»
»
»
vizsla

GUIA DE RAÇAS
Vizsla

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro carinhoso e cheio de energia

CBKC - Grupo 09

Com sua personalidade gentil, o peludo tem tudo para conquistar sua família!

Chamado também de Braco Húngaro de pelo curto, o Vizsla é descrito por tutores e especialistas como um cão inteligente, dócil e brincalhão. Nosso amigo de porte médio, é um apreciador nato das atividades físicas e conta com uma bela pelagem vermelha.

Bastante interativo, ele se apega facilmente à família adotiva. Sempre enérgico, o Vizsla foi muito utilizado como cão de caça, e hoje, pode trabalhar tanto em funções de guarda quanto esportivas. Saiba mais detalhes no guia sobre a raça!

Condição física

Quem vê o Braco Húngaro de pelo curto por aí, logo percebe que se trata de um cachorro ativo e cheio de energia para gastar. O animal faz parte do grupo de cães apontadores, que adoram ambientes abertos para correr e explorar à vontade.

Por isso, é um bichinho que demanda uma rotina de exercícios físicos diários. Muitos dos cães dessa raça participam de esportes caninos. Nos dois casos, é importante que o tutor trabalhe não só a parte física, como treinamentos mentais. Até porque, é um pet esperto e disposto a aprender coisas novas!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do vizsla

Média de Altura

Média de altura do vizsla

Média de Peso

Média de peso do vizsla

Nível de Fofura

Nível de fofura do vizsla

Características

É adaptavél?

Requer Atênção?

Apartamento

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa Exercitar?

Fácil tosar?

Problemas de Saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Caí muito o pelo?

É sociável

Rações para vizsla

Destaques e curiosidades

Quem adora as diferentes raças de cachorro, com certeza fica encantado com a diversidade de fatos interessantes de cada bichinho. Com nosso querido amigo Vizsla não poderia ser diferente. O animal tem traços incríveis e uma história repleta de curiosidades, acompanhe!

Uma das características mais peculiares dos cães de aponte, como o Braco Húngaro, é sua famosa pose ao farejar o que procurava. Quem nunca viu um cãozinho ficar em posição de seta e com uma das patas erguidas? Pois saiba que o Vizsla também possui essa mania!

Segundo um estudo do renomado psicólogo Stanley Coren (especialista em cachorros), o Vizsla figura entre as 25 raças caninas mais inteligentes. O peludo faz parte do grupo de cães que costumam aprender novos comandos após cinco a 15 demonstrações.

Muita gente não sabe, mas nosso colega possui alguns primos bem parecidos. Entre os destaques, estão outros cães apontadores como o Pointer e o Weimaraner. De todo modo, nenhum deles é tão próximo como o Braco Húngaro de pelo duro, ou Vizsla Wirehaired!

vizsla guia raças

História do vizsla

Origem

Como um de seus próprios nomes indica, o animal é originário da Hungria. De acordo com gravuras criadas ainda do século X, o cão era utilizado por tribos bárbaras magiares que saqueavam diferentes pontos da Europa central, na chamada Idade das Trevas.

Reconhecimento

Já nos tempos modernos, a raça de cachorro Vizsla passou por seu processo de padronização. Como resultado do processo de aperfeiçoamento desses padrões, o Braco Húngaro foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional em 1936.

Risco de extinção

Um dos momentos mais tristes da história desse cãozinho é o período em que a raça quase foi extinta, durante a Primeira Guerra Mundial. Contudo, apreciadores do animal preservaram alguns cãezinhos e mantiveram a raça a salvo.

Reaparecimento

Além disso, algo muito parecido aconteceu novamente em 1945, durante a ocupação russa na Hungria. Muitos húngaros levaram seus Vizslas consigo durante a fuga do regime. O cão só reapareceu de fato nos anos de 1950, e a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club no ano de 1960.

vizsla veterinário guia raças

Características físicas

Como dissemos, o nosso amado Vizsla tem porte médio. A altura dos machos da raça varia entre 55 e 60 centímetros, já as fêmeas são um pouco menores, com 53 a 58 centímetros de altura. Em ambos os sexos, o corpinho do animal é musculoso e de boas proporções.

As orelhinhas são longas, sedosas e ficam caídas ao redor da cabeça. Uma particularidade incrível desse peludo é que seus olhos possuem a mesma cor da pelagem. Por esses e outros traços, ele tem conquistado cada vez mais tutores!

Conheça rações para vizsla

Personalidade

São vários os traços que caracterizam Braco Húngaro de pelo curto em personalidade. O pet é ativo, e demanda alto nível de atividade física, principalmente levando em consideração o seu histórico como cão de caça.

Outra característica marcante é o forte apego à família humana. Trata-se de um mascote que prefere estar sempre acompanhado pelo tutor ou outro integrante da casa. Além disso, a raça é super inteligente e esperta, por isso, precisa ser incentivada a praticar exercícios regularmente a fim de evitar comportamentos destrutivos.

Convivência

Ter um cãozinho dessa raça vai alegrar os dias em sua casa. Isso, porque é um animal que gosta de interagir com pessoas. Ele tolera bem outros cães e gatinhos no mesmo ambiente, desde que sejam socializados desde filhotes.

Também lida muito bem com crianças e são amigáveis com estranhos. De todo modo, é importante que o tutor supervisione as interações com o animal. Não é um cão que late excessivamente e não deve ser deixado sozinho por longos períodos.

Socialização

Os Bracos Húngaros são muito curiosos e, por vezes, manipuladores. Isso significa que o processo de socialização e adestramento do bichinho desde a infância é fundamental. Felizmente, eles adoram aprender e se desenvolvem rapidamente no treinamento.

Vale ressaltar que a raça é um pouco sensível, portanto, as lições de socialização devem ser contínuas e adaptadas à sua personalidade. Mostre ao peludo que ele está indo bem no processos de socialização e adestramento, pois é um pet que busca sempre agradar o tutor.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Já deu para notar que o cachorro Vizsla tem uma pelagem linda, não é mesmo? Porém, para manter o pelo cor vermelho ferrugem do bichinho, é fundamental tomar certos cuidados. São hábitos simples, mas que fazem muita diferença na qualidade de vida do pet.

Ele possui algumas épocas de quedas de pelo, por isso, o tutor deve manter uma rotina semanal de escovações. Assim, evita-se o acúmulo de fios mortos pelo corpo do bichinho. Utilize um pente ou escova com cerdas de borracha para o resultado ideal!

Escovação dos Pelos do vizsla

Higiene

Por se tratar de um cão enérgico e com uma rotina carregada de atividades, o pet vai precisar de banhos regularmente. A ênfase neste cuidado é ainda maior nas situações em que o animal fica especialmente sujo, como brincadeiras na terra.

Para esse cuidado, lembre-se de usar sempre produtos adequados ao tipo de pelagem do pet. Uma recomendação é que o banho seja feito com água morna e um sabonete ou shampoo apropriado. Não se esqueça de enxaguar e secar muito bem o peludo.

Com os exercícios diários, as unhas do Vizsla costumam ser desgastadas naturalmente. Contudo, pode ser necessário apará-las eventualmente. Para a tarefa, utilize um alicate apropriado com precaução, ou solicite serviços especializados em pet shops, como a Petz!

Os dentes do seu melhor amigo deve ser escovados, seguindo sempre as orientações de um médico-veterinário. Outros cuidados, como o oferecimento de petiscos de tratamento dentário também ajudam a combater o aparecimento de tártaro e placa bacteriana.

Cuidados com a saúde do vizsla

De modo geral, esse peludinho é bastante saudável. Entretanto, como qualquer raça de cachorro, ele pode ter predisposição a certos problemas, como o câncer. Por esse e outros motivos, os clubes de criadores indicam exames de quadril, tireoide e oftalmológicas.

Para evitar qualquer situação do tipo, leve o pet à consultas com o veterinário regularmente. Assim, o especialista pode ter diagnósticos precoces de possíveis doenças, além de dar dicas para manter o bichinho sempre saudável.

Cuidados vizsla

Higiene e Limpeza para Vira-lata

Alimentação

Como todo cãozinho, o Vizsla precisa de uma alimentação equilibrada e saudável. Alguns pets da raça podem, inclusive, enfrentar problemas de ganho excessivo de peso por conta de uma dieta mal formulada. Defina a ração para cachorro ideal para seu amigão de acordo com as orientações de um veterinário.

Acompanhamento

Para que seu melhor amigo não enfrente probleminhas de saúde, é fundamental que o tutor mantenha uma rotina de acompanhamentos com o veterinário. Os check-ups são ótimos para saber se o pet está sempre saudável e feliz.

Vale lembrar que o acompanhamento desde filhote faz com que o animal se acostume às avaliações veterinárias. Portanto, não deixe esse cuidado tão importante de fora do cotidiano de seu companheiro!

Filhotes

Filhotes

Antes mesmo de adotar um Vizsla filhote, é bom se adaptar a uma nova rotina com o mais novo integrante da família. O pequeno vai precisar de atenção redobrada do tutor, além disso, o ambiente deve estar devidamente protegido contra possíveis acidentes.

Quanto adotar o filhotinho, não se esqueça de assegurar que todas as vacinas e vermifugações estão em dia. Dessa forma, você garante um desenvolvimento mais agradável para o peludinho!

Dicas de adestramento

Como ressaltamos ao longo do guia, o Vizsla Húngaro é um cão perfeito para atividades físicas, exercícios e brincadeiras. Essas características contribuem para o processo de adestramento do animal, além do fato de ser um pet esperto e habilidoso.

As possibilidades de treinamento com o Braco são enormes. Uma boa recomendação é optar por atividades de obediência, agilidade e rastreamento ao farejar. Outro dica que faz muita diferença é participar sempre de perto do processo de aprendizagem do bichinho!

A Petz tem os melhores produtos para seu Vizsla!

Agora você já sabe tudo sobre o cão da raça Vizsla. Não é o máximo conferir tantos detalhes acerca desse lindo peludinho? Aproveite para encontrar produtos para o filhotinho que você adotar, basta conhecer o catálogo disponível aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Não perca nossas ofertas!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O vizsla

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Comprar
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Comprar
SAntipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal MSD para Cães 40 a 56kg
Antipulgas e Carrapatos Bravecto Transdermal MSD para Cães 40 a 56kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças