. Além disso, raças menores são mais propensas a doenças dentárias, por isso escove os dentes do cãozinho diariamente.

Cuidados com a saúde do Basset Fulvo da Bretanha

O basset fauve de Bretagne costuma ser um pet bem saudável, que demanda poucos cuidados especiais. Algumas doenças que podem atingir os pets são: atrofia progressiva de retina, epilepsia, cardiomiopatia, alergias cutâneas e problemas de tireoide. Mantenha o acompanhamento veterinário em dia para evitá-los! !

Cuidados Basset Fulvo da Bretanha

Higiene e Limpeza para Basset Fulvo da Bretanha

Alimentação

Para assegurar uma boa qualidade de vida ao seu pet, é importante oferecer um alimento de qualidade, que atenda todas as necessidades do peludo. No caso do basset fulvo, é recomendado oferecer uma ração para raças de pequeno porte.

Além disso, é importante não exagerar na quantidade de comida e petiscos. Isso pode levar o bichinho a desenvolver problemas como obesidade, por exemplo. Sendo assim, antes de definir uma rotina alimentar para o cachorro, converse com um veterinário qualificado. Ele pode dizer qual ração é a mais apropriada.

Acompanhamento

Como dito anteriormente, o acompanhamento veterinário é essencial para prevenir que certas enfermidades acometam o basset fulvo. Um profissional qualificado pode fazer check-ups de rotina para saber se está tudo bem com o pet.

Além disso, o veterinário do seu amigo pode realizar procedimentos básicos a cada visita, como a limpeza dos ouvidos e o corte das unhas. Dessa forma, o cãozinho fica sempre saudável para aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer!

Filhotes

Receber um filhote de cachorro em casa sempre é uma tarefa que demanda muito tempo e responsabilidade. Com o basset fulvo, isso não é diferente. Se você decidir cuidar de um pequeno dessa raça, saiba que ele vai exigir bastante da sua atenção.

Afinal, trata-se de uma fase da vida em que os pets estão aprendendo como as coisas funcionam. Sendo assim, paciência e carinho são indispensáveis. Além disso, é importante adquirir todos os artigos necessários (como caminha, ração e brinquedos) antes da chegada do bichinho.

Dicas de adestramento

O basset fulvo é um cachorro extremamente inteligente. Entretanto, esse cãozinho também pode ser um pouco teimoso. Então, o ideal é educá-lo desde cedo. Devidamente incentivado, o pet pode aprender alguns truques e passar a distinguir o certo do errado.

Esses pets são conhecidos pela incrível capacidade de caça e perseguição. Porém, também gostam de praticar atividades físicas. Então, talvez seja interessante apostar em circuitos de velocidade ou outros tipos de esportes. Vale lembrar que estimular o raciocínio do bichinho é tão importante quanto realizar exercícios físicos.

Aqui na Petz, você encontra todos os acessórios necessários para cuidar do seu basset fulvo!

O basset fulvo da Bretanha é realmente impressionante, certo? Pequeno, mas cheio de amor para oferecer, temos certeza de que o pet e você vão se dar muito bem. Não se esqueça de que, aqui no Pet Shop on-line da Petz, você encontra todos os artigos necessários para o seu peludo!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Basset Fulvo da Bretanha

Tapete Higiênico Expet Super Blue Premium para Cães 30 Unidades
Tapete Higiênico Expet Super Blue Premium para Cães 30 Unidades
Comprar
Cama Pawise para Cães Pet Bone Café
Cama Pawise para Cães Pet Bone Café
Comprar
Comedouro DuraPets Anti Formiga Preto para Cães
Comedouro DuraPets Anti Formiga Preto para Cães
Comprar
Camiseta Snoopy Charlie Zooz Pets para Cães Sleep Branca
Camiseta Snoopy Charlie Zooz Pets para Cães Sleep Branca
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças