»
»
»
Mastim Espanhol

GUIA DE RAÇAS
Mastim Espanhol

Neste guia você vai encontrar:

Carinhoso, nobre e inteligente!

CBKC - Grupo 2

Um robusto cão defensor!

Informações Gerais

O Mastim Espanhol é um cão extremamente seguro de si, que vai defender e cuidar de quem ama sem medir esforços. Está sempre muito alerta, exatamente para ser um excelente cachorro de guarda de seus tutores. Mas ele faz isso de forma precisa e com muita observação antes de protegê-los.

O cachorro Mastim Espanhol antigamente era designado para defender fazendas e rebanhos. Em especial, acompanhava gados e os protegia contra lobos e outros predadores que poderiam aparecer no caminho. Esse cão fazia tudo isso sabendo bem controlar sua força, para, assim, usá-la na hora em que precisasse.

Condição física

A raça de cachorro Mastim Espanhol é bastante grande, musculosa e poderosa. Os filhotes crescem muito rápido, por isso, nessa fase da vida, não lhes é recomendado muitos exercícios físicos. O cãozinho que está em desenvolvimento precisa guardar suas energias para o crescimento de ossos e massa muscular.

Quando crescem, precisam gastar suas energias para manter a saúde física e mental. Então, é indicado fazer caminhadas longas ou brincadeiras em áreas livres. Já dentro do lar, eles podem perseguir bolinhas e brincar de esconder objetos. E, por precisarem dessa regularidade de exercícios, não gostam de viver em locais pequenos.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Mastim Espanhol

Média de Altura

Média de altura do Mastim Espanhol

Média de Peso

Média de peso do Mastim Espanhol

Nível de Fofura

Nível de fofura do Mastim Espanhol

Características

Para tutores
de primeira viagem

Energia

Inteligência

Facilidade de
adestramento

Como cão
de guarda

Adapta-se ao
calor?

Adapta-se ao
frio?

Adapta-se bem
a vida em
apartamento?

Necessidade de
atividades físicas

Fica bem sozinho

Relacionamento com
a família

Relacionamento com
crianças

Relacionamento com
estranhos

Tendência a latir

Tendência a
obesidade

Rações para Mastim Espanhol

Destaques e curiosidades

Esse cão enorme que vai querer proteger seus tutores de todas as formas, tem origem Espanhola. Além de ainda ter o instinto protetor de seus ancestrais, tem algumas curiosidades peculiares de sua raça. Conheça!

Como dito anteriormente, o Mastim Espanhol é um cão protetor. Na Idade Média, havia muitos rebanhos de ovelhas, então, essa raça de cachorro era designada para protegê-los durante todo o percurso.

O Mastim Espanhol é uma raça grande até mesmo quando filhote. Com seis meses de vida, esses gigantes já podem pesar cerca de 30 kg. Mas sua maturidade chega somente aos três anos de idade.

O Mastim Espanhol gosta de vigiar tudo sem que percebam que está fazendo isso, é bem discreto. Além disso, seus instintos ficam ainda mais aguçados durante o período noturno. Por isso, é comum que nesse horário procure um local alto para observar tudo ao redor e fazer sua vigília.

Mastim Espanhol guia raças

História do Mastim Espanhol

Origem

A raça de origem espanhola já foi encontrada através de fósseis e registros, que a mencionam há 2000 anos atrás, por isso, é considerada bem antiga. A disseminação do Mastim Espanhol aconteceu com rapidez na Espanha, no século 10, quando a produção de lã se tornou o forte da economia do país. Os rebanhos de ovelhas costumavam se locomover para o Sul, durante o inverno, e voltar para o Norte, na época do verão. E durante esses percursos, os cães os protegiam de animais predadores.

Ancestrais

O Mastiff, como os cães do tipo Mastim também podem ser chamados, surgiu na Península Ibérica, encontrado por gregos e fenícios. No entanto, passaram-se muitos anos e muitas misturas de raças até que se chegou ao Mastim Espanhol.

Migração

Esse cachorro não é tão famoso e conhecido em outros países. Sua fama e popularidade são grandes na Espanha, seu local de origem. Além disso, sua popularidade cresceu principalmente quando ele deixou de ser um cão de guarda e virou de companhia.

Reconhecimento

O Mastim Espanhol foi reconhecido primeiro pela Federation Cynologique Internationale, no ano de 1954. Já em 2008, esse gigante foi registrado como um cão de trabalho no Foundation Stock Service, do American Kennel Club.

Mastim Espanhol  veterinário guia raças

Características físicas

O Mastim Espanhol tem tamanhos grandes e é bastante robusto e musculoso. Sua aparência é rústica, com tudo bem distribuído, dando um visual uniforme em suas proporções. Além disso, o rabo costuma ser comprido e caído.

A cabeça também é grande, sendo proporcional ao resto do corpo. Os olhos são caídos, com uma expressão séria e atenta. Seu focinho é moderadamente retangular e não é pontiagudo. Por último, as orelhas ficam no topo da cabeça e, em repouso, ficam caídas, mas, quando alerta, elas ficam em pé.

Conheça rações para Mastim Espanhol

Personalidade

Apesar do seu tamanho gigante, o Mastim Espanhol tem personalidade mansa, pois ele é muito obediente aos seus tutores. Além disso, também é bastante inteligente, gosta de ter seu próprio território e observar o que acontece ao seu redor para o caso de precisar agir.

A todo momento vai mostrar ser independente e não vai se incomodar em ficar algum tempo sozinho. Em geral, as fêmeas costumam ser mais dóceis, porém são mais desapegadas e independentes. Já os machos, apesar se serem mais sérios, tendem a ser mais apegados com os tutores.

Convivência

Para conviver com o Mastim Espanhol, antes de tudo, é preciso ter bastante espaço. Em ambientes mais silenciosos, ele pode causar estrondos, seja com seu latido, para avisar que está incomodado, ou com seu ronco alto. Além de roncar bastante, esse pet também costuma babar muito.

Os tutores precisam impor liderança sobre ele para que obedeça com mais facilidade. Isso porque esse cão, quando define seu território, quer mandar em tudo que lhe cabe. Por isso, é preciso treiná-lo desde filhote e ensinar tudo muito bem com paciência.

Socialização

Quando faz amizades, ele tende a ser bastante carinhoso, principalmente com seus tutores, ou seja, vai demonstrar afeto sempre que puder. O Mastim Espanhol também adora brincar com crianças, mas é preciso tomar cuidado devido ao seu grande tamanho.

A dificuldade dele é com estranhos e outros animais. E, principalmente por defender seu território e as pessoas que amam, vai estranhar qualquer “ameaça” que aparecer. Se ele não for ensinado desde pequeno, talvez seja preciso colocar grades e portões para proteger os desconhecidos.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Mastim Espanhol não exige muitos cuidados e é bem fácil de pentear. Assim, a escovação pode ser realizada uma vez a cada duas semanas para retirar pelos mortos e manter o brilho.

Escovação dos Pelos do Mastim Espanhol

Higiene

Os banhos podem ser dados uma vez por mês. Mas é importante manter olhos e ouvidos limpos. Como ele tem bastante pele na região do pescoço e baba muito, é preciso ficar atento à limpeza dessa área também.

As unhas do Mastim Espanhol crescem rapidamente. Então, o tutor deve ficar sempre de olho no tamanho delas e cortar sempre que for necessário, com ferramentas específicas para isso. Caso tenha dificuldade em realizar esse procedimento, o ideal é levar o pet a um especialista.

A higiene bucal deve ser feita regularmente, como em outros cães. Use produtos especiais para os dentes do Mastim Espanhol e escove-os com frequência, para, assim, evitar problemas na saúde oral do seu peludo.

Cuidados com a saúde do Mastim Espanhol

O Mastim Espanhol costuma ser bastante saudável, as doenças que podem acometê-los são as mais comuns para cães de porte grande. Algumas delas são a displasia e os problemas cardíacos. Além disso, enfermidades oculares precisam ser monitoradas também.

Cuidados Mastim Espanhol

Higiene e Limpeza para Mastim Espanhol

Alimentação

Um cão grande, como o Mastim Espanhol, necessita de uma alimentação completa e balanceada para atender todos os requisitos que ele precisa. A nutrição deve ser feita com dietas que respeitem a fase da vida em que o cachorro está. Além disso, a quantidade das porções variam de acordo com o peso, o porte e a rotina de exercícios.

As rações para cachorros Premium e Super Premium são ótimas opções para atender às necessidades dos cães. Aliás, converse sempre com o veterinário para definir a melhor dieta para seu peludo.

Acompanhamento

Levar o pet ao veterinário em todas as fases da vida é muito importante para manter o bem-estar e a saúde dele. Com esse acompanhamento, é possível identificar problemas antes que eles fiquem graves e, assim, realizar tratamentos eficientes. Também é indicada a presença de um especialista para definir a dieta do cão, como foi dito anteriormente.

Além de levar o cão ao veterinário, o tutor precisa respeitar e atualizar a caderneta de vacinação do cachorro. Manter as vacinas em dia ajuda a evitar diversos problemas de saúde para o pet e também para os humanos.

Filhotes

O filhote de Mastim Espanhol já é grande, pesando em pouco tempo o que alguns cães nunca vão pesar na vida toda. Por isso, a chegada desse pequeno gigante precisa ser preparada com bastante espaço, para ele se sentir confortável e crescer feliz.

Um Mastim Espanhol filhote é grande, mas exige os mesmos cuidados que os outros cães quando pequenos. Dê a ele muita atenção, carinho e comece a educá-lo desde cedo. Assim, será mais fácil o seu cãozinho assimilar o que é certo e o que é errado.

Dicas de adestramento

O Mastim Espanhol é bastante ligado aos tutores e costuma lhes obedecer sem tanta dificuldade. Como os pets dessa raça são inteligentes e adoram observar tudo antes de agir, isso pode ser usado a favor na hora dos treinamentos.

Aproveitar atividades que envolvam os tutores será melhor para o adestramento. Como eles precisam de exercícios regulares, juntar o treinamento a esses momentos é uma grande oportunidade. Brincadeiras de caça, de pegar a bolinha ou atividades de correr por obstáculos são ótimas opções de treinos.

Cuide do seu grande Mastim Espanhol aqui na Petz!

Cuidar de um cachorro tão grande como o Mastim Espanhol é uma tarefa na qual o Pet Shop on-line da Petz vai te ajudar! Aqui você encontra todos os maravilhosos produtos para seu peludo. Aproveite as condições imperdíveis e os preços arrasadores para garantir tudo que seu amigão precisa!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Mastim Espanhol

Ração Úmida Dog Chow Sabor Carne para Cães Adultos - 100g
Ração Úmida Dog Chow Sabor Carne para Cães Adultos - 100g
Comprar
Ração Golden Cães Filhotes Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Cães Filhotes Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Banho a Seco Petz para Cães e Gatos 500ml
Banho a Seco Petz para Cães e Gatos 500ml
Comprar
Escova Massageadora Chalesco para Cães
Escova Massageadora Chalesco para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças