»
»
»
weimaraner

GUIA DE RAÇAS
Weimaraner

Neste guia você vai encontrar:

Um cão amigável, corajoso e obediente

CBKC - Grupo 7

Esse cachorro simpático e enérgico adora a companhia do tutor!

Se você pensa em ter um cãozinho animado, apegado à família e com uma bela pelagem cinza, o Weimaraner é a opção ideal. Esse cachorro de médio para grande porte é super conhecido pela simpatia e obediência fora do comum, além, é claro, da beleza inconfundível.

Certamente, com todos esses atributos, a raça tem tudo para conquistar o novo tutor e os demais integrantes da casa. Essa amizade é ainda maior quando a convivência se dá em um ambiente espaçoso e por meio de uma rotina carregada de atividades físicas. Saiba mais sobre o cachorro neste guia completo da Petz!

Condição física

Prepare o fôlego, tutor! Ao adotar um Weimaraner, é preciso ter em mente que esse cão é bastante ativo e adora praticar exercícios. Trata-se de um animal que precisa de uma rotina com alto nível de gasto energético.

O cãozinho dessa raça curte muito espaços abertos para corridas. Os passeios e brincadeiras também são importantes, principalmente como forma de interação com o tutor.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do weimaraner

Média de Altura

Média de altura do weimaraner

Média de Peso

Média de peso do weimaraner

Nível de Fofura

Nível de fofura do weimaraner

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas de saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Perde muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para weimaraner

Destaques e curiosidades

Como toda raça, o cachorro Weimaraner apresenta uma lista super legal com fatos curiosos que nos deixam ainda mais encantados. Por isso, separamos três tópicos interessantes do histórico desse bichinho incrível. Acompanhe e divirta-se!

O renomado livro "A Inteligência dos Cães" apresenta os resultados de uma longa pesquisa realizada pelo psicólogo especialista em cachorros Stanley Coren. No estudo, nosso querido gigante de quatro patas aparece na 21ª posição do ranking!

A inteligência rendeu a ele o curioso título de “cachorro com cérebro humano”. Mas, a lista de apelidos não para por aí: “fantasma cinza”, por conta da cor e “cão-velcro”, pelo forte apego ao tutor, também são comuns. Não é o máximo?

A atriz e princesa, Grace Kelly, e o apresentador americano, Dick Clark, são algumas das celebridades que já tiveram um Weimaraner como mascote. O presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower, também criou um cão da raça na Casa Branca.

weimaraner guia raças

História do Weimaraner

Origem

Existem diversas teorias que tentam explicar os primórdios da origem do Weimaraner. De todo modo, o que se tem certeza é que esse cãozinho foi criado na antiga corte de Weimar. Os processos de cruzamento e obtenção da raça aconteceram na cidade alemã, ainda no início do século 19.

Padronização

Para alcançar um cão de caça perfeito, diferentes raças foram utilizadas nos cruzamentos. Bloodhounds e outros cães caçadores europeus participaram desse processo. A partir de 1890, a padronização desses animais começou a ser registrada, com fundação do clube oficial da raça em 1897.

Funções

O resultado da padronização não poderia ser melhor. Os criadores conseguiram uma raça que tinha como pontos fortes uma velocidade e versatilidade impressionantes. Os cães eram utilizados na caça a animais grandes como ursos e veados. Integrantes da nobreza costumavam criá-los junto à família.

Migração

Os entusiastas da raça detinham um forte controle sobre a aquisição e novos cruzamentos da raça. Somente os integrantes do clube oficial poderiam criar o cachorro. A abertura para a migração ocorreu apenas em 1938, quando um esportista americano levou um macho e duas fêmeas para os EUA.

Popularização do cãozinho

Com a Segunda Guerra Mundial, muitos criadores tiveram que mandar seus cães para países como os Estados Unidos e Inglaterra, onde a raça ainda é bastante comum. No fim do conflito, muitos soldados também levaram cachorrinhos da raça Weimaraner para a América.

A partir dos anos de 1960, a popularidade da raça diminuiu consideravelmente. Os tutores voltaram a se interessar por esse belo cachorro novamente apenas na década de 1990.

weimaraner veterinário guia raças

Características físicas

A raça de cachorro Weimaraner tem características bem delimitadas pelos padrões cinológicos oficiais. Trata-se de um cão de grande porte, adaptado ao trabalho e à exercícios intensos, ele tem o corpo musculoso e aparência imponente.

Esse cachorrinho possui um focinho moderadamente alongado, com orelhas dobradas e altas. Os olhos podem ter tons de âmbar claro, cinza ou azul acinzentado. Uma característica marcante do animal é sua cauda de tamanho menor (quando comparado a outros cães do mesmo grupo) e patinhas traseiras inclinadas para trás.

Conheça rações para weimaraner

Personalidade

Cada animal de estimação possui manias e comportamentos exclusivos. Mas, no caso do Weimaraner, o temperamento amigável é um verdadeiro consenso entre os tutores. Isso, porque o bichinho adora agradar seu querido colega humano.

Vale ressaltar que este é um cão inteligente e muito esperto. Eles aprendem tanto coisas boas como ruins de forma rápida, o que pode causar certos problemas. Portanto, não deixe de adestrar o seu filhote de Weimaraner o mais cedo possível.

Convivência

Fortemente apegado à sua família humana, o Weimaraner possui temperamento dócil e ativo. Ele convive bem com crianças, mas essa interação deve ser supervisionada, já que talvez ele não meça o seu tamanho e força durante brincadeiras.

Não pense em criar esse pet em apartamentos ou casas pequenas. O ideal é que ele tenha um ambiente amplo e seguro para correr e brincar livremente. Outra recomendação importante é não deixá-lo sozinho por longos períodos, pois ele pode ter crises de ansiedade.

Socialização

Nosso bebezão de porte grande não late muito e talvez não seja o mais recomendado para a função de guarda. De todo modo, a adaptabilidade dele ao novo lar é um ponto muito positivo – desde que o espaço seja adequado.

Tanto o Weimaraner adulto como filhote devem ser treinados continuamente. Segundo o American Kennel Club, a raça adora ser incentivada e a criatividade do tutor nas atividades é primordial. Esse hábito ajuda a manter a saúde física e mental do bichinho sempre em dia, além de contribuir com a obediência do pet no ambiente doméstico.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A raça pode ter dois tipos de pelagem. A curta é forte e bastante densa, enquanto a longa apresenta pelos macios lisos ou ligeiramente ondulados. Em ambos dos casos, a coloração padrão é cinza com tons de azul ou prata. Alguns possuem manchas e mechas brancas.

O pet solta bastante pelo. Portanto, escove os pelos do animal regularmente para eliminar fios soltos espalhados pelo corpo. Lembre-se de utilizar uma escova ou luva específica para cada tipo de pelagem.

Escovação dos Pelos do weimaraner

Higiene

Não há tantos segredos nos cuidados com a higiene do Weimaraner. Os banhos devem ser dados regularmente, sempre com uso de shampoo e condicionador adequado para o tipo de pele e pelinhos do animal.

O tutor deve ficar atento aos cuidados com os ouvidos do bichinho, que precisam estar sempre limpinhos. As orelhas devem ser higienizadas periodicamente para evitar infecções e probleminhas sérios ao cachorro.

Por ser tão ativo, esse peludo acaba desgastando as unhas de maneira natural conforme os movimentos das patinhas. Entretanto, é sempre bom certificar-se de que as unhas estão em tamanho ideal e apará-las se estiverem grandes demais.

Para evitar o acúmulo de bactérias e o surgimento de tártaro e placa bacteriana, a escovação regular dos dentes é fundamental. Adquira uma escovinha apropriada para os dentinhos caninos e produtos adequados para esse hábito tão importante.

Cuidados com a saúde do Weimaraner

Por serem tão agitados, esses peludos podem sofrer cortes, arranhões e outros problemas do tipo após atividades físicas. Por isso, o tutor deve estar sempre atento à integridade do corpinho do animal.

Os clubes oficiais da raça recomendam que o cachorro passe por check-ups regulares de problemas gástricos, complicações no quadril, além de avaliações oftalmológicas e da tireoide. São pontos que podem ser mais recorrentes e que devem ser diagnosticados sempre o mais rápido possível.

Cuidados weimaraner

Higiene e Limpeza para weimaraner

Alimentação

Antes de oferecer qualquer alimento para seu cãozinho, tenha certeza de que ele é adequado para a espécie. A adoção de uma ração regular deve ser recomendada por um médico-veterinário, que leva em consideração as necessidades nutricionais, o porte, a faixa etária e os hábitos do animal.

Acompanhamento

Levar seu querido mascote ao veterinário regularmente é imprescindível. Além de ajudar o especialista a diagnosticar possíveis problemas de saúde, os acompanhamentos ajudam o tutor a manter a carteira de vacina do pet em dia. Portanto, não deixe de manter uma rotina adequada de visitas ao profissional e sanar todas as suas dúvidas de cuidados, dietas e outros assuntos!

Filhotes

Filhotes

Decidiu adotar um Weimaraner filhote? Antes de tudo, adapte a sua casa para que o ambiente do pet seja acessível e seguro. Proteja pontos como escadas e batentes, evite deixar fios e aparelhos perigosos ao alcance do pequeno e, claro, separe um cantinho para a caminha do animal.

Outra precaução básica, mas muito importante, é se manter atento quanto às vacinas do peludinho. O bichinho também deve ser vermifugado e passar por exames veterinários para saber se ele está com a saúde em dia!

Dicas de adestramento

Como já explicamos, nosso colega canino é um excelente aluno no processo de aprendizagem e adestramento. Portanto, é fundamental colocá-lo no treinamento desde cedo. Com certeza, seu amiguinho vai adorar essa experiência!

Uma ótima notícia para os tutores, é que a raça se adapta a diferentes tipos de adestramento. Muitos especialistas recomendam tanto o processo de aprendizagem profissional como as lições dadas pela própria família do bichinho com a ajuda de petiscos.

Produtos para Weimaraner é só aqui na Petz!

Certamente, você ficou encantado pelo Weimaraner. Se estiver pensando em ter um filhotinho desses em casa, aproveite para realizar o enxoval do peludo aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Não deixe de garantir os melhores produtos para cachorro com preços imbatíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O weimaraner

racao-para-cachorro-weimaraner
racao-para-cachorro-weimaraner
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Shampoo Soft Care para Cães e Gatos Propcalm 300ml
Shampoo Soft Care para Cães e Gatos Propcalm 300ml
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças