»
»
»
Chihuahua

GUIA DE RAÇAS
Chihuahua

Neste guia você vai encontrar:

Coragem e energia a todo vapor

CBKC - Grupo 09 (toys)

Com seu latido marcante, mostra sempre que está presente e quer atenção

É praticamente impossível passar por um cachorro Chihuahua e não notar sua presença. E não falamos isso por ser uma raça de grande porte — muito pelo contrário. Esse cãozinho tão especial é bem pequenino, mas chama a atenção pelo seu forte latido e pela sua estrutura corporal, extremamente delicada.

Quem pensa que por ser pequeno o Chihuahua é um cãozinho calmo e inofensivo, está bastante enganado. A raça é considerada uma das mais antigas, corajosas e leais aos seus tutores. No entanto, ele não é de muitos amigos e pode não se dar muito bem com estranhos, principalmente, com as crianças.

Condição física

O latido não é a única característica marcante da raça Chihuahua. Esses cãezinhos também são extremamente ativos e velozes. Por serem considerados cães de guarda, ao notar qualquer barulhinho, por menor que seja, eles logo correram até o local para saber o que está acontecendo, com toda disposição.

Tanta energia exige que esse cãozinho pratique exercícios físicos com muita frequência. Tenha sempre por perto alguns brinquedinhos e reserve um tempo para se divertir ao seu lado. Com certeza ele irá adorar!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Chihuahua

Média de Altura

Média de altura do Chihuahua

Média de Peso

Média de peso do Chihuahua

Nível de Fofura

Nível de fofura do Chihuahua

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Chihuahua

Destaques e curiosidades

Quando falamos da longevidade dos cãezinhos, as raças pequenas sempre têm mais destaque. Inclusive, o Chihuahua é um pet que possui uma das maiores expectativas de vida, podendo chegar em até 20 anos.

A raça também é reconhecida com uma das menores do universo canino! Segundo o Guinness Book, a mexicana Milly têm apenas 9,65 centímetros de altura, sendo a menor cadela do mundo!

Falar dos Chihuahuas é lembrar do quão esses cãezinhos estão presentes no mundo do glamour. A raça ganhou destaque depois que a pequena Tinker Bell começou a acompanhar a socialite Paris Hilton em diversos eventos. E detalhe: nas deslumbrantes bolsas da famosa.

A raça leva esse nome em homenagem ao maior estado do México, onde foram encontrados diversos exemplares da raça. Alguns pesquisadores afirmam que há muito tempo eles eram nomeados Chihuahueño, representando um “local árido e arenoso”, como a região mexicana.

Chihuahua guia raças

A História do Chihuahua

Origem chinesa

Uma das teorias sobre a origem do Chihuahua acredita que os cãezinhos são descendentes de raças chinesas. Comerciantes espanhóis os levaram para a América e, por lá, cruzaram com outras raças nativas e pequenas.

Antigas civilizações

Outra teoria afirma que o cachorro Chihuahua é descendente da civilização tolteca, dominante na América do Sul, entre os séculos X e XI. Diversas esculturas foram encontradas com características semelhantes à raça, com as orelhas grandes e a cabeça pequena.

Descendência Techichi

Um cãozinho muito parecido com o Chihuahua, o Techichi habitava e era muito popular na região dos astecas e era muito popular na civilização. Nessa época, a raça era considerada mística por eles, e poderes como a cura, previsões de ver o futuro e comunicação com o mundo dos mortos eram-lhes atribuídos.

Popularidade

A raça só ficou popularizada novamente em 1850, quando três exemplares foram encontrados no estado que dá nome à raça. Em 1930, o maestro espanhol-cubano Xavier Cugar, conhecido como o rei-rumba, apareceu com um Chihuahua e, desde então, esse cãozinho conquistou todos.

Os descendentes dos Chihuahuas

Depois da sua primeira aparição no mundo da fama, o Chihuahua começou a conquistar o mundo. Hoje, existem exemplares da raça na América do Norte, em toda a América Latina e no resto do mundo.

A Federação Brasileira de Cinofilia (CBKC) reconhece que a raça é a que mais possui variedades de cores e pode ser encontrada facilmente em diversas combinações.

Chihuahua guia raças

Características físicas

As características de um Chihuahua adulto são bem marcantes. A cabeça é bem redonda e pequena em relação ao tamanho dos olhos. As orelhas são grandes e sempre estão em alerta a tudo que acontece.

Além disso, os pelos do Chihuahua são curtos, não exigem tantos cuidados especiais e, como falamos, podem ser encontrados em diversas tonalidades e combinações.

Conheça rações para Chihuahua

Personalidade

É muito fácil notar a personalidade forte que um Chihuahua possui. Ele é legal, sagaz e extremamente corajoso. Não se estranhe se ao mínimo barulho ele se manifestar para chamar a atenção do seu tutor. Aliás, essa é uma das características mais marcantes do temperamento do Chihuahua!

E claro, para isso ele utiliza outros do seus atributos mais fortes: o latido! Assim como a audição dele é extremamente potente, o seu tom também não passará despercebido, fazendo valer a sua função de cão de guarda e protetor.

Convivência

Conquistar a confiança deste cãozinho é uma tarefa que exige bastante paciência. Entretanto, a convivência será muito mais fácil, se o pet que integrar sua família for filhote de Chihuahua, já que nesse período, ele ainda está começando a criar hábitos e fortalecer suas relações.

Em relação aos outros pets de pequeno porte, o Chihuahua se diferencia por não se dar tão bem com as crianças. Com outros cãezinhos ele também pode ser um pouco desconfiado, mas com o tempo, isso poderá ser mudado.

Socialização

O Chihuahua é um pet extremamente leal e irá adorar passar momentos grudadinhos ao seu tutor. Tanta lealdade faz o pet se apegar a uma só pessoa, estranhando os demais. Por esse motivo, ele pode não ser uma boa opção para tutores que recebem muitas visitas em casa.

Se você deseja se tornar amigo dessa raça, inicie o contato com calma. Apesar de teimoso, o Chihuahua tem muito amor para dar! Respeitando o tempo do pet e lidando com o seu temperamento, em pouco tempo, ele se tornará muito mais amigável.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Apesar de curtinhos, os pelinhos do Chihuahua também precisam de escovações semanais para a remoção dos soltos e nascimentos dos novos. Para essa tarefa, são recomendadas escovas com cerdas mais curtas ou luvas de borrachas especiais para a tarefa.

Aproveite e faça desse momento uma verdadeira troca de carinho entre você e seu pet. Além de deixá-lo mais limpinho, você cuidará para manter que os pelinhos dele estejam sempre fortes e macios.

Escovação dos Pelos do Chihuahua

Higiene

Essa raça não exige banhos com tanta frequência. No entanto, esse cuidado se faz necessário para evitar a infestação de pulgas e carrapatos. E claro, manter o seu pet sempre com os pelos macios é muito melhor na hora de acariciá-lo — inclusive, ele irá adorar quando você fizer isso.

Assim como nós, os cãezinhos também precisam de escovações dentais com frequência, ainda mais os dessa raça, que são mais propensos a esses problemas. Com cremes dentais e escovas pet, você o manterá protegido contra cáries, mau hálito e a formação de tártaro e placas bacterianas.

O Chihuahua é um cãozinho muito ativo e que vive pulando e brincando. Por isso, é fundamental que as unhas dele estejam sempre em um tamanho adequado, para evitar desconforto e possíveis acidentes. Lembrando que as unhas do Chihuahua crescem de forma rápida.

Cuidados com a saúde do Chihuahua

A resistência do Chihuahua também chama muita atenção! Ele quase não fica doente, desde que receba os cuidados necessários. Um dos únicos probleminhas é a sua intolerância ao frio, já que seus pelinhos são curtos e nos dias com temperaturas mais baixas podem não aquecê-lo.

Pode ser comum notar ele tremendo. Porém, isso nem sempre deve estar ligado à necessidade de calor do pequeno. Felicidade, excitação, medo ou algum probleminha na saúde também podem fazê-lo agir deste jeito.

Ao notar que esses tremores ocorrem com frequência, procure um veterinário. Ele saberá cuidar do seu amiguinho da melhor forma e mantê-lo sempre saudável!

Escovação dos Pelos do Chihuahua

Higiene e Limpeza para Chihuahua

Alimentação

Na hora de escolher qual será a comida para Chihuahua, atente-se ao número de proteínas, já que os músculos precisam de uma quantidade maior para se manterem fortes. Também é muito importante se atentar ao valor calórico do alimento para evitar probleminhas com o excesso de peso.

Na hora da compra, prefira aquelas específicas para grandes portes e, se possível, para a raça do seu pet. Assim, todas as necessidades nutricionais serão supridas da melhor forma e seu peludo continuará disposto, ativo e saudável.

Acompanhamento

Visitas frequentes ao veterinários são essenciais para a saúde de um animal de estimação. Ao lado de um profissional de confiança, será muito mais fácil manter a qualidade de vida e vitalidade do seu pet.

Filhotes

Filhotes

Os Chihuahuas adultos são muito pequenos e seus filhotinhos são menores ainda! Tanta fofura merece cuidados especiais, sendo assim, oferecer uma ração de acordo com essa faixa etária promoverá um desenvolvimento muito melhor ao pet.

Não esqueça que durante os primeiros 30 dias de vida, tudo o que o pequeno precisa está presente no leite materno. É essencial que toda mamãe amamente o seu filhotinho, para garantir uma vida mais saudável.

Alguns medicamentos também são recomendados na infância. Ainda mais para os Chihuahuas, que são extremamente curiosos e podem ingerir qualquer coisa que verem pela frente. Um deles é o vermífugo, que o protegerá de vermes e parasitas e deverá ser oferecido ao longo dos anos.

Dicas de adestramento

O Chihuahua é um cãozinho muito inteligente e pode ser facilmente treinado. Inclusive, é fundamental ensiná-lo a não mexer com outros cachorros, afinal, é ele é pequeno e poderá se machucar se envolvendo em alguma confusão com pets maiores.

Os biscoitinhos são, de longe, as melhores opções para auxiliar no adestramento de um Chihuahua. Sempre que ele aprender uma atividade nova, recompense-o com uma dessas delícias, que você encontra aqui na Petz, e faça bastante carinho nele.

Tudo para Chihuahua você encontra na Petz!

Agora que já conhece melhor sobre os Pastores-alemães, deve estar ansioso para adquirir tudo que o seu peludo precisa para ter ainda mais qualidade de vida e bem-estar, não é? Então está no lugar certo! O Pet Shop on-line da Petz disponibiliza um catálogo com artigos das melhores marcas do mercado pet e preços arrasadores. Não deixe de conferir!

Produtos mais comprados para o Chihuahua

Ração Royal Canin Mini - Cães Adultos
Ração Royal Canin Mini - Cães Adultos
Comprar
Ração Royal Canin Mini Indoor - Cães Filhotes
Ração Royal Canin Mini Indoor - Cães Filhotes
Comprar
Ração Royal Canin Mini Indoor - Cães Adultos
Ração Royal Canin Mini Indoor - Cães Adultos
Comprar
Ração Royal Canin Mini Light - Cães Adultos
Ração Royal Canin Mini Light - Cães Adultos
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros