»
»
»
Fox Paulistinha

GUIA DE RAÇAS
Fox Paulistinha

Neste guia você vai encontrar:

Um cãozinho esperto e amigável

CBKC - Grupo 03

Confira um guia completo sobre esse cão de porte médio para pequeno!

Oficialmente chamado de Terrier Brasileiro, o Fox Paulistinha é conhecido por seu espírito de lealdade e companheirismo, junto a sua energia fora do comum. A raça é uma das favoritas entre as famílias e a razão é bem perceptível. Além de muito fofinho, esse cachorro se apega facilmente ao seu tutor.

Quer saber mais sobre esse cachorrinho? Acompanhe o guia que nós preparamos, com cuidados, características físicas e comportamentais, além de curiosidades incríveis! Assim, você fica por dentro de todas as informações necessárias para, quem sabe, receber um paulistinha como novo integrante da família!

Condição física

Quem vê nosso querido Fox Paulistinha, não imagina que esse cão de porte médio para pequeno tenha tanta energia acumulada. Trata-se de um bichinho incansável, por isso, seu tutor deve proporcionar uma rotina com atividades, exercícios físicos e brincadeiras.

Mesmo com todo esse fôlego, é fundamental que esses hábitos de movimentação estejam alinhados à condição física do animal. Portanto, nada de exagero. Para que ele tenha uma rotina de gasto de energia saudável, as atividades podem seguir as orientações de um médico-veterinário.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Fox Paulistinha

Média de Altura

Média de altura do Fox Paulistinha

Média de Peso

Média de peso do Fox Paulistinha

Nível de Fofura

Nível de fofura do Fox Paulistinha

Características

É animado?

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

É sociável?

Gosta de gatos?

É cão de guarda?

É calorento?

É friorento?

Precisa exercitar?

Requer atenção?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É higienico?

Rações para Fox Paulistinha

Destaques e curiosidades

Todo tutor sabe que cada bichinho possui um traço único. Mas, algumas raças têm características e histórias curiosas marcantes. Com o Terrier Brasileiro não poderia ser diferente. Conheça algumas curiosidades sobre esse cãozinho encantador!

Como já dissemos, o nome Fox Paulistinha não é a nomenclatura oficial da raça. O Terrier Brasileiro ganhou esse apelido no interior de São Paulo. Em Minas Gerais, o cãozinho é chamado de “Foquinho” e apenas “Fox”, no Rio Grande do Sul.

Em 1998, a raça virou estampa em um dos selos dos correios, sendo, durante um bom tempo, uma das poucas a serem homenageadas no país. Também é comum que marcas utilizem cães da raça como personagens em campanhas publicitárias.

Alguns cães da raça ficaram famosos por suas atuações em telenovelas. A cadela Jolie fez parte da trama Amor à Vida, para retratar a importância da adoção de animais abandonados. Já a Fox Paulistinha Dolores, brilhou em Balacobaco.

Fox Paulistinha guia raças

História

Origem

Existem diferentes teorias sobre a origem do Fox Paulistinha. A mais aceita é do século 19, quando jovens que estudavam em universidades europeias retornavam ao Brasil com cães pequenos do tipo Terrier. Após cruzamentos com cachorros do interior de São Paulo, foi possível definir um critério único para a raça.

Ancestrais

Acredita-se que os principais cachorros da árvore genealógica do Fox Paulistinha sejam o Fox Terrier e Jack Russel Terrier. Segundo os pesquisadores, esses terriers teriam sido cruzados ao longo do tempo com cães como o fox-paulistinha, o Chihuahua e outras raças já existentes aqui no Brasil.

Adaptação

Com os primos de origem inglesa, dá para imaginar que esses cães são próprios de climas mais frios. No entanto, o processo de adaptação dos recém-chegados terriers ao Brasil foi bem tranquilo. Os cães se acostumaram rápido às temperaturas e ao tipo de ambiente das fazendas no interior paulista.

Reconhecimento

A primeira tentativa de reconhecimento do padrão da raça ocorreu em 1964, por criadores e entusiastas do Fox Paulistinha. No entanto, foi apenas em 1995 que a raça foi reconhecida de forma provisória, com oficialização definitiva pela FCI (Federação Cinológica Internacional) em 2006.

Fox Paulistinha veterinário guia raças

Características físicas

Sempre alegre e ativo, o Fox Paulistinha tamanho médio-pequeno tem o corpinho com aspecto quadrado e curvas bem definidinhas. Ele é esbelto, com estrutura bem firme e não é muito pesado.

A cabecinha dele tem formato triangular, com as orelhas bem afastadas e pontas dobradas para frente. Os olhos são escuros e arredondados, com expressão viva e esperta.

Conheça rações para Fox Paulistinha

Personalidade

Nosso querido Terrier Brasileiro tem uma personalidade marcante. Além de ser bem animado, ele cria laços com sua família adotiva. Não é à toa que ele seja tão comum como cão de companhia, ele, definitivamente, não gosta de ficar sozinho.

Além de tudo isso, o Fox Paulistinha é muito inteligente. Ele está sempre a procura de algo para fazer e é praticamente incansável. Brincadeiras, atividades físicas e esportes são essenciais, ainda mais quando feitas em parceria com o dono, que o deixam ainda mais feliz!

Convivência

O Fox Paulistinha tem comportamento pautado pelo gasto de energia. Ele é perfeito para quem adora esse tipo de interação com os animais. Por outro lado, é importante ressaltar que ele não lida tão bem com estranhos e precisa de um tempo para se acostumar a novas amizades.

É muito comum a indicação para a criação do Fox Paulistinha em apartamento, por conta do tamanho e da fácil adaptação do animal a diferentes tipos de ambientes. Contudo, o ideal é que ele possua espaço suficiente para que possa correr e gastar as energias.

Socialização

Por ser tão agitado e esperto, o Terrier Brasileiro precisa passar por um processo de adestramento logo cedo. Assim, ele pode ser disciplinado com mais facilidade. O lado bom é que esse cão é inteligente e aprende truques e comandos de forma rápida e fácil.

Uma dica fundamental para quem pensa em ter um cachorro dessa raça em casa, é deixá-lo sempre em contato com a família. Ele não gosta de ficar sozinho e precisa sempre da atenção de alguém.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Além de serem encantadores, os pelos deste cãozinho são curtinhos, lisos e bem assentados à pele. A cor de fundo é predominantemente branca, com marcas em preto, azul, marrom ou bege.

A pelagem é muito fácil de cuidar. Os tutores do Terrier Brasileiro não precisam se preocupar com nenhum tipo de tosa. A escovação também é muito simples e deve ser feita apenas para a retirada de pelinhos mortos pelo corpo, com muito cuidado para não prejudicar a pele do animal.

Escovação dos Pelos do Fox Paulistinha

Higiene

Os Fox Paulistinhas precisam de banhos com regularidade parecida com a de outros cães do mesmo tipo de pelagem. Portanto, a indicação é que sejam dados banhos mensais durante o inverno, e quinzenais no verão

Já os filhotinhos precisam de uma frequência de banhos orientada pelo médico-veterinário, em diferentes épocas do ano. Essa recomendação é importante para que a derme e pelagem dos bichinhos não sejam prejudicadas.

Mantenha a higiene bucal do seu Terrier sempre em dia. Além das escovações e do uso de produtos adequados para esse tipo de cuidado, é fundamental que sejam realizadas consultas com o especialista regularmente.

Com tantas atividades, talvez seja até fora do normal que um Fox Paulistinha precise de cortes de unha. O ideal é que elas se desgastem naturalmente com as movimentações do bichinho. Caso contrário, apare-as com muito cuidado.

Cuidados com a saúde do Fox Paulistinha

De modo geral, o Fox Paulistinha não apresenta muitos problemas de saúde. Ele é bem resistente e seu grande segredo para uma vida saudável vem exatamente da necessidade de estar sempre ativo e animado.

Portanto, caso perceba que seu amiguinho dessa raça não esteja disposto, o mais recomendado é procurar um médico-veterinário. Essa indisposição pode ser causa de problemas diversos, por isso, essa avaliação profissional é tão importante.

Cuidados Fox Paulistinha

Higiene e Limpeza para Fox Paulistinha

Alimentação

O Fox Paulistinha tem alimentação definida sempre por um veterinário. O ideal é que sejam oferecidas rações apropriadas para cães desse porte e com uma rotina de exercícios definida. Lembre-se de que essa dieta deve ser adaptada para cada fase de vida do bichinho, da infância à fase adulta.

Acompanhamento

Como já dissemos, é fundamental que o médico-veterinário esteja sempre à par da situação da saúde do pet. O acompanhamento deve ser realizado regularmente com checkups de rotina. Assim, o profissional pode identificar possíveis probleminhas no organismo ou no comportamento, e solucioná-los com mais tranquilidade!

Porém, além de idas preventivas ao médico-veterinário, também é importante estar atento a alterações de comportamento e indisposições que possam indicar algumas doenças no pet.

Filhotes

Filhotes

Todo filhotinho requer cuidados especiais. Por isso, antes mesmo de receber o seu Fox Paulistinha filhote, é fundamental adaptar a casa com proteções em escadas, batentes e outros obstáculos, para evitar possíveis acidentes.

Lembre-se também de manter a carteira de vacinação do seu querido filhote sempre atualizada. A mesma preocupação vale para outros cuidados, como a ração a ser oferecida e os hábitos de higiene, assim ele vai crescer sempre muito alegre e saudável.

Dicas de adestramento

Ele sempre foi muito utilizado em campeonatos de agility, já que possui tanta energia e inteligência para aprender os comandos. Claro que nem todo bichinho precisa entrar em competições mas, o adestramento faz toda a diferença na vida de qualquer cãozinho!

Procure incluir no dia a dia de seu animalzinho novas lições e truques. Além de ser muito divertido, esse hábito contribui para uma vida mais tranquila e prazerosa. Outra dica incrível é que o tutor participe sempre ativamente das brincadeiras e retribua todo o carinho que receber!

Encontre produtos para Fox Paulistinha aqui na Petz

Agora você já sabe tudo sobre como cuidar do Fox Paulistinha! Quem sabe não seja o momento ideal para incluir um desses peludinhos em sua vida? Caso tenha chegado a essa conclusão, não se esqueça de que nós temos as melhores opções de enxoval.

No Pet Shop on-line da Petz, você encontra rações, medicamentos, itens de beleza e brinquedos incríveis para seu bichinho de estimação! Aproveite!

Produtos mais comprados para os Fox Paulistinha

Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Shampoo Antipulgas Astor Mundo Animal para Cães
Shampoo Antipulgas Astor Mundo Animal para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças