»
»
»
Staffordshire Bull Terrier

GUIA DE RAÇAS
Staffordshire Bull Terrier

Neste guia você vai encontrar:

Inteligente e afetuoso

CBKC - Grupo 03

Ele é digno de confiança e sua coragem impressiona

Informações Gerais

Ao olhar a raça Staffordshire Bull Terrier pela primeira vez, qualquer um pensa que ela é feroz e brava. Isso porque sua aparência é um pouco parecida com o Pitbull, apesar de o tamanho ser menor. Mas não se engane: ela é muito carinhosa, principalmente, com crianças.

Também conhecido como Staffbull, o cão do Reino Unido é muito independente, mesmo sendo afetuoso com os tutores. Ele está sempre em busca de diversão e brincadeiras, sobretudo, atividades que envolvem caça.

Condição física

Mesmo não sendo grande, o cachorro Staffordshire Bull Terrier impressiona por sua força e musculatura forte. Ele necessita de exercícios físicos regulares para por toda essa força em prática.

Se viver em apartamento, o Staffordshire Bull Terrier precisará da ajuda de seus tutores para manter as atividades em dia. Caminhadas e passeios ao ar livre são importantes para deixar o cão ainda mais feliz e exercitado, gastando toda a sua energia.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Staffordshire Bull Terrier

Média de Altura

Média de altura do Staffordshire Bull Terrier

Média de Peso

Média de peso do Staffordshire Bull Terrier

Nível de Fofura

Nível de fofura do Staffordshire Bull Terrier

Características

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

Se dá bem com calor?

Se dá bem com frio?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Cai muito pelo?

Problemas saúde?

É inteligente?

Bom para
apartamento?

Territorialista?

Gosta de brincar?

É sociável?

É amigável?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

Nível de afeição?

Adaptabilidade

Amigável
com estranhos?

Rações para Staffordshire Bull Terrier

Destaques e curiosidades

A aparência da raça Staffordshire Bull Terrier entrega que ela faz parte da família dos cachorros “bulls”. Porém, o temperamento dela é bem diferente dos seus primos próximos. Conheça algumas curiosidades sobre este peludo!

Este apelido foi dado ao Staffordshire Bull Terrier no Reino Unido, tudo porque essa raça é muito apegada e afetuosa com crianças, tornando-se grande companheira dos pequenos.

Junto do American Pit Bull Terrier e do cão American Staffordshire Terrier, o Staffordshire Bull Terrier está na categoria dos Pitbulls. O nome “bull” desses cães vem do esporte Bull Baiting, praticado com touros e cães.

Em alguns países, os cães Pitbulls têm a circulação proibida. No entanto, essa lei não se aplica ao Staffordshire Bull Terrier. Já nos Estados Unidos, um dos lugares em que há essa regra, os Staffbull estão inclusos.

Staffordshire Bull Terrier guia raças

História do Staffordshire Bull Terrier

Origem

Como dito anteriormente, o Staffordshire Bull Terrier surgiu no Reino Unido. Assim como os outros cães do tipo “bull”, ele era muito utilizado em shows de lutas com bois. Em 1835, essa prática foi proibida, e os cãezinhos desse tipo foram domesticados como novos membros das famílias.

Ancestrais

Este cão nasceu do cruzamento de Buldogues e Terriers com outras raças. Essas misturas aconteciam para que um cachorro mais dócil fosse criado. Com o surgimento do Staffbull, isso deu certo!

Migração

Durante o período entre guerras, os cães da raça Staffordshire Bull Terrier se tornaram populares nos EUA. Depois, a fama deles cresceu dentro da Grã-Bretanha e da Europa Continental.

Reconhecimento

Os Staffordshire Bull Terrier foram reconhecidos pelo English Kennel Club em 1935 e pelo AKC (American Kennel Club) em 1974, tornando-se a 120ª raça de cão registrada.

Staffordshire Bull Terrier  veterinário guia raças

Características físicas

Eles não são altos, porém, são fortes, o que dá um ar robusto e passa uma imagem feroz. A forma física parece ser maior que eles realmente são. Os machos podem chegar a até 18 kg, enquanto as fêmeas pesam, no máximo, 15 kg. Os pelos são curtos e lisos, podendo ser de várias cores.

Nas linhas do rosto, a expressão é marcante. Os olhos são escuros, raramente no mesmo tom da pelagem. São de tamanho médio, assim como as orelhas, que são eretas ou caídas, dependendo do momento.

Conheça rações para Staffordshire Bull Terrier

Personalidade

A personalidade do Staffordshire Bull Terrier não é complicada. Apesar de seus ancestrais serem conhecidos como bravos, essa raça é totalmente diferente, sendo bem tranquila, gentil e dócil.

A raça é recomendada para tutores que impõem limites aos cães. Caso o Staffordshire Bull Terrier faça o que quiser, ele pode ficar bagunceiro e desobediente. Outro ponto importante é que, apesar de ser independente, ele não gosta de ficar sozinho em casa.

Convivência

Essa raça não foi feita para ficar sozinha do lado de fora de casa. Para se sentir bem, ela precisa estar em contato com os tutores, participando das atividades dentro do ambiente familiar.

Os cães-babás irão se sentir muito mais felizes com crianças. Com elas, eles são altamente pacientes, amáveis e ainda mais dóceis. Então, se os tutores tiverem pequenos em casa, podem ficar tranquilos em relação à convivência.

Socialização

É necessário socializar o seu bichinho de estimação com outros pets, pois os Staffordshires podem estranhar animais desconhecidos. Porém, com o tempo, eles acabam se tornando amigos e compartilhando brincadeiras.

Já com pessoas novas e desconhecidas, eles não costumam ter problemas, pois não estranham e rapidamente conseguem se acostumar a elas. O comportamento deles irá depender da forma que forem criados. Por isso, é importante que haja a socialização do pet desde filhote.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os pelos do Staffordshire Bull Terrier não exigem muitos cuidados, por serem curtos e lisos. Em geral, caem bem pouco. Uma escovação semanal, com luvas ou escovas, já é o suficiente para manter a pelagem bonita e brilhante.

Esse cuidado é importante para remover os pelos mortos e soltos da pele do cãozinho. Assim, você garante não só a beleza da aparência, mas também uma saúde de qualidade para o pet!
Escovação dos Pelos do Staffordshire Bull Terrier

Higiene

Os banhos podem não necessitar de uma grande frequência, já que isso dependerá da sujeira no corpinho do seu cachorro. Normalmente, os banhos semanais ou mensais são os mais recomendados para essa raça.

Eles não costumam ter o cheiro característico dos cachorros. Portanto, lembre-se de sempre utilizar shampoos e outros produtos específicos para seu Staffordshire Bull Terrier, mantendo, assim, a saúde dermatológica dele.

As unhas do Staffordshire Bull Terrier devem ser cortadas, pelo menos, uma vez por mês. Caso fiquem muito grandes, podem machucar os tutores e os próprios animais, além de danificar objetos da casa. Se não souber como cortá-las, leve o pet a um especialista.

Para evitar o aparecimento de tártaro, mau hálito e outros problemas na saúde dentária do seu cão, é importante realizar a escovação regular dos dentes dele. Há escovinhas próprias para ajudar nesse momento.

Cuidados com a saúde do Staffordshire Bull Terrier

Os problemas mais comuns na saúde dessa raça ocorrem nos olhos. Por isso, é recomendado fazer exames regularmente em seu cãozinho, para detectar algo, ainda mais, se for genético.

As enfermidades que costumam acometer a raça são questões dermatológicas e endócrinas, além de displasia, palato alongado e flatulência. Se notar que seu pet não está bem, procure um veterinário!

Cuidados Staffordshire Bull Terrier

Higiene e Limpeza para Staffordshire Bull Terrier

Alimentação

É importante oferecer rações de qualidade para a alimentação do Staffordshire Bull Terrier em cada fase da vida dele. Converse sempre com o veterinário para saber a dieta adequada para seu pet.

A prática de exercícios é fundamental para essa raça, especialmente por causa das calorias que ela consome. O sobrepeso é comum nos Staffordshire Bull Terriers, por isso, os tutores devem estar atentos à quantidade das rações de cachorro que são oferecidas.

Acompanhamento

O acompanhamento faz toda a diferença para o bem-estar do seu pet, em todos os aspectos da vida dele. A saúde, a alimentação, o peso e muito mais devem ser vistos de perto por um especialista.

Além disso, levar o cachorro para tomar todas as vacinas é obrigação dos tutores. Com elas em dia, o cãozinho fica protegido de várias doenças, estando saudável para viver uma vida tranquila ao lado de sua família.

Filhotes

Quando receber um Staffordshire Bull Terrier filhote, prepare o lar e deixe-o bem aconchegante para a chegada do cão. Ele precisa sentir todo o carinho dos tutores para se ficar confortável com a família.

Além disso, por ser independente, o filhote de Staffordshire Bull Terrier necessita de adestramento e ensinamento desde cedo. Assim, ele aprenderá tudo de maneira mais fácil e não se tornará um cãozinho teimoso ou desobediente no futuro.

Dicas de adestramento

Os cães dessa raça recebem bem o treinamento, em especial, por serem inteligentes. Eles estão sempre em busca de diversão, então, os tutores terão muito a ganhar se apostarem em jogos e brincadeiras para treiná-los.

Seja persistente no treinamento e aposte em brincadeiras de caça, que envolvam toda a família. Assim, eles nem perceberão que estão sendo treinados e aprenderão de maneira divertida, com a participação dos tutores.

Produtos para Staffordshire Bull Terrier é na Petz!

Com todas essas informações, deu vontade de ter um Staffordshire Bull Terrier, né? O melhor de tudo é que você encontra vários produtos para seu cão no Pet Shop on-line da Petz. Aqui, temos preços incríveis e condições imperdíveis para a compra. Aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Staffordshire Bull Terrier

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Antipulgas Simparic 40 mg para cães 10,1 a 20 kg - Zoetis
Antipulgas Simparic 40 mg para cães 10,1 a 20 kg - Zoetis
Comprar
Shampoo Cortishamp Agener União 125ml
Shampoo Cortishamp Agener União 125ml
Comprar
Kit de Saúde Oral Virbac Pasta e Escova para Cães e Gatos
Kit de Saúde Oral Virbac Pasta e Escova para Cães e Gatos
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças