»
»
»
Schipperke

GUIA DE RAÇAS
Schipperke

Neste guia você vai encontrar:

Charmoso, confiante e destemido

CBKC - Grupo 1

Este é um cão muito ativo, ideal para quem quer brincar o tempo todo!

Informações Gerais

De origem belga, o Schipperke é um cão bastante agitado, criado para caça e trabalho duro, nos Países Baixos. Essa é uma característica que o torna inconfundível. Isso porque, em qualquer lugar que estiver, não ficará parado um minuto. Para tutores que não querem tédio, esse cachorro será perfeito.

Uma das caças preferidas do cão Schipperke são os ratos. Antigamente, ele era treinado para encontrar os roedores nas grandes barcas na Bélgica, e isso se perpetuou entre os cachorros da raça até hoje.

Condição física

Por ser um cão muito agitado, não há dúvidas de que o Schipperke tem muita energia para gastar. Mesmo quando mais velho, ele ainda gosta de correr e caçar. Por esse motivo, precisa de, pelo menos, meia hora de exercícios diários para não ficar impaciente.

A raça de cachorro Schipperke pode morar em apartamento ou casa, desde que a sua necessidade de exercícios seja respeitada. Caso você more em um lar com quintal, é importante que o espaço tenha muros ou cercados. Por ser muito agitado, o cachorrinho é muito rápido e pode, até mesmo, fugir.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Schipperke

Média de Altura

Média de altura do Schipperke

Média de Peso

Média de peso do Schipperke

Nível de Fofura

Nível de fofura do Schipperke

Características

Para tutores
de primeira viagem

Energia

Inteligência

Facilidade de adestramento

Como cão de guarda

Adapta-se ao calor

Adapta-se ao frio

Adapta-se bem à
vida em apartamento

Necessidade de
atividades físicas

Fica bem sozinho

Relacionamento com
a família

Relacionamento com
criança

Relacionamento com
estranhos

Tendência a latir

Tendência à
obesidade

Rações para Schipperke

Destaques e curiosidades

Criado para proteger embarcações, o Schipperke tem tamanho pequeno, mas pode intimidar. Seu principal objetivo é manter as pessoas que ama seguras ou os roedores bem longe. Por isso, ele sempre se mostra alerta e com uma energia que nunca acaba. É um verdadeiro cão incansável.

Como dito anteriormente, a raça Schipperke foi criada para embarcações belgas. Não é à toa que o significado de seu nome é “pequeno capitão”. Este é um jeito muito fofo de chamar o cãozinho protetor dos barcos!

Mesmo sendo pequeno, o Schipperke é um cão pastor e pode ser considerado uma miniatura da raça de cães Leauvenaar. Esses outros cachorros patrulhavam vagões na Bélgica, enquanto o Schipperke ficava com os barcos.

Originalmente, o Schipperke é um cão que tem uma cauda bem curtinha. No século XVII, alguns tutores cortavam essas partes dos cachorros por causa da moda. Nos Estados Unidos, essa raça é considerada sem rabo nenhum, pois é mais rara ainda no país.

Schipperke guia raças

História do Schipperke

Origem

Essa raça é bastante antiga: os primeiros registros sobre ela datam de meados do fim de 1600. Esses cães eram bastante populares com os capitães dos barcos e os comerciantes da região de Bruxelas. Os sapateiros locais criavam competições em que exibiam suas medalhas nos pescoços dos cachorros

Ancestrais e descendentes

O Schipperke e o Pastor Belga têm o mesmo antecessor: o Leuvenaar. Como dito anteriormente, o Schipperke pode ser considerado uma miniatura dessa raça. Eles são bem parecidos, inclusive na cor da pelagem.

Migração

No ano de 1885, a rainha Maria Henrietta, da Bélgica, ficou encantada com a raça e a tornou popular em todo o país. Como o Schipperke ficou bastante conhecido, por volta de 1888, ele chegou à Inglaterra e aos Estados Unidos.

Reconhecimento

Em 1904, o American Kennel Club reconheceu a raça Schipperke. No ano de 1929, o Schipperke Club of America foi criado, oficializando, de fato, os cães na América do Norte.

Schipperke  veterinário guia raças

Características físicas

O Schipperke tem características de um cão pequeno, já que ele costuma ter entre 25 a 30 cm de altura, pesando de 5 a 9 kg. Normalmente, os machos são um pouco maiores que as fêmeas, mas a diferença não é grande. O corpo é robusto, com um peito mais largo e profundo, e as pernas curtas.

A cabeça do Schipperke lembra a de uma raposa, por isso é bem pontuda e acentuada. Os olhos são ovais, nas cores castanho ou preto, e eles ficam na frente da cabeça, bem posicionados. As orelhas ficam no topo do crânio e são bem pontudas, quando alertas, ficam em posição ereta.

Conheça rações para Schipperke

Personalidade

A curiosidade é uma das maiores características da personalidade do Schipperke. Ele estará sempre tentando descobrir o que está acontecendo por trás de uma porta, por exemplo. Ele costuma ser bastante engraçado também, principalmente, quando está querendo brincar com os tutores.

O Schipperke pode ser bastante teimoso, caso não seja treinado desde cedo. Tutores de primeira viagem talvez tenham mais dificuldades para educá-lo. Ele estará quase sempre ativo, caçando alguma coisa dentro de casa, e não vai querer ser interrompido.

Convivência

Para morar com um Schipperke, os tutores precisam separar bastante tempo para ficar com ele. Essa raça não gosta de ficar sozinha e quer sempre participar das atividades em família.

O cachorrinho vai querer proteger o ambiente que mora e os seus tutores, como um clássico cão de guarda. Isso acaba fazendo com que ele lata bastante. Assim, se você vive em um local em que não pode ter muito barulho, o treinamento é fundamental.

Socialização

A socialização é importante para essa raça, sobretudo, com outros cães. É importante educá-lo a se comportar e não brigar com outros amigos caninos para evitar transtornos. Com outros animais, como os gatos, ele não costuma ter problemas.

Ele tende a ser mais calmo com estranhos, mas apenas depois de garantir que seus tutores estão seguros na presença de pessoas diferentes. As crianças conquistam rapidamente a confiança do Schipperke, que adora brincar com elas.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O Schipperke tem muitos pelos na camada externa. Eles são mais cheios e retos, com uma textura fina. Os subpelos são mais macios e em bastante quantidade. A região do pescoço tem uma linda juba com pelagem mais longa.

Para cuidar desses lindos pelos, é preciso uma escovação semanal. Durante a queda de pelo, que acontece anualmente, é preciso escová-lo duas ou três vezes na semana para garantir a troca saudável.

Escovação dos Pelos do Schipperke

Higiene

Os banhos podem ser dados uma vez por mês, mas é claro que depende da necessidade do seu pet. Se ele estiver muito sujo, será necessário dar, pelo menos, dois banhos mensais. Porém, o pelo preto ajuda a não transparecer muita sujeira no corpo deles. No caso do Schipperke branco, isso pode ficar mais à mostra.

As unhas do Schipperke não exigem cuidados específicos. Como todos os cães, é preciso apará-las de acordo com o crescimento. Se ficarem muito grandes, podem incomodar o cachorro, por isso fique de olho nelas.

A escovação dos dentes faz toda a diferença para o bem-estar do seu amigo de quatro patas. Faça isso algumas vezes na semana, utilizando produtos específicos, de acordo com a orientação do especialista. Assim, você evita várias doenças na saúde bucal do seu peludo!

Cuidados com a saúde do Schipperke

Apesar de serem, geralmente, saudáveis, algumas doenças são mais comuns nesta raça. São elas: problemas no quadril, hipotireoidismo e acúmulo de células, que causam dificuldade para andar.

Os exames que mais precisa fazer estão relacionados a essas enfermidades, ou seja, avaliação dos ossos e da tireoide. Apenas o médico-veterinário pode indicar o tratamento correto, caso seu pet apresente alguma dessas doenças.

Cuidados Schipperke

Higiene e Limpeza para Schipperke

Alimentação

A alimentação deve ser de acordo com a idade, o peso e a quantidade de exercícios que seu Schipperke prática. Até os oito meses, ele precisa consumir apenas rações de filhotes. Depois dessa idade, é possível alterar a quantidade e o tipo da comidinha.

Tudo deve ser conversado com o especialista para que ele indique a quantidade ideal para seu cachorro, de acordo com as características dele. No mais, não esqueça de sempre deixar água limpa e fresca para seu peludo poder beber à vontade!

Acompanhamento

O acompanhamento é muito importante em toda a vida do seu cão. Isso porque o especialista pode indicar a melhor dieta, além de fazer tratamentos eficazes no caso do aparecimento de doenças. Não deixe de levar seu peludo ao especialista.

Além disso, não esqueça das vacinas, pois, elas são fundamentais para manter o bem-estar do seu cão, prevenindo doenças nos humanos, como a raiva. Então, é ótimo manter a caderneta de vacinação do seu companheiro sempre atualizada.

Filhotes

A chegada de um filhote de Schipperke no lar é um momento especial. Então, ele deve ser bem preparado, com um cantinho bem aconchegante. Nessa fase, ele pode querer ficar deitado em um local quentinho, então, cobertor não pode faltar.

Não esqueça de vaciná-lo e verificar que todas as vermifugações estejam em dia. Assim, você garante o bem-estar do seu filhote e o seu. Ademais, dê muita atenção ao seu Schipperke porque, desde pequeno, ele gosta de muito carinho.

Dicas de adestramento

O Schipperke é um cão um pouco teimoso e independente, por isso é necessário ter paciência para treiná-lo. Ele não reage bem às broncas, então, capriche nos elogios e nos prêmios durante os treinamentos. Quando for educá-lo fora de casa, leve-o na coleira para que não fuja, porque ele pode não vir quando for chamado.

Como ele tem o instinto da caça, brincadeiras que envolvam essa atividade tendem a ter resultados mais rápidos. Treinamentos de obediência precisam ser feitos desde filhotes, com algum agrado, como petiscos. Com persistência e paciência, os tutores vão ter ótimos resultados!

Produtos para cuidados com o Schipperke estão na Petz!

Com todas as informações sobre o Schipperke, ficou mais fácil escolher os produtos ideais para ele, não é? Aproveite os preços incríveis, aqui, do Pet Shop on-line da Petz, e garanta tudo para seu cãozinho. Compre tudo o que precisa, sem sair de casa e com muita praticidade!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Schipperke

Shampoo Cloresten Agener União
Shampoo Cloresten Agener União
Comprar
Ração Golden Fórmula Mini Bits Para Cães Adultos Pequeno Porte Sabor Carne e Arroz
Ração Golden Fórmula Mini Bits Para Cães Adultos Pequeno Porte Sabor Carne e Arroz
Comprar
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Brinquedo Chalesco Para Cães Bola Multicor
Comprar
Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 4,5 a 10 kg
Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 4,5 a 10 kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças