»
»
»
welsh-corgi

GUIA DE RAÇAS
welsh-corgi

Neste guia você vai encontrar:

Fiel, descontraído e alerta

CBKC - Grupo 1

Pequeno e alegre, ele é muito confiável e amável!

Informações Gerais

Não se engane com a altura do Welsh Corgi Cardigan. Esse cãozinho de corpo comprido é um excelente pastor de gado. Há muito tempo, a raça era treinada exclusivamente para essa função, que desempenhava com maestria!

O nome “Cardigan” foi dado por causa do reino medieval de Cardiganshire, que fica no País de Gales. Outra característica importante do cão Corgi é que ele é o mais velho dessa espécie de cachorro, e seu primo mais novo é o Welsh Corgi Pembroke.

Condição física

O cachorro Cardigan tem um nível de energia impressionante. Isso descende de seu passado como cuidador de ovelhas e gados. Apesar disso, é um cão bastante adaptável e conseguirá viver tranquilamente em espaços menores, desde que seu exercício diário seja cumprido.

Uma caminhada, algumas brincadeiras e treinamentos, mesmo dentro de casa, já ajudam o Welsh Corgi a se exercitar e manter o peso. Viver em um lar com quintal ou em um apartamento não terá problemas para ele.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do welsh-corgi

Média de Altura

Média de altura do welsh-corgi

Média de Peso

Média de peso do welsh-corgi

Nível de Fofura

Nível de fofura do welsh-corgi

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com
gatos

Amigável com
crianças

Amigável com
cães

Necessidade de
exercícios

Espaço necessário

Tosa

Problemas de saúde

Iteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pelo

Necessidade social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Tolerância ao calor

Rações para welsh-corgi

Destaques e curiosidades

O tamanho do pequeno cachorro Welsh Corgi pode enganar quem o vê à primeira vista. Mas esse cãozinho é muito ágil, energético e pronto para ser um bom companheiro para o tutor. Além disso, ele tem algumas curiosidades bem legais para conhecer. Vamos descobrir!

Há uma história folclórica que conta que, durante uma viagem, a carruagem da Rainha Victoria se deparou com um tronco no caminho. Foi nesse instante que, em meio à dificuldade para resolver o problema, os cães Welsh Corgi Cardigan e Pembroke surgiram para remover a árvore da estrada.

As duas raças de cachorro são muito parecidas, inclusive em seus nomes. O que os diferencia é, principalmente, o rabo. O Pembroke tem essa parte do corpo bem curta, enquanto o Cardigan tem uma exuberante cauda. Além disso, o Cardi é maior e tem as orelhas mais arredondadas.

Um cachorro Welsh Corgi Cardigan atua no longa-metragem O turista acidental. O cãozinho ator é um adorável peludo da raça, que tem três cores em seu corpo.

welsh-corgi guia raças

História do welsh-corgi

Origem

A raça de cachorro Welsh Corgi está entre as mais velhas da Grã-Bretanha. Por ser muito antiga, é difícil saber com exatidão quais são as suas verdadeiras origens. O que se sabe é que ele chegou ao País de Gales por volta de 1200 a.C, levado pelo povo celta.

Ancestrais

Acredita-se que a raça tenha a mesma descendência dos cães Dachshund (o famoso salsicha) e Basset Hound. A maior semelhança entre eles é o corpo comprido com as pernas curtas.

Migração

O Welsh Corgi Cardigan saiu da terra da rainha e chegou aos Estados Unidos, no estado de Massachusetts, em 1931. Mesmo assim, até o ano de 1934, essa era considerada a única raça no Reino Unido.

Reconhecimento

O reconhecimento pelo American Kennel Club veio em 1935, quatro anos após a chegada da raça Welsh Corgi Cardigan nos Estados Unidos.

welsh-corgi  veterinário guia raças

Características físicas

A aparência do Cardigan cachorro é de um cão robusto e muito forte, mesmo não sendo grande. A maior marca desse peludo é seu corpo bastante comprido em relação à altura. Ele é muito veloz, e suas pernas pequenas, junto com as patas bem posicionadas, foram feitas para que ele beliscasse os calcanhares do gado.

A cabeça é igual à de uma raposa, com as orelhas eretas com dimensões avantajadas no centro do crânio. Os olhos são de tamanho médio a grande, podendo ser em tons de azul ou castanho-escuro.

Conheça rações para welsh-corgi

Personalidade

O Corgi tem temperamento típico de um cão de pastoreio, afinal, isso está em seu instinto. Ele está sempre alerta e mostra bastante lealdade aos seus tutores. Inclusive, é um ótimo companheiro para qualquer atividade.

Apesar de ser descontraído, ele tende a ser menos extrovertido com desconhecidos e animais estranhos. No entanto, isso não significa que o Cardi não goste de brincar. Pelo contrário, o Corgi adora momentos divertidos com quem tem mais intimidade e vai participar de todas as brincadeiras.

Convivência

Para que a convivência com um Welsh Corgi seja boa não é muito difícil. O principal é ter uma rotina de exercícios e treinos para ele. Assim, o cãozinho pode gastar as energias da forma correta sem demonstrar comportamentos destrutivos

É normal que o Cardi queira tomar conta da família, então, latidos à primeira vista para estranhos é normal. Não se preocupe, pois o barulho que ele faz não é incômodo, principalmente para quem vive em apartamento.

Socialização

A raça de cachorro Corgi, como dito anteriormente, é um pouco introvertida. Sendo assim, com estranhos ele será mais reservado no início, mas depois que baixar a guarda, não terá mais problemas.

Com crianças ele se dá muito bem, porém precisa ser ensinado a não beliscar calcanhares como fazia no pastoreio. Da mesma forma, a convivência com outros pets e cães de raças diferentes não é complicada, principalmente se for acostumado a viver com eles desde filhote

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O pelo do Corgi cai bastante, principalmente no inverno e na primavera. Por isso, a escovação da pelagem precisa ser feita diariamente nesse período. Fora dessa época, os pelos podem ser escovados semanalmente. Isso deve ser feito sempre com uma escova para remover fios mortos.

Escovação dos Pelos do welsh-corgi

Higiene

A pelagem dupla do Cardi tem a função de proteger seu corpo de temperaturas muito quentes ou muito frias. Além disso, impede o acúmulo de sujeira no bichinho. Por isso, os banhos não precisam ser dados frequentemente. Uma vez por mês é o suficiente.

Para manter o bem-estar do seu peludo, cortar as unhas é importante. Fique atento ao crescimento delas e, quando necessário, corte-as. Caso fiquem grandes, podem incomodar o cão e causar dor a ele, o que não é nada legal.

Escovar os dentes do seu cachorro ajuda a prevenir tártaro, bactérias e várias doenças bucais. Pensando nisso, escove os dentinhos do seu Corgi pelo menos uma vez por semana com os produtos adequados.

Cuidados com a saúde do welsh-corgi

A raça não costuma ter problemas graves de saúde, mas é importante que os tutores levem o pet ao veterinário para fazer alguns exames regulares. Os mais importantes são para detecção de displasia, enfermidades oftalmológicas e alergias. .

Cuidados welsh-corgi

Higiene e Limpeza para welsh-corgi

Alimentação

O Cardigan adora comer, por isso, tem uma grande tendência a ser obeso ou ficar acima do peso. O veterinário precisa indicar uma dieta saudável e balanceada para seu peludo, com o nível calórico que ele necessita. Além disso, as quantidades de cada porção serão determinadas pelo especialista.

Dar uma ração de qualidade para seu Welsh Corgi faz toda a diferença na alimentação dele. No mais, os tutores devem evitar oferecer petiscos ou outras guloseimas para o peludo, principalmente por causa do peso do cachorro.

Acompanhamento

Com todas as características que o Cardi apresenta, fica claro que levá-lo ao veterinário é uma tarefa fundamental do tutor. Isso contribuirá para uma dieta correta para ele e também em cuidados com a saúde.

Não se esqueça de manter a carteirinha de vacinação do seu pet em dia. Levar o peludo para tomar todas as vacinas é muito importante para o bem-estar dele e de toda a família.

Filhotes

Receber um filhote em casa com certeza exige uma preparação do ambiente e também da rotina dos tutores. Nessa fase, o Cardigan tem muita energia para gastar e vai querer brincar a todo tempo, mais ainda do que quando adulto.

Por isso, os tutores precisam estar prontos para entreter o cão e aproveitar as atividades para educá-lo. Tudo isso sem deixar de lado muito carinho e amor que o filhote precisa!

Dicas de adestramento

Para que os treinamentos tenham resultado desde filhote, o ideal é começar a treiná-lo a partir das 8 ou 9 semanas de vida dele. O cão é muito inteligente e vai ter bom desempenho em atividades como agility, flyball e obediência.

Se todos os membros da família participarem das atividades de adestramento, o cãozinho ficará ainda mais feliz e disposto. Mas mesmo assim, pode ser que tenha atitudes inapropriadas. Nesse caso, o melhor é ter paciência e pulso firme com o peludinho.

Escolha produtos incríveis para seu Welsh Corgi Cardigan na Petz!

Com todas essas informações sobre o Welsh Corgi Cardigan ficou mais fácil escolher produtos especiais para ele. Aproveite as condições de compra aqui, do Pet Shop on-line da Petz, para garantir tudo que seu cãozinho precisa!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O welsh-corgi

Ração Úmida Premier Gourmet Para Cães sabor Peito de Frango e Arroz integral 100g
Ração Úmida Premier Gourmet Para Cães sabor Peito de Frango e Arroz integral 100g
Comprar
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Comprar
Shampoo Avert Noxxi ATP para Cães e Gatos - 200ml
Shampoo Avert Noxxi ATP para Cães e Gatos - 200ml
Comprar
Eliminador de Pelos Chalesco Pro para Cães
Eliminador de Pelos Chalesco Pro para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças