»
»
»
Whippet

GUIA DE RAÇAS
Whippet

Neste guia você vai encontrar:

Um cãozinho bastante meigo e calmo

CBKC - Grupo 10

Pet de porte médio com aparência elegante e altiva

É impossível resistir aos encantos do cãozinho da raça Whippet! Ele possui uma aparência tão elegante e graciosa que fica difícil não querer adotar um. Além disso, é um cachorro super companheiro e que se adapta bem em novos ambientes.

O cachorro Whippet é rápido quando se trata de velocidade, e ideal tanto para convívio em apartamento quanto em ambientes mais amplos. Ele adora receber carinhos do tutor. Por isso, aproveite para desfrutar de momentos de afeto com o pe

Condição física

Essa raça de cachorro possui uma aparência inesquecível. Já que tem um longo e fino pescoço, além de um corpo bem desenhado e musculoso. Bastante inteligente, esse é um pet que adora atividades físicas, principalmente se for ao ar livre.

Por falar nisso, saiba que o Whippet adora correr e necessita de exercícios com certa frequência. Esse é um cãozinho enérgico, com longas pernas, que são ótimas para qualquer atividade.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Whippet

Média de Altura

Média de altura do Whippet

Média de Peso

Média de peso do Whippet

Nível de Fofura

Nível de fofura do Whippet

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Whippet

Destaques e curiosidades

Não é a toa que esse pet, da família do cachorro galgo, ama atividade física. A raça é uma das mais rápidas do mundo e chega a correr até 60 km/h. É, inclusive, capaz de ganhar uma corrida contra ursos, cangurus e veados

Você já sabe sobre os famosos hábitos de corrida do Whippet. Mas, você conhece o significado do nome da raça? De acordo com alguns historiadores, Whippet vem de Whappet, que deriva do termo “um pequeno cachorro que late”.

A raça de cachorro Whippet é considerada a mais famosa entre o grupo de cães Galgos. No Brasil, por exemplo, é unânime: os tutores têm preferência por esse pet. E olha que é preciso escolher entre as variações Saluki, Galgo Italiano e Sloughi.

Apesar do porte atlético, o Whippet é um cãozinho bem magro e, por isso, não suporta baixas temperaturas. O ideal é mantê-los sempre agasalhados durante o inverno e em ambientes fechados. Então, nada de deixá-lo para fora de casa!

Whippet guia raças

A história do Whippet

Origem

De acordo com historiadores, o cão da raça Whippet surgiu no final do século XVIII, nos campos do norte da Inglaterra, e teria nascido a partir do cruzamento entre cãezinhos da raças Greyhounds – ou Galgo Inglês – e Terriers.

Cão de caça

Criado por camponeses, o Whippet era utilizado como bom caçador. Sendo a caça aos coelhos sua principal tarefa. Além disso, esse cãozinho também foi usado para perseguir e capturar outros pequenos animais.

Reconhecimento

O American Kennel Club reconheceu o cãozinho Whippet apenas em 1888. Sendo essa, sua 46º raça reconhecida. Depois do feito, o pet foi cruzado com o Galgo Italiano e seu visual ficou mais refinado.

Bom de corrida

Como já citamos, o Whippet é bastante veloz. Não à toa, participou de muitas competições de corrida, fato que lhe rendeu a alcunha de “o cavalo de corrida do pobre”. Seus tutores eram, em maioria, mineradores.

Whippet veterinário guia raças

Características físicas

Uma coisa é certa, o Whippet é um cãozinho muito elegante. Seu porte físico e corpo gracioso comprovam isso. Ele possui um marcante dorso curvado, largo e musculoso. Além de ser poderoso e forte.

Para completar, esse pet possui um rosto longo e seco, com focinho afinado. Seu pescoço também é longo e arqueado de forma elegante. Além disso, a raça apresenta pelagem mais fina, curta e de coloração variada.

Conheça rações para Whippet

Personalidade

No geral, não é muito difícil lidar com um Whippet, ele pode ser considerado o mais inteligente entre os cães de caça Galgo. Esse pet responde super bem a comandos de voz e não costuma ser teimoso durante o treinamento.

Além disso, é um cãozinho dócil e gentil. Um excelente companheiro! Prova disso, é que, quando não está correndo por ambientes abertos, adora estar próximo do tutor em momentos de lazer e para descansar por toda a casa.

Convivência

Apesar do tamanho e da agitação, o Whippet é um cachorro de apartamento ou casa. Ou seja, é possível criá-lo em espaços menores. Porém, é essencial para o seu bem-estar e saúde que ele realize exercícios diariamente em ambientes abertos.

Considerado um cãozinho bem calmo e tranquilo, o Whippet tem um temperamento mais reservado. Portanto tende a ser um animalzinho extremamente sensível, tanto fisicamente como mentalmente, portanto, não lida muito bem com tratamentos severos.

Socialização

Por conta do seu passado como caçador de pequenos mamíferos, o Whippet pode não lidar muito bem com felinos. Dessa forma, é necessário acostumá-lo desde cedo ao convívio com outros animaizinhos de estimação, até mesmo outros cãezinhos.

Como um pet inteligente e que corresponde bem aos treinamentos, você não terá grandes problemas ao ensiná-lo a receber visitas e a se acostumar com crianças. O cachorro da raça também não costuma latir muito e, se treinado adequadamente não, trará problemas maiores.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com uma pelagem curta e fina, o Whippet não dá muito trabalho quando se trata de cuidados diários. Sendo necessário apenas realizar processos de manutenção regularmente. Dessa forma, o mais indicado é escovar seus pelinhos apenas para ajudar na remoção de pelos mortos.

Como não solta muito pelo, o uso de escovas de cerdas macias e luvas de borracha podem ser fundamentais para a higienização regular do cãozinho. Portanto, não deixe de cuidar do seu amiguinho com frequência para garantir que ele esteja o mais seguro possível.

Escovação dos Pelos do Whippet

Higiene

É extremamente importante proporcionar o máximo cuidado com a higiene e o bem-estar do seu amiguinho de quatro patas. Para isso, é fundamental levá-lo ao médico-veterinário com frequência e cuidar para que ele fique livre de bactérias ou até mesmo parasitas transmissores de doenças.

O primeiro passo é, sem dúvidas, criar uma rotina de higienização e fornecer banhos completos sempre que necessário. Para isso, utilize apenas produtos indicados para o pelo e pele do seu animalzinho.

Outra tarefa importante, é a saúde bucal do seu fiel companheiro. Para evitar a formação de tártaros e placas bacterianas, o ideal é fazer a escovação diariamente. Aproveite as condições especiais da Petz e encontre produtos, como dedeiras, escovas e pastas de dente para seu Whippet.

Além de banho e escovação regular, é essencial que o tutor esteja atento ao tamanho das unhas do cãozinho. Quando grandes, elas podem gerar desconforto e problemas maiores ao Whippet. Portanto, apare-as regularmente.

Cuidados com a saúde do Whippet

No geral, o Whippet é bastante saudável e não apresenta grandes tendências a doenças. A maior preocupação dos tutores deve ser quanto às atividades realizadas pelo cãozinho. Isso, porque o pet possui membros musculosos e finos. Dessa forma, é imprescindível ficar atento a possíveis fraturas.

Esteja sempre por perto quando seu amiguinho estiver correndo por aí. Assim, você pode evitar que ele se machuque seriamente. Por fim, consulte o médico-veterinário de sua confiança com frequência e fique atento ao aparecimento de doenças autoimunes, dermatológicas e cardíacas.

Cuidados Whippet

Higiene e Limpeza para Whippet

Alimentação

Antes de oferecer a ração adequada para seu amiguinho de quatro patas, procure pelo médico-veterinário e siga suas orientações quanto a porção diária. O especialista também poderá indicar a necessidade de suplementos alimentares, além de uma dieta mais completa e balanceada para a saúde do seu Whippet.

Acompanhamento

Faça visitas regulares ao médico-veterinário e se atente a suas orientações de cuidados com seu pet. Dessa forma, fica muito mais fácil mantê-lo sempre saudável. Dessa forma, você também poderá medicar seu amiguinho de forma correta e com produtos indicados pelo próprio especialista.

Além de apresentar vermífugos e antiparasitários fundamentais para o Whippet, o veterinário também poderá indicar tratamentos qualificados e que não trazem riscos à saúde do cãozinho. O acompanhamento também é uma ótima forma de manter a cartela de vacinação do pet sempre completa.

Filhotes

Filhotes

Ao adotar um Whippet filhote, alguns cuidados especiais são necessários! Já está no instinto desse cãozinho ser super afetivo e um fiel companheiro. Mas, para conseguir a confiança dele, reserve algum tempo para agradá-lo com carinhos e momentos de lazer.

Além disso, aproveite a pouca idade para adestrá-lo. O indicado é que o treinamento comece quando o pet estiver com 10 ou 12 semanas de vida. Por fim, faça passeios regulares com seu novo cãozinho. Dessa forma, você evita que desenvolva um comportamento agressivo ou sedentário.

Dicas de adestramento

Como visto, esse é um cãozinho bastante inteligente que costuma dar trabalho. Porém, é fundamental que os treinos comecem desde filhote e que envolvam brincadeiras ao ar livre. Esse também é um pet muito apegado ao tutor, então, procure usar isso a seu favor na hora de treiná-lo.

Use a agitação e o porte atlético do Whippet para adestrá-lo de forma mais descontraída. Aposte em acessórios e brinquedos interativos que irão estimular o pet. Além desses itens, você também pode oferecer petiscos como agrado por cada tarefa comprida. Mas, lembre-se de não exagerar!

Produtos para Whippet é só aqui na Petz!

Agora que você já tudo sobre o Whippet, saiba que aqui, no Pet Shop on-line da Petz, é possível encontrar os melhores produtos para a saúde e bem-estar desse cãozinho encantador. Confira e aproveite as condições imperdíveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Whippet

Shampoo Cortishamp Agener União 125ml
Shampoo Cortishamp Agener União 125ml
Comprar
Luva Chalesco Para Remoção De Pelos Mortos
Luva Chalesco Para Remoção De Pelos Mortos
Comprar
Golden Power Training Filhote para Cães Sabor Frango e Arroz - 15kg
Golden Power Training Filhote para Cães Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Ração Golden Seleção Natural para Cães Adultos Sabor Frango
Ração Golden Seleção Natural para Cães Adultos Sabor Frango
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças