»
»
»
Cachorro Boxer

GUIA DE RAÇAS
Cachorro Boxer

Neste guia você vai encontrar:

Um gigante guardião

CBKC - Grupo 02

Ótimo cão de guarda e um companheiro leal

Com uma aparência robusta, o cachorro Boxer pode até parecer ser bravo no primeiro encontro. Mas, na verdade, ele é bem amoroso e tranquilo, principalmente depois que se sente seguro com sua nova família. Aliás, ser super fiel ao tutor é outra característica bastante admirada nesse cãozinho.

Se você está pensando em adotar um cachorro da raça Boxer, saiba que, com ele, toda a sua família estará protegida e terá um amigão para todos os momentos. Conheça mais sobre o pet!

Condição física

Com um aspecto altivo, o cachorro Boxer demora para amadurecer e só é considerado maduro depois dos três anos de vida. Por isso, ele adora brincar o tempo todo e gastar energia.

Então, não deixe de fazer exercícios diários com seu cãozinho da raça Boxer. Com certeza ele vai apreciar muito esses momentos de lazer! Além disso, saiba que o pet ama caminhadas, corridas e passeios ao ar livre e exige muito do seu tutor, já que é atlético e bem inteligente.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cachorro Boxer

Média de Altura

Média de altura do Cachorro Boxer

Média de Peso

Média de peso do Cachorro Boxer

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cachorro Boxer

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Cachorro Boxer

Destaques e curiosidades

Bastante leal a sua família humana, a raça de cachorro Boxer é conhecida pelo bom convívio com o tutor. Mas, apesar de dócil e afetuoso, ele também apresenta uma personalidade mais destemida quando necessário. Por isso mesmo, é um excelente cão para proteção do lar e de pessoas próximas.

Por ser um cãozinho super protetor e muito inteligente, o Boxer já foi utilizado pelas Forças Armadas da Alemanha durante a I Guerra Mundial, como mensageiro e olheiro. Os cachorros que combateram junto aos soldados já eram conhecidos antes da sangrenta batalha, e foram expostos em 1895, na cidade de Munique.

Cerca de 25% do boxers são brancos e estão cercados de muitas teorias sobre sua existência. Alguns dizem que eles são albinos e estão mais propensos a contrair doenças. Mas, a verdade, é que não há nada que comprove essas histórias, a única certeza é que eles têm mesmo uma certa tendência a serem surdos.

Registrado pela American Kennel Club em 1904, a raça só se popularizou nos Estados Unidos mais de 40 anos depois, quando um cachorro Boxer ganhou uma competição canina em Westminster e ficou famoso em todo o país. A partir de então, a raça se tornou bastante popular em terras americanas.

Cachorro Boxer guia raças

A história do Cachorro Boxer

Origem

O Boxer que conhecemos hoje nasceu apenas na década de 1830, quando caçadores alemães começaram o cruzamento da raça Bullenbeisser com cães Mastiff, Terrier e, mais tarde, com Bulldogs. A partir de então, surgiu esse cãozinho Boxer, conhecido por sua agilidade, resistente e muita força.

Antepassados

O Bullenbeisser, ou "mordedor de touros", é antepassado direto do Boxer e era bastante utilizado na caça de grandes animais. Ele tinha como responsabilidade manter a presa capturada até que o caçador chegasse para matá-la. Por isso, esse pet deveria ter uma ampla dentadura, o que foi critério para criação da raça.

Migração

O cachorro Boxer só ficou conhecido na Europa no final de 1890. Mas, foi na América que o cãozinho se tornou uma raça popular entre tutores. Sua história começou em solo norte-americano, por volta de 1903, quando os primeiros exemplares foram importados para os Estados Unidos. No ano seguinte, a raça foi registrada no AKC.

O nome “Boxer”

Segundo relatos, a raça foi chamada de Boxer por conta da sua postura altiva, que remete a um boxeador. Além disso, esses pets têm o costume de usar as patinhas da frente quando brigam, o que também lembra os lutadores. Outra característica que remete aos profissionais, é a agilidade para enfrentar seu adversário.

Cachorro Boxer veterinário guia raças

Características físicas

Excelente como cão de guarda e ótimo companheiro, o Boxer cachorro é conhecido principalmente por seu porte mediano e músculos definidos. O pet possui tronco bem avantajado. Já sua característica mais marcante é a cabeça, que é proporcional ao corpo e conta com focinho largo de aparência poderosa.

Para complementar, os lábios são adequados ao tamanho do focinho. Enquanto os olhinhos possuem cores escuras, assim como suas pálpebras. Por fim, o Boxer tem uma pelagem curta e bem assentada. Suas cores variam de dourado ao vermelho forte e tigrados com listras pretas. Também é possível encontrar cães com pelos brancos.

Conheça rações para Cachorro Boxer

Personalidade

O cachorro Boxer é bastante conhecido por sua lealdade e seu instinto super protetor! Por isso, ele adora estar perto de quem ama e passa certa segurança. O pet dessa raça também é bastante corajoso e não pensa duas vezes quando é preciso agir, principalmente na hora de vigiar sua família.

Próximo do tutor e daqueles que ama, esse cãozinho é amoroso e destemido, e permanece com essa personalidade até o final de vida. Portanto, é um dos seres mais fiéis no mundo animal, sendo perfeito para quem busca por um companheiro de quatro patas.

Convivência

Agora que você já conhece melhor sobre o cachorro Boxer e seu comportamento, já deu para perceber o quanto ele é realmente leal ao seu tutor. Mas, apesar de ser bem dócil no ambiente familiar, esse cãozinho pode não aceitar a presença de estranhos. Portanto, trabalhe com a socialização do cão desde filhotinho.

Se tiver filhos não se preocupe, ele é brincalhão e adora se divertir com crianças. As fêmeas, inclusive, costumam adotar os pequenos com muito carinho como se fossem seus próprios filhotes.

Socialização

O cachorro Boxer pode ser teimoso quanto aos comandos de adestramento, por isso, é fundamental começar a ensiná-lo desde os primeiros meses de vida. E, caso receba muitas visitas, procure instruí-lo a receber bem seus convidados e a ir se acostumando com a movimentação.

Esse cãozinho é bastante inteligente e, portanto, não terá dificuldade em compreender as regras da casa, mesmo que resista um pouco no começo. Quanto a sua família, não se preocupe! Esse amiguinho tende a ser super carinhoso com todos que convivam diariamente com ele.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O Boxer é um cãozinho conhecido por sua higiene e exige poucos cuidados em relação à pelagem. Porém, pode perder alguns pelos e, por isso, o ideal é que o tutor mantenha uma rotina de escovação semanal. Para essa tarefa, as escovas de cerdas ou luvas de borracha ajudam a manter o pelo intacto.

Escovação dos Pelos do Cachorro Boxer

Higiene

A raça é bastante independente quanto a sua higiene e famoso por ser limpinho. Ou seja, não precisa de banhos frequentemente. O recomendado é que sejam dados a sempre que o tutor achar necessário. Mas, lembre-se, isso vai depender da rotina e do lugar em que o cão vive.

Vale ressaltar que, ao lavar partes como as orelhinhas do pet, é fundamental secá-las bem e evitar que entre água nos ouvidos. Assim, você previne que seu amigão fique doente e contraia infecções.

Outro cuidado de higiene que é fundamental, a escovação do Boxer precisa ser realizada pelo menos uma vez por semana. Mas, tente acostumar seu amigão a manter esse hábito diariamente. Esse é o primeiro passo para evitar doenças como o tártaro e problemas de gengiva.

O recomendado é aparar as unhas do seu cãozinho de uma a duas vezes por mês, assim, ele estará livre de qualquer perigo. Afinal, mantê-las curtas evita que o pet se machuque ou acabe arranhando seus familiares quando for brincar com eles.

Cuidados com a saúde do Cachorro Boxer

O Boxer tem as patinhas traseiras mais baixas que as da frente, por isso, podem desenvolver doenças como a displasia do quadril. Portanto, é fundamental estar atento a qualquer mudança na movimentação do seu pet.

E, não é só isso! O cãozinho dessa raça também tem predisposição a desenvolver problemas cardíacos e respiratórios e costuma roncar bem alto. Além disso, pode apresentar surdez e doenças de pele. Então, já sabe, né? Mantenha uma rotina de consultas preventivas com o médico-veterinário.

Cuidados Cachorro Boxer

Higiene e Limpeza para Cachorro Boxer

Alimentação

Na hora de alimentar seu companheiro, dê preferência para uma ,ração para Boxer com fórmula especial e que esteja repleta de ingredientes que fazem a diferença no desenvolvimento do cãozinho. Procure por alimentos que o ajudem a ter um crescimento mais saudável e que garantam a disposição para fazer exercícios diários.

Acompanhamento

Uma das obrigações de todo tutor é garantir que o seu amiguinho esteja sempre saudável, portanto, é fundamental manter uma rotina de consultas regulares com o médico-veterinário. Dessa forma, fica mais fácil prevenir possíveis problemas de saúde.

Além, é claro, de oferecer o tratamento mais adequado para seu fiel companheiro, só o especialista poderá prescrever o uso de medicamentos, suplementos alimentares e outros produtos que podem ser necessários no dia a dia do cãozinho Boxer.

Filhotes

Filhotes

É comum que nos primeiros dias em um novo lar, o filhote de Boxer se sinta um pouco tímido, afinal, quem não se sente inseguro com mudanças? Mas, como é um cãozinho super afetuoso, logo irá se apegar a sua nova família e começar a seguir seus hábitos.

Portanto, essa é a fase ideal para treiná-lo a fazer suas necessidades no local certo e obedecer outros comandos. Vale lembrar que esse pet pode ser um pouco teimoso, por isso, o ideal é tratá-lo de maneira firme para que você consiga alcançar os resultados almejados.

Dicas de adestramento

Agora que você já sabe tudo sobre a raça Boxer, é bom lembrar que mesmo sendo um pouco teimoso e resistente aos comandos de voz, ele é um dos mais inteligentes do mundo animal. Então, com muita paciência, seu treinamento pode ser bem-sucedido. Mas, é importante começar com exercícios simples.

Com espírito brincalhão, o Boxer vai aprender truques muito rápido, se você utilizar brinquedos e acessórios durante o adestramento. Assim, ele irá encarar esse momento como diversão e não resistirá na hora de aprender a se comportar.

Na Petz você encontra tudo o que precisa para seu Boxer

Está pensando em adotar um cachorro Boxer ou já possui um companheiro da raça? Aqui no Pet Shop on-line da Petz, você encontra produtos como ração, brinquedos e acessórios com preços imperdíveis e que vão agradar seu amiguinho. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O BOXER

Ração Royal Canin Boxer - Cães Adultos - 12kg
Ração Royal Canin Boxer - Cães Adultos - 12kg
Comprar
Ração Royal Canin Boxer - Cães Filhotes - 12kg
Ração Royal Canin Boxer - Cães Filhotes - 12kg
Comprar
Shampoo Virbac Sebolytic Spherulites para Cães 250ml
Shampoo Virbac Sebolytic Spherulites para Cães 250ml
Comprar
Tapete Higiênico Chalesco Premium para Cães
Tapete Higiênico Chalesco Premium para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças