»
»
»
Doberman

GUIA DE RAÇAS
Doberman

Neste guia você vai encontrar:

Um cão destemido e muito leal

CBKC - Grupo 02

Raça de porte médio muito utilizada como cão de guarda.

O cachorro Doberman tem como maior característica o sentido de alerta, que influencia na escolha da espécie para a função de guarda. Mesmo assim, trata-se de um cachorro que se apega facilmente à família e preza pela lealdade, o que faz dele uma ótima companhia.

Além de estarem sempre atentos ao que acontece ao redor, esses cães carregam muita energia e são bastante agitados, o que demanda muitos estímulos e atividades físicas. Eles também são muito espertos e aprendem rapidamente novos comandos durante as fases de adaptação e adestramento.

Condição física

Quem opta por adotar um cão da raça Doberman deve saber que ele tem bastante força e disposição. Portanto, a prática de exercícios físicos, como caminhadas, treinamentos e brincadeiras, são essenciais. Além de contribuir para a saúde, manter esse hábito faz com que ele se sinta mais ocupado e satisfeito. A relação dele com a família também tende a ser muito mais equilibrada com as atividades.

Contudo, é muito importante ressaltar que essa afinidade só acontece com a adoção de um programa de adestramento. Por ter um perfil tão enérgico, pode ser um tanto difícil controlar essa particularidade da raça sem que o tutor tome seu lugar como líder.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Doberman

Média de Altura

Média de altura do Doberman

Média de Peso

Média de peso do Doberman

Nível de Fofura

Nível de fofura do Doberman

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Doberman

Destaques e curiosidades

Mesmo que os cães Doberman tenham essa necessidade de movimentação constante, eles também se adaptam bem aos momentos de calma. Esse comportamento faz com que eles não fiquem de fora do conceito de melhores amigos dos homens.

O Doberman é um cachorro que tem perfil dominador, isso significa que ele pode se sentir um líder no lugar do tutor, principalmente ao determinar ações como passeios e treinamentos, caso não seja ensinado adequadamente. Por isso, a obediência deve ser trabalhada logo cedo.

A atuação como cão de guarda sempre rendeu status de herói aos cachorros da raça. Muitos ajudaram na procura e resgate de vítimas na tragédia das Torres Gêmeas nos Estados Unidos, em 2001. No ano de 1945, muitos também serviram como soldados na Guerra de Okinawa, no Japão. A Ilha de Guam, no Oceano Pacífico, ganhou um memorial em homenagem aos cãezinhos.

Não é tão difícil encontrar cães da raça Doberman atuando nas telonas. Sempre reconhecidos pelo tom mais sério e imponente, eles já estrelaram vários filmes de sucesso. Entre eles, a animação Up - Altas Aventuras, com o personagem Alfa, líder de uma matilha enviada para a captura de um pássaro raro na América do Sul.

Doberman guia raças

A História do Doberman

Origem

Criada na Alemanha há mais de cem anos, a raça carrega o nome de Friedrich Louis Doberman, antigo cobrador de impostos e responsável pelo canil da cidade de Apolda, no centro do país. As pesquisas históricas indicam que o homem precisava de um excelente cão de guarda para ajudar em suas funções, e desenvolveu a espécie por meio de diversos cruzamentos.

Migração

Os primeiros Dobermans foram apresentados em exposições caninas na cidade alemã de Erfurt, em 1897. No começo do século 20, os EUA começaram a receber alguns exemplares da raça. O cãozinho fez tanto sucesso em terras americanas, que chegou a ganhar competições importantes. Poucos anos depois foi lançado o Doberman Pinscher Club of America.

Ameaças

Assim como aconteceu com outros bichinhos, a raça passou por forte risco de desaparecimento durante a Segunda Guerra Mundial, seja pelo trabalho policial, ou pela fome, que fez com que as famílias não pudessem mais criar seus pets. Segundo pesquisadores, os criadores de Doberman fora da Europa ajudaram a preservar a raça.

Ofícios

Esses cachorros sempre foram muito trabalhadores, tanto como cães de guarda quanto no auxílio em resgates. Essas atuações renderam aos Dobermans apelidos como “gendarme dog” — cão policial em português. Além disso, muitos deles também participavam de caçadas para o controle de animais predadores.

Os ancestrais do Doberman

Não existe uma confirmação clara das raças utilizadas ao longo do processo de cruzamento até o aparecimento do primeiro Doberman. O que se sabe é que os cachorros da raça são frutos do cruzamento entre um tipo antigo de Rottweiler com cães pastores de coloração preta, também da região da Alemanha.

Além do Rottweiler, raças como o Pinscher, o Pastor-de-Beauce e o Dogue Alemão, fazem parte da árvore genealógica do Doberman. Essa miscigenação fez com que o animal carregasse características excelente para as funções de trabalho da época, cumprindo requisitos como a resistência e o nível de inteligência.

Doberman guia raças

Características físicas

Conhecido por ter uma aparência nobre e elegante, os Dobermans são de tamanho médio e musculatura forte. Ele possue uma expressão determinada e séria. As marcações corporais são taxadas por especialistas como quadradas, ou seja, com partes retas e delineadas, ainda mais aparente nos machos.

O Doberman preto é o mais popular, porém é possível encontrá-los em coloração marrom. Ambos possuem marcações sob a cauda, braços e patas, no antepeito e acima do focinho, assim como no alto dos olhos, sempre em uma tonalidade de vermelho, como a ferrugem, perceptivelmente definidas.

Conheça rações para Doberman

Personalidade

Embora sua imagem esteja sempre atrelada à uma expressão mais sombria, esse cão é bastante carinhoso com a família. Está sempre atrás dos tutores e precisa de muita atenção. Entretanto, é muito importante trabalhar esse aspecto logo cedo, quando ainda é um Doberman filhote, para evitar um comportamento mais dependente do tutor ou até mesmo agressivo.

Convivência

Se trabalhada desde filhote, a convivência com os cãezinhos dessa raça é bastante tranquila, já que um dos principais diferenciais dele é a obediência. Por outro lado, é muito importante que a família esteja preparada para receber o novo integrante e suas peculiaridades.

Após esse breve período de conquista de confiança, o cachorro vai lidar muito bem com sua nova família. Eles são dóceis com as crianças e adoram receber carinho. O fato de ficarem bem sozinhos, quando bem educados, é outro ponto forte para essa espécie. Entretanto, a ausência dos donos por tempos muito longos pode ser problemática.

Socialização

O processo de socialização é relativamente prático. Porém, a adaptação funciona de forma excelente quando iniciada ainda no começo da vida do bichinho. Assim que você receber o seu novo amigo em casa, comece a trabalhar comandos que indiquem a sua liderança.

Muitos tutores de primeira viagem ficam na dúvida se o Doberman vive melhor em casa ou apartamento. É importante deixar claro que ele, com certeza, prefere lares com quintais espaçosos, mas isso não impede que se acostume à habitações menores, desde que a rotina de exercícios seja mantida.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Tanto o Doberman marrom como o preto possuem pelagem curta, dura e espessa. Muito bem assentados e lisinhos, os pelos são distribuídos de maneira uniforme pela superfície. As quedas de pelo são moderadas e a escovação deve ser feita semanalmente, tomando muito cuidado com a pele. Além de fazer com que seu cachorro receba vários elogios, essa prática ajuda a manter o brilho e a saúde dos pelos.

Lembre-se de que é muito importante acostumar o pet aos processos de escovação desde filhote. Faça dessa situação um momento agradável de interação, para que o bichinho não associe o cuidado a algo ruim.

Escovação dos Pelos do Doberman

Higiene

As precauções com relação à higiene desse cachorrinho não são muito grandes. Cuidados com tosa e banhos não são tão frequentes. Trata-se de um pet com hábitos naturalmente limpinhos. Por isso, dê banho somente quando houver real necessidade.

Verifique sempre os ouvidinhos do seu cão. Por se tratar de uma região sensível do corpo, qualquer sujeira, vermelhidão ou cheiro ruim deve ser levado a sério, pois podem causar infecção. Além de levar o pet ao médico-veterinário, é essencial manter em dia a higienização semanal com produto específico.

As unhas dos Dobermans se desgastam facilmente com as atividades físicas, então, o crescimento das unhas não é um problema. Contudo, fique sempre atento às patinhas do seu companheiro, e caso haja a necessidade, apare-as com cuidado, utilizando materiais adequados, ou deixe a tarefa a cargo de um profissional.

Escove os dentinhos do seu cachorro semanalmente com pasta e escova de dente apropriada para pets. Esse hábito evita o aparecimento de tártaro e várias outras complicações na boca do animal. No início, seu cãozinho talvez não curta muita a sensação, mas tente fazer com que esse momento seja divertido para ambos.

Cuidados com a saúde do Doberman

Os Dobermans são super resistentes em relação à problemas de saúde. Mas, assim como qualquer outra raça, não estão totalmente livres de doenças, o que faz com que as consultas regulares com o veterinário sejam fundamentais.

Casos de complicações no coração, no quadril e problemas no sangue (como a Doença de Von Willebrand) são muito comuns. Portanto, além dos exames rotineiros com o especialista, mantenha hábitos saudáveis de exercícios e alimentação. Com certeza vão ajudar no bem-estar e deixá-lo bem contente!

Escovação dos Pelos do Doberman

Higiene e Limpeza para Doberman

Alimentação

A adoção de uma dieta balanceada influencia muito na qualidade de vida do seu cão. Portanto, lembre-se de conversar com o veterinário sobre a melhor escolha de ração para Doberman, além de saber se existe a necessidade em oferecer alimentos complementares, como petiscos e guloseimas, entre tantos outros detalhes super importantes!

Acompanhamento

Como já deu para notar, não existe maneira mais fácil de manter a saúde do seu amigo em dia do que visitando um profissional com frequência. Mas é essencial ficar de olho em outras questões básicas, como mudanças de comportamento, descontrole no apetite ou falta de interesse em brincadeiras, por exemplo.

Filhotes

Filhotes

Todo cachorrinho demanda cuidados especiais para um desenvolvimento adequado, e com um filhote de Doberman não pode ser diferente. Antes mesmo de receber o seu novo amigo em casa, é importante saber detalhes sobre o seu estado de saúde e se a vacinação e vermifugação estão em dia.

Nas primeiras semanas, o seu amiguinho talvez fique um pouco deslocado, já que se trata de um novo lugar e pessoas ainda desconhecidas. No entanto, com muito carinho, ele logo vai se sentir em casa e retribuir toda a boa recepção!

Para que a integridade do seu amigão seja sempre garantida, fique atento às movimentações dele por escadas e batentes. Não deixe que ele percorra caminhos com obstáculos perigosos, como fios eletrônicos, por exemplo. Além disso, faça adaptações com uso de barreiras e portões específicos para cachorro, afinal, não há nada melhor do que proteger quem a gente adora.

Dicas de adestramento

Como explicamos, o processo de adestramento do Doberman é muito fácil. Por se tratar de um cãozinho trabalhador e obediente, o treinamento é muito mais rápido. A raça é considerada uma das mais inteligentes e ativas!

O cachorro adora aprender coisas novas e ser desafiado. Aproveite a inteligência dele para exercitar a criatividade! Priorize truques e lições em que ele possa gastar bastante energia!

Encontre produtos para Doberman aqui na Petz

Prontinho! Agora você já sabe tudo sobre a raça Doberman! Mas não para por aí, agora você precisa conhecer produtos incríveis para esse cãozinho!

Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você tem uma diversidade impressionante de itens para o seu melhor amigo. Aproveite os preços imbatíveis!

Produtos mais comprados para o Doberman

Ograx-3 Avert
Ograx-3 Avert
Comprar
Fleegard Spray
Fleegard Spray
Comprar
Crema 6A Labyes
Crema 6A Labyes
Comprar
Cal-D-Mix Vetnil
Cal-D-Mix Vetnil
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros