»
»
»
Dálmata

GUIA DE RAÇAS
Dálmata

Neste guia você vai encontrar:

Simpático, sensível e um grande companheiro

CBKC - Grupo 06

Mais do que charme, os Dálmatas são fiéis e cheios de energia

O cachorro Dálmata é um dos mais famosos do mundo! E não falamos isso pelo clássico filme que destaca todo o charme das suas manchinhas, mas pelo seu jeito dócil, sensível e amigável! Muito esperto, ele adora praticar exercícios físicos, principalmente ao lado do seu tutor.

Durante muito tempo a raça Dálmata foi utilizada na condução de carruagens, devido ao seu porte musculoso e robusto. Mesmo sendo muito amigável, ele será um ótimo guardião e latirá bastante até avisar sua família de que algo diferente está acontecendo, afinal, ele sempre fará o possível para ver todos ao seu redor muito felizes.

Condição física

Se existe algo que os cães Dálmatas têm de sobra, é energia! Eles são ótimos corredores e sempre estão dispostos a correr e brincar. As caminhadas diárias com esse cãozinho são mais do que necessárias, além da prática de exercícios dentro de casa.

Quem tem um cãozinho desses deve saber que ele também adora brincar. Por esse motivo, os mais diversos brinquedinhos não poderão faltar no lar do pet. Além disso, não estranhe se ele aprender diversos truques para chamar a sua atenção, afinal, ele adora aparecer e mostrar o charme único que possui!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Dálmata

Média de Altura

Média de altura do Dálmata

Média de Peso

Média de peso do Dálmata

Nível de Fofura

Nível de fofura do Dálmata

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Dálmata

Destaques e curiosidades

No cinema, o clássico filme 101 Dálmatas, teve o seu primeiro lançamento em 1961, baseado no livro “The Hundred and One Dalmatians”, de Dodie Smith. Na produção, os cães Pongo e Prenda tentam salvar outros cãezinhos da malvada Cruella de Vil. Em 1996, a versão animada foi novamente produzida em um live-action estrelado por Gleen Close e Jeff Daniels.

As famosas manchinhas de um filhote de Dálmata começam a aparecer na segunda semana de vida. A princípio, elas ficam apenas na pele, sob o pelo. Por volta do décimo dia, já é possível vê-las emergindo na pelagem e dando um ar todo charmoso ao pet.

Assim como os seres humanos têm suas impressões digitais únicas, as manchinhas de cada cachorro Dálmata são exclusivas. É impossível encontrar dois cãezinhos com a mesma padronagem, seja na quantidade, no tamanho, no formato ou na localização dos “pontinhos”.

Até hoje a raça Dálmata é reverenciada pelo Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos. Antigamente, o cãozinho era utilizado para conduzir as carruagens desses militares e, atualmente, sua imagem está estampada em diversos veículos civis e militares.

Dálmata guia raças

A História do Dálmata

Egito Antigo

Apesar de desconhecida, acredita-se que a origem do Dálmata se deu no Egito Antigo, onde foram encontrados cachorros pintados, próximo às pirâmides. No entanto, essa hipótese não é confirmada, já que os primeiros exemplares da raça foram encontrados na Croácia.

Obras de arte

Também foram vistos diversos Dálmatas em obras de arte do século XVII. Na maioria das pinturas, os cães acompanhavam pessoas da nobreza e outros governantes. Por esse motivo, não sabe-se ao certo qual a verdadeira origem deste cãozinho tão especial.

Origem européia

Na Inglaterra, os admiradores dos Dálmatas acreditam que ele é descendente do Braco de Bengala, cão bastante popular no século XVIII. O nome da raça se dá pela região onde foram localizados diversos exemplares, na Dalmácia (antiga Croácia). Após isso, muitos foram vistos ao lado de cavalheiros ingleses.

Os Coach Dogs

Na América, os Dálmatas ficaram conhecidos como os Coach Dogs, ou “cães de carruagem”, por acompanhar a cavalaria do Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos. Até hoje, a raça é respeitada e reconhecida pelos militares.

Os descendentes dos Dálmatas

Apesar de muitos cachorros de outras raças possuírem manchas pelo corpo, como o Bull Terrier, não é comprovado que os Dálmatas possuem descendentes. No entanto, além de todas as teorias sobre a sua origem, também acredita-se que eles possuem laços familiares com o Dogue Alemão e os Pointers.

Sua popularização aconteceu, em grande parte, após o reconhecimento da pelo American Kennel Club, em 1988. Já no início do século XIX, também no Estados Unidos, foi formado o Dalmatian Club of American, pelos criadores de Dálmatas mais apaixonados.

Dálmata guia raças

Características físicas

O porte é uma das características mais marcantes deste pet. Seja um Dálmata adulto ou filhote, ele sempre terá um ar mais robusto, os músculos mais fortes e bem torneados. E claro, não podemos deixar de falar das famosas manchinhas pelo corpo.

Segundo a CBCK (Confederação Brasileira de Cinofilia), a coloração da pelagem de um Dálmata é sempre padrão. Com a predominância do branco, suas manchinhas podem ser pretas ou marrons, variando entre 2 e 3 centímetros.

Conheça rações para Dálmata

Personalidade

Para quem deseja ter um verdadeiro companheiro dentro de casa, o cachorro Dálmata é uma excelente opção. Apesar de um pouco desconfiado, ele é muito fiel a seus tutores e jamais deixará que algo ruim aconteça com eles.

Por causa dos seus ancestrais, que eram grandes companheiros dos cavalos, esse cãozinho também se dá bem com outros animais de estimação. No entanto, vale lembrar que alguns cães da raça podem ter probleminhas de audição, o que poderá alterar o comportamento deles.

Convivência

Você e o seu Dálmata se darão muito bem caso você ofereça um ambiente espaçoso e agradável para viver. Pelo fato de já ter sido um cachorro circense, ele adora fazer novas travessuras para chamar a atenção de todos ao seu redor.

A facilidade de convivência é um dos pontos mais fortes quando falamos do Dálmata temperamento. Isso porque ele sempre está disposto a fazer novos amigos, desde que tenha o seu espaço reservado e respeitado.

Socialização

Um cachorro Dálmata sadio sempre estará disposto a fazer novos amigos, porém, é necessário ter um pouquinho mais de paciência com alguns exemplares da raça. Como dissemos, alguns pets podem sofrer com deficiência auditiva e, por isso, deve-se tomar mais cuidado na hora de socializa-los.

Vale lembrar que o Dálmata é um cãozinho bem espaçoso e pode ser também um pouquinho desastrado. Por isso, não é recomendado deixá-lo sozinho com as crianças por muito tempo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem de um Dálmata é bem curta, firme e não exige muitos cuidados. Inclusive, a raça possui uma ótima resistência nos pelos e tendência ao brilho. No entanto, as escovação ainda se fazem necessárias, a fim de evitar a queda e para facilitar o nascimento de novos pelinhos.

A predominância do branco nos pelos exigem shampoos que aprimorem esse tom e mantenha-os sempre limpinhos. Por isso, escolha sempre os produtos que favoreçam pelagens claras.

Escovação dos Pelos do Dálmata

Higiene

Como todo cãozinho, o Dálmata precisa dos cuidados básicos com higiene. Os banhos não precisam acontecer com tanta frequência, mas mesmo assim óleos devem ser utilizados para manter a qualidade e o brilho dos pelos.

Além disso, as escovações dos dentinhos também são fundamentais para os cuidados com a higiene bucal. Elas evitarão complicações como cáries, tártaros, placas bacterianas e mau hálito.

Uma das complicações mais comuns na raça é a surdez e, por esse motivo, deve-se ter atenção redobrada com as orelhas do pet. Estima-se que 22% dos Dálmatas sofrem com esse problema, sendo em alguns casos apenas em um dos ouvidos. Sendo assim, as limpezas deve acontecer com mais frequência e com os produtos recomendados.

Os Dálmatas são cãezinhos que adoram e precisam brincar e praticar exercícios físicos. Para evitar possíveis desconfortos e que ele se machuque, é recomendado manter suas unhas sempre em um tamanho adequado, lembrando que é necessário muito cuidado na hora de cortá-las.

Cuidados com a saúde do Dálmata

Além dos probleminhas com surdez, outros probleminhas são bem comuns nos Dálmatas e, por isso, demandam uma quantidade maior de cuidados. Um deles é relacionado ao sistema urinário do pet, devido ao excesso de ácido úrico em seu metabolismo.

Analisar se ele está fazendo xixi regularmente e com a coloração adequada é fundamental. Caso seja notada alguma alteração, um veterinário deve ser contatado imediatamente.

Na pele do seu amiguinho também podem surgir feridinhas e machucados com mais frequência, devido à sensibilidade maior que ela possui. Uma boa alimentação também ajudará a manter a pele mais forte, protegida e resistente!

Escovação dos Pelos do Dálmata

Higiene e Limpeza para Dálmata

Alimentação

Ainda falando em alimentação, além de favorecer a pele, é fundamental que a ração para Dálmata tenha um número de proteínas maior. O cãozinho dessa raça é extremamente ativo e precisa de uma dieta bem equilibrada. Mas não esqueça de atentar-se à quantidade servida.

Acompanhamento

Um dos melhores amigos do seu pet será um bom veterinário. Sendo assim, levá-lo em consultas frequentes, ajudará a prevenir as complicações mais comuns e também promoverão uma vida muito mais saudável.

Filhotes

Filhotes

Com os pequenos, o cuidado deve ser ainda maior, a começar pela alimentação. Após os primeiros 30 dias de vida, uma ração para Dálmata filhote deve ser oferecida, em quantidades moderadas, para garantir um bom crescimento e o desenvolvimento da inteligência.

E claro, não podemos esquecer da vermifugação — procedimento essencial na infância e ao longo da vida do pet! Oferecer um medicamento para verme ao seu cãozinho o manterá protegido contra a infestação desses parasitas e garantirá uma vida muito melhor.

Dicas de adestramento

Os Dálmatas são bichinhos bem espertos e aprenderão bem fácil as suas lições de adestramento. Como já falamos, ele é um cãozinho que gosta bastante de aparecer e fará o que for possível para chamar a sua atenção.

Para facilitar o adestramento do seu cachorro Dálmata, utilize acessórios que estimulem o movimento, ou então que possam servir como recompensa após o aprendizado. Bastões e discos são uma boa pedida, assim como os biscoitinhos.

Tudo sobre Dálmata você encontra na Petz!

Agora que você sabe um pouco melhor sobre o cachorro Dálmata, nada melhor do que ter um grande parceiro para ajudar você a cuidá-lo da forma ideal! Nós, no Pet Shop on-line da Petz, estamos sempre à disposição para oferecer tudo o que seu melhor amigo merece!

Aproveite e faça a assinatura em nosso site para garantir descontos e condições de pagamento especiais. Você não pode perder!

Produtos mais comprados para o Dálmata

Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango e Arroz
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango e Arroz
Comprar
Shampoo para Pitbull
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar
Comedouro Regulável para Cães de Porte Grande Color
Ração Eukanuba Medium Breed Para Cães Adultos Raças Médias
Comprar
Ração Royal Canin Maxi - Cães Adultos
Ração Premier Nutrição Clínica Obesidade para Cães Adultos Raças Médias e Grandes 10,1kg
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros