»
»
»
Aidi

GUIA DE RAÇAS
Aidi

Neste guia você vai encontrar:

Atento, destemido e responsável

CBKC - Grupo 2

Um cãozinho extremamente corajoso!

Informações Gerais

Alguns cãezinhos são conhecidos pela inteligência, outros, pelas habilidades como nadadores, e há ainda aqueles que conquistaram a fama de bravos e intimidadores. Já o Aidi se destaca pela incrível capacidade de proteger pessoas, gado e até mesmo pertences.

Muito corajoso e proativo, esse pet impressiona pela dedicação. Sempre alerta para quaisquer perigos possíveis, o bichinho costuma desempenhar essa função com muito entusiasmo e seriedade. Temos certeza de que você vai gostar de saber mais sobre o peludo nos tópicos a seguir!

Condição física

O Aidi é um cãozinho bem forte. Ao longo do tempo, ele foi muito utilizado como guardião de gado por pastores nômades das montanhas. Isso significa que o pet se adaptou a terrenos acidentados e condições climáticas agressivas.

Isso sem contar, é claro, o porte físico rústico e a musculatura sólida que o protegem contra ataques de outros animais, como chacais. Além disso, vale dizer que os pets dessa raça são bem enérgicos e gostam de passar bastante tempo em locais amplos ao ar livre.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Aidi

Média de Altura

Média de altura do Aidi

Média de Peso

Média de peso do Aidi

Nível de Fofura

Nível de fofura do Aidi

Características

Requer atenção

Vive bem em
apartamento

É afetuoso

Gosta de gatos

Gosta de cães

Gosta de crianças

Precisa de exercícios

É saudável

É inteligente

É brincalhão

É sociável

Solta pelo

É fácil de treinar

Gosta de estranhos

É friorento

Rações para Aidi

Destaques e curiosidades

O Aidi ou Cão das Montanhas do Atlas é um cãozinho que leva o trabalho muito a sério. Porém, com a dose certa de carinho, esse peludo se mostra um excelente companheiro. Sendo assim, se quiser conhecer o pet melhor, não deixe de ler este guia até o fim!

Além de “Aidi”, essa raça de cachorro é conhecida por muitos outros nomes. Alguns dos mais utilizados para se referir ao peludo são: Cão das Montanhas do Atlas, Cão do Atlas, Cão Berber e Chien de l’Atlas. Além disso, há um nome popular para o pet: Cão Kabyle (que faz menção ao povo que habita a região norte da África).

A pelagem desse cãozinho é bem densa, protegendo o animal contra o sol excessivo e baixas temperaturas. Além disso, a grossa camada de pelos funciona como uma verdadeira armadura no combate contra predadores selvagens.

Por mais que o Aidi seja considerado um cão de pastoreio, a função exercida pelo pet é um pouco diferente daquilo que se imagina. Afinal, o peludo não serve para organizar e guiar o gado, mas sim protegê-lo contra predadores. Além disso, eles cuidam das barracas e dos pertences dos pastores.

Aidi guia raças

História do Aidi

Origem

Não existem registros precisos sobre a origem do Aidi. O que se sabe é que ele foi criado, durante muitos anos, por pastores marroquinos da cordilheira montanhosa do Atlas (norte da África). Por esse motivo, o bichinho também é conhecido como Cão do Atlas.

Ancestrais

Infelizmente, não temos registros precisos sobre a ancestralidade desse cachorro marroquino. Entretanto, acredita-se que a raça tenha vindo de um grupo de cães indianos conhecidos como Pye-Dogs.

Mudança de hábitos

Como dissemos anteriormente, a principal função do Aidi antigamente era proteger o gado e os pastores que habitavam a região do Atlas no Marrocos. Porém, com o tempo, passou-se a criá-lo como um simples animal doméstico, por isso ele é muito popular na região hoje.

Reconhecimento

O Cão das Montanhas do Atlas foi reconhecido pela FCI (Federação Cinológica Internacional) no dia 13 de julho de 1968. O padrão oficial da raça foi publicado pela entidade em 25 de março de 2003.

Aidi  veterinário guia raças

Características físicas

O Aidi é um cachorro de porte médio a grande. A estrutura física dele se adaptou aos terrenos acidentados e temperaturas intensas comuns em regiões montanhosas. Por isso, é um pet bastante resistente.

Além disso, o pelo é bem grosso e espesso, o que o ajuda a se proteger contra ataques de predadores. A pelagem pode ter várias cores diferentes, variando entre branco com manchas marrons, tons de cinza e preto.

Conheça rações para Aidi

Personalidade

O Aidi é conhecido principalmente por ser um grande cachorro protetor. Isso significa que ele está sempre alerta e disposto a enfrentar qualquer perigo para garantir a segurança daqueles que são colocados sob a tutela dele.

Por conta desse senso de responsabilidade, o bichinho pode até parecer um pouco sério e focado demais. Entretanto, ele é considerado um grande companheiro e sabe muito bem como retribuir carinho e respeito.

Convivência

Com um Aidi em casa, você nunca mais vai se preocupar com surpresas. Afinal, esse pet adora alertar os tutores sobre qualquer pessoa ou animal desconhecido que se aproxime repentinamente.

Além disso, o bichinho adora se fazer presente no dia a dia da família. Isso significa que o peludo é um excelente animal de estimação, estando ao seu lado para o que der e vier.

Socialização

Por ser um pet bem territorialista, esse cachorro do Marrocos pode não aceitar muito bem animais e pessoas estranhas que entrarem na sua casa. Portanto, espere alguns latidos de alerta e postura desconfiada.

Entretanto, se forem acostumados desde cedo, os cãezinhos dessa raça podem conviver tranquilamente com outros animais de estimação. Assim, é importante que o pet passe bastante tempo em locais públicos nos primeiros meses de vida. Vale dizer que o bichinho pode ser um grande amigo para as crianças da casa.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os pelos do Aidi devem ser escovados, no mínimo, duas vezes por semana. Isso ajuda a manter o pet com boa aparência e a reduzir a queda. Vale lembrar que o bichinho troca de pelo duas vezes por ano. Na época da muda, em específico, é importante escová-lo diariamente.

Escovação dos Pelos do Aidi

Higiene

O Cão do Atlas tem uma camada de óleo na pelagem extremamente importante para a proteção dela. Portanto, não dê banhos frequentes no bichinho, pois pode remover essa película. Ademais, você pode limpar as orelhas do pet com panos úmidos sempre que perceber qualquer tipo de sujeira.

Normalmente, as unhas dos nossos animais de estimação se desgastam no atrito com o solo (que ocorre, principalmente, durante caminhadas na rua). Porém, se perceber que as do seu pet estão muito grandes, leve-o ao veterinário. Cortar as unhas do bichinho evita que elas rachem e causem dor.

A higiene bucal é um cuidado muito importante e, muitas vezes, negligenciado pelos tutores. Porém, saiba que é ideal escovar os dentes do seu Aidi, no mínimo, três vezes por semana. Essa prática previne o acúmulo de tártaro que pode causar sérios problemas à saúde do peludo.

Cuidados com a saúde do Aidi

Em geral, este é um cãozinho bem saudável, que não costuma apresentar muitos problemas de saúde ao longo da vida. Algumas das principais disfunções que podem acometer a raça são: displasia no quadril e luxação patelar. Para evitar esse tipo de complicação, mantenha as consultas com o veterinário em dia.

Cuidados Aidi

Higiene e Limpeza para Aidi

Alimentação

Uma dieta balanceada é a base para uma vida longa e saudável. Isso quer dizer que seu animalzinho de estimação precisa de um alimento que supra todas suas necessidades nutricionais. Portanto, a opção ideal é uma ração apropriada para porte, raça e outras especificidades metabólicas do pet.

Você também pode incrementar a alimentação do peludo com alguns petiscos apropriados, como biscoitos e bifinhos para cães ou até algumas frutas e vegetais. Entretanto, é essencial fornecer esse tipo de alimento apenas nos intervalos entre as refeições ou durante as sessões de adestramento.

Acompanhamento

É muito importante manter o acompanhamento veterinário do seu pet em dia. Isso porque check-ups rotineiros feitos por profissionais em saúde animal podem identificar disfunções de forma prévia.

Com isso, em casos de doenças, é muito mais fácil e rápido tratar seu amiguinho. Além disso, o veterinário pode aplicar todas as vacinas e vermífugos necessários para a proteção do pet.

Filhotes

Sabemos como o mundo pode ser grande e confuso quando somos crianças, não é verdade? O mesmo acontece com nossos cãezinhos, que estão em fase de aprendizado, por isso precisam de bastante carinho e atenção.

Assim, não deixe de dedicar bastante tempo ao seu filhote, principalmente nos primeiros dias em sua casa (o chamado período de adaptação). Além disso, prepare o novo lar do bichinho com acessórios essenciais como comedouro, bebedouro, brinquedos, caminha, etc.

Dicas de adestramento

O Aidi pode ser um tanto quanto temperamental e independente. Por isso, é importante ser firme durante as sessões de treinamento, mas evitar técnicas muito rigorosas. Estimule seu pet positivamente e, certamente, ele aprenderá a seguir comandos com muito mais facilidade.

Definitivamente, o Cão do Atlas pode ser ensinado a ser um ótimo guardião. Portanto, invista no instinto de proteção do cãozinho, mesclando o adestramento com bastante socialização. Dessa forma, o pet não se torna agressivo e pode conviver com estranhos.

Na Petz, você encontra tudo que seu Aidi precisa!

Sem dúvidas, o Aidi é um cãozinho adorável. Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre a raça. Caso precise de itens para seu bichinho, não deixe de consultar o catálogo do Pet Shop on-line da Petz. Temos uma variedade bem grande de acessórios que podem ajudar nos cuidados com o peludo.

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Aidi

Bolo de Aniversário Padaria Pet para Cães Sabor Chocolate 70g
Bolo de Aniversário Padaria Pet para Cães Sabor Chocolate 70g
Comprar
Cama Zee.Dog Skull Zee.Bed Preta para Cães
Cama Zee.Dog Skull Zee.Bed Preta para Cães
Comprar
Kit de Saúde Oral Virbac Pasta e Escova para Cães e Gatos
Kit de Saúde Oral Virbac Pasta e Escova para Cães e Gatos
Comprar
Camiseta Piticas Capitão América
Camiseta Piticas Capitão América
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças