»
»
»
Basset Artesiano Normando

GUIA DE RAÇAS
Basset Artesiano Normando

Neste guia você vai encontrar:

Calmo, leal e inteligente

CBKC - Grupo 6

Esse pequeno caçador é um cãozinho ideal para a família!

Informações Gerais

Exímio caçador, esse cãozinho francês de orelhas caídas nasceu para se destacar! O basset artesiano normando tem história recente, mas foi tempo suficiente para derreter o coração de pessoas ao redor do mundo inteiro com lealdade e doçura.

Mesmo assim, não deixa a missão de ser um caçador de primeira linha, leal e explorador. Se um companheiro de quatro patas calmo e tranquilo é o que você busca adotar, conheça um pouco mais dessa raça a seguir!

Condição física

Um pequeno grande caçador, o basset artesiano normando foi criado para alcançar locais que outros cães caçadores não podiam. As pernas curtas e fortes o tornam capaz de atravessar campos e se esconder mais facilmente, assustando as presas.

No entanto, não é um pet muito ativo e, enquanto um cão familiar, não gosta tanto de atividades físicas. O forte dele é aproveitar a paz e a calmaria, então é um amigão recomendado para famílias não tão agitadas, que buscam um cachorro amigável e afetuoso para o dia a dia.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Basset Artesiano Normando

Média de Altura

Média de altura do Basset Artesiano Normando

Média de Peso

Média de peso do Basset Artesiano Normando

Nível de Fofura

Nível de fofura do Basset Artesiano Normando

Características

Energia

Treinabilidade

Saúde

Sociabilidade

Adaptabilidade

Apartamento
Amigável

Gato Amigável

Amigo da Criança

Estranhos Amigáveis

Dog Friendly

Nível de
derramamento

Problemas de saúde

Brincadeira

Inteligência

Asseio

Rações para Basset Artesiano Normando

Destaques e curiosidades

Um cãozinho tão fofo só pode ter um monte de curiosidades interessantes atreladas a ele. Descubra algumas delas a seguir e entenda um pouco mais sobre esse bichinho tão amigável!

Apesar de ser, de fato, muito parecido com os conhecidos basset hounds, outros lindos orelhudos, a raça basset artesiano normando é diferente deles! Ambos têm origens ancestrais semelhantes, mas não são da mesma raça.

Mesmo sendo um cãozinho muito leal, o basset artesiano normando é muito independente e não deixa seu sentimento de caça de lado. Por isso, caminhadas com esse pet sem coleira são proibidas, pois, se algo chamar a atenção dele, ele vai correr atrás.

Como veremos logo mais, a história do basset artesiano normando é bastante curiosa. Na verdade, a origem dele está ligada a duas raças de cachorro que foram misturadas para que só as melhores características de cada uma se sobressaíssem e dessem origem a uma nova raça!

Basset Artesiano Normando
 guia raças

História do Basset Artesiano Normando

Origem

De origem recente, o cachorro basset artesiano normando surgiu na França. Esse bichinho é resultado da mistura de dois tipos anteriores de basset, criados por Coulteux de Canteleu e Louis Lane, respectivamente.

Ancestrais

O cão criado por Coulteux de Canteleu era chamado de “Basset d’Artois” e tinha as pernas dianteiras retas. Já o de Louis Lane era chamado de basset normando e tinha as pernas dianteiras tortas. O cruzamento dessas duas raças resultou no surgimento do basset artesiano normando.

Migração

Após surgir na França, a nova raça foi levada ao Reino Unido para criar outro tipo de basset: o basset hound inglês. Com isso, ela foi se espalhando pela Europa, mas ainda não é tão conhecida em outras partes do mundo.

Reconhecimento

O primeiro clube para essa raça de cachorro com orelha grande surgiu na França, no ano de 1910. No entanto, só em 1955, ela foi reconhecida pela United Kennel Club. O reconhecimento definitivo pela FCI veio no ano de 1963.

Basset Artesiano Normando
  veterinário guia raças

Características físicas

O basset artesiano normando é um cachorro com três cores ou, por vezes, duas. A pelagem é rasa e curta, variando entre as cores fulvo, preto e branco, enquanto o corpo é forte e robusto, bem firme.

Uma das características do basset artesiano normando são as orelhas caídas, que começam em uma altura baixa e se estendem. Além disso, as pernas curtas chamam a atenção: são levemente entortadas, mas são fortes e grossas.

Conheça rações para Basset Artesiano Normando

Personalidade

O temperamento do basset artesiano normando é calmo e ele é um ótimo cachorro para criar em família. Apesar de muito carinhoso e apegado a seus tutores, não é um bichinho que cria dependência ou tem tendência a desenvolver ansiedade de separação.

É um cão alegre, que interage bem com todos, mesmo com um latido aqui ou ali de vez em quando, normalmente para chamar a atenção do tutor. Também é inteligente e obediente, mesmo que a independência ser dominante.

Convivência

A convivência com um cachorro basset artesiano normando é simples e caseira. Não é um pet que exige cuidados demasiados, além de se adaptar bem a qualquer lugar, mesmo apartamentos.

No entanto, como todo cachorro, ele exige caminhadas para gastar energia. Por isso, não deixe de passear com o pet todos os dias, pelo menos duas vezes por dia, respeitando o ritmo do cão e sempre usando coleira.

Socialização

O basset artesiano normando é um cachorro muito sociável, que se dá bem com todas as pessoas e até com outros animais domésticos. No entanto, pets menores podem atiçar o instinto caçador dos peludos. Então, treiná-los desde pequenos é muito importante para esse tipo de convívio.

Se você está procurando um cão que vai se dar bem com sua família, estranhos e crianças, o basset artesiano normando é um companheiro ideal! A natureza dele é aconchegante e muito receptiva.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Esse não é um cachorro que exige muitos cuidados com a pelagem. Uma escovação leve e diária ou uma mais pesada e semanal já é o bastante para evitar muitos pelos soltos pela casa.

Escovação dos Pelos do Basset Artesiano Normando

Higiene

Os banhos muito frequentes não são necessários, mas, para manter o cão sempre cheiroso e limpinho, são recomendados de vez em quando. No entanto, as orelhas compridas do cão são um ponto de atenção e devem ser limpas com frequência, a fim de evitar infecções.

As unhas do basset artesiano normando devem ser cortadas frequentemente, de forma que não façam barulho contra o chão enquanto o pet caminha. Por isso, mantenha-as sempre aparadas, utilizando as ferramentas corretas para isso.

Quanto à saúde bucal do peludo, a escovação dos dentes também deve ser mantida em uma rotina de pelo menos três vezes na semana. Essa é uma parte fundamental dos cuidados com a saúde dos nossos melhores amigos de quatro patas.

Cuidados com a saúde do Basset Artesiano Normando

Esse é um cão muito saudável, que não costuma ter muitas doenças ligadas à raça. No entanto, existem alguns problemas de saúde, como a Doença do Disco Intervertebral e Displasia do Quadril, comuns em cães compridos de perna curta. Outras doenças que podem aparecer são Entrópio ou Ectrópio, nos olhos.

Cuidados Basset Artesiano Normando

Higiene e Limpeza para Basset Artesiano Normando

Alimentação

A alimentação de um cão depende de muitas variáveis, entre elas estão o porte e a idade do peludo. Nesse ponto, vale lembrar que o basset artesiano normando não é um cachorro pequeno, mas sim um cão de porte médio. Por isso, a dieta dele deve considerar isso e seguir a orientação de um médico-veterinário.

Outro fator importante é a qualidade da ração fornecida ao cão. Procure sempre oferecer alimentos de qualidade Premium ou Super Premium para o bichinho. Dessa forma, ele fica ainda mais forte, feliz e saudável!

Acompanhamento

Visitas regulares ao médico-veterinário são fundamentais para assegurar a saúde do seu melhor amigo de quatro patas. Por isso, nunca deixe de fazer o acompanhamento correto do pet com um profissional de confiança, seguindo as indicações do profissional a respeito de qualquer mudança na rotina do bichinho.

Além disso, outro ponto importante para manter a saúde do seu amigão é a caderneta de vacinas. Vacinar seu cachorro não só o protege de várias doenças, como também protege toda a família.

Filhotes

Se você pretende adotar um basset artesiano normando pequenino, vale lembrar que cuidar de um filhote exige paciência. Isso porque toda a família deve estar pronta para receber esse novo amiguinho, que pode demorar a se adaptar à nova vida.

Por isso, assegure-se de que a casa toda está pronta para que o filhote se sinta à vontade. Além disso, a alimentação do bichinho deve ser de acordo com a idade e as atividades dele.

Dicas de adestramento

Esses pets são muito inteligentes e gostam de atender ao que seu tutor pede. Por isso, são altamente treináveis, mas esse costume deve ser criado desde a época de filhote dos bichinhos.

Como são cães caçadores, os melhores truques são aqueles relacionados a essa atividade. No entanto, lembre-se de que, ao treiná-lo ao ar livre, o pet deve estar sempre na coleira. Assim, o treino ocorre tranquilamente, sem o risco de acidentes.

A Petz cuida do seu basset artesiano normando!

Se você precisa de alimentação, remédios ou acessórios para seu basset artesiano normando, conte com o Pet Shop on-line da Petz! Temos um catálogo repleto de produtos para seu cachorrinho aproveitar!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Basset Artesiano Normando

Ração Fórmula Natural para Cães Sênior de Raças Médias e Grandes 15kg
Ração Fórmula Natural para Cães Sênior de Raças Médias e Grandes 15kg
Comprar
Limpa Orelha Sanol Dog para Cães
Limpa Orelha Sanol Dog para Cães
Comprar
Super Secão Citrus Tapete Higiênico Petix para Cães - 30 Unidades
Super Secão Citrus Tapete Higiênico Petix para Cães - 30 Unidades
Comprar
Peitoral Ferplast Ergocomfort Linear Para Cães Azul e Preto
Peitoral Ferplast Ergocomfort Linear Para Cães Azul e Preto
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças