»
»
»
Schnauzer miniatura

GUIA DE RAÇAS
Schnauzer miniatura

Neste guia você vai encontrar:

Um pequeno companheiro para toda a família

CBKC - Grupo 02

Esse cãozinho de pequeno porte é famoso por suas orelhas caídas e inteligência.

Sua aparência e tamanho chamam a atenção logo de cara, isso porque, o Schnauzer miniatura é um compacto cãozinho que adora brincar, além de ser um excelente cão de guarda e ótimo companheiro para todos a sua volta.

Por isso mesmo, o pet dessa raça vem sendo reconhecido como um dos terriers domésticos que mais tem conquistado o coração dos tutores. E não à toa, esse cachorro, também é muito popular entre as outras versões do Schnauzer.

Condição física

Com a face bem definida e sem rugas, essa raça é a versão menor do Schnauzer Standard e o Schnauzer Gigante, e se assemelha muito a cãezinhos anões. Porém, esse pet tem uma vantagem: não possui as deficiências do nanismo.

Portanto, ele costuma ser bastante ativo e resistente e, dessa forma, o ideal é realizar atividades físicas sempre que possível. O Schnauzer miniatura apresenta ainda músculos bem definidos e faz um ótimo trabalho como cão de guarda.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Schnauzer miniatura

Média de Altura

Média de altura do Schnauzer miniatura

Média de Peso

Média de peso do Schnauzer miniatura

Nível de Fofura

Nível de fofura do Schnauzer miniatura

Características

É animado?

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

É sociável?

Gosta de gatos?

Instinto de proteção?

É calorento?

É friorento?

Precisa exercitar?

Requer atenção?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É higienico?

Rações para Schnauzer miniatura

Destaques e curiosidades

O Schnauzer miniatura tem como marca registrada suas grossas sobrancelhas e um bigode avantajado, além de um ótimo instinto caçador e porte atlético. Esse é um cãozinho que adora realizar exercícios na companhia do tutor e está sempre preparado para defendê-lo.

Como já dissemos, a raça Schnauzer é conhecida por sua face elevada, com uma barba de grande destaque. Mas, você sabia que ele recebeu esse nome justamente por essa característica? De origem alemã, Schnauze quer dizer focinho. Bastante adequado, não é?!

Você sabia que nem o escritor Maurício de Souza, autor dos quadrinhos da Turma da Mônica, foi capaz de resistir aos encantos do Schnauzer. Ele se inspirou no seu cãozinho da raça, o Cuíca, um amigão de infância, para criar o “Bidu” – o fiel companheiro do Franjinha.

O Schnauzer Miniatura adora momentos de lazer junto ao seu tutor, por isso, reserve um tempinho para atividades físicas regulares com seu amigão. Principalmente para caminhadas e corridas ao ar livre. Além disso, estimule os exercícios de caça com brinquedos e acessórios próprios para o pet desse porte.

Schnauzer miniatura guia raças

A história do Schnauzer miniatura

Origem

Apesar de terem sido apresentadas como raças diferentes, o Schnauzer Miniatura e Schnauzer Standard são bem semelhantes e surgiram em 1800, na Alemanha. E foi levado para os EUA em 1924. Devido a isso, são considerados os únicos terriers que não se originaram em terras britânicas.

Antepassados

O que se sabe sobre o cruzamento que resultou o Schnauzer miniatura é que, quando começaram a aparecer muitos cãezinhos da raça na região de Baden-Wurttemberg, na Alemanha, seus criadores decidiram seguir um padrão. Por isso, cruzaram outras raças menores, como os Pinschers, Affenpinscher e Poodle.

Caçadores leais

No passado, o bichinho era utilizado como cão de guarda pelos camponeses e servia principalmente para caçar pequenos roedores, entre eles bichos como ratos. E era considerado um excelente caçador, pois podia contar com a barba para evitar possíveis machucados caso alguma presa tentasse revidar o ataque e atingi-lo.

Variações do Schnauzer

Outras variações da raça também surgiram, o pet gigante que nasceu do cruzamento de cães pastores com Dogue Alemão e Bouvier. Já o pet Standard surgiu da mistura de Spitz Alemão com Poodles. Além do Schnauzer miniatura branco, outros pets são pretos e prata e sal e pimenta.

Schnauzer miniatura ou Pinscher?

Você sabia que esse cãozinho não era chamado de Schnauzer nos primeiros anos? Acontece que a sua versão miniatura era muito comparada aos pets da raça Pinscher. Então, até o final de 1800, esses bichinhos eram conhecidos como Pinscher de pelo duro.

Até que, em 1879, um cãozinho da raça ganhou o primeiro lugar numa competição alemã. E, adivinha só o nome desse competidor? Exato, era Schnauzer! Então, além de coincidir com a característica mais marcante do pet (o focinho), denominar a espécie assim também foi uma forma de homenagear o vencedor.

Schnauzer miniatura veterinário guia raças

Características físicas

A variação Standart desse cãozinho também foi enviada para ajudar os oficiais da Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial. Isso porque, ele é bem forte, ágil e resistente. Então, foi escolhido para levar suprimentos aos atendentes na Guerra.

De modo geral, a única mudança com seu irmão mediano é o corpinho mais compacto, firme e reto. Se destacam, suas orelhinhas caídas, pernas longas e fortes, e olhos arredondados cobertos pelas grossas sobrancelhas. Além do bigode que cobre toda a região da boca.

Conheça rações para Schnauzer miniatura

Personalidade

Mesmo com seu passado como caçador de roedores nos campos, o Schnauzer miniatura tem uma personalidade mais dócil e ama correr por grandes espaços ao ar livre. Mas, isso não quer dizer que ele também não se adapta super bem em apartamentos e ambientes menores.

Esse pet ama estar junto da família e é muito sociável e brincalhão. Por isso, é comum ver seu amiguinho buscando interagir com cachorros maiores, afinal, ele também é bastante corajoso!

Convivência

Como já citamos, essa raça é conhecida por seu instinto de caçador herdado dos seus antepassados e, por isso, o Schnauzer miniatura tem um temperamento defensivo sempre alerta, principalmente quando se trata de defender algum membro da sua família humana.

Ele costuma se dar super bem com crianças, porém, assim como com todo cãozinho, é fundamental adestrá-lo desde filhote para evitar que ele lata excessivamente com a aproximação de estranhos.

Socialização

Não tem muito segredo quando se trata do adestramento desse bichinho. O ideal é que os ensinamentos comecem quando o Schnauzer miniatura ainda for filhote, de preferência logo nas primeiras semanas do pet no novo lar.

Apesar de ser considerada uma das raças mais inteligentes do mundo animal, esse pet pode resistir um pouco quanto a obedecê-lo, porém, de forma geral, ele costuma responder bem aos comandos. Portanto, tenha paciência e dedicação na hora de treiná-lo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com uma pelagem densa, sedosa e macia, é necessário escová-lo de uma a duas vezes por semana. Assim, você evita que seu amiguinho tenha problemas com embaraço dos pelinhos. Além disso, leve-o para tosa pelo menos a cada dois meses.

Escovação dos Pelos do Schnauzer miniatura

Higiene

É extremamente importante oferecer o máximo cuidado e proteção para seu amiguinho de quatro patas. Por isso, sempre que notar ser necessário, dê um banho e faça uma higienização completa em todo o seu companheiro.

Leve-o regularmente ao Pet Shop para aparar os extensos pelos da sobrancelha e bigode, o recomendado é que o procedimento seja feito a cada duas ou três semanas. Além disso, mantenha a pelagem sempre bem sequinha.

Também acostume seu pet desde filhote com a escovação diária dos dentinhos, assim, fica mais fácil prevenir a formação de tártaro e outros tipos de placas bacterianas. Aproveite os preços especiais da Petz e encontre dedeiras e escovas ideais para cãezinhos!

O recomendado é que o tutor acostume seu Schnauzer miniatura com os cuidados com as unhas. Aliás, o ideal é aproveitar a rotina de banho e tosa para também apará-las. Dessa forma, você garante que ele esteja com os cuidados sempre em dia.

Cuidados com a saúde do Schnauzer miniatura

O Schnauzer miniatura não apresenta muitos problemas quanto a saúde, porém, como com todo cãozinho, é necessário levá-lo ao médico-veterinário regularmente. Além disso, faça exames periódicos e fique sempre atento quanto aos sinais de qualquer anormalidade no comportamento do pet.

Cuidados Schnauzer miniatura

Higiene e Limpeza para Schnauzer miniatura

Alimentação

Para manter seu cãozinho sempre saudável, ofereça uma dieta completa e balanceada. Para isso, sirva apenas rações enriquecidas com proteínas e minerais essenciais para a idade, porte e nível de atividade física do seu Schnauzer miniatura. Além disso, não esqueça de consultar o veterinário e informar-se sobre a porção diária adequada para o pet.

Acompanhamento

Seu cãozinho só estará 100% saudável e protegido, se você levá-lo ao especialista regularmente. Por isso, encontre um médico de sua confiança e marque consultas regulares para fazer exames e acompanhar o desenvolvimento do seu melhor amigo.

Assim, fica mais fácil manter a cartela de vacinação em dia e, ainda, oferecer a eles medicamentos preventivos contra parasitas e vermes. Por fim, saiba que só o veterinário é capaz de indicar o melhor tratamento para eventuais problemas que acometem o pet.

Filhotes

Filhotes

Não é fácil se acostumar com um novo lugar, não é mesmo? Por isso, é fundamental que o tutor redobre a atenção com a chegada de um Schnauzer miniatura filhote, principalmente quanto a sua interação com a nova família.

Por mais que o cãozinho dessa raça seja extremamente dócil e sociável, é importante reservar alguns momentos para passear e treiná-lo ao ar livre, até acostumá-lo com seu novo lar. Além disso, cuide para que ele tome todas as vacinas necessárias e esteja sempre esbanjando saúde.

Dicas de adestramento

Ainda que o Schnauzer miniatura possa ser um pouco teimoso e resistente no começo, ele é um cãozinho super inteligente e, por isso, tende a aprender de maneira rápida as instruções dadas. Lembre-se, o importante é ter paciência e ensiná-lo aos poucos.

Que o Schnauzer miniatura ama brincar e estar sempre em movimento não é novidade para ninguém, mas o que talvez você não saiba, é que brinquedos, acessórios e até mesmo petiscos podem ajudá-lo no adestramento desse pet. Portanto, escolha alguns produtos para agradar o cãozinho e estimulá-lo.

Na Petz, você encontra produtos imperdíveis para o Schnauzer miniatura!

Já está por dentro de tudo que um cãozinho Schnauzer miniatura precisa para se manter ativo e saudável? Então, aproveite as condições especiais do Pet Shop on-line da Petz e encontre diversas opções de alimentos, acessórios e demais produtos para seu amiguinho!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O schnauzer-miniatura

Ração Golden Duo Mini Bits para Cães Adultos de Pequeno Porte Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 3kg
Ração Golden Duo Mini Bits para Cães Adultos de Pequeno Porte Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 3kg
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Filhotes de Raças Pequenas Sabor Frango
Ração Premier Fórmula para Cães Filhotes de Raças Pequenas Sabor Frango
Comprar
Shampoo Cloresten Agener União
Shampoo Dermogen Agener União
Comprar
Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 4,5 a 10 kg
Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 4,5 a 10 kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças